Notícias dos Vestibulares e Enem
Metodista prorroga inscrições com 70% de desconto e matrícula gratuita
Foram prorrogadas até 31 de agosto de 2025 as inscrições para o vestibular do segundo semestre da Universidade Metodista de São Paulo.

Foram prorrogadas até 31 de agosto de 2025 as inscrições para o vestibular do segundo semestre da Universidade Metodista de São Paulo. A instituição mantém o desconto de 70% nas mensalidades para cursos presenciais e a distância, válido para todo o curso, além de oferecer agora matrícula totalmente gratuita. O processo de inscrição é online e gratuito.
Os candidatos podem ingressar por meio da nota do Enem, transferência de outra instituição, segunda graduação ou redação online, também gratuita. Não há cobrança de taxa de matrícula em nenhuma modalidade.
Plataformas como Quero Bolsa e Eu Formando seguem oferecendo bolsas via parceria com a Metodista, além dos programas governamentais como Prouni, CadÚnico e a Bolsa Social da própria universidade.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem deseja transferir de outra instituição, é necessário apresentar o histórico escolar e os programas das disciplinas já cursadas.
A universidade também oferece uma série de iniciativas complementares, como projetos de extensão, intercâmbio, iniciação científica, orientação de carreira e eventos acadêmicos.
Mais informações estão disponíveis em www.metodista.br/vestibular, pelo telefone (11) 4366-5000 ou e-mail cac@metodista.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
UFPel abre inscrições para Processo Seletivo Enem
A oferta, com 74 vagas, abrange os cursos de Agronomia, Meteorologia, Pedagogia e Química Forense.

Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024, pontuou na prova de redação e concluiu a respectiva formação escolar poderá se inscrever, via Internet, de 4 a 14 de agosto, no processo seletivo simplificado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A oferta, com 74 vagas, abrange os cursos de Agronomia, Meteorologia, Pedagogia e Química Forense.
O Edital preencherá as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Avaliação da Vida Escola (Pave) para os cursos de graduação presenciais, com ingresso no segundo semestre letivo de 2025. O início das atividades acadêmicas está previsto para 15 de setembro.
Nesse processo seletivo, é exigida taxa de inscrição de R$ 35,00. O pagamento deverá ser realizado exclusivamente nas agências ou canais de atendimento do Banco do Brasil.
Isenção
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os pedidos de isenção, nos casos definidos pela legislação, serão recebidos por formulário digital, de 4 a 8 de agosto. Para essa solicitação, é necessário que a candidata ou candidato, integrante de família de baixa renda, tenha inscrição válida no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Ações Afirmativas
Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sisu, do Ministério da Educação. As cotas são destinadas, em diversas possibilidades de combinação, por renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo, para pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou com deficiência, para quem tenha concluído o ensino médio integralmente em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público. Mais informações estão disponíveis na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular Unicamp 2026
As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro, exclusivamente pela internet,

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta sexta-feira, 1º de agosto, as inscrições para o Vestibular Unicamp 2026. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/.
Das 3.368 vagas regulares para ingresso na Universidade em 2026, o Vestibular Unicamp oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é de 221,00 reais e poderá ser paga até dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2026 está disponível para consulta na página da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. As principais novidades do Vestibular Unicamp 2026 são: a redução do número de questões na segunda fase e o fim da prova de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo.
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 será realizada no dia 26 de outubro de 2025, e a segunda fase acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. A aplicação de abas as fases está mantida no período da manhã, com início às 9 horas, como passou a vigorar no ano anterior. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 15 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 3 e 5 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2026 já está disponível no site da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Novidades
Há duas novidades para a edição deste ano. A primeira delas é a mudança nas provas da segunda fase, com a redução de duas questões no segundo dia dessa etapa, quando são aplicadas as provas específicas da área do curso escolhido. Desta maneira, o segundo dia de provas terá 18 questões e não mais 20 questões. O objetivo, de acordo com a direção da Comissão, é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura das questões.
Como era | Como fica | |
Ciências da Natureza | 8 questões de Biologia; 6 questões de Química.
|
7 questões de Biologia; 5 de Química. |
Ciências Exatas | 6 questões de Física; 6 questões de Química.
|
5 questões de Física; 5 de Química. |
Ciências Humanas | 6 questões de História; 6 de Geografia; 1 de Filosofia e 1 de Sociologia. | 5 questões de História; 5 de Geografia; 1 de Filosofia e 1 de Sociologia. |
Além das questões acima, todos os candidatos respondem, também no segundo dia da segunda fase, a duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e a questões de Matemática (quatro no caso dos candidatos de Humanas e Biológicas e seis no caso dos candidatos de Exatas).
A outra novidade anunciada pela Comvest é que, pela primeira vez no Vestibular Unicamp, o curso de Arquitetura e Urbanismo optou por não exigir as provas de habilidades específicas, realizadas após a aplicação da segunda fase do vestibular. Desta maneira, esses candidatos farão somente as provas de primeira e segunda fase.
Inscrição automática Enem-Unicamp
A Comvest informa que está mantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. Desta maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2026, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (programa de bônus na nota voltado a estudantes de escolas públicas) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2026, não sendo necessária nova inscrição em novembro.
Treineiros
A carreira de ‘treineiros’, voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e implantada no ano passado pela Comvest, está mantida nesta edição. Anteriormente, os candidatos desse perfil podiam optar por prestar o Vestibular Unicamp escolhendo qualquer curso disponível. Agora, obrigatoriamente, deverão selecionar uma das três opções: Treineiros de Ciências Humanas/Artes, Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas ou Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde. Os candidatos da carreira de treineiros terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. Importante: estudantes desse perfil não participam das Provas de Habilidades Específicas e não são convocados para matrícula.
Cidades
As provas são realizadas em 31 seguintes cidades no estado de São Paulo, além de seis capitais brasileiras: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Após o período de inscrições, os candidatos podem conferir os locais de prova por cidade, no site da Comvest.
Isenção da taxa
Neste ano, 9.404 candidatos foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2026 como para a modalidade Enem-Unicamp 2026. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto de pagamento da taxa.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFJF abre inscrições para o Pism 2026 com mais de 2 mil vagas
Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 5 de setembro

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026. Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 5 de setembro, exclusivamente pela internet, por meio da Área do Candidato.
O processo seletivo contempla os módulos I (triênio 2025-2027), II (2024-2026) e III (2023-2025), com um total de 2.256 vagas distribuídas em 76 cursos de graduação. Dessas, 1.856 vagas são para cursos no campus de Juiz de Fora e 400 vagas no campus avançado de Governador Valadares.
As provas dos três módulos serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé (MG), além de Petrópolis e Três Rios (RJ).
Isenção da taxa
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição vai das 15h do dia 28 de julho até às 18h do dia 8 de agosto. A solicitação pode ser feita de duas formas:
-
Via CadÚnico, informando o NIS (Número de Identificação Social);
-
Pela Lei 12.799/2013, com declaração escolar e comprovação de renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.
Inscrição e taxa
A taxa de inscrição é de R$ 150, com pagamento exclusivamente pelo Banco do Brasil até o dia 5 de setembro, respeitando os horários de compensação bancária.
Todo o processo — inscrição, envio de documentos e solicitações especiais — deve ser feito on-line. A plataforma permite anexar documentos digitalizados, como laudos médicos, comprovantes de baixa renda e atestados religiosos.