Siga-nos!

Destaque

Instituto Mauá oferece nesta semana, oficinas gratuitas que simulam projetos reais de profissões

O Hands On é um evento da Mauá para apresentar os cursos de Engenharia, Administração, Design e os novos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, na prática.

Publicado

em

Instituto Mauá oferece nesta semana, oficinas gratuitas que simulam projetos reais de profissões

Pensando em proporcionar aos vestibulandos o contato com as profissões na prática, a Mauá criou um evento anual imperdível!

Para que esperar se você pode experimentar o que existe de mais inovador na profissão que você vai escolher?

É para isso que a Mauá criou o Hands On: um evento para conhecer os cursos de Engenharia, Administração, Design e os novos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, na prática.

E, como ainda estamos em pandemia, vamos abrir nossas portas de forma virtual. O evento será 100% on-line, no formato Webinar, ao vivo.

Atenção, educador: no evento haverá conteúdo exclusivo para você!

Os participantes receberão um cupom de 20% de desconto na taxa de inscrição para o Vestibular Mauá 2022!

Anote na agenda e participe: de 20 a 25 de setembro, nós temos um encontro marcado em busca do conhecimento sobre as profissões e oportunidades de carreira! Inscreva-se: maua.br/handson

CONHEÇA AS OFICINAS

– Administração: O ADMINISTRADOR DO FUTURO

Após uma introdução sobre o curso de Administração e sua estrutura curricular, será proposto aos participantes um problema em que eles terão que definir, de acordo com as informações passadas, qual melhor forma de resolução considerando: prazo, tempo, meios de transporte disponíveis e outros fatores.
Nesta atividade, será possível entender um pouco mais sobre a área de atuação de um Administrador e suas habilidades.

– Ciência da Computação: MINI MARATONA DE PROGRAMAÇÃO PYTHON

Nesta atividade os participantes aprenderão as principais estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido.

Trata-se de um ambiente de competição, troca de conhecimentos, aprendizado e muita diversão. Será utilizado o sistema BOCA, que conta com um juiz automático que avalia as soluções submetidas pelos participantes. O resultado é simples: vence a competição quem conseguir resolver ao menos 2 problemas apresentados.
Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.

– Design: DESIGN LAB – SERÁ QUE O LIXO É UM ERRO DE DESIGN?

Design vai muito além do estilo, forma, desenho. Design significa elaborar projetos para solucionar problemas complexos, como a produção do lixo e a sustentabilidade do planeta. Por meio da metodologia de Design Thinking e da cocriação os participantes serão desafiados a pensar sobre o problema do lixo e como gerar soluções para diminuir seu impacto nas grandes cidades.

– Sistema de Informação: DINÂMICA DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE

Você já percebeu que tudo que interagimos atualmente envolve software? Você tem ideia de quantos novos apps são disponibilizados e podem ser baixados no seu celular? Quantos novos jogos são criados? Quantos softwares as empresas utilizam?

Esta atividade tem como objetivo aplicar de forma divertida e interativa algumas das práticas do Desenvolvimento Ágil de Software, com base no Scrum, de forma simulada de como é o dia a dia da equipe de desenvolvimento de software, desde o entendimento do problema que precisa ser resolvido até a sua entrega. O conceito será utilizado na estruturação de um pequeno projeto de e-commerce.

– Engenharia de Alimentos: A ENGENHARIA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: DESAFIOS PARA O FUTURO

Os participantes conhecerão a área de atuação do Engenheiro de Alimentos e, divididos em grupos, participarão de games e dinâmicas que abordarão temas de como a Engenharia de Alimentos contribui para garantir o futuro da alimentação mundial.

Após os debates gerados em torno do tema, os grupos farão uma breve apresentação sobre o que foi discutido. A equipe vencedora será premiada.

– Engenharia Civil: COMPETIÇÃO DE PONTES VIRTUAIS

Nesta oficina, os participantes vivenciarão um pouco dos desafios que um Engenheiro Civil enfrenta no dia a dia. Por meio de um programa, eles terão de projetar uma ponte com o menor custo possível, seguindo um conjunto de especificações. No final, as pontes serão avaliadas.

– Engenharia de Computação: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS

Como os filtros de redes sociais e aplicativos de câmera funcionam? Como eles conseguem detectar onde estão as pessoas e os detalhes dos rostos das pessoas? Como eles conseguem aplicar a característica desejada exatamente no ponto desejado? Existe uma série de algoritmos que são possíveis candidatos para responder a essas perguntas. Um método, porém, que está cada vez mais comum, por causa do aumento da capacidade de processamento e de sua abrangência são as técnicas que utilizam inteligência artificial.

