Notícias dos Vestibulares e Enem
MEC descredencia 32 instituições de educação superior
As instituições têm até 30 dias para apresentar recurso contra a decisão ao Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão consultivo do MEC.

As instituições têm até 30 dias para apresentar recurso contra a decisão ao Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão consultivo do MEC.
27/04/2017
O Ministério da Educação (MEC) descredenciou 32 instituições de educação superior. As decisões foram publicadas ontem (26) no Diário Oficial da União. As instituições têm até 30 dias para apresentar recurso contra a decisão ao Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão consultivo do MEC.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As instituições e suas mantenedoras devem manter as atividades das secretarias para que sejam preservados e entregues os documentos acadêmicos de estudantes que já tiveram vínculos com elas.
Elas também terão prazo de 15 dias para publicar, em pelo menos dois jornais de grande circulação da região de cada uma, a decisão do descredenciamento pelo MEC, além de indicar telefone e local de atendimento para entrega de documentos e fornecimento de orientações.
São as seguintes as instituições descredenciadas pelo MEC:
- Instituto de Ensino Superior de Alphaville
- Faculdade Tamoios
- Faculdade de Ciências Humanas São Paulo
- Faculdade de Ensino Unificado de Belo Horizonte
- Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Goiânia
- Faculdade São Paulo de Santos
- Instituto Superior de Educação de Duque de Caxias
- Faculdade Mafrense de Turismo e Ciências Humanas de Teresina
- Faculdade do Centro-Oeste
- Faculdade Bandeirantes de Ciências Exatas e Humanas
- Faculdade Paulista
- Instituto Matão de Ensino Superior
- Instituto de Ensino Superior do Nordeste
- Faculdade Tancredo Neves
- Faculdades Integradas Tibiriçá
- Instituto de Filosofia e de Teologia Paulo VI
- Faculdade Madeira Mamoré
- Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco
- Faculdade do Descobrimento
- Faculdade Salesiana de Pindamonhangaba
- Faculdade CBES
- Faculdade da Cidade de São Gonçalo
- Faculdade de Cascavel
- Faculdade de Administração e Marketing de Brasília
- Faculdade Nacional do Norte do Paraná
- Faculdade de Ciências Administrativas
- Instituto de Educação Superior de Barueri
- Instituto Superior de Educação Balão Vermelho
- Instituto Superior de Educação de Ibiúna
- Instituto Superior de Teologia e Pastoral de Bonfim
- Faculdade de Comunicação Social Santa Efigênia
- Faculdade Vizcaya
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade São Leopoldo Mandic e Faculdade de Medicina do Sertão abrem novas vagas de graduação em Medicina nas unidades de Limeira, Araras e Arcoverde
Inscrições para o vestibular poderão ser feitas até às 22h do dia 11 de julho; Instituições passam também a oferecer vagas por meio da nota obtida no Baccalauréat Français (BAC)

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, nas Unidades de Limeira e Araras, e para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde. Ao todo, serão disponibilizadas 77 vagas com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025. A prova on-line acontecerá no dia 16 de julho de 2025, por meio de um processo seletivo unificado, cabendo ao candidato escolher a unidade de sua preferência.
Em Limeira, são oferecidas 15 vagas destinadas aos candidatos que realizarão a prova on-line. Para os que optarem por usar a nota do ENEM, são ofertadas 5 vagas – o processo seletivo utilizará notas obtidas entre os anos de 2010 e 2024. A Instituição também oferece 2 vagas para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no IB- International Baccalaureate, 1 vaga para o programa Abitur e mais 1 vaga para o SAT – Scholastic Aptitude Test.
Na Unidade de Araras, são 15 vagas para os que vão concorrer à prova on-line; 7 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde, são 15 vagas para a prova on-line, 5 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Agora, as Instituições também oferecem 1 vaga cada uma para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no Baccalauréat Français (BAC).
Para participar do Vestibular, os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Faculdade São Leopoldo Mandic (www.slmandic.edu.br) e, por meio dos links referentes a cada Instituição, fazer a sua escolha até às 22h00 (horário de Brasília) do dia 11 de julho de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 para todas as Unidades.
A avaliação será composta pelas notas obtidas nas 50 questões de múltipla escolha referentes às competências comuns às diversas áreas de conhecimento do Ensino Médio e uma redação. A prova será realizada no dia 16 de julho, de 18h30 até 22h30 (horário de Brasília). Os resultados serão divulgados no dia 21 de julho nos sites das Instituições. O início das aulas está previsto para 4 de agosto de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia para inscrição em concurso de bolsas de estudos do Grupo Integrado
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h

Os estudantes de todo o Brasil que concluíram o Ensino Médio e desejam cursar uma graduação superior podem concorrer a 10 bolsas de estudos e obter descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Os candidatos devem ler e seguir as regras estipuladas, preencher um formulário e podem escolher entre mais de 60 opções de cursos de graduação superior no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR); incluindo áreas concorridas como Odontologia, Direito, Medicina Veterinária, Agronomia, Biomedicina e outros cursos.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Distribuição das bolsas
Diferentemente dos financiamentos, os estudantes que conquistarem essas 10 bolsas de estudos não precisam devolver nenhum valor à instituição de ensino superior depois de formado.
A distribuição das bolsas de estudos seguirá a classificação geral dos candidatos. O primeiro colocado terá 100% de desconto nas mensalidades. O segundo colocado terá 70% de desconto. Os classificados do 3º ao 10º lugar terão 50% de desconto nas mensalidades. Para manter o benefício, os aprovados devem ter bom rendimento acadêmico e sem reprovações.
Prova
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e os candidatos podem realizar a avaliação somente uma única vez. A plataforma do concurso usa Inteligência Artificial para detectar meios de consulta. Assim, é possível identificar comunicação oral e acesso a outro navegador, o que implica na eliminação do processo seletivo.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025.
Volta aos estudos depois de 20 anos
O concurso de bolsas de estudos é a porta de entrada na universidade e uma ótima oportunidade para quem deseja se formar no Ensino Superior, ter redução de custos, se dedicar mais aos estudos, se preparar para o futuro e desenvolver suas capacidades.
Esse é o caso de Tatiane de Jesus Kaihara, que ficou 20 sem estudar por questões pessoais. Ao saber do concurso de bolsas, ela se inscreveu em 2023 e foi aprovada em primeiro lugar. “Estou no primeiro ano do curso de Agronomia no Integrado. Consegui desconto de 100% na mensalidade e graças a essa oportunidade estou realizando um sonho de vida”, explica.
Serviço
O que: Concurso oferta 10 bolsas de estudos com descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
Quem pode participar: Estudantes que tenham concluído o Ensino Médio
Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Data da prova: Será no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e realizada no formato online
Resultado: A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br
Matrículas: As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR)
Informações: pelos tels. 0800-042-0109 / 0800-000-7005 / 44-3518-2500
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna
Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.
A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.
Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Corpo docente qualificado e parcerias
Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.
O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.
Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.
Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura
Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.
A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.
O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.
Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.
Diferenciais do curso:
- Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
- Docentes que vivem a inovação — professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
- Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
- Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
- Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.
Alunos irão dominar:
- Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
- Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
- Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
- Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
- Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
- Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
- Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
- Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
- Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br