Notícias dos Vestibulares e Enem
Na Facens se aprende fazendo
A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on
A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on (ou mão na massa), que permite ao aluno aprender também na prática, e desde os primeiros semestres de aula.
“Uma das razões para isso é ir buscar a motivação do aluno. Estamos falando das gerações que já nascem com um smartphone nas mãos. Para competir com isso, precisamos ir além da aula descritiva, em que o professor fica lá na frente falando sozinho. É preciso ter novas metodologias de aula e estamos sempre investindo em atualização, dos professores e funcionários”, conta Antonio Carlos Gomes Junior, assessor da Diretoria e coordenador do curso de Engenharia Mecânica.
“A gente mostra, dentro da sala de aula, situações e cases do mercado de trabalho e de forma atrelada a várias disciplinas. Assim, o aluno vivencia durante o curso experiências que ele só encontraria depois de anos de vida profissional. A partir da facilidade em sintonizar o conteúdo das disciplinas com as vivências reais do trabalho, ele vai conseguir também contextualizar muito melhor o aprendizado obtido em sala de aula e solucionar problemas com maior precisão. Com isso, estará muito mais seguro na hora de tomar decisões profissionais”, explica o professor Eliney Sabino, coordenador do curso de Jogos Digitais da Facens.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Essa nova forma de obter conhecimentos tem outro resultado positivo: maior empregabilidade. Há anos os recém-formados da Facens se situam em um índice de empregabilidade acima dos 90%. Isso acontece porque, com o conhecimento prático adquirido na formação, eles saem da graduação não com o perfil de estagiário, mas de um profissional com alguma experiência. É uma vantagem e tanto dentro de um cenário tão competitivo como o atual.
Dentro do curso de Jogos Digitais, por exemplo, o aluno não desenvolve apenas games. “Ele aprende a atuar também na área de serious games, que utiliza elementos como realidade virtual e inteligência artificial para criar simuladores para uma indústria, para o setor aeronáutico, ou até mesmo para as áreas de educação e saúde. Em vez de dissecar um cadáver, com realidade virtual é possível percorrer todo o corpo humano e realizar estudos minuciosos, sem custos adicionais e sem periculosidade”, conta Eliney.
Enquanto isso, o aluno de Análise de Sistemas, curso que ele também coordena, utiliza desde o princípio com robótica, inteligência artificial e a parte de desenvolvimento para aplicações mobile, além da questão de segurança, rede e de dados, enfim, são profissionais que estão trabalhando com aquilo que mais o mercado tem demandado. Por isso eles são absorvidos pelo mercado de trabalho tão rápido.
Antonio Carlos lembra que os núcleos de projetos, como o LINCE, também têm papel fundamental na formação do aluno. “Um dos nossos carros de competição, o Fórmula SAE, a combustão, é reconhecido hoje como o melhor de toda a América Latina. Para chegar aí o aluno precisa desenvolver uma série de componentes do carro de forma muito confiável. É um trabalho consistente que vai despertar o interessa das empresas que trabalham com isso. E isso acontece com todos os outros projetos. O LINCE funciona como uma empresa júnior (excluir), e tem também outros carros, robôs, concurso de concreto. Tem ainda o Fab Lab, que foi pioneiro em nossa região, e uma coisa que poucas universidades no mundo apresentam, que é o laboratório de Manufatura 4.0. Em visita há alguns meses na Alemanha, a gente vê que lá a estrutura é um pouco maior, com mais bancadas de trabalho. Eles só não têm a versatilidade que temos aqui”, compara Antonio Carlos.
Para aproximar as empresas desses alunos bem qualificados, a Facens investiu ainda na realização de um Sistema de Gestão de Estágio, que divulga oportunidades de estágio, mas também de trabalho efetivo. Mas o networking continua com professores que são trazidos do mercado e fomentam essa ponte entre a academia e as empresas. Há também o IPEAS, instituto de pesquisa onde os alunos com esse interesse podem exercer sua vocação. Sem falar, mais uma vez, dos próprios centros de inovação da Facens, que ajudam a dar visibilidade à excelência das ideias e dos trabalhos realizados pelos alunos.
O Vestibular Facens 2020 está com as inscrições abertas. Clique aqui e confira a lista de cursos oferecidos e também os demais detalhes do processo seletivo.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Alunos de Jornalismo da PUC-SP produzem matéria para a rádio CBN
Curso firmou parceria com a rádio para veicular matérias mensalmente
Os alunos do último semestre do curso de Jornalismo da PUC-SP, Bruna Parrillo e Bruno Scaciotti fizeram parte do projeto Universidade no Ar, da rádio CBN.
O trabalho consiste em produzir uma matéria jornalística totalmente preparada pelos estudantes para ir ao ar na rádio. O programa, que abordou a história da narração esportiva, faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Scaciotti. O projeto contou com a orientação da profa. Mii Saki Tanaka e contará com uma edição por mês, sempre aos sábados. A próxima matéria será veiculada no dia 5/10, após o quadro Repórter CBN das 11h30.
