Siga-nos!

Destaque

MEC autoriza novos cursos de medicina em regiões onde faltam médicos

A abertura de vagas de medicina no Brasil estava proibida desde abril de 2018

Publicado

em

Vestibular de Medicina - O que considerar?

Portaria do Ministério da Educação publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial da União autoriza a abertura de novas vagas de cursos de medicina em regiões do país onde faltam médicos. De acordo com o texto, a abertura de vagas de medicina deve ser feita por meio de chamamentos públicos que priorizem regiões com menor relação de vagas e médicos por habitante.

A publicação define ainda que esses chamamentos devem considerar a relevância e a necessidade social da oferta de cursos de medicina e a existência de equipamentos públicos adequados, suficientes e de qualidade.

Os chamamentos públicos relativos à estrutura de serviços conexos à saúde e à formação médica deverão considerar os seguintes critérios:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

– integração ao sistema de saúde regional por meio do estabelecimento de parcerias entre a instituição proponente e unidades hospitalares que possibilitem campo de prática durante a formação médica;

– vagas a serem preenchidas com base em objetivos de inclusão social;

– integração a unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS);

– oferta de formação médica especializada em residência médica.

Em ambas as modalidades, os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de medicina deverão utilizar instrumentos de avaliação definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja aqui vestibulares de medicina com inscrições abertas!

“O fluxo, os procedimentos, o padrão decisório e o calendário para protocolo dos pedidos de aumento de vagas dos cursos de medicina ofertados por instituições vinculadas ao sistema federal de educação superior serão estabelecidos por meio de ato Ministério da Educação, ouvida a Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde, de que trata o Decreto nº 11.440, de 2023, no prazo de 120 dias, a partir da publicação desta portaria”.

Proibição

A abertura de vagas de medicina no Brasil estava proibida desde abril de 2018, quando uma portaria do Ministério da Educação com validade de cinco anos foi publicada como forma de controlar a qualidade dos novos cursos no país.

A suspensão da medida foi antecipada na quarta-feira (5) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que afirmou que a proibição teve efeito contrário ao pretendido, já que acabou sendo superada por meio de decisões judiciais.

“Houve uma portaria de moratória, em 2018, com o objetivo de suspender a ampliação de vagas e cursos de medicina no Brasil. O que aconteceu de 2018 pra cá? Foi o período que mais se criou vaga de medicina no Brasil. Saímos praticamente de 109 mil vagas das [faculdades] privadas para 158 mil. Foi um aumento de quase 50 mil vagas. E temos 225 processos judiciais para serem definidos”.

Fonte: Agência Brasil

Destaque

Vestibular das Fatecs divulga relação de candidatos por vaga

O Vestibular das Fatecs tem o total de 42.254 candidatos inscritos

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, teve a maior procura no Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024, com 15,63 candidatos por vaga (c/v) no período noturno. A formação superior tecnológica também ocupa a posição de maior demanda do processo seletivo em 11 unidades. Só na Capital, esse curso é o mais buscado na Fatec São Paulo (noite – 15,14c/v e manhã – 12,54c/v), Fatec Ipiranga (noite – 10,20c/v) e Fatec Zona Sul (noite – 9,54 c/v).

Já o curso de Gestão Empresarial, ofertado na modalidade de Educação a Distância, teve os maiores índices de candidatos por vaga registrados nas Fatecs São Paulo (8,38c/v), Mogi das Cruzes (6,40c/v), Tatuapé (6,10c/v), Sorocaba (5,63c/v) e Barueri (5,30c/v).

Outras formações em alta são os cursos de Automação Industrial (noite – 7,94c/v), da Fatec São Bernardo do Campo; Marketing (noite – 7,77c/v), da Fatec Sebrae, na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (noite – 7,57c/v), da Fatec Mauá.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as unidades que iniciam suas atividades em agosto, a Fatec Atibaia registrou 3,09 candidatos por vaga no curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Itapevi, 5,97 inscritos por vaga disponível no curso de Gestão da Qualidade.

A demanda por curso e unidade está disponível para consulta no site vestibularfatec.com.br.

Os 42.254 candidatos inscritos deverão prestar o exame que dá acesso às vagas para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS) no próximo dia 30 (domingo), às 13 horas. Os participantes terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de prova poderão ser consultados a partir das 15 horas de quarta-feira (26), pelo site vestibularfatec.com.br.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uemg publica edital do Vestibular EaD 2024

Este vestibular conta com 680 vagas em três cursos gratuitos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Publicado

em

por

Gabarito - Vestibular UEMG 2022 - Prova 06/03/22

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou nesta terça-feira (18/6) o edital do Vestibular UEMG/EaD 2024 com oportunidades para os cursos de graduação na modalidade a distância. O processo seletivo conta com 680 vagas em três cursos gratuitos: licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas e bacharelado em Administração Pública.

