Ismart abre inscrições para bolsas de estudos em 2021 em São Paulo

Ismart abre inscrições para bolsas de estudos em 2021 em São Paulo

Estudantes do 7º e 9º ano do ensino fundamental, cujas famílias apresentem renda per capita de até dois salários mínimos, terão a chance de receber uma bolsa de estudos integral, além de participarem de um programa para acompanhar e desenvolver suas habilidades, desde a educação básica até o final da faculdade, criando assim um repertório cultural que eles levarão por toda a vida. A iniciativa é do Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) e oferecerá mais de 1300 bolsas para educação a distância e presencial para o ano letivo de 2021.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site http://www.ismart.org.br até o dia 11 de junho.

Para participar do processo de bolsas, os pré-requisitos básicos são: ter idade entre 12 e 15 anos (até 13 anos para o projeto Alicerce e até 15 para o Bolsa Talento) e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários-mínimos por pessoa. Os aprovados terão acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, além da chance de acessarem uma plataforma de estudos a distância ou conquistar uma bolsa de estudos presencial em colégios particulares conceituados, localizados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) e Sorocaba (SP).

As oportunidades são para três diferentes projetos gratuitos: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento. O Ismart Online é destinado aos estudantes do 7º e do 9º ano e reúne módulos de português, matemática, redação, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai além do espaço físico das salas de aula. O projeto oferece acesso a uma plataforma online, com conteúdo exclusivo, realização de atividades em equipe, desenvolvimento de autonomia, protagonismo e superação, além da participação em workshops de formação presencial. Os alunos que se destacam no Ismart Online têm mais chance de conquistar oportunidades de excelência, como bolsas de estudo presenciais e aprovação em colégios públicos ou privados para cursar o ensino médio.

Para o Projeto Alicerce, o candidato deve estar matriculado no 7º ano do ensino fundamental e ter 12 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participarão de uma formação preparatória durante dois anos (durante o 8º e o 9º ano), no contraturno escolar, para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do Ismart com bolsa integral.

O Projeto Bolsa Talento é voltado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e que tenham 14 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de orientação profissional, que os auxilia a ingressarem no ensino superior.

Há mais de 20 anos, o Ismart tem a missão de identificar jovens talentos com baixa renda e alto desempenho escolar, que tenham entre 12 e 15 anos, para oferecer acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Ao longo desse período, o programa já teve mais de 142 mil inscrições para o processo seletivo.

Com acesso à educação de qualidade, esses jovens podem sonhar mais alto, atingir o sucesso pessoal e profissional, alcançando posições de destaque e promovendo a transformação social. Em 2020, serão mais de 3 mil alunos bolsistas apoiados pelo Ismart desde o ensino fundamental até a graduação. Em 20 anos de atuação, o Ismart já tem mais de 240 graduados que estão promovendo uma mudança positiva em suas comunidades, famílias e sociedade.

Fases da seleção

1ª FASE: candidato preenche um questionário com cadastro completo, e responde ao teste on-line, com questões de múltipla escolha de Português e Matemática;

2ª FASE: os classificados na primeira etapa realizam a prova presencial, com questões de múltipla escolha de Português, Matemática e outros temas que procuram avaliar o potencial de aprendizagem;

3ª FASE: o candidato fará uma entrevista individual, com o objetivo de reconhecer seu interesse em tornar-se bolsista. A entrevista também avalia a capacidade de superar desafios e as competências socioemocionais. Nesta etapa, os responsáveis também apresentam documentação que comprove os rendimentos recebidos, para que seja avaliado o atendimento ao critério de renda;

4ª FASE: um profissional do Ismart fará uma visita domiciliar, para conhecer o ambiente e a família do candidato, que deverá estar presente na data;

5ª FASE: a última etapa consiste em uma dinâmica de grupo, com atividades para verificar características comportamentais, como habilidade de comunicação, criatividade e socialização.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (www.ismart.org.br; fb.com/ismartoficial; instagram.com/ismart.oficial). O candidato poderá acompanhar o seu resultado, usando o login e a senha cadastrados no momento da inscrição.