Na reportagem, os alunos entrevistaram os jornalistas Vinicius Moura, Lucas Pereira e Leonardo Caporalini. Também abordaram o nascimento da função de narrador esportivo no Brasil e a importância das entonações durante as narrações.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“O Universidade no Ar” foi um desafio e uma responsabilidade muito grande. O resultado final foi extremamente positivo e muito proveitoso. Além do trabalho ser divulgado em uma grande mídia, o processo pro estudante de desenvolver uma reportagem, o projeto de pesquisa acadêmica, métodos de edição, gravação, pode auxiliar o aluno no desenvolvimento de seu respectivo curso. Recomendo que se tiverem a oportunidade de participar, que participem. Só posso agradecer todos que me auxiliaram neste projeto”, enfatizou Scaciotti.
“Fiquei imensamente feliz ao ser convidada para participar deste projeto, especialmente no último semestre da faculdade. É muito emocionante acompanhar a jornada do meu colega de classe até a conclusão, sabendo que nossa voz foi ouvida por milhares de pessoas”, afirmou Bruna.
O prof. Diogo de Hollanda também enfatizou a importância do projeto para o curso de Jornalismo da PUC-SP. “Eu, como coordenador do curso, fico orgulhoso com essa parceria e convicto de que representa um grande estímulo para os estudantes. Ao saberem dessa oportunidade e ouvirem o primeiro programa, vários alunos manifestaram o interesse de participar também”.
A profa. Mii Saki Tanaka acredita que ter um trabalho reconhecido é uma excelente forma de incentivo para o crescimento profissional. “O reconhecimento eleva o potencial produtivo e desperta a autoconfiança, gerando também uma maior satisfação pessoal e coragem para enfrentar os próximos obstáculos, sejam eles profissionais ou pessoais. A CBN é uma das emissoras mais bem-conceituadas do Brasil, dessa forma, ter a matéria exibida no ar pela CBN pode ser considerado um prêmio que vai enriquecer o portfólio dos alunos e destacá-los entre os futuros jornalistas e radialistas”, finalizou a docente.
O projeto Universidade no Ar foi reproduzido na manhã do último sábado, 7/9, na rádio CBN de São Paulo.
Clique aqui e ouça a reportagem produzida pelos alunos.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Conheça mais sobre o curso de Jornalismo da PUC-SP.
O curso de Jornalismo da PUC-SP conta com uma agência de notícias Maurício Tragtenberg ativa, engajada e os alunos do cursos, de todos os anos, podem participar.
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Unesp 2025 oferece redução de 75% da taxa para alunos de último ano do ensino médio público paulista
As provas serão realizadas em 15 de novembro (primeira fase) e 8 e 9 de dezembro (segunda fase), em 35 cidades
O Vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) entrou na reta final de inscrições. O exame, com taxa de inscrição de R$ 210, é para 6.596 vagas em 24 cidades. A Unesp oferece redução de 75% aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista, incluindo alunos da Secretaria da Educação/SP e do Centro Paula Souza. Estes candidatos pagarão taxa de R$ 52,50 e se inscreverão até 10 de outubro, mesmo prazo dos pagantes da taxa integral, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).
Os beneficiados com a redução de 75% estão previamente cadastrados no sistema da Vunesp pelo seu número de RA (Registro do Aluno). No momento do preenchimento da ficha de inscrição pelo site da Vunesp, estes candidatos deverão responder “SIM” na questão sobre a posse de um Voucher e preencher o número completo de RA, composto por número e dígito, para finalizar a inscrição e gerar o boleto de R$ 52,50.
O resultado dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa já está disponível para consulta nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As provas serão realizadas em 15 de novembro (primeira fase) e 8 e 9 de dezembro (segunda fase), em 35 cidades, sendo 31 municípios em todas as regiões do Estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista) destinadas exclusivamente a alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IED – Istituto Europeo di Design abre inscrições para vestibular 2025
A faculdade terá provas para os cursos de design de moda, design de produto e serviço e design gráfico e digital
Estão abertas as inscrições para o vestibular online do Istituto Europeo di Design (IED) 2025, com a primeira prova marcada para o dia 10 de outubro.
Vestibular IED 2025
Os interessados podem se inscrever até dia 09, com uma taxa de R$ 150,00. O processo é prático e oferece diversas formas de ingresso, incluindo a nota do ENEM e o vestibular tradicional online.
O IED, com campi em São Paulo e Rio de Janeiro, é uma das principais instituições internacionais focadas em design. Com cursos nas áreas de Design de Moda, Design Gráfico e Digital, e Design de Produto e Serviço, a faculdade proporciona aulas práticas, muitas delas em parceria com grandes marcas, além de acesso a ferramentas inovadoras que preparam os alunos para os desafios do mercado global.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mais informações: https://ied.edu.br/