Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Na Facens se aprende fazendo

A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on

Publicado

em

Vestibular Facens

A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on (ou mão na massa), que permite ao aluno aprender também na prática, e desde os primeiros semestres de aula.

“Uma das razões para isso é ir buscar a motivação do aluno. Estamos falando das gerações que já nascem com um smartphone nas mãos. Para competir com isso, precisamos ir além da aula descritiva, em que o professor fica lá na frente falando sozinho. É preciso ter novas metodologias de aula e estamos sempre investindo em atualização, dos professores e funcionários”, conta Antonio Carlos Gomes Junior, assessor da Diretoria e coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

“A gente mostra, dentro da sala de aula, situações e cases do mercado de trabalho e de forma atrelada a várias disciplinas. Assim, o aluno vivencia durante o curso experiências que ele só encontraria depois de anos de vida profissional. A partir da facilidade em sintonizar o conteúdo das disciplinas com as vivências reais do trabalho, ele vai conseguir também contextualizar muito melhor o aprendizado obtido em sala de aula e solucionar problemas com maior precisão. Com isso, estará muito mais seguro na hora de tomar decisões profissionais”, explica o professor Eliney Sabino, coordenador do curso de Jogos Digitais da Facens.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Essa nova forma de obter conhecimentos tem outro resultado positivo: maior empregabilidade. Há anos os recém-formados da Facens se situam em um índice de empregabilidade acima dos 90%. Isso acontece porque, com o conhecimento prático adquirido na formação, eles saem da graduação não com o perfil de estagiário, mas de um profissional com alguma experiência. É uma vantagem e tanto dentro de um cenário tão competitivo como o atual.

Dentro do curso de Jogos Digitais, por exemplo, o aluno não desenvolve apenas games. “Ele aprende a atuar também na área de serious games, que utiliza elementos como realidade virtual e inteligência artificial para criar simuladores para uma indústria, para o setor aeronáutico, ou até mesmo para as áreas de educação e saúde. Em vez de dissecar um cadáver, com realidade virtual é possível percorrer todo o corpo humano e realizar estudos minuciosos, sem custos adicionais e sem periculosidade”, conta Eliney.

Enquanto isso, o aluno de Análise de Sistemas, curso que ele também coordena, utiliza desde o princípio com robótica, inteligência artificial e a parte de desenvolvimento para aplicações mobile, além da questão de segurança, rede e de dados, enfim, são profissionais que estão trabalhando com aquilo que mais o mercado tem demandado. Por isso eles são absorvidos pelo mercado de trabalho tão rápido.

 

Antonio Carlos lembra que os núcleos de projetos, como o LINCE, também têm papel fundamental na formação do aluno. “Um dos nossos carros de competição, o Fórmula SAE, a combustão, é reconhecido hoje como o melhor de toda a América Latina. Para chegar aí o aluno precisa desenvolver uma série de componentes do carro de forma muito confiável. É um trabalho consistente que vai despertar o interessa das empresas que trabalham com isso. E isso acontece com todos os outros projetos. O LINCE funciona como uma empresa júnior (excluir), e tem também outros carros, robôs, concurso de concreto. Tem ainda o Fab Lab, que foi pioneiro em nossa região, e uma coisa que poucas universidades no mundo apresentam, que é o laboratório de Manufatura 4.0. Em visita há alguns meses na Alemanha, a gente vê que lá a estrutura é um pouco maior, com mais bancadas de trabalho. Eles só não têm a versatilidade que temos aqui”, compara Antonio Carlos.

Para aproximar as empresas desses alunos bem qualificados, a Facens investiu ainda na realização de um Sistema de Gestão de Estágio, que divulga oportunidades de estágio, mas também de trabalho efetivo. Mas o networking continua com professores que são trazidos do mercado e fomentam essa ponte entre a academia e as empresas. Há também o IPEAS, instituto de pesquisa onde os alunos com esse interesse podem exercer sua vocação. Sem falar, mais uma vez, dos próprios centros de inovação da Facens, que ajudam a dar visibilidade à excelência das ideias e dos trabalhos realizados pelos alunos.

O Vestibular Facens 2020 está com as inscrições abertas. Clique aqui e confira a lista de cursos oferecidos e também os demais detalhes do processo seletivo.

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP

Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Publicado

em

por

Resultado Vestibular UENP 2022

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Vestibular UENP 2026

O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.

Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Provas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Vestibular UENP 2026 será composto por:

  • Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
    • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
    • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
    • História
    • Geografia
    • Sociologia
    • Filosofia
    • Matemática
    • Física
    • Química
    • Biologia
  • Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.

As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.

Mais informações e inscrições: www.uenp.br.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2.0

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto.

Publicado

em

por

Mackenzie Campinas abre vestibular para vagas remanescentes

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2.0, para os campi, Higienópolis, Campinas e Alphaville.

Vestibular Mackenzie

As inscrições vão até o dia 16 de julho de 2025 e podem ser feitas pelo site: www.mackenzie.br.

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto. O período para efetuar a matrícula será até 7 de agosto de 2025.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Vestibular São Camilo – inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

A segunda chamada sairá em 28 de julho.

Sobre o Prouni 2025/2

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

RECOMENDAMOS

Continue lendo