Siga-nos!

Destaque

Mãe e filha são aprovadas no vestibular da UFPR e farão juntas o mesmo curso

Andréa, 48 anos, diarista, e Amanda, 21, gestora de TI, acabam de ser aprovadas para o curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPR

Publicado

em

resultado do vestibular UFPR 2021/2022

Ser aprovado no vestibular de uma universidade federal é sempre motivo de festa. Quando a lista de calouros inclui duas pessoas da mesma família, a alegria é ainda maior. E se essas duas pessoas forem mãe e filha, aprovadas para o mesmo curso… bem, aí temos uma história muito incomum, que só pessoas como Andréa e Amanda Saad Grape podem contar. Andréa, 48 anos, diarista, e Amanda, 21, gestora de TI, acabam de ser aprovadas para o curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPR – um sonho antigo da mãe que contagiou a filha e se transformou num caso de parceria e companheirismo.

A lista de aprovados, divulgada no último dia 23, foi vista primeiro por Amanda. “Eu estava no banheiro do trabalho e comecei a gritar. Uma colega perguntou: – Você viu um sapo? – Não, eu passei na Federal!”, conta Amanda, que trabalha na área de e-commerce de uma empresa de colchões em Curitiba. Na mesma hora ela mandou uma mensagem para a mãe, que também estava trabalhando, num dos escritórios em que faz faxina. “Eu não queria acreditar”, diz Andréa.

Para Andréa, a aprovação representa o resgate de um projeto. Em 2009, quando a filha tinha 9 anos, ela foi aprovada no vestibular para o mesmo curso da UFPR. Chegou a frequentar as aulas por um bom tempo, fazendo bicos para garantir alguma renda, já que o curso era diurno: “Às vezes eu aproveitava a hora do almoço para passar roupas ou fazer comida na casa de algum professor que sabia da minha situação”. Mas depois de três anos, Andréa foi obrigada a trancar a matrícula.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Esse período serviu, porém, para plantar na filha o interesse pela Engenharia Industrial Madeireira. “Às vezes eu ia com ela para a aula, passeava pelo campus. Mais tarde, quando fui na minha primeira Feira de Cursos e Profissões da UFPR, passei pelo estande do curso e minha mãe mesma me explicou as propriedades da madeira. Ela também me contava sobre as aulas de campo, e tudo isso foi me encantando”, conta Amanda.

Em 2021, quando a UFPR abriu as inscrições para o vestibular, Amanda propôs à mãe: “Vamos fazer juntas?” Andréa diz que inicialmente ficou indecisa, mas logo aceitou o desafio. “É uma área que envolve muitos cálculos, e eu sempre tive facilidade com Matemática. Tenho muito interesse pelas tecnologias envolvidas, pelas possibilidades de uso sustentável da madeira”, conta.

Andréa não fez cursinho antes do vestibular: “Da primeira vez eu fiz dois meses de aula num cursinho solidário numa paróquia perto de casa. Agora dei uma revisada e assisti a algumas videoaulas com a Amanda”.

As duas foram aprovadas para o curso noturno e vão continuar trabalhando. Pretendem comprar um carro para facilitar os deslocamentos, e contar com o apoio do restante da família: o marido de Andréa e pai de Amanda, que tem um quiosque de papelaria e presentes num mercado no bairro Capão Raso, e o filho mais velho, que cursa Educação Física numa faculdade particular. “Agora quem vai para a cozinha é o marido, preparar as nossas marmitas”, diz Andréa.

Elas acreditam que fazer o curso juntas tornará tudo mais fácil para ambas. “É difícil conciliar trabalho e estudo, mas juntas a gente vai vencendo. Dá mais ânimo”, diz Andréa, que se diz orgulhosa do companheirismo da filha. “Ela sempre foi boa aluna e muito companheira. Aqui em casa gostamos de colo e de grude.”

Amanda, por sua vez, conta que tem muitos amigos e gosta de sair com eles, mas sempre reserva uma noite da semana para a família: “Somos muito parceiros, gostamos de sair para tomar um chopinho juntos”.

Quanto aos planos para o futuro, a mãe, Andréa, pensa em aproveitar o conhecimento adquirido no curso para trabalhar por conta própria, talvez com uma empresa de reflorestamento. Já a filha, Amanda, sonha fazer um intercâmbio na Alemanha: “Eu adoro pesquisa, e a Alemanha é referência na área que escolhi”.

Trajetória

A aprovação de Andréa e Amanda no vestibular da UFPR coroa uma trajetória de muito esforço e persistência, construída com a ajuda de programas assistenciais. Depois de desistir do curso de Engenharia Industrial Madeireira em 2011, Andréa – cujos pais não estudaram além do 4º ano do ensino fundamental – conseguiu uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) para fazer um curso de tecnólogo em Recursos Humanos, concluído em dois anos.

Além disso, costuma se inscrever em concursos públicos para se autotestar: “Gosto de saber até que ponto estou atualizada. E qualquer coisa que se possa aprender não é perdida”.

Amanda, hoje com 21 anos, estudou até a 8ª série em escolas públicas e fez o ensino médio com bolsa integral em uma escola do Sesi. Depois, também com bolsa do Prouni, graduou-se em Gestão de Tecnologia da Informação numa instituição privada: “Terminei o curso em 2020 e trabalho na área, mas agora vou fazer o que realmente quero”.

Fonte: Comunicação / Núcleo de Concursos UFPR

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uerj inscreve para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025

O Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Estão abertas, até o dia 6 de maio, as inscrições para o 1° Exame de Qualificação – 1ª fase do Vestibular Estadual 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) deve ser feito até o dia 07/05, nas agências bancárias, Internet banking e casas lotéricas.⠀

O livro escolhido, por meio de consulta pública, para o 1º Exame de Qualificação é “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A palestra sobre o livro indicado para a prova ocorrerá no dia 28/05, às 15 horas, e o Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo