Notícias dos Vestibulares e Enem
Mitos e verdades sobre cursos a distância (graduação EAD)
A coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da UniCarioca, Viviana Carvalho, analisa alguns mitos da graduação a distância

Cada vez mais populares, os cursos de graduação a distância ainda geram alguma desconfiança em estudantes que estão pensando em qual tipo de curso seguir.
Para ajudar no processo de pesquisa, a coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da UniCarioca, Viviana Carvalho, analisa a seguir alguns mitos da graduação a distância, esclarecendo os principais pontos positivos dessa modalidade de estudo. Confira:
Mitos e verdades sobre cursos a distância
1. Quais os principais mitos envolvem o EAD quando o assunto é qualidade de formação?
Um dos principais mitos com relação a EAD é quanto ao diploma: se haverá diferenciação por ser um curso na modalidade a distância. A grande verdade é que o diploma dos cursos presenciais e a distância é o mesmo, não havendo nenhuma observação sobre a modalidade cursada pelo aluno, até porque a qualidade de ambas as modalidades deve ser a mesma.
2. O mercado de trabalho ainda não valoriza o EAD como uma formação de mesmo porte da presencial?
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Acredito que atualmente já não há mais preconceito por parte dos recrutadores, tendo em vista que os cursos na modalidade a distância são plenamente equivalentes aos cursos presenciais e não trazem no diploma nenhuma diferenciação. Os alunos dos cursos a distância possuem a mesma formação dos alunos de cursos presenciais. O que parece ainda prevalecer é o desconhecimento do potencial que a modalidade a distância possui.
3. O EAD é mais barato, a relação custo-benefício é real?
Sim, os alunos dos cursos a distância têm os mesmos benefícios de um aluno de cursos presenciais, ou seja, possuem acesso a bibliotecas e laboratórios de ensino, além de contar com o material didático incluso na mensalidade disponível 24 horas por dia no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na UniCarioca, os alunos possuem acesso aos materiais estudados nas disciplinas a distância até o final do seu curso. Além disso, não há necessidade de gastar com deslocamento (passagens, gasolina, estacionamento), tendo em vista que as aulas ocorrem totalmente online, sendo necessário comparecer apenas para a realização das avaliações.
4. Os cursos têm carga horária menor e, por isso, são mais superficiais? Os alunos aprendem menos que em um curso presencial?
A carga horária dos cursos a distância é igual a dos cursos presenciais, não havendo prejuízos ao aprendizado do aluno. Os cursos a distância possuem o mesmo currículo e conteúdos aplicados no ensino presencial garantindo que o aluno tenha sempre a mesma qualidade de ensino. Os alunos dos cursos a distância da UniCarioca recebem semanalmente conteúdos didáticos das disciplinas, como e-books, vídeos, questões e materiais complementares para estudo, exigindo mais dedicação para aprendizagem.
5. É possível fazer qualquer curso a distância?
Atualmente, nem todos os cursos existem na modalidade a distância. Nem todos os cursos da área de saúde, por exemplo, são regulamentados pelo MEC, pois possuem exigências específicas. O aluno precisa ficar atento se o curso escolhido possui laboratórios específicos para ensino. Por exemplo, a UniCarioca possui para o curso de Pedagogia a Brinquedoteca em espaços físico e virtual que permitem ao aluno colocar em prática o que aprendem.
6. Todo o aluno pode se adaptar ao EAD se for bem orientado?
Sim, o ensino a distância é democrático e pode ser cursado por qualquer pessoa que tenha persistência e disciplina para aprender. O mercado de trabalho tem exigido competências que podem ser adquiridas por meio de cursos a distância. A modalidade pode proporcionar aprendizado independente da distância geográfica por utilizar estratégias baseadas na utilização de tecnologias que promovem o ensino sem limite de lugar, hora ou idade dos alunos. Na modalidade a distância, um dos elementos fundamentais é a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (espaço online onde ocorrem os cursos). Por meio de modernas ferramentas de comunicação, os alunos interagem entre si e com os professores, gerando networking. Neste processo, os alunos são instigados à troca de saberes e expansão dos conhecimentos.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade São Leopoldo Mandic e Faculdade de Medicina do Sertão abrem novas vagas de graduação em Medicina nas unidades de Limeira, Araras e Arcoverde
Inscrições para o vestibular poderão ser feitas até às 22h do dia 11 de julho; Instituições passam também a oferecer vagas por meio da nota obtida no Baccalauréat Français (BAC)