Nesta oficina, serão aplicados alguns desses algoritmos para processar algumas imagens sugeridas pelos participantes, discutindo os conceitos básicos para o funcionamento de cada um deles e os conceitos principais utilizados hoje pelos Engenheiros de Computação.

– Engenharia de Controle e Automação: APRENDENDO A PROGRAMAR ROBÔS

Nesta atividade, os participantes conhecerão um ambiente virtual para a simulação de robôs móveis. Esse ambiente é bem real e fiel ao comportamento dos robôs verdadeiros. Será possível compreender os principais conceitos relativos à área de robótica móvel, uma das principais da Engenharia de Controle e Automação e aprender como programar um robô móvel para fazer tarefas simples de movimentação.

Essa atividade será o pontapé inicial para quem quer se aventurar no universo da robótica.

– Engenharia Elétrica: PROJETO DE UMA USINA SOLAR FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL

Atualmente, as fontes de energia renováveis estão apresentando um crescimento significativo na matriz energética do Brasil e do mundo. Energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresceu nos últimos anos no mundo, embora ainda tenha pouca representatividade na matriz energética.

Pensando nessa importante fonte de energia, os participantes desta oficina terão a oportunidade de aprender a fazer um projeto de uma usina solar fotovoltaica para sua residência.

– Engenharia Eletrônica: SUPERVISÃO REMOTA UTILIZANDO INTERNET DAS COISAS (IOT) E ATIVIDADE ONLINE COM O TINKERCAD: UMA VISÃO DA ENGENHARIA ELETRÔNICA E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

A área de atuação da Engenharia Eletrônica é bem ampla; abrange, entre tantas outras áreas: sensoriamento, automação, telecomunicações, dispositivos móveis e programação.

Nesta oficina, além de serem apresentados os campos de atuação do Engenheiro Eletrônico, os participantes terão exemplos práticos do conceito de Internet das Coisas, por meio de interação remota com o Smart Campus do Instituto Mauá de Tecnologia. Também será realizada uma atividade de projeto com o simulador on-line e gratuito Tinkercad (Autodesk), na qual os participantes poderão simular uma aplicação com a plataforma Arduíno.

– Engenharia Mecânica: CORRIDA DE CARROS

Os participantes receberão informações sobre os fundamentos do funcionamento dos motores de combustão interna, os componentes básicos e suas funções. Um motor monocilíndrico Honda GX120 (com deslocamento volumétrico de 118 cm³) será desmontado e seus principais componentes serão explicados. Também serão apresentados os dinamômetros de motor e de veículo, demonstrando os métodos de ensaios utilizados.

A oficina finaliza com uma corrida real de carros que utilizam o motor apresentado.

– Engenharia de Produção: EXPERIMENTO TRF/SMED COM 14 MINICARROS KARTS

Nesta oficina, os participantes terão acesso a algumas funções desempenhadas por um Engenheiro de Produção.

Será proposta uma atividade para aplicar a técnica da Troca Rápida de Ferramentas (TRF/SMED) na linha de desmontagem e montagem de componentes de minicarros (Karts) em que será possível: vivenciar todas as etapas necessárias para a aplicação prática da TRF/SMED; avaliar e discutir os resultados obtidos, mediante elaboração de um relatório técnico e apresentação; elaborar proposta e linha sequencial de desmontagem e montagem balanceada e com o menor tempo possível das operações.

– Engenharia Química: INVESTIGAÇÃO E QUÍMICA

Nesta oficina, haverá o desafio “Investigação e Química” em que os participantes terão de desvendar um mistério utilizando os seus conhecimentos do Ensino Médio, em Química, e breves pesquisas.

Para obter pistas e solucionar o caso, os participantes precisarão reconhecer padrões de impressões digitais, utilizar conceitos de densidade, conhecimentos da tabela periódica e fazer uma breve pesquisa não só sobre corantes alimentícios, mas também sobre alguns cientistas laureados com o Prêmio Nobel.

Por meio dessa divertida atividade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre a área de atuação da Engenharia Química.

ATIVIDADES EXTRAS

– EXCEL 1 – EXPLORANDO DADOS GRAFICAMENTE

Nesta oficina será demonstrado o uso de formatação condicional e diversos tipos de gráficos para análise de dados de uma planilha de controle de gastos.

