Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Na Facens se aprende fazendo

A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on

Publicado

em

Vestibular Facens

A Facens é uma instituição de ensino superior com vários diferenciais, e um dos que mais chamam a atenção é o conceito hands on (ou mão na massa), que permite ao aluno aprender também na prática, e desde os primeiros semestres de aula.

“Uma das razões para isso é ir buscar a motivação do aluno. Estamos falando das gerações que já nascem com um smartphone nas mãos. Para competir com isso, precisamos ir além da aula descritiva, em que o professor fica lá na frente falando sozinho. É preciso ter novas metodologias de aula e estamos sempre investindo em atualização, dos professores e funcionários”, conta Antonio Carlos Gomes Junior, assessor da Diretoria e coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

“A gente mostra, dentro da sala de aula, situações e cases do mercado de trabalho e de forma atrelada a várias disciplinas. Assim, o aluno vivencia durante o curso experiências que ele só encontraria depois de anos de vida profissional. A partir da facilidade em sintonizar o conteúdo das disciplinas com as vivências reais do trabalho, ele vai conseguir também contextualizar muito melhor o aprendizado obtido em sala de aula e solucionar problemas com maior precisão. Com isso, estará muito mais seguro na hora de tomar decisões profissionais”, explica o professor Eliney Sabino, coordenador do curso de Jogos Digitais da Facens.

Essa nova forma de obter conhecimentos tem outro resultado positivo: maior empregabilidade. Há anos os recém-formados da Facens se situam em um índice de empregabilidade acima dos 90%. Isso acontece porque, com o conhecimento prático adquirido na formação, eles saem da graduação não com o perfil de estagiário, mas de um profissional com alguma experiência. É uma vantagem e tanto dentro de um cenário tão competitivo como o atual.

Dentro do curso de Jogos Digitais, por exemplo, o aluno não desenvolve apenas games. “Ele aprende a atuar também na área de serious games, que utiliza elementos como realidade virtual e inteligência artificial para criar simuladores para uma indústria, para o setor aeronáutico, ou até mesmo para as áreas de educação e saúde. Em vez de dissecar um cadáver, com realidade virtual é possível percorrer todo o corpo humano e realizar estudos minuciosos, sem custos adicionais e sem periculosidade”, conta Eliney.

Enquanto isso, o aluno de Análise de Sistemas, curso que ele também coordena, utiliza desde o princípio com robótica, inteligência artificial e a parte de desenvolvimento para aplicações mobile, além da questão de segurança, rede e de dados, enfim, são profissionais que estão trabalhando com aquilo que mais o mercado tem demandado. Por isso eles são absorvidos pelo mercado de trabalho tão rápido.

 

Antonio Carlos lembra que os núcleos de projetos, como o LINCE, também têm papel fundamental na formação do aluno. “Um dos nossos carros de competição, o Fórmula SAE, a combustão, é reconhecido hoje como o melhor de toda a América Latina. Para chegar aí o aluno precisa desenvolver uma série de componentes do carro de forma muito confiável. É um trabalho consistente que vai despertar o interessa das empresas que trabalham com isso. E isso acontece com todos os outros projetos. O LINCE funciona como uma empresa júnior (excluir), e tem também outros carros, robôs, concurso de concreto. Tem ainda o Fab Lab, que foi pioneiro em nossa região, e uma coisa que poucas universidades no mundo apresentam, que é o laboratório de Manufatura 4.0. Em visita há alguns meses na Alemanha, a gente vê que lá a estrutura é um pouco maior, com mais bancadas de trabalho. Eles só não têm a versatilidade que temos aqui”, compara Antonio Carlos.

Para aproximar as empresas desses alunos bem qualificados, a Facens investiu ainda na realização de um Sistema de Gestão de Estágio, que divulga oportunidades de estágio, mas também de trabalho efetivo. Mas o networking continua com professores que são trazidos do mercado e fomentam essa ponte entre a academia e as empresas. Há também o IPEAS, instituto de pesquisa onde os alunos com esse interesse podem exercer sua vocação. Sem falar, mais uma vez, dos próprios centros de inovação da Facens, que ajudam a dar visibilidade à excelência das ideias e dos trabalhos realizados pelos alunos.