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, nas Unidades de Limeira e Araras, e para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde. Ao todo, serão disponibilizadas 77 vagas com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025. A prova on-line acontecerá no dia 16 de julho de 2025, por meio de um processo seletivo unificado, cabendo ao candidato escolher a unidade de sua preferência.
Em Limeira, são oferecidas 15 vagas destinadas aos candidatos que realizarão a prova on-line. Para os que optarem por usar a nota do ENEM, são ofertadas 5 vagas – o processo seletivo utilizará notas obtidas entre os anos de 2010 e 2024. A Instituição também oferece 2 vagas para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no IB- International Baccalaureate, 1 vaga para o programa Abitur e mais 1 vaga para o SAT – Scholastic Aptitude Test.
Na Unidade de Araras, são 15 vagas para os que vão concorrer à prova on-line; 7 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde, são 15 vagas para a prova on-line, 5 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Agora, as Instituições também oferecem 1 vaga cada uma para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no Baccalauréat Français (BAC).
Para participar do Vestibular, os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Faculdade São Leopoldo Mandic (www.slmandic.edu.br) e, por meio dos links referentes a cada Instituição, fazer a sua escolha até às 22h00 (horário de Brasília) do dia 11 de julho de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 para todas as Unidades.
A avaliação será composta pelas notas obtidas nas 50 questões de múltipla escolha referentes às competências comuns às diversas áreas de conhecimento do Ensino Médio e uma redação. A prova será realizada no dia 16 de julho, de 18h30 até 22h30 (horário de Brasília). Os resultados serão divulgados no dia 21 de julho nos sites das Instituições. O início das aulas está previsto para 4 de agosto de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia para inscrição em concurso de bolsas de estudos do Grupo Integrado
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h

Os estudantes de todo o Brasil que concluíram o Ensino Médio e desejam cursar uma graduação superior podem concorrer a 10 bolsas de estudos e obter descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Os candidatos devem ler e seguir as regras estipuladas, preencher um formulário e podem escolher entre mais de 60 opções de cursos de graduação superior no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR); incluindo áreas concorridas como Odontologia, Direito, Medicina Veterinária, Agronomia, Biomedicina e outros cursos.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Distribuição das bolsas
Diferentemente dos financiamentos, os estudantes que conquistarem essas 10 bolsas de estudos não precisam devolver nenhum valor à instituição de ensino superior depois de formado.
A distribuição das bolsas de estudos seguirá a classificação geral dos candidatos. O primeiro colocado terá 100% de desconto nas mensalidades. O segundo colocado terá 70% de desconto. Os classificados do 3º ao 10º lugar terão 50% de desconto nas mensalidades. Para manter o benefício, os aprovados devem ter bom rendimento acadêmico e sem reprovações.
Prova
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e os candidatos podem realizar a avaliação somente uma única vez. A plataforma do concurso usa Inteligência Artificial para detectar meios de consulta. Assim, é possível identificar comunicação oral e acesso a outro navegador, o que implica na eliminação do processo seletivo.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025.
Volta aos estudos depois de 20 anos
O concurso de bolsas de estudos é a porta de entrada na universidade e uma ótima oportunidade para quem deseja se formar no Ensino Superior, ter redução de custos, se dedicar mais aos estudos, se preparar para o futuro e desenvolver suas capacidades.
Esse é o caso de Tatiane de Jesus Kaihara, que ficou 20 sem estudar por questões pessoais. Ao saber do concurso de bolsas, ela se inscreveu em 2023 e foi aprovada em primeiro lugar. “Estou no primeiro ano do curso de Agronomia no Integrado. Consegui desconto de 100% na mensalidade e graças a essa oportunidade estou realizando um sonho de vida”, explica.
Serviço
O que: Concurso oferta 10 bolsas de estudos com descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
Quem pode participar: Estudantes que tenham concluído o Ensino Médio
Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Data da prova: Será no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e realizada no formato online
Resultado: A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br
Matrículas: As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR)
Informações: pelos tels. 0800-042-0109 / 0800-000-7005 / 44-3518-2500