Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Natura e Compasso anunciam parceria com Universidade da Amazônia para conceder bolsas a estudantes de tecnologia

Alunos da UNAMA serão selecionados para complementar formação visando o desenvolvimento de projetos digitais voltados à sustentabilidade

Publicado

em

UNAMA realiza Vestibular Tradicional com questões do Enem

A Compasso, que oferece serviços de tecnologia voltados à transformação digital das empresas, anuncia, em conjunto com a Natura, multinacional de cosméticos que integra o grupo Natura &Co, parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA). A iniciativa irá oferecer bolsas a estudantes de tecnologia para fazerem parte do programa Compasso Academy, nesta sua primeira edição em Belém do Pará.

O Compasso Academy é desenvolvido há sete anos, com mais de 30 instituições em todo o país, e tem como principais objetivos compartilhar conhecimento em Tecnologia para formação de talentos para o mercado, fomentar o mercado regional de TI próximo às instituições de ensino e reforçar vínculos com o meio acadêmico. Os estudantes selecionados recebem uma formação complementar à sua formação acadêmica, durante 3 a 5 meses, dependendo da trilha de conhecimento, além de um incentivo no formato de uma bolsa-estudo.

O programa é voltado a alunos de qualquer semestre dos cursos ligados a Tecnologia dessas instituições. Nesta primeira edição serão contemplados 20 bolsistas, divididos em grupos de estudo, que participarão, de forma 100% remota, de trilhas de aprendizado prático por meio de conteúdos gravados (assíncronos) e mentorias ao vivo com profissionais da Compasso. O objetivo é preparar os candidatos para o desafio de desenvolver um projeto digital, com tema escolhido pela Natura, ligado à sustentabilidade. Ao final do período, os alunos que mais se destacarem serão convidados a trabalhar, com contração no regime CLT, na Compasso ou em empresas do grupo Natura &Co, formado pelas marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

De acordo com Gil Torquato, CEO da Compasso, a empresa investirá, só no ano de 2021, aproximadamente R$ 2 milhões neste programa, que é a mais importante porta de entrada de talentos da empresa. “Esta nossa iniciativa visa ajudar a desenvolver o mercado de Tecnologia, que historicamente enfrenta defasagem de mão de obra qualificada. Cerca de seis em cada dez estudantes são contratados ao final do programa. Hoje, grande parte dos mais de 2 mil colaboradores da Compasso chegaram por meio dos nossos programas de formação, como o Compasso Academy, que agora contará pela primeira vez com o envolvimento direto de um dos nossos principais clientes, a Natura, uma das empresas brasileiras que mais investem em tecnologia atualmente”, afirma.

“Para nós do grupo Natura &Co a inovação só é possível se gera impacto positivo. Através da inovação, encontramos formas de alcançar nossos objetivos, viabilizamos soluções e nos preparamos para cenários adversos. Afinal, inovar não se trata apenas de criar novidades tecnológicas, mas quebrar paradigmas e propor soluções criativas que gerem retorno para a sociedade, atendendo a necessidades reais. Por isso, acreditamos e contribuímos para gerar experiencias de aprendizado que não só permitam a aproximação de novos talentos com nossas necessidades, mas que também promovam o engajamento dessas novas gerações com seu potencial transformador diante de desafios urgentes da sociedade, como a inequidade, saúde, educação, inclusão, e do meio ambiente, como as mudanças climáticas, o combate ao desmatamento, redução da emissão de gases de efeito estufa, ou a diminuição do consumo de água e de energia” ressalta Agenor Leão, Vice-presidente da Plataforma de Negócios Natura &Co América Latina. “Acreditamos que entre mais pessoas e empresas se somem a essa visão, juntos tornaremos possíveis as mudanças para o mundo em que queremos viver”, complementa o executivo.

O anúncio dos selecionados será feito no dia 21 de junho, para início na primeira semana de julho.

Para mais informações sobre a Compasso e o programa Compasso Academy, acesse https://compassouol.com.

RECOMENDAMOS

Destaque

Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis

O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Publicado

em

por

Enem 2024

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.

Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.

O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.

Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Verificação

Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.

Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.

Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.

De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.

Treineiros

Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.

O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.

De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.

Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.

Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uerj recebe pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular Estadual Uerj 2021 - Prova 18/07/21

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Confira as condições e a documentação exigida no Edital de isenção, disponível no portal do Vestibular.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, o candidato deverá:⁣

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional vigente;

b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 2026

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/03/2025

Procedimentos de inscrição: 15/04 a 06/05/2025

Palestra do livro: 27/05/2025

Data da prova: 08/06/2025

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Univesp 2025 aceita inscrições até 7/4

O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.

O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

RECOMENDAMOS

Continue lendo