O Vestibular Facens 2020 está com as inscrições abertas. Clique aqui e confira a lista de cursos oferecidos e também os demais detalhes do processo seletivo.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Santa Casa de SP abre inscrições para o Vestibular 2023

Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos no Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Publicado

em

por

Santa Casa abre inscrições para o Vestibular de Vagas Remanescentes 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. O prazo final para as inscrições é 29 de setembro. A realização do Vestibular 2023 está sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

Santa Casa Vestibular 2023

Medicina é o curso que a FCMSCSP oferece mais vagas: 180, sendo seguido pelos cursos de Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, com 100 vagas em cada; Enfermagem, com 80 vagas, e Fonoaudiologia, com 50 vagas. Do total de 510 vagas oferecidas no Vestibular 2023, 155 são direcionadas a alunos de baixa renda disponibilizando bolsas de até 100% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Universidade São Judas Tadeu lança mais de 100 cursos de educação a distância (EAD)

A instituição investiu na criação de aulas e material didático exclusivo para os estudantes do ensino digital

Publicado

em

por

Universidade São Judas Tadeu abre inscrições para vestibular digital

A Universidade São Judas Tadeu implementou novo modelo de educação a distância. Com enfoque na sinergia entre estudante e educadores, a instituição investiu na criação de aulas e material didático exclusivo para os estudantes do ensino digital. Ao todo, 100 cursos são oferecidos a partir do segundo semestre de 2022.

São Judas EAD

Os cursos serão ministrados com metodologias estruturadas com o que há de mais atual no mercado de trabalho, além da tradicional qualidade de ensino oferecida há mais de 50 anos pela instituição. Com isso, a São Judas espera atender plenamente os estudantes e capacitá-los para enfrentar os desafios do futuro profissional.

O ensino digital prevê também um período de horas/aula destinadas a plantão de dúvidas e interação com os educadores, por meio da plataforma. Desta forma, o aluno tem as suas particularidades atendidas e os docentes podem personalizar a jornada de acordo com cada estudante.

A instituição contará também com polos educacionais que serão voltados para atividades pedagógicas, como aulas práticas e aplicação de avaliações. Além disso, os alunos terão acesso a bibliotecas, salas de aula e laboratórios para apoiá-lo em sua jornada de estudos.

Com a nova modalidade de ensino, a instituição alia a flexibilidade da educação a distância e valor acessível com um portfólio de cursos de excelência acadêmica, tradicionalmente já conhecidos à população, além de contar corpo docente extremamente qualificado e a melhor infraestrutura.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Cadernos de prova do Enem 2022 já estão prontos, diz presidente do Inep

Os cadernos de provas da edição deste ano do Enem já foram montados em ambiente seguro e as mídias digitais já estão prontas para impressão

Publicado

em

por

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

Os cadernos de provas da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram montados em ambiente seguro e as mídias digitais já estão prontas para serem enviadas para a gráfica nesta semana. Quem antecipou as informações foi Carlos Moreno, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em entrevista para o programa A Voz do Brasil da última sexta-feira (5).

O presidente do Inep lembrou as datas de realização das provas: 13 e 20 de novembro para o público em geral e 10 e 11 de janeiro para a população privada de liberdade.

Novidades

Neste ano, tanto a edição impressa quanto a digital do Enem serão realizadas no mesmo dia. “Com os mesmos itens e com o mesmo tema de redação”. Dentre as novidades nesta edição, está a possibilidade de os candidatos apresentarem documentos digitais no dia das provas, como o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e o RG digital como documentos válidos. No entanto, só serão aceitos documentos apresentados em seus respectivos aplicativos, como o Gov.Br. Imagens de tela não serão aceitas.

Os protocolos contra a covid-19 se mantêm. Entre eles, a alocação dos estudantes nas salas de aula com distanciamento; o uso de máscara por parte dos aplicadores, fiscais e coordenadores e a higienização de ambientes. “Nós recomendamos que cada participante leve o seu próprio kit de proteção”, disse.

Segundo Moreno, o Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior pois dá acesso a iniciativas como o Fundo de Financiamento da Educação (Fies), o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a Lei de Cotas. “O Enem ancora essas políticas públicas já consolidadas”, diz.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo