Siga-nos!

Destaque

Isenção da taxa do Enem 2023 pode ser solicitada de 17 a 28/4

Os interessados poderão realizar os procedimentos de 17 a 28 de abril, por meio da Página do Participante.

Publicado

em

Isenção da taxa do Enem 2023

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta segunda-feira, 27 de março, o Edital n.º 20, de 22 de março de 2023, referente às diretrizes e aos prazos para solicitar isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e justificar ausência na edição de 2022.

Isenção da taxa do Enem 2023

Os interessados poderão realizar os procedimentos de 17 a 28 de abril, por meio da Página do Participante.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e/ou justificar a ausência na edição de 2022, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Confira o cronograma:

17 a 28 de abril
Justificativa de ausência no Enem 2022 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2023

8 de maio
Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2023

8 a 12 de maio
Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2023

19 de maio
Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2023

Isenção

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2023, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar. Também tem direito ao benefício o inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei n.º 12.799, de 10 de abril de 2013.

A isenção pode ser solicitada, ainda, pelo participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no período de 5 a 16 de junho.

Justificativa

A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2023. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Acafe divulga calendário do Vestibular de Medicina Inverno 2024

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses. 

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina ACAFE - Inverno 2022 está com inscrições abertas

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses.

Vestibular de Medicina Inverno 2024 – Acafe

Inscrições
01/04/2024 a 29/04/2024

Pagamento da taxa
Até 30/04/2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confirmação do local de prova
A partir de 22/05/2024

Aplicação da prova
09/06/2024

Resultado
Até 26/06/2024

Obras Literárias

Confira abaixo as obras que serão exigidas neste vestibular:

O exercício da incerteza: Memórias Drauzio Varella
Drauzio Varella
Editora Companhia das Letras Grupo C

Insubmissas Lágrimas de Mulheres
Conceição Evaristo
Editora Male

Fazenda Modelo
Chico Buarque
Editora Civilização Brasileira

O vendedor de passados
Jose Agualusa
Editora Tusquets

Paulicieia desvairada
Mario de Andrade
Editora Poemas

Mais informações: https://acafe.org.br

Continue lendo

Destaque

Uerj divulga datas do 1º exame de qualificação do Vestibular Estadual 2025

As inscrições começam em abril. Veja as demais datas do vestibular estadual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou novas informações sobre o Vestibular Estadual 2025, com as datas do 1º Exame de Qualificação.

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO UERJ 2025

Pedido de isenção: 14 a 18/03/2024
Período de inscrição: 15/04 a 06/05/2024
Aplicação da prova: 09/06/2024

Livro indicado para o 1º exame de qualificação (prova de Linguagens): As mentiras que os homens contam, de Luís Fernando Veríssimo.

Ciclo de Palestras

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual ocorrerá no Auditório 11 do Campus Maracanã da Uerj, sempre às 15 horas. As palestras são transmitidas e gravadas pelo canal da TVUERJ no YOUTUBE, ficando à disposição dos interessados a partir de então. A participação é gratuita. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online, para a participação presencial, nas datas abaixo:

1ª palestra:
28 de maio, terça-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Ricardo Benevides, sobre As mentiras que os homens contam, de Luís Fernando Veríssimo

2ª palestra:
27 de agosto, terça-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Felipe Mansur, sobre Quincas Borba, de Machado de Assis

3ª palestra:
12 de novembro, terça-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Eleonora Ziller, sobre O conto da aia, de Margaret Atwood

4ª palestra:
21 de novembro, quinta-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Sérgio Nazar, sobre Caim, de José Saramago

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Centro Universitário São Camilo oferece desconto excepcional de 50% em cursos de graduação EaD

Comece a construir um futuro de sucesso com os cursos EAD do Centro Universitário São Camilo

Publicado

em

por

EAD São Camilo

Há mais de 60 anos, o Centro Universitário São Camilo – SP tem sido um líder em atividades educacionais, combinado tradição e modernidade.

