Destaque
Instituto Mauá revela diferenciais na formação de alunos que é sucesso no mercado de trabalho
A Mauá é uma plataforma de oportunidades a toda a sua comunidade.

Os cursos da Mauá possuem flexibilidade para que o(a) estudante se forme com conhecimentos avançados em suas áreas de interesse e também desenvolva sua visão empreendedora, aprenda os conceitos organizacionais ou, ainda, inicie sua carreira como pesquisador(a). Além disso, a metodologia de ensino busca aprimorar suas Soft Skills (inteligência emocional, capacidade de gerir complexidades humanas) e Hard Skills (conhecimento técnico), tudo para que o(a) aluno(a) construa a sua carreira de forma personalizada, ao encontro de seus objetivos.
Por estar inserido em um Campus grande e diversificado, o(a) aluno(a) experiencia a inovação no dia a dia. Ele(a) pode ter contato com colegas e professores de outros cursos, vivenciando em sua trajetória acadêmica os conceitos do Tripé da Inovação, composto pela multidisciplinaridade que trazemos em nosso DNA, dado pela junção dos cursos de Engenharia, Administração e Design.
PAES: Projetos e Atividades Especiais
A Mauá oferece atividades práticas aos alunos e alunas e disponibiliza sua infraestrutura, recursos e corpo docente para que o(a) estudante possa conhecer melhor a(s) sua(s) área(s) de interesse, além de estar em contato com o mercado de trabalho desde a primeira série.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
De acordo com o Ministério da Educação – MEC, parte da carga horária total dos cursos deve ser direcionada às atividades complementares, normalmente cumpridas fora do período letivo. Com essa metodologia de ensino, a Mauá desloca essa mesma porcentagem de aulas teóricas para projetos práticos, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolverem as atividades no próprio Campus, aproveitando, assim, os recursos, a excelente infraestrutura e o apoio do corpo docente.
Intitulado PAE
Projetos e Atividades Especiais, esse formato de aula prática promove a conexão entre alunos(as) de todas as séries e cursos, permitindo ao(à) estudante a obtenção de novos conhecimentos que complementem seu currículo e desenvolvam suas aptidões para novas oportunidades.
Atividades extracurriculares e de Competição Acadêmica
Além das atividades em sala de aula, são oferecidas dezenas de opções de Atividades Extracurriculares e Atividades de Competição Acadêmica, com o objetivo de ensinar aos(às) estudantes a importância do trabalho em equipe, transformando-os em pessoas mais comprometidas, disciplinadas e preparadas a enfrentar quaisquer desafios!
Se você, aluno(a) ou futuro(a) aluno(a), deseja vivenciar oportunidades únicas, trabalhar em causas sociais e fazer a diferença, conheça e participe dessas atividades! Clique aqui para saber mais.
Contato com o Mercado de Trabalho
Além de Centro Universitário, a Mauá possui também um Centro de Pesquisas que, por meio de parcerias com empresas de destaque em diversos setores, traz à comunidade acadêmica desafios reais do mercado. Essa iniciativa possibilita aos(às) alunos(as) conhecerem, desde a primeira série, a realidade das empresas e corporações, bem como traçarem um plano de ação, ainda na faculdade, para cumprirem os seus objetivos de carreira.
Trata-se de uma forte conexão entre a área acadêmica e o mundo dos negócios. Uma oportunidade única para desenvolver profissionais e cidadãos aptos a contribuírem e resolverem grandes problemas enfrentados pela humanidade.
Relações Internacionais
A Mauá está sempre buscando oportunidades no mundo para os seus alunos e professores.
Visando promover uma troca de experiências e vivência enriquecedora no exterior, o Departamento de Relações Internacionais trabalha para trazer opções para toda a comunidade, permitindo aos(às) interessados(as) explorar novas culturas e obter conhecimento de diversos países!
A Mauá possui uma Assessoria de Relações Internacionais que trabalha com a intenção de atender ao objetivo da instituição em formar um(a) aluno(a) preparado(a) para o mercado global. Para isso, mantém acordos com instituições estrangeiras e brasileiras para viabilizar uma série de atividades, incluindo: colaboração em pesquisas, matérias ministradas em conjunto com instituições internacionais, atividades com professores estrangeiros convidados, matérias do currículo acadêmico em inglês, parcerias com escolas de idiomas e mobilidade acadêmica.
Vestibular
Quer ser um #TalentodaMaua e iniciar os seus estudos no 2.º semestre de 2021? Aproveite que as inscrições para o Processo Seletivo de Inverno 2021 estão abertas e concorra a 5 bolsas de estudo integrais para cursar Engenharia ou Design – diurno numa das melhores Instituições de Ensino Superior do País!
Saiba mais e inscreva-se em: maua.br/vestibular
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UnB abre seleção com 2.120 vagas para acesso por meio do Enem de 2024
São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

A Universidade de Brasília (UnB) está com as inscrições abertas para a seleção de candidatos avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 para o preenchimento de vagas em seus cursos de graduação presenciais, para o ingresso no segundo semestre letivo de 2025. São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
O período para solicitação de inscrição e para o envio da documentação necessária para concorrer às vagas ocorre entre 17 de março e 7 de abril, pelo site do Cebraspe. Não há taxa para participar.
Os candidatos serão selecionados de acordo com a opção do sistema de vagas, do campus, do curso e do turno, segundo o seu desempenho no Enem de 2024. A seleção é realizada por meio de três sistemas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A lista de aprovados em primeira chamada está prevista para ser divulgada em 10 de junho.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.
Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.
Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Verificação
Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.
Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.
Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.
De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.
Treineiros
Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.
O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.
De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.
Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.
Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Uerj recebe pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual
Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.
Confira as condições e a documentação exigida no Edital de isenção, disponível no portal do Vestibular.
Para solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, o candidato deverá:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional vigente;
b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 2026
1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/03/2025
Procedimentos de inscrição: 15/04 a 06/05/2025
Palestra do livro: 27/05/2025
Data da prova: 08/06/2025