O que cai de Filosofia e Sociologia no ENEM?
Professores do Maximize dão dicas sobre os temas mais cobrados e também orientações para a prova do ENEM
Há exatos dez anos (julho de 2006), aconteceu a aprovação do Parecer n°38 do CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica), que dispôs sobre a obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo do Ensino Médio. Dois anos depois, em junho de 2008, foi finalmente sancionada a Lei 11.684, que o texto do Artigo 36 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), instituindo a obrigatoriedade dessas duas disciplinas.
Filosofia e sociologia compunham o currículo escolar até 1971, quando foram extintas pelo governo militar e substituídas pela disciplina de Educação Moral e Cívica. Portanto, o processo de restabelecimento dessas disciplinas na grade escolar, ocorrido na última década, representa uma luta importantíssima do regime democrático. Conforme colocado por Caio Costa, professor de Sociologia do Cursinho Maximize, “a inserção dessas duas disciplinas permite a discussão de temas que damos por naturalizados na nossa sociedade. Ao levantarmos o véu da realidade, entendemos as estruturas e os mecanismos que geram nossa sociedade e nossa cultura. Só conseguimos levantar esse véu com a construção de um senso crítico e as disciplinas de sociologia e filosofia nos dão instrumentos para fazer isso”. Alexandre Linares, também professor de Ciências Humanas do Cursinho Maximize, lembra que “a introdução da sociologia e da filosofia no Ensino Médio é produto de uma enorme luta de educadores para ampliação do currículo para a reflexão filosófica e social. Poder entrar em debates sobre a razão e o ser social em sala de aula, sobre o funcionamento da sociedade e os problemas que enfrentamos, é um avanço enorme”.
Logo após a sanção da Lei, em 2008, o MEC divulgou as alterações no formato do modelo do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que já vinha numa trajetória de crescimento em termos de quantidade de alunos avaliados e também de possibilidades de uso da nota. A nova matriz de competências e habilidades do Exame, que passou a valer a partir de 2009 (“Novo ENEM”), passou a valorizar ainda mais as temáticas ligadas à sociologia e filosofia. “O ENEM de certa forma funcionou como um pé-de-cabra para forçar a introdução curricular destes assuntos. Isso foi extremamente positivo. De temas da redação a inúmeras questões de humanas que vão da Grécia Clássica à Revolução Industrial, a filosofia e a sociologia se encontram no aprendizado e na formação do cidadão”, coloca Linares.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
De 2009 até agora, já vimos uma quantidade bastante grande de questões de filosofia e sociologia serem cobradas no Exame. Muitas vezes uma mesma questão aborda um tema que é discutido em mais de uma disciplina, como história e filosofia ou geografia e sociologia, por exemplo. Como lembra Linares, as questões da prova de ciências humanas e suas tecnologia buscam ser interdisciplinares. Mesmo com a transição do tipo da prova nos últimos anos (ela tem se tornado mais conteudista desde a saída de Fernando Haddad do MEC), os assuntos abarcados pela filosofia e sociologia estão fortemente presentes. Mesmo a última proposta de redação, cujo tema foi a persistência da violência contra a mulher, trouxe um debate fundamental da sociologia e antropologia, o entendimento das raízes do machismo na cultura humana. Para além dos conteúdos próprios discutidos nessas duas disciplinas, as capacidades cognitivas de reflexão, comparação, análise, crítica, entre outras, desenvolvidas pelo estudo dessas disciplinas, contribuem para uma melhor compreensão e desempenho nas outras disciplinas e áreas do conhecimento também. O professor Caio ressalta que “o aluno que estuda sociologia e filosofia possui a vantagem de perceber as discussões que estão por trás das questões de Humanidades. Por exemplo, uma questão que discute o papel do Estado em um processo histórico específico, será mais facilmente acertada por um aluno que tenha entendido as propostas clássicas, absolutistas, liberais e marxistas sobre esse papel”.
Portanto, está mais do que claro que o vestibulando precisa olhar para a filosofia e para a sociologia com mais atenção do que nunca e, assim, além de melhorar sua postura como cidadão, conseguirá alcançar uma pontuação maior no ENEM.
Porém, como as disciplinas são relativamente novas, muitas vezes o estudante fica um pouco perdido e não sabe por onde começar. Por isso pedimos, para os professores do Maximize, dicas de estudo, dicas sobre os temas mais cobrados e também orientações para a prova. Confira abaixo essas informações valiosas!
SOCIOLOGIA NO ENEM
Prof. Caio Costa
Que dica você daria para quem vai começar a estudar Sociologia agora? Por onde começar?
O entendimento em sociologia é maior a partir da leitura, é ela que permite a reflexão durante o aprendizado. Eu sugiro o livro “Um toque de Clássicos” de Tânia Quintaneiro para um primeiro contato com a sociologia.
Quais são os temas mais frequentes da disciplina de Sociologia na prova?