A seleção será realizada em etapa única, com caráter classificatório e eliminatório, por meio de Avaliação Curricular do Ensino Médio, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática.

O edital prevê reserva de vagas para o PROCAN (Programa de Seleção Socioeconômica da UEMG), Inclusão Regional e candidatos surdos, com diferentes categorias e percentuais. Detalhes sobre os critérios de cada categoria, documentos necessários e cronograma completo estão disponíveis no edital, no site do vestibular.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O curso de Pedagogia, ofertado pela unidade acadêmica de Ibirité, possui 150 vagas, distribuídas nos polos presenciais de Abaeté, Carandaí, Frutal, Nanuque e Taiobeiras, cada um com 30 vagas.

O curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, por sua vez, é ofertado pela Faculdade de Educação (FaE) e possui 210 vagas, distribuída nos polos presenciais de Águas Formosas, Belo Horizonte, Buritis, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Joaíma e Poços de Caldas, cada um também com 30 vagas.

Já o curso de Administração Pública, oferecido pela Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios (FaPPGeN), conta com 320 vagas, ofertadas pelos polos de apoio presenciais em Buritis, Cambuí, Divinópolis, Ibirité, Ipanema, Jaboticatubas, Leopoldina e Poços de Caldas, cada um com 40 vagas.

Reserva de vagas pelo Procan e Inclusão Regional e a candidatos surdos e com deficiência auditiva

Das 680 vagas oferecidas pelo Vestibular EAD 2024 da UEMG, 50% vão ser oferecidas na modalidade de ampla concorrência, 45% serão destinadas ao Programa de Seleção Socioeconômica (Procan) e 5% à Inclusão Regional. A definição consta na Resolução 623, de 22 de abril deste ano, do Conselho Universitário (Conun).

Entre as vagas reservadas para o Procan, 21% são reservadas para candidatos negros; 3% para quilombolas; 3% para indígenas; 2% para ciganos; 16% para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas; e 5% para pessoas com deficiência. Com exceção da última categoria, todos os candidatos devem ter cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicos e precisam comprovar renda familiar bruta, por pessoa, igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também haverá reserva de vagas para a Inclusão Regional, categoria que contempla pessoas que vivem em Minas Gerais e tenham cursado, integralmente, o ensino médio em instituições de ensino públicas, das redes municipal, estadual ou federal, sediadas no estado.

Para o curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, metade das vagas será reservada a candidatos surdos ou com deficiência auditiva. Essa reserva de vagas vai ser aplicada concomitantemente com as demais modalidades.

No Vestibular UEMG/EAD 2024, haverá uma taxa de inscrição de R$ 80, que deve ser paga até o dia 31 de julho. Candidatos pelo Procan e Inclusão Regional podem solicitar a isenção entre os dias 24 de junho e 8 de julho; o período também se estende à reserva de vagas para pessoas com deficiência auditiva, no curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular PUC-SP Inverno 2024: Inscrições com a nota do ENEM terminam dia 24/06.

Alunos ingressantes poderão concorrer a bolsas de estudos para o 2º semestre de 2024

Publicado

em

por

As inscrições para o processo seletivo de inverno da PUC-SP ainda estão abertas. Interessados poderão se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos 2018 a 2023, desde que a média obtida tenha sido igual ou superior a 450 pontos.

Cursos Oferecidos

As vagas estão disponíveis para os seguintes cursos de graduação:

• Administração – matutino
• Ciências Econômicas – matutino/noturno
• Design – matutino
• Direito – matutino/noturno
• Engenharia Biomédica – matutino
• Engenharia Civil – matutino
• Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos – matutino
• Jornalismo – vespertino
• Relações Internacionais – vespertino

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A taxa de Inscrição é R$80,00 (oitenta reais) e pode ser paga com boleto, cartão de crédito ou pix.

O prazo termina no dia 24/06.

Esse ano, os alunos ingressantes pelo vestibular de inverno da universidade poderão concorrer a bolsa de estudo de 100%. Para conhecer os critérios e prazos, basta acessar o edital.

Para se inscrever, acesse o site e siga as instruções fornecidas no portal de inscrições.

A PUC-SP foi destaque no ranking internacional QS 2025 aparecendo como a melhor universidade privada do estado de São Paulo e a segunda melhor do país. No ranking do MEC a universidade ocupa as mesmas posições. Isso reforça a qualidade de excelência e o prestígio da PUC-SP. Faça já a sua inscrição!

Continue lendo