Vestibular UFSC - Foto Henrique Almeida

Locais de prova e relação candidato/vaga definitiva – Vestibular UFSC e UFFS 2020

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou a Confirmação de Inscrição Definitiva, com a respectiva indicação do local onde cada candidato realizará as provas, no Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Também foi publicada a relação candidato/vaga definitiva: nesta edição são disputadas 5.174 vagas em 145 opções de cursos, distribuídas em 11 campi na região Sul do país.

Vestibular UFSC e UFFS 2020

Vagas

Do total, a UFSC possui 4.513 vagas em 100 opções de cursos, enquanto a UFFS abriu inscrições para o preenchimento de 661 vagas pelo concurso, distribuídas em 45 cursos. Em Santa Catarina, há vagas em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, pela UFSC, e Chapecó, pela UFFS. No Paraná, são os campi de Laranjeiras do Sul e Realeza, ambos da UFFS. Já no Rio Grande do Sul, os vestibulando poderão optar entre Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, todos também pela UFFS.

Concorrência

Com 5.869 inscritos, o curso de Medicina da UFSC – Campus Florianópolis é o mais concorrido no Vestibular 2020, com um índice de 83,84 candidatos por vaga. Em seguida, aparecem: o curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó, que contabilizou 946 inscritos na disputa por 13 vagas (74,77 candidatos/vaga); e o curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo, com 1.018 candidatos disputando 22 vagas (46,27 candidatos/vaga).

Na UFSC, além de Medicina, estão entre os cursos com maior concorrência: Psicologia (16,65 candidatos/vaga), Direito – diurno (13,94), Direito – noturno (12) e Arquitetura e Urbanismo (11,54). Esses cálculos levaram em consideração o total de candidatos inscritos e o total de vagas disponíveis. A relação candidato/vaga da classificação geral, bem como a relação candidato/vaga de cada uma das modalidades do Programa de Ações Afirmativas (PPA) podem ser consultadas no endereço vestibularunificado2020.ufsc.br.

Confira os 10 cursos da UFSC mais procurados no Vestibular 2020:

Confira os 10 cursos da UFSC mais procurados no Vestibular 2020:

10 cursos da UFSC mais procurados no Vestibular 2020

Saiba quais são os 10 cursos da UFFS mais procurados no concurso:

10 cursos da UFFS mais procurados no Vestibular 2020

10 cursos da UFFS mais procurados no Vestibular 2020

Provas

As provas estão agendadas para os dias 7, 8 e 9 de dezembro, obedecendo à disposição e ao cronograma estabelecido pela Coperve. No sábado, os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões), Segunda Língua (8), Matemática (10) e Biologia (10). No dia seguinte, serão contempladas: Ciências Humanas e Sociais (20 questões, sendo 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 questões interdisciplinares); Física (10) e Química (10). Já no último dia de prova, estão agendadas a redação e quatro questões discursivas.

As questões versarão sobre os conteúdos previstos nos programas das disciplinas e poderão ter caráter interdisciplinar. O concurso irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020. Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por cada universidade.

Tags:, ,