Livros da FUVEST são apresentados aos vestibulandos em evento online da USP

Livros da FUVEST são apresentados aos vestibulandos em evento online da USP

Realizado desde 2017, o projeto BBM no Vestibular, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, vem aproximando os vestibulandos das obras literárias. O evento é um dos grandes sucesso de público da instituição, atraindo a cada ano mais gente interessada em conhecer melhor as obras.

Na atividade, são promovidos encontros mensais de análises literárias e bate-papos com o público sobre as obras que fazem parte da lista de livros obrigatórios do vestibular da FUVEST. A ação é uma parceria com cursinhos populares, como o Clarice Lispector, Florestan Fernandes, Poli e Psico.

“A iniciativa parte da convicção de que a USP deve estreitar seus laços com a sociedade para quebrar barreiras entre o grande público e o universo científico e acadêmico”, destaca o coordenador do projeto, professor Alexandre Macchione Saes.

Pouco antes da estreia da programação 2020 da série, a pandemia de COVID-19 obrigou o cancelamento dos encontros presenciais e como os calendários dos exames de admissão de universidades, especialmente ENEM e FUVEST, vêm sendo mantidos, a coordenação optou por oferecer ao público transmissões de vídeo online com estes conteúdos.

O canal do Youtube da BBM está recebendo os vídeos dos encontros já realizados e vai promover novos encontros ao vivo, agora virtuais, sobre os livros incluídos na FUVEST 2021.

As transmissões ao vivo, com possibilidade de interação entre o público e os professores, acontecem sempre às 14h30 no endereço: bbm.usp.br. Além dos vídeos gravados e dos encontros ao vivo, o site disponibiliza também textos introdutórios e explicativos sobre as obras.

A BBM é um dos órgãos culturais que integram a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Diante da atual situação, que restringiu a realização de eventos presenciais, diversas iniciativas online passaram a ser oferecidas. A fim de facilitar a participação do público, foi lançado o site USP Cultura em Casa, que compila e divulga dicas de conteúdos de toda a USP. O endereço é cultura.usp.br.

Calendário dos encontros ao vivo com interação do público:

  • 28/05: Nove noites, de Bernardo Carvalho
  • 25/06: Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
  • 30/07: Campo Geral, de Guimarães Rosa

Encontros gravados disponíveis:

  • Angústia, de Graciliano Ramos
  • Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
  • A Relíquia, de Eça de Queiroz
  • Poemas escolhidos, de Gregório de Matos
  • Quincas Borba, de Machado de Assis
  • Mayombe, de Pepetela
Tags:,