O ENEM cobra a sociologia em três eixos. O primeiro é o da identidade cultural e dos movimentos sociais, como os grupos sociais interagem dentro da sociedade e como a transformam. O segundo é sobre democracia e formação do estado. A prova cobra, muitas vezes, que o aluno saiba como o Estado brasileiro é formado e como os direitos são dispostos, o conhecimento da estrutura política nacional e suas influências é fundamental. O terceiro é o mundo do trabalho e da produção, como a configuração econômica tem impacto em nossa sociedade. Além das questões puramente de sociologia, existem as interdisciplinaridades. A sociologia pode aparecer nas questões de História, Geografia ou Literatura, uma vez que ela propõe um método científico de análise da sociedade. Ainda, o conhecimento em sociologia pode ser cobrado indiretamente na redação. Por exemplo, os últimos temas da redação poderiam ser tratados com abordagem sociológica. Na prova do ano passado, por exemplo, cuja tema de redação era a persistência da violência contra a mulher, o aluno poderia falar sobre o feminismo como movimento social, o papel da mulher na sociedade contemporânea ou a violência estrutural contra a mulher.
Quais são os autores mais cobrados nas questões de Sociologia do ENEM?
Os autores mais cobrados em sociologia são os três clássicos: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Eles aparecem de maneira direta ou indireta, já que é a partir de seus estudos e conceitos que os trabalhos dos outros sociólogos se desenvolvem.
Quais livros, sites e filmes você indica para quem quer se aproximar desses temas?
Recomendo três filmes que abordam temas sociológicos de forma distinta. O Enigma de Kasper Hauser de Werner Herzog, que discute o processo de socialização, o filme Quando ela volta de Anna Muylaert, que discute o preconceito velado e as relações de trabalho no Brasil e Jimmys Hall de Ken Loach, que discute a organização popular e a influência de uma sociedade tradicional.
Recomendo a leitura do livro “1984” de George Orwell, que narra uma sociedade distópica e totalitária e o livro “A Hora da Estrela” de Clarisse Lispector, que discute as relações sociais em uma sociedade em modernização.
Os sites que recomendo são: USP ensina sociologia, feito pelo departamento de Sociologia da FFLCH/USP, que conta com produção de alunos da licenciatura em sociologia para estudantes de sociologia do ensino médio e pré-vestibular; Resumo da obra, do cientista social Rolf Amaro, que discute os textos clássicos das Humanidades utilizando trechos dos livros originais.
FILOSOFIA NO ENEM
Prof. Edmilson Bello
Que dica você daria para quem vai começar a estudar Filosofia agora? Por onde começar?
A disciplina de Filosofia, bem como a de Sociologia, está intimamente associada à de História. Portanto, o primeiro passo para um bom estudo dos pensadores e de suas ideias filosóficas é conhecer o período histórico em que se inserem. Em seguida, deve-se conhecer suas principais ideias para daí, finalmente, estabelecer as relações entre essas ideias e a sociedade de seu tempo, se elas legitimam o “status quo” ou se o questionam.
Quais são os temas e os autores mais frequentes da área de Filosofia na prova?
As provas do ENEM vêm mudando desde 2009, tornando-se mais conteudistas. Anteriormente, mesmo que o candidato não possuísse um conhecimento específico, pela leitura e intelecção do texto do enunciado, poderia encontrar a alternativa correta. Nas provas mais recentes, essa situação torna-se cada vez mais rara, embora não tenha sido totalmente abandonada. Dessa forma, é importante não só desenvolver a capacidade de intelecção de textos, mas também conhecer com um nível razoável os conteúdos mais cobrados, que são os seguintes:
a) Pré-Socráticos: o surgimento da Filosofia como explicação racional do mundo e a superação da explicação mítica;
b) Sócrates, Platão e Aristóteles: suas concepções éticas, epistemológicas (como se forma e se alcança o conhecimento) e políticas;
c) Sto Agostinho e S. Tomás de Aquino: as relações entre Fé e Razão em cada um deles;
d) Pensadores da Ciência Moderna, destacando-se Descartes, Hume, Kant e Newton;
e) Pensadores Políticos da Modernidade: Maquiavel, Hobbes e Bossuet;
f) Pensadores Políticos do Iluminismo: Locke, Voltaire, Monstesquieu e Rousseau;
g) Pensadores Contemporâneos: Hegel, Marx, Nietzsche.
Esses são os principais filósofos cobrados no ENEM, e dentro das áreas da Filosofia, um maior enfoque é dado às questões políticas e epistemológicas.
Quais livros, sites e filmes você indica para quem quer se aproximar desses temas?
Como leituras, dois excelentes livros introdutórios são “O Mundo de Sofia”, de Jostein Gaardner, e “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí.
Como sites, sugiro dois blogs e um site. São eles:
a) Blog “Filosofia no Ensino Médio”
b) Blog “Café com Filosofia” (https://filosofojr.wordpress.com/);
c) Site “Domínio Público”, que reúne textos originais, por autor, que já estejam sob domínio público.
Finalmente, alguns bons filmes que abordam questões filosóficas: Matrix, Solaris, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e Transcendence, todos de ficção científica; O Show de Truman, O Nome da Rosa, Germinal e Tempos Modernos, dentre muitos outros.
Clique aqui para ter acesso às 82 questões de Filosofia e Sociologia que já caíram no ENEM (de 2009 a 2015).
Conteúdo cedido pelo Cursinho Maximize.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:

Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI