Siga-nos!

Destaque

Instituto Mauá oferece nesta semana, oficinas gratuitas que simulam projetos reais de profissões

O Hands On é um evento da Mauá para apresentar os cursos de Engenharia, Administração, Design e os novos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, na prática.

Publicado

em

Instituto Mauá oferece nesta semana, oficinas gratuitas que simulam projetos reais de profissões

Pensando em proporcionar aos vestibulandos o contato com as profissões na prática, a Mauá criou um evento anual imperdível!

Para que esperar se você pode experimentar o que existe de mais inovador na profissão que você vai escolher?

É para isso que a Mauá criou o Hands On: um evento para conhecer os cursos de Engenharia, Administração, Design e os novos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, na prática.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

E, como ainda estamos em pandemia, vamos abrir nossas portas de forma virtual. O evento será 100% on-line, no formato Webinar, ao vivo.

Atenção, educador: no evento haverá conteúdo exclusivo para você!

Os participantes receberão um cupom de 20% de desconto na taxa de inscrição para o Vestibular Mauá 2022!

Anote na agenda e participe: de 20 a 25 de setembro, nós temos um encontro marcado em busca do conhecimento sobre as profissões e oportunidades de carreira! Inscreva-se: maua.br/handson

CONHEÇA AS OFICINAS

– Administração: O ADMINISTRADOR DO FUTURO

Após uma introdução sobre o curso de Administração e sua estrutura curricular, será proposto aos participantes um problema em que eles terão que definir, de acordo com as informações passadas, qual melhor forma de resolução considerando: prazo, tempo, meios de transporte disponíveis e outros fatores.
Nesta atividade, será possível entender um pouco mais sobre a área de atuação de um Administrador e suas habilidades.

– Ciência da Computação: MINI MARATONA DE PROGRAMAÇÃO PYTHON

Nesta atividade os participantes aprenderão as principais estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido.

Trata-se de um ambiente de competição, troca de conhecimentos, aprendizado e muita diversão. Será utilizado o sistema BOCA, que conta com um juiz automático que avalia as soluções submetidas pelos participantes. O resultado é simples: vence a competição quem conseguir resolver ao menos 2 problemas apresentados.
Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.

– Design: DESIGN LAB – SERÁ QUE O LIXO É UM ERRO DE DESIGN?

Design vai muito além do estilo, forma, desenho. Design significa elaborar projetos para solucionar problemas complexos, como a produção do lixo e a sustentabilidade do planeta. Por meio da metodologia de Design Thinking e da cocriação os participantes serão desafiados a pensar sobre o problema do lixo e como gerar soluções para diminuir seu impacto nas grandes cidades.

– Sistema de Informação: DINÂMICA DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE

Você já percebeu que tudo que interagimos atualmente envolve software? Você tem ideia de quantos novos apps são disponibilizados e podem ser baixados no seu celular? Quantos novos jogos são criados? Quantos softwares as empresas utilizam?

Esta atividade tem como objetivo aplicar de forma divertida e interativa algumas das práticas do Desenvolvimento Ágil de Software, com base no Scrum, de forma simulada de como é o dia a dia da equipe de desenvolvimento de software, desde o entendimento do problema que precisa ser resolvido até a sua entrega. O conceito será utilizado na estruturação de um pequeno projeto de e-commerce.

– Engenharia de Alimentos: A ENGENHARIA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: DESAFIOS PARA O FUTURO

Os participantes conhecerão a área de atuação do Engenheiro de Alimentos e, divididos em grupos, participarão de games e dinâmicas que abordarão temas de como a Engenharia de Alimentos contribui para garantir o futuro da alimentação mundial.

Após os debates gerados em torno do tema, os grupos farão uma breve apresentação sobre o que foi discutido. A equipe vencedora será premiada.

– Engenharia Civil: COMPETIÇÃO DE PONTES VIRTUAIS

Nesta oficina, os participantes vivenciarão um pouco dos desafios que um Engenheiro Civil enfrenta no dia a dia. Por meio de um programa, eles terão de projetar uma ponte com o menor custo possível, seguindo um conjunto de especificações. No final, as pontes serão avaliadas.

– Engenharia de Computação: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS

Como os filtros de redes sociais e aplicativos de câmera funcionam? Como eles conseguem detectar onde estão as pessoas e os detalhes dos rostos das pessoas? Como eles conseguem aplicar a característica desejada exatamente no ponto desejado? Existe uma série de algoritmos que são possíveis candidatos para responder a essas perguntas. Um método, porém, que está cada vez mais comum, por causa do aumento da capacidade de processamento e de sua abrangência são as técnicas que utilizam inteligência artificial.

Nesta oficina, serão aplicados alguns desses algoritmos para processar algumas imagens sugeridas pelos participantes, discutindo os conceitos básicos para o funcionamento de cada um deles e os conceitos principais utilizados hoje pelos Engenheiros de Computação.

– Engenharia de Controle e Automação: APRENDENDO A PROGRAMAR ROBÔS

Nesta atividade, os participantes conhecerão um ambiente virtual para a simulação de robôs móveis. Esse ambiente é bem real e fiel ao comportamento dos robôs verdadeiros. Será possível compreender os principais conceitos relativos à área de robótica móvel, uma das principais da Engenharia de Controle e Automação e aprender como programar um robô móvel para fazer tarefas simples de movimentação.

Essa atividade será o pontapé inicial para quem quer se aventurar no universo da robótica.

– Engenharia Elétrica: PROJETO DE UMA USINA SOLAR FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL

Atualmente, as fontes de energia renováveis estão apresentando um crescimento significativo na matriz energética do Brasil e do mundo. Energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresceu nos últimos anos no mundo, embora ainda tenha pouca representatividade na matriz energética.

Pensando nessa importante fonte de energia, os participantes desta oficina terão a oportunidade de aprender a fazer um projeto de uma usina solar fotovoltaica para sua residência.

– Engenharia Eletrônica: SUPERVISÃO REMOTA UTILIZANDO INTERNET DAS COISAS (IOT) E ATIVIDADE ONLINE COM O TINKERCAD: UMA VISÃO DA ENGENHARIA ELETRÔNICA E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

A área de atuação da Engenharia Eletrônica é bem ampla; abrange, entre tantas outras áreas: sensoriamento, automação, telecomunicações, dispositivos móveis e programação.

Nesta oficina, além de serem apresentados os campos de atuação do Engenheiro Eletrônico, os participantes terão exemplos práticos do conceito de Internet das Coisas, por meio de interação remota com o Smart Campus do Instituto Mauá de Tecnologia. Também será realizada uma atividade de projeto com o simulador on-line e gratuito Tinkercad (Autodesk), na qual os participantes poderão simular uma aplicação com a plataforma Arduíno.

– Engenharia Mecânica: CORRIDA DE CARROS

Os participantes receberão informações sobre os fundamentos do funcionamento dos motores de combustão interna, os componentes básicos e suas funções. Um motor monocilíndrico Honda GX120 (com deslocamento volumétrico de 118 cm³) será desmontado e seus principais componentes serão explicados. Também serão apresentados os dinamômetros de motor e de veículo, demonstrando os métodos de ensaios utilizados.

A oficina finaliza com uma corrida real de carros que utilizam o motor apresentado.

– Engenharia de Produção: EXPERIMENTO TRF/SMED COM 14 MINICARROS KARTS

Nesta oficina, os participantes terão acesso a algumas funções desempenhadas por um Engenheiro de Produção.

Será proposta uma atividade para aplicar a técnica da Troca Rápida de Ferramentas (TRF/SMED) na linha de desmontagem e montagem de componentes de minicarros (Karts) em que será possível: vivenciar todas as etapas necessárias para a aplicação prática da TRF/SMED; avaliar e discutir os resultados obtidos, mediante elaboração de um relatório técnico e apresentação; elaborar proposta e linha sequencial de desmontagem e montagem balanceada e com o menor tempo possível das operações.

– Engenharia Química: INVESTIGAÇÃO E QUÍMICA

Nesta oficina, haverá o desafio “Investigação e Química” em que os participantes terão de desvendar um mistério utilizando os seus conhecimentos do Ensino Médio, em Química, e breves pesquisas.

Para obter pistas e solucionar o caso, os participantes precisarão reconhecer padrões de impressões digitais, utilizar conceitos de densidade, conhecimentos da tabela periódica e fazer uma breve pesquisa não só sobre corantes alimentícios, mas também sobre alguns cientistas laureados com o Prêmio Nobel.

Por meio dessa divertida atividade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre a área de atuação da Engenharia Química.

ATIVIDADES EXTRAS

– EXCEL 1 – EXPLORANDO DADOS GRAFICAMENTE

Nesta oficina será demonstrado o uso de formatação condicional e diversos tipos de gráficos para análise de dados de uma planilha de controle de gastos.

– EXCEL 2 – EXPLORANDO DADOS DINAMICAMENTE (USO DE TABELA DINÂMICA)

Nesta oficina será demonstrado o uso da tabela dinâmica para visualizar/explorar as várias informações que podem estar ocultas dentro de uma planilha de controle de gastos.

– MINHA CARREIRA, MEU FUTURO: PENSANDO A ESCOLHA PROFISSIONAL

Esta atividade tem como objetivo fazer o participante refletir sobre a escolha profissional por meio de atividades de autoconhecimento e exploração da carreira abordando temas como: perfil comportamental, interesses, habilidades, valores de carreira e exploração das carreiras.

– AUTOCONFIANÇA NA COMUNICAÇÃO

Confiança. Substantivo feminino que significa “crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função”. Autoconfiança é ter isso de você mesmo. Mas a vergonha é um inimigo presente, que joga por terra anos de conhecimento em alguns minutos de uma apresentação mal feita. Nesta palestra, será demonstrado que além do conhecimento, o profissional do futuro precisa transformar o que sabe em palavras claras e objetivas, e encantar os espectadores com sua confiança ao expor suas habilidades.

EXCLUSIVO PARA EDUCADORES

– Workshop (PBL) – Aprendizagem Baseada em Problemas

Este workshop tem como objetivo mostrar as origens do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e também a elaboração, a prática e a avaliação dessa abordagem pedagógica. Ao final do curso o professor participante deverá ser capaz de compreender as origens, o uso e as possibilidades didáticas do uso do PBL como recurso em sala de aula.

Quer saber mais da Mauá e do Vestibular 2022?

Acesse: maua.br/vestibular

Conheça os nossos cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharia e Sistemas de Informação, e concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso!

Destaque

Arquitetura e Urbanismo um curso de graduação que combina criatividade, inovação e responsabilidade ambiental

Criatividade, Sustentabilidade e Tecnologia: seja um arquiteto e urbanista inovador que soluciona os desafios da atualidade!

Publicado

em

por

A Arquitetura e o Urbanismo no Brasil têm uma história rica e variada, que vai desde a época da colonização portuguesa até os dias de hoje. Cada fase trouxe influências diferentes, criando um cenário cheio de arte e inovação.

Os desafios da Arquitetura e Urbanismo no país são muitos e complexos, exigindo soluções inovadoras e uma abordagem integrada. É fundamental que governo, sociedade e profissionais da área estejam à frente e trabalhem juntos para construir cidades mais justas, sustentáveis e inclusivas. A busca por soluções que melhorem a qualidade de vida urbana, preservem o meio ambiente e respeitem o patrimônio cultural é crucial para o futuro das cidades brasileiras.

Desafios da Atualidade

O Urbanismo no Brasil enfrenta vários desafios, como o rápido crescimento das cidades, a desigualdade social e a necessidade de infraestrutura adequada. Grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, lidam com questões complexas, como transporte, habitação e a integração de comunidades.
Legislações como o Estatuto da Cidade, de 2001, buscam promover um desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável, pensando no equilíbrio ambiental, no bem coletivo, na segurança e no bem-estar de todos.

Crescimento Urbano Desordenado

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O crescimento rápido e muitas vezes desordenado das cidades brasileiras é um dos maiores desafios. A urbanização acelerada, especialmente nas últimas décadas, resultou em áreas periféricas mal planejadas, com infraestrutura inadequada e falta de serviços básicos. Isso leva a problemas como engarrafamentos, falta de saneamento e dificuldade de acesso a serviços de saúde e educação.

Desigualdade Social

A desigualdade social é um problema persistente no Brasil e se reflete na forma como as cidades são estruturadas. Áreas ricas e bem planejadas convivem ao lado de comunidades e bairros carentes, onde a falta de infraestrutura é evidente. Essa segregação espacial gera exclusão social e dificulta a integração e o desenvolvimento urbano sustentável.

Mobilidade Urbana

O transporte público muitas vezes não é eficiente ou abrangente o suficiente para atender às necessidades da população. Isso resulta em um uso excessivo de veículos particulares, contribuindo para congestionamentos, poluição do ar e aumento dos tempos de deslocamento. Melhorar a mobilidade e o transporte público e promover modos de deslocamento sustentáveis, como ciclismo e caminhadas, são metas importantes.

