Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Mudanças no Enem dividem opiniões

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Publicado

em

Enem 2017 - Exame Nacional do Ensino Médio

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

10/03/2017

As mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dividiram opiniões, e o assunto chegou aos tópicos mais comentados nas redes sociais ontem (9). As provas deste ano serão aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. Além disso, na edição deste ano, a prova de redação será no primeiro dia, junto com as questões de linguagens e ciências humanas. O segundo dia de aplicação será das exatas, com matemática e ciências da natureza.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Graças ao Pai Amado que o Enem vai ser em dois domingos, porque ano passado eu quase passei mal”, diz um usuário do Twitter. Outra usuária da rede social contrapõe: “Enem em dois finais de semana diferentes se resume em uma semana de estresse e sofrimento”.

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Cerca de 600 mil pessoas participaram da consulta, que ficou disponível no período de 18 de janeiro a 17 de fevereiro. Dentre os participantes, 42,3% disseram preferir a prova em dois domingos seguidos; 34,1%, no domingo e na segunda-feira – sendo segunda feriado; e, 23,6% optaram pela manutenção do formato até então vigente, aplicação em um final de semana, no sábado e no domingo.

Adventista, Amanda Pereira, de 18 anos, gostou da alteração. Por causa da religião, até o ano passado, os sabatistas, pessoas que guardam o sábado, passavam a tarde toda do primeiro dia de prova em uma sala até que o sol se pusesse para, então, fazer o Enem à noite. Amanda fez o exame em 2014 e prometeu para si mesma que não repetiria a experiência.

“Foi muito cansativo, não consegui lembrar de muita coisa, estava muito cansada para ler as questões. No domingo, estava mais cansada ainda”, diz. A estudante, que cursa letras inglês em uma instituição particular, vai fazer o Enem este ano para tentar ingressar em uma instituição pública. “Agora, eu animo.”

A alteração trouxe, no entanto, desvantagens para quem pretendia fazer a prova em outra cidade. A estudante Maya Carvalho, de 18 anos, mora em São Paulo, mas grande parte da família está em Brasília. No ano passado, ela fez a prova na capital federal. Agora, viajar dois fins de semana seguidos será inviável. “Prefiro ficar perto da família por conta do apoio, meu pai vai comigo até a porta da sala para me abraçar. Agora, vai ficar difícil porque terei aula na semana de intervalo entre as provas.”

Sobre a aplicação em dois domingos, Maya teme prejuízo para os alunos. “Eu acho meio estranho porque, ao mesmo tempo em que há a ideia de que é possível se recuperar para a próxima prova com mais tranquilidade, pode-se também perder o foco dos estudos.”

Dicas

O professor de português Marcelo Freire, do Colégio Único, em Brasília, estava em sala de aula quando as mudanças foram anunciadas. Ele aproveitou para discutir as alterações com os alunos. “Eles estão muito divididos”, disse Freire.

Segundo Freire, a aplicação em dois domingos tem prós e contras, mas, no geral, deverá beneficiar os estudantes. “Tem-se um dia de desgaste e, depois, uma semana para a próxima aplicação. Não tem mais essa questão de domingo estar esgotado após um sábado de prova. O estudante poderá se organizar e fazer a prova com mais tranquilidade no próximo domingo.”

Freire também elogiou a nova distribuição das provas. No primeiro dia, o foco será em humanidades e redação e, no segundo, em exatas. Até o ano passado, os estudantes faziam, no primeiro dia, as provas de ciências da natureza e ciências humanas. No segundo, as provas de matemática, linguagens e redação.

“A aplicação das provas de redação e matemática no mesmo dia sempre gerou problemas com o tempo. As questões de matemática exigem tempo, e a redação, também. A mudança é positiva nesse sentido. Vai ter mais leitura no primeiro dia, vai, mas tem a vantagem de não ter cálculo. No segundo dia aumenta cálculo? Aumenta, mas o estudante não terá que fazer a redação”, pondera.

Segundo o professor, os estudantes terão que mudar também a preparação. “O bom aluno é treinado para fazer questões casadas. No ano passado, fazia questões de matemática e português, porque as provas eram juntas, agora terá que treinar fazer questões de humanidades juntas e de exatas juntas”. Sobre a semana de intervalo entre as provas, Freire aconselha que ela não seja usada para o descanso, mas para a revisão das disciplinas de exatas. “Descanso para o estudante, só quando passar na universidade.”

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Acafe divulga calendário do Vestibular de Medicina Inverno 2024

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses. 

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina ACAFE - Inverno 2022 está com inscrições abertas

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses.

Vestibular de Medicina Inverno 2024 – Acafe

Inscrições
01/04/2024 a 29/04/2024

Pagamento da taxa
Até 30/04/2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confirmação do local de prova
A partir de 22/05/2024

Aplicação da prova
09/06/2024

Resultado
Até 26/06/2024

Obras Literárias

Confira abaixo as obras que serão exigidas neste vestibular:

O exercício da incerteza: Memórias Drauzio Varella
Drauzio Varella
Editora Companhia das Letras Grupo C

Insubmissas Lágrimas de Mulheres
Conceição Evaristo
Editora Male

Fazenda Modelo
Chico Buarque
Editora Civilização Brasileira

O vendedor de passados
Jose Agualusa
Editora Tusquets

Paulicieia desvairada
Mario de Andrade
Editora Poemas

Mais informações: https://acafe.org.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

FHO tem inscrições abertas para o último Vestibular e Concurso de Bolsas 2024

A Instituição oferece bolsas de 50% para os cursos de graduação presenciais. Prova acontece dia 3 de março.

Publicado

em

por

FHO realiza novo Vestibular e Concurso de Bolsas dia 12 de fevereiro

A Fundação Hermínio Ometto – FHO tem inscrições abertas para o último Vestibular e Concurso de Bolsas 2024. Os interessados em participar da prova, que acontece dia 3 de março, em Araras/SP, devem se inscrever até o dia 29 de fevereiro pelo site vestibular.fho.edu.br. A taxa de inscrição é de R$60,00.

A Instituição oferece bolsas de estudos parciais (50%) por meio de programa próprio para os cursos de graduação presenciais nas áreas de saúde, negócios, educação, engenharia e tecnologia. Podem concorrer às bolsas de estudos alunos de escolas públicas e particulares ou portadores de diploma de ensino superior, com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, a Instituição também disponibiliza o programa de crédito estudantil próprio PagFácil, que permite que os alunos paguem parte do curso depois de formados, reduzindo o valor das mensalidades enquanto estudam. Saiba mais sobre os programas no site vestibular.fho.edu.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uerj divulga datas do 1º exame de qualificação do Vestibular Estadual 2025

As inscrições começam em abril. Veja as demais datas do vestibular estadual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou novas informações sobre o Vestibular Estadual 2025, com as datas do 1º Exame de Qualificação.

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO UERJ 2025

Pedido de isenção: 14 a 18/03/2024
Período de inscrição: 15/04 a 06/05/2024
Aplicação da prova: 09/06/2024

Livro indicado para o 1º exame de qualificação (prova de Linguagens): As mentiras que os homens contam, de Luís Fernando Veríssimo.

Ciclo de Palestras

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual ocorrerá no Auditório 11 do Campus Maracanã da Uerj, sempre às 15 horas. As palestras são transmitidas e gravadas pelo canal da TVUERJ no YOUTUBE, ficando à disposição dos interessados a partir de então. A participação é gratuita. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online, para a participação presencial, nas datas abaixo:

1ª palestra:
28 de maio, terça-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Ricardo Benevides, sobre As mentiras que os homens contam, de Luís Fernando Veríssimo

2ª palestra:
27 de agosto, terça-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Felipe Mansur, sobre Quincas Borba, de Machado de Assis

3ª palestra:
12 de novembro, terça-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Eleonora Ziller, sobre O conto da aia, de Margaret Atwood

4ª palestra:
21 de novembro, quinta-feira, 15h, no Auditório 11:
Palestra de Sérgio Nazar, sobre Caim, de José Saramago

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo