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Notícias dos Vestibulares e Enem

MEC determina fim do Enem por escola

Prova foca na seleção do ensino superior

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Prova foca na seleção do ensino superior

12/03/2017

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana medidas que fortalecem o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas como prova de seleção para o ensino superior. Este ano, o exame deixa de certificar o ensino médio. Além disso, a pasta decidiu não mais divulgar os resultados do Enem por escola.

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Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Enem para receber o diploma do ensino médio. Para isso precisavam alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Cerca de 11% dos inscritos conseguiam esse resultado anualmente e obtinham a certificação.

Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), aplicado atualmente no Brasil e no exterior. “É o exame adequado para este fim”, diz a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

A pasta também decidiu pelo fim da divulgação do Enem por escola, que até o ano passado era divulgado no segundo semestre do ano seguinte à aplicação do exame. A intenção era que as escolas tivessem acesso às informações sobre a atuação dos estudantes nas provas do Enem e pudessem reforçar o ensino em determinados conteúdos. As escolas tinham poderiam conhecer as médias de qualificação dos candidatos, assim como a porcentagem de estudantes participantes e o desempenho deles em cada uma das provas.

Segundo Mendonça Filho, as informações geram rankings e são utilizadas pelas escolas como “propaganda falsa”. “O Enem não é um exame que possa permitir avaliação adequada de cada unidade escolar, e quando se faz propaganda utilizando um ranqueamento indevido a partir de uma prova como essa, está se fazendo propaganda enganosa, e o MEC não pode convalidar esse tipo de comportamento”, disse.

Para medir a qualidade das escolas, a pasta passará então, a partir deste ano, a usar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Agora, todas as escolas públicas e privadas, que ofereçam ensino médio, serão avaliadas. Até o ano passado, a avaliação da etapa era feita por amostragem, ou seja, apenas alguns alunos faziam o exame. Cada uma das escolas passará então a ter o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado.

A polêmica do ranking

Por ser de fácil compreensão por parte do público, o ranking começou a ser amplamente explorado sobretudo nas primeiras divulgações dos indicadores por escola principalmente pela imprensa. O problema é que os ranqueamentos não raro comparavam escolas em situações socioeconômicas diferentes e que tinham, por exemplo, diferentes índices de participação no Enem. Como não se trata de uma avaliação obrigatória, algumas escolas com poucos participantes acabavam sendo comparadas a escolas com mais participantes, o que influenciava nos resultados.

Ao longo dos anos, no entanto, o Inep buscou qualificar a análise, incentivando comparações entre escolas inseridas em um mesmo contexto. Outros indicadores passaram a ser divulgados para apurar a análise do desempenho das escolas, como a permanência dos alunos durante todo ou parte do ensino médio e a formação dos professores. No ano passado, o próprio Inep propôs rankings alternativos.

Repercussões

As escolas particulares viram o fim da divulgação do Enem por escola como algo positivo. “A impossibilidade do ranking para nós é maravilhoso. Vão acabar com uma série de medidas que desvirtuam o resultado da avaliação do Enem”, afirmou a diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, a média do Enem por escola “não representa a qualidade da escola”. Ele avalia como positiva a avaliação pelo Saeb e pede que os resultados sejam divulgados de forma célere, para que os estados tenham tempo de realizar as devidas mudanças nas escolas. Os estados concentram a gestão da maior parte das escolas públicas de ensino médio.

A mudança trouxe também reações contrárias. “O que eu acho mais estranho é ter a informação do Enem e não divulgá-la”, diz o vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e ex-presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. “Sonegar informações não pode ser visto como avanço. A interpretação desses dados é aberta. Ter a informação permite que as pessoas avaliem da melhor forma, conforme os melhores critérios”, defende.

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad também criticou a medida. Haddad foi o responsável por reformar o Enem e permitir, desde 2009, a utilização do exame para a seleção de vagas do ensino superior. “A decisão do MEC de não divulgar os resultados do Enem por escola vai na contramão das políticas públicas de acesso à informação, além de desrespeitar a determinação do Plano Nacional de Educação (PNE) de incorporar o Exame Nacional do Ensino Médio, assegurada a sua universalização (tornando o exame obrigatório para concluintes), ao sistema de avaliação da educação básica”, diz em nota divulgada no Facebook.

Fonte: Agência Brasil

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Vestibular de Medicina da Unifenas encerra inscrições em 20 de maio

São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

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O Vestibular de Medicina da Unifenas segue com as inscrições abertas até o 20 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

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Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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UVA oferece 1.134 no Vestibular 2024.2

Para o Vestibular UVA 2024.2, serão ofertadas 1.134 (mil cento e trinta e quatro) vagas

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Vestibular UVA - Campus Ibiapaba

A Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA está com as inscrições abertas para o Vestibular 2024.2, por meio de aproveitamento do resultado do Enem, visando o preenchimento de vagas em seus cursos de graduação, ofertados no Ceará, nos municípios de Sobral, São Benedito, Camocim e Acaraú, para ingresso no segundo semestre letivo de 2024.

Para o Vestibular 2024.2, serão ofertadas 1.134 (mil cento e trinta e quatro) vagas, das quais 854 (oitocentas e cinquenta e quatro) destinam-se aos cursos de graduação da UVA ofertados em Sobral-CE, 80 (oitenta) aos cursos ofertados em Acaraú-CE, 80 (oitenta) aos cursos ofertados em Camocim-CE e 120 (cento e vinte) aos cursos ofertados em São Benedito-CE.

Os candidatos deverão anexar, no momento da inscrição online, o Boletim de Notas do ENEM do ano de sua escolha para comprovação da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, desde que tenha ocorrido nos últimos 5 (cinco) anos.

CURSOS

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Para os campi em Sobral estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Geografia, Química e Zootecnia. Também há vagas para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Letras- Habilitação em Língua Inglesa, Letras- Habilitação em Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química. E Graduação em Educação Física.

No campus Ibiapaba, localizado em São Benedito (CE), estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia.
Para o campus Camocim, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca.

E no campus de Acaraú, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Pedagogia.

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