– EXCEL 2 – EXPLORANDO DADOS DINAMICAMENTE (USO DE TABELA DINÂMICA)

Nesta oficina será demonstrado o uso da tabela dinâmica para visualizar/explorar as várias informações que podem estar ocultas dentro de uma planilha de controle de gastos.

– MINHA CARREIRA, MEU FUTURO: PENSANDO A ESCOLHA PROFISSIONAL

Esta atividade tem como objetivo fazer o participante refletir sobre a escolha profissional por meio de atividades de autoconhecimento e exploração da carreira abordando temas como: perfil comportamental, interesses, habilidades, valores de carreira e exploração das carreiras.

– AUTOCONFIANÇA NA COMUNICAÇÃO

Confiança. Substantivo feminino que significa “crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função”. Autoconfiança é ter isso de você mesmo. Mas a vergonha é um inimigo presente, que joga por terra anos de conhecimento em alguns minutos de uma apresentação mal feita. Nesta palestra, será demonstrado que além do conhecimento, o profissional do futuro precisa transformar o que sabe em palavras claras e objetivas, e encantar os espectadores com sua confiança ao expor suas habilidades.

EXCLUSIVO PARA EDUCADORES

– Workshop (PBL) – Aprendizagem Baseada em Problemas

Este workshop tem como objetivo mostrar as origens do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e também a elaboração, a prática e a avaliação dessa abordagem pedagógica. Ao final do curso o professor participante deverá ser capaz de compreender as origens, o uso e as possibilidades didáticas do uso do PBL como recurso em sala de aula.

Quer saber mais da Mauá e do Vestibular 2022?

Acesse: maua.br/vestibular

Conheça os nossos cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharia e Sistemas de Informação, e concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso!

Destaque

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

O Apoio ao Aluno de forma individualizada da Eseg é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores

Publicado

em

por

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa acredita que os alunos podem se desenvolver não apenas academicamente quando ingressam na faculdade. O Apoio ao Aluno de forma individualizada – desde o início do curso – é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores, que buscam esclarecer dúvidas profissionais e acadêmicas de cada estudante ao mesmo tempo que observam de perto suas habilidades e dificuldades.

Realizado pela equipe pedagógica da ESEG, esse tipo de apoio potencializa o desenvolvimento completo do aluno, desde a absorção do conteúdo ministrado durante as aulas até a organização e o planejamento dos trabalhos e projetos, o controle melhor do tempo e a otimização do estudo.

Para auxiliar os estudantes em busca das melhores vagas no mercado de trabalho, a ESEG disponibiliza uma equipe de especialistas em Recursos Humanos que compõem o Centro de Estágios e Carreiras. Os profissionais realizam palestras sobre o meio corporativo, oferecem suporte para gerenciar os perfis nas redes sociais, realizam um acompanhamento para formular e atualizar o currículo e divulgam semanalmente vagas para os alunos e egressos da Faculdade.

Além desses importantes diferenciais, também são realizadas visitas a empresas de vários segmentos e tamanhos, com o intuito de apresentar as rotinas produtivas e gerenciais das indústrias e aprimorar os conhecimentos relacionados às inovações. Assim, a metodologia aplicada em sala de aula é visualizada de forma prática durante a graduação.

Estão com as inscrições abertas os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Para ingressar, o candidato pode realizar o vestibular, presencial ou digital, utilizar a nota do Enem, fazer transferência ou matricular-se via segunda graduação. De acordo com o desempenho, o candidato consegue bolsa de estudo válida para todo o curso.

A ESEG está localizada na Rua Apeninos, 960 (a alguns minutos da estação Paraíso do Metrô), e na Rua Vergueiro, 1951 (a poucos metros da estação Ana Rosa do Metrô).

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Provas Presenciais
06/11, às 13h – Inscrições até 05/11, às 14h
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Provas digitais
25/11, às 18h – Inscrições de 15/10 até 24/11, às 23h59
27/11, às 9h – Inscrições de 15/10 até 26/11, às 14h

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

Continue lendo

Destaque

Terminam hoje, 18, as inscrições do Vestibular de Medicina São Camilo 2022

A prova do Vestibular de Medicina São Camilo para ingressar no primeiro semestre de 2022 acontece em 8 de novembro, das 14h às 19h.

Publicado

em

por

São Camilo abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2022

As inscrições para o Vestibular de Medicina do Centro Universitário São Camilo terminam hoje, 18 de outubro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, através do site www.vunesp.com.br – mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição de 350 reais, por meio de boleto bancário.

Vestibular de Medicina São Camilo 2022

A prova para ingressar no primeiro semestre de 2022 acontece em 8 de novembro, das 14h às 19h.

Ao todo, serão disponibilizadas 90 vagas para o curso de graduação em Medicina. Destas, 88 são destinadas aos estudantes que participarem da prova presencial e duas serão reservadas ao processo seletivo IB – que utiliza como critério a nota do International Baccalaureate (IB). Essa nota é proveniente de um programa de estudos e avaliação aplicável aos dois anos finais do Ensino Médio, no qual o aluno aprovado (de acordo com seu desempenho) pode concorrer a vagas em instituições acadêmicas de diferentes partes do mundo.

O Centro Universitário São Camilo tem mais de meio século de tradição na formação de profissionais da Saúde, sendo mais de 10 anos dedicados à Medicina. O curso de graduação tem nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ferramenta de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de Educação Superior.

A instituição também alcançou a nota 4 no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). Essa avaliação consiste em uma nota graduada em cinco níveis (1-5), gerada a partir de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do INEP/MEC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Informações gerais

Inscrições: 24 de agosto a 18 de outubro de 2021. Clique aqui!

Taxa: R$ 350,00

Vagas: 90

Prova presencial: 8 de novembro de 2021, de 14h às 19h

Inscreva-se aqui!

Continue lendo

Destaque

UFSC abre inscrições para o Vestibular 2022, com oferta de 4.521 vagas

O vestibular UFSC 2022 será realizado de forma presencial nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, para o preenchimento de 4.521 vagas.

Publicado

em

por

UFSC abre inscrições para o Vestibular 2022, com oferta de 4.521 vagas

As inscrições para o Vestibular 2022 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começam nesta segunda-feira, 18 de outubro de 2021. O vestibular será realizado de forma presencial nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, para o preenchimento de 4.521 vagas em 102 cursos de graduação oferecidos nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville).

Vestibular UFSC 2022

As inscrições poderão ser realizadas até 19 de novembro. Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site www.vestibular2022.ufsc.br e preencher o Requerimento de Inscrição. O valor da taxa de inscrição será de R$ 155,00 (cento e cinquenta e cinco reais) para todos os cursos. No dia 18 de outubro inicia também o período para solicitar isenção da taxa de inscrição.

Poderão participar do Vestibular candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente ou que venham a concluí-lo até a data de matrícula na UFSC. A exemplo de anos anteriores, também poderão participar os chamados “candidatos por experiência”, que não concorrerão à classificação.

Ao realizar a inscrição, o candidato deve optar por um dos cursos de Graduação (Opção 1) relacionados no Quadro Geral de Cursos e Vagas (anexo I do edital). Alguns cursos dos campi de Araranguá, Blumenau, Florianópolis e Joinville permitirão também a indicação de outro curso como Opção 1-a.

Do total de vagas, 2.280 são reservadas à Política de Ações de Afirmativas (PAA) da UFSC. Em todos os cursos ofertados, 50% das vagas são destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. A PAA tem recorte de renda e percentuais reservados para Pretos, Pardos e Indígenas e pessoas com deficiência.

Provas

As provas do Vestibular UFSC 2022 serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. A cidade de realização das provas será indicada pelo candidato no Requerimento de Inscrição.

O concurso terá duas provas, sendo a Prova 1 realizada no dia 29 de janeiro, das 14h às 18h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

A Prova 2 está marcada para o dia 30 de janeiro, com duração de cinco horas – das 14h às 19h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de Física (10 questões), Química (10 questões) e a Redação.

Em razão da pandemia de Covid-19, “será obrigatório o uso constante de máscara protetora que cubra o nariz e a boca durante todo o período em que o candidato esteja nas dependências dos locais de prova”, conforme os termos do edital. A Coperve indica o uso de máscaras modelo N95 ou similar. Quem se recusar a usar a máscara não poderá realizar as provas. Será proibido o consumo de alimentos – os candidatos poderão levar apenas garrafa de água de material transparente – bem como a aglomeração de pessoas nas proximidades dos locais de prova.

Na sessão do Conselho Universitário que aprovou a realização de um vestibular presencial em 2022, a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, disse acreditar que a UFSC poderia oferecer um “processo seguro”. Ela informou que a Comissão estabeleceu uma série de protocolos que incluem, além da necessidade de usos de máscaras por todos os participantes, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de transeuntes nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.

Fonte: UFSC

Continue lendo