Sustentabilidade Ambiental

As cidades brasileiras precisam se adaptar às mudanças climáticas, melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Projetos de construção sustentável e urbanismo verde, que incluem áreas verdes, telhados verdes, jardins de chuva e o uso de materiais ecológicos, estão ganhando destaque, mas ainda há muito a ser feito.

Patrimônio Histórico

Muitas cidades brasileiras possuem um rico acervo de edifícios históricos que precisam ser preservados e integrados ao desenvolvimento urbano moderno. A falta de recursos e a pressão por novos empreendimentos podem levar à deterioração ou destruição de patrimônios culturais importantes.

Infraestrutura e Serviços Básicos

A infraestrutura deficiente e a falta de serviços básicos em muitas áreas urbanas e rurais são problemas graves. Isso inclui a necessidade de melhorias em saneamento básico, abastecimento de água, energia elétrica e serviços de saúde. A falta desses serviços essenciais impacta negativamente a qualidade de vida e a saúde da população.

Planejamento Urbano Integrado

Cidades crescem sem um planejamento adequado, resultando em uso ineficiente do solo e problemas de conectividade. Planos diretores e políticas urbanas que considerem a participação da comunidade e a integração de diferentes setores são essenciais para um desenvolvimento urbano sustentável.

E aí, está preparado(a) para solucionar problemas tão complexos?

A visão da Mauá na construção e a integração de edificações ao contexto urbano vem da base sólida da Engenharia Civil e da base criativa e artística do Design. Isso significa que, ao criar projetos inovadores, você se apoiará na compreensão aprofundada das estruturas, materiais e soluções que garantem qualidade dos ambientes que cria, considerando também a harmonia, estética e bem-estar com o entorno urbano.

Seja parte da transformação em direção a um mundo construído de maneira melhor e mais criativa. Seu futuro começa aqui, onde a Arquitetura encontra a Tecnologia e a Inovação! maua.br/vestibular

Continue lendo

Destaque

Vestibular Medicina FAMINAS 2024: última semana de inscrições pela prova presencial

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

Publicado

em

por

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

As inscrições para o Vestibular de Medicina da FAMINAS ainda estão abertas! Mas atenção: esta é a última semana para garantir sua candidatura POR AQUI!

O término das inscrições acontecerá no dia 31 de maio, e o exame será aplicado no dia 8 de junho, com opção de realização nas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Governador Valadares, Campos dos Goytacazes, Montes Claros, Vitória e Goiânia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O processo é unificado: a inscrição pode valer tanto para a unidade da FAMINAS em Belo Horizonte quanto para Muriaé (com o valor de R$450,00), ou para somente uma das unidades a critério do vestibulando (valor R$350,00).

Dê um passo no caminho para realizar o seu sonho! Faça sua inscrição no Vestibular de Medicina da FAMINAS por AQUI!

Ainda tem alguma dúvida sobre o processo ou sobre a FAMINAS? Converse com nosso time pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br.

Medicina FAMINAS: um mundo de possibilidades

Na sua trajetória durante o curso, você irá:

• Imergir completamente na área médica, com laboratórios tecnológicos e inovadores.
• Aprender da teoria à prática.
• Participar de projetos de extensão e iniciação científica.
• Desenvolver atividades junto à comunidade.
• Ter contato com professores especialistas nas áreas.
• Adquirir vivência na área através de estágios em hospitais e clínicas.
• Ganhar a oportunidade de fazer intercâmbios nacionais e internacionais.
• Ser o agente transformador que a sociedade precisa.

 

Continue lendo

Destaque

Vestibular PUC-SP Inverno 2024: inscrições abertas

São duas modalidades de acesso: prova presencial e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Publicado

em

por

Estão abertas, até 4/6, as inscrições para o Vestibular PUC-SP Inverno 2024. Serão duas modalidades de acesso: prova presencial e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vestibular PUC-SP Inverno 2024

A prova será no dia 16/6, e a primeira chamada ocorre em 2/7, às 18h.

A taxa de Inscrição:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

• Prova Presencial – R$ 100,00 (cem reais)
• Enem – R$ 80,00 (oitenta reais)

Clique aqui para saber mais.

Continue lendo