Com uma história sólida e renomada no ramo da educação, a São Camilo se destaca como uma referência no país. Ao mesmo tempo, abraça a modernidade, utilizando metodologias inovadoras de ensino em suas áreas de atuação.

A Instituição é amplamente reconhecida no mercado de trabalho pela sua qualidade, corpo docente altamente capacitado, infraestrutura do mais alto nível, laboratórios e muito mais.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ainda mais, busca oferecer a seus alunos uma experiência de ensino personalizada e prepará-los para os desafios do mercado. Dentro disso, o ensino a distância possibilita que mais estudantes tenham acesso a uma educação de excelência.

Os cursos oferecidos contam com a mesma qualidade de ensino e tradição que o Centro Universitário – SP já oferece na modalidade presencial, contribuindo para o sucesso acadêmico de cada vez mais alunos.

O Centro Universitário São Camilo foi recredenciado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), para continuar ofertando cursos na modalidade EAD, realização que nos permite manter a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância, garantindo a qualidade e a excelência na educação!

O conceito 5 é o reconhecimento do nosso compromisso contínuo com a excelência acadêmica e a qualidade do ensino.

Juntos, seguiremos nossa missão de transformar vidas e proporcionar acesso à educação de alta qualidade, por meio dos nossos polos de ensino a distância espalhados pelo País.

Conheça os cursos oferecidos:

Administração – desenvolvido para formar os melhores gestores na área. Oferecemos aos nossos alunos uma imersão completa no universo da administração com o uso de metodologias mais avançadas.

Gestão Comercial – visa formar profissionais capacitados para a atuação em departamentos ou Empresas do setor comercial, varejista ou atacadista, e demais serviços nas áreas de vendas, nos contextos físico ou digital (e-commerce).

Gestão Hospitalar – Possibilita a formação de líderes que contribuam para o desenvolvimento das organizações do setor da saúde com visão empreendedora e reflexão crítica desenvolvida e aperfeiçoada durante a sua formação.

Gestão de Recursos Humanos – Demanda por profissionais qualificados e com conhecimentos de gestão que acompanhem as mudanças do mercado. Imersão integral além dos conceitos técnicos e aplicações na prática para compreender os desafios atuais.

Marketing – Atue em uma área em crescimento, desenvolva-se, aprenda a criar valor para marcas e gerar satisfação para consumidores de produtos e serviços, nos mais variados segmentos do mercado.

Pedagogia – Possibilita uma formação integral dos nossos alunos. Atuação docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na gestão dos sistemas educativos mais variados.

Os cursos oferecidos na modalidade EaD, estão agora disponíveis com um desconto especial de 50% nas mensalidades. Esta oferta única é válida para as turmas com ingresso no segundo semestre de 2023 e não é cumulativa, sendo necessário o pagamento até a data de vencimento para garantir o benefício.

As inscrições para os cursos de graduação com ensino a distância já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Centro Universitário São Camilo.

Não perca a oportunidade, qualifique-se em uma instituição de excelência e referência no mercado de trabalho. Faça parte desta história de sucesso.

Para mais informações e inscrições, acesse www.saocamilo-sp.br ou entre em contato pelo telefone 0300 017 8585.

Sobre o Centro Universitário São Camilo

Há mais de 60 anos, o Centro Universitário São Camilo tem sido referência nas áreas da Saúde, Gestão e Educação, realizando atividades educacionais de excelência. Com reconhecimento no mercado de trabalho, corpo docente qualificado, infraestrutura completa e projetos pedagógicos diferenciados, a instituição oferece uma formação técnico-científica humanista e ética, preparando os estudantes para os desafios do mundo profissional. Ministra cursos de Graduação, EaD, Extensão, Pós-Graduação Lato e Stricto-Sensu, garantindo estágios supervisionados nos cursos de graduação na área da saúde, além de contar com uma rede de hospitais São Camilo e clínica-escola.

Continue lendo