Notícias dos Vestibulares e Enem
Na Facens se aprende fazendo
A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on

A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on (ou mão na massa), que permite ao aluno aprender também na prática, e desde os primeiros semestres de aula.
“Uma das razões para isso é ir buscar a motivação do aluno. Estamos falando das gerações que já nascem com um smartphone nas mãos. Para competir com isso, precisamos ir além da aula descritiva, em que o professor fica lá na frente falando sozinho. É preciso ter novas metodologias de aula e estamos sempre investindo em atualização, dos professores e funcionários”, conta Antonio Carlos Gomes Junior, assessor da Diretoria e coordenador do curso de Engenharia Mecânica.
“A gente mostra, dentro da sala de aula, situações e cases do mercado de trabalho e de forma atrelada a várias disciplinas. Assim, o aluno vivencia durante o curso experiências que ele só encontraria depois de anos de vida profissional. A partir da facilidade em sintonizar o conteúdo das disciplinas com as vivências reais do trabalho, ele vai conseguir também contextualizar muito melhor o aprendizado obtido em sala de aula e solucionar problemas com maior precisão. Com isso, estará muito mais seguro na hora de tomar decisões profissionais”, explica o professor Eliney Sabino, coordenador do curso de Jogos Digitais da Facens.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Essa nova forma de obter conhecimentos tem outro resultado positivo: maior empregabilidade. Há anos os recém-formados da Facens se situam em um índice de empregabilidade acima dos 90%. Isso acontece porque, com o conhecimento prático adquirido na formação, eles saem da graduação não com o perfil de estagiário, mas de um profissional com alguma experiência. É uma vantagem e tanto dentro de um cenário tão competitivo como o atual.
Dentro do curso de Jogos Digitais, por exemplo, o aluno não desenvolve apenas games. “Ele aprende a atuar também na área de serious games, que utiliza elementos como realidade virtual e inteligência artificial para criar simuladores para uma indústria, para o setor aeronáutico, ou até mesmo para as áreas de educação e saúde. Em vez de dissecar um cadáver, com realidade virtual é possível percorrer todo o corpo humano e realizar estudos minuciosos, sem custos adicionais e sem periculosidade”, conta Eliney.
Enquanto isso, o aluno de Análise de Sistemas, curso que ele também coordena, utiliza desde o princípio com robótica, inteligência artificial e a parte de desenvolvimento para aplicações mobile, além da questão de segurança, rede e de dados, enfim, são profissionais que estão trabalhando com aquilo que mais o mercado tem demandado. Por isso eles são absorvidos pelo mercado de trabalho tão rápido.
Antonio Carlos lembra que os núcleos de projetos, como o LINCE, também têm papel fundamental na formação do aluno. “Um dos nossos carros de competição, o Fórmula SAE, a combustão, é reconhecido hoje como o melhor de toda a América Latina. Para chegar aí o aluno precisa desenvolver uma série de componentes do carro de forma muito confiável. É um trabalho consistente que vai despertar o interessa das empresas que trabalham com isso. E isso acontece com todos os outros projetos. O LINCE funciona como uma empresa júnior (excluir), e tem também outros carros, robôs, concurso de concreto. Tem ainda o Fab Lab, que foi pioneiro em nossa região, e uma coisa que poucas universidades no mundo apresentam, que é o laboratório de Manufatura 4.0. Em visita há alguns meses na Alemanha, a gente vê que lá a estrutura é um pouco maior, com mais bancadas de trabalho. Eles só não têm a versatilidade que temos aqui”, compara Antonio Carlos.
Para aproximar as empresas desses alunos bem qualificados, a Facens investiu ainda na realização de um Sistema de Gestão de Estágio, que divulga oportunidades de estágio, mas também de trabalho efetivo. Mas o networking continua com professores que são trazidos do mercado e fomentam essa ponte entre a academia e as empresas. Há também o IPEAS, instituto de pesquisa onde os alunos com esse interesse podem exercer sua vocação. Sem falar, mais uma vez, dos próprios centros de inovação da Facens, que ajudam a dar visibilidade à excelência das ideias e dos trabalhos realizados pelos alunos.
O Vestibular Facens 2020 está com as inscrições abertas. Clique aqui e confira a lista de cursos oferecidos e também os demais detalhes do processo seletivo.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI