Siga-nos!

O que cai de Filosofia e Sociologia no ENEM?

Professores do Maximize dão dicas sobre os temas mais cobrados e também orientações para a prova do ENEM

Publicado

em

Há exatos dez anos (julho de 2006), aconteceu a aprovação do Parecer n°38 do CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica), que dispôs sobre a obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo do Ensino Médio. Dois anos depois, em junho de 2008, foi finalmente sancionada a Lei 11.684, que o texto do Artigo 36 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), instituindo a obrigatoriedade dessas duas disciplinas.

Filosofia e sociologia compunham o currículo escolar até 1971, quando foram extintas pelo governo militar e substituídas pela disciplina de Educação Moral e Cívica. Portanto, o processo de restabelecimento dessas disciplinas na grade escolar, ocorrido na última década, representa uma luta importantíssima do regime democrático. Conforme colocado por Caio Costa, professor de Sociologia do Cursinho Maximize, “a inserção dessas duas disciplinas permite a discussão de temas que damos por naturalizados na nossa sociedade. Ao levantarmos o véu da realidade, entendemos as estruturas e os mecanismos que geram nossa sociedade e nossa cultura. Só conseguimos levantar esse véu com a construção de um senso crítico e as disciplinas de sociologia e filosofia nos dão instrumentos para fazer isso”. Alexandre Linares, também professor de Ciências Humanas do Cursinho Maximize, lembra que “a introdução da sociologia e da filosofia no Ensino Médio é produto de uma enorme luta de educadores para ampliação do currículo para a reflexão filosófica e social. Poder entrar em debates sobre a razão e o ser social em sala de aula, sobre o funcionamento da sociedade e os problemas que enfrentamos, é um avanço enorme”.

Logo após a sanção da Lei, em 2008, o MEC divulgou as alterações no formato do modelo do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que já vinha numa trajetória de crescimento em termos de quantidade de alunos avaliados e também de possibilidades de uso da nota. A nova matriz de competências e habilidades do Exame, que passou a valer a partir de 2009 (“Novo ENEM”), passou a valorizar ainda mais as temáticas ligadas à sociologia e filosofia. “O ENEM de certa forma funcionou como um pé-de-cabra para forçar a introdução curricular destes assuntos. Isso foi extremamente positivo. De temas da redação a inúmeras questões de humanas que vão da Grécia Clássica à Revolução Industrial, a filosofia e a sociologia se encontram no aprendizado e na formação do cidadão”, coloca Linares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

De 2009 até agora, já vimos uma quantidade bastante grande de questões de filosofia e sociologia serem cobradas no Exame. Muitas vezes uma mesma questão aborda um tema que é discutido em mais de uma disciplina, como história e filosofia ou geografia e sociologia, por exemplo. Como lembra Linares, as questões da prova de ciências humanas e suas tecnologia buscam ser interdisciplinares. Mesmo com a transição do tipo da prova nos últimos anos (ela tem se tornado mais conteudista desde a saída de Fernando Haddad do MEC), os assuntos abarcados pela filosofia e sociologia estão fortemente presentes. Mesmo a última proposta de redação, cujo tema foi a persistência da violência contra a mulher, trouxe um debate fundamental da sociologia e antropologia, o entendimento das raízes do machismo na cultura humana. Para além dos conteúdos próprios discutidos nessas duas disciplinas, as capacidades cognitivas de reflexão, comparação, análise, crítica, entre outras, desenvolvidas pelo estudo dessas disciplinas, contribuem para uma melhor compreensão e desempenho nas outras disciplinas e áreas do conhecimento também. O professor Caio ressalta que “o aluno que estuda sociologia e filosofia possui a vantagem de perceber as discussões que estão por trás das questões de Humanidades. Por exemplo, uma questão que discute o papel do Estado em um processo histórico específico, será mais facilmente acertada por um aluno que tenha entendido as propostas clássicas, absolutistas, liberais e marxistas sobre esse papel”.

Portanto, está mais do que claro que o vestibulando precisa olhar para a filosofia e para a sociologia com mais atenção do que nunca e, assim, além de melhorar sua postura como cidadão, conseguirá alcançar uma pontuação maior no ENEM.

Porém, como as disciplinas são relativamente novas, muitas vezes o estudante fica um pouco perdido e não sabe por onde começar. Por isso pedimos, para os professores do Maximize, dicas de estudo, dicas sobre os temas mais cobrados e também orientações para a prova. Confira abaixo essas informações valiosas!

SOCIOLOGIA NO ENEM

Prof. Caio Costa

Que dica você daria para quem vai começar a estudar Sociologia agora? Por onde começar?

O entendimento em sociologia é maior a partir da leitura, é ela que permite a reflexão durante o aprendizado. Eu sugiro o livro “Um toque de Clássicos” de Tânia Quintaneiro para um primeiro contato com a sociologia.

Quais são os temas mais frequentes da disciplina de Sociologia na prova?

O ENEM cobra a sociologia em três eixos. O primeiro é o da identidade cultural e dos movimentos sociais, como os grupos sociais interagem dentro da sociedade e como a transformam. O segundo é sobre democracia e formação do estado. A prova cobra, muitas vezes, que o aluno saiba como o Estado brasileiro é formado e como os direitos são dispostos, o conhecimento da estrutura política nacional e suas influências é fundamental. O terceiro é o mundo do trabalho e da produção, como a configuração econômica tem impacto em nossa sociedade. Além das questões puramente de sociologia, existem as interdisciplinaridades. A sociologia pode aparecer nas questões de História, Geografia ou Literatura, uma vez que ela propõe um método científico de análise da sociedade. Ainda, o conhecimento em sociologia pode ser cobrado indiretamente na redação. Por exemplo, os últimos temas da redação poderiam ser tratados com abordagem sociológica. Na prova do ano passado, por exemplo, cuja tema de redação era a persistência da violência contra a mulher, o aluno poderia falar sobre o feminismo como movimento social, o papel da mulher na sociedade contemporânea ou a violência estrutural contra a mulher.

Quais são os autores mais cobrados nas questões de Sociologia do ENEM?

Os autores mais cobrados em sociologia são os três clássicos: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Eles aparecem de maneira direta ou indireta, já que é a partir de seus estudos e conceitos que os trabalhos dos outros sociólogos se desenvolvem.

Quais livros, sites e filmes você indica para quem quer se aproximar desses temas?

Recomendo três filmes que abordam temas sociológicos de forma distinta. O Enigma de Kasper Hauser de Werner Herzog, que discute o processo de socialização, o filme Quando ela volta de Anna Muylaert, que discute o preconceito velado e as relações de trabalho no Brasil e Jimmys Hall de Ken Loach, que discute a organização popular e a influência de uma sociedade tradicional.

Recomendo a leitura do livro “1984” de George Orwell, que narra uma sociedade distópica e totalitária e o livro “A Hora da Estrela” de Clarisse Lispector, que discute as relações sociais em uma sociedade em modernização.

Os sites que recomendo são: USP ensina sociologia, feito pelo departamento de Sociologia da FFLCH/USP, que conta com produção de alunos da licenciatura em sociologia para estudantes de sociologia do ensino médio e pré-vestibular; Resumo da obra, do cientista social Rolf Amaro, que discute os textos clássicos das Humanidades utilizando trechos dos livros originais.

FILOSOFIA NO ENEM

Prof. Edmilson Bello

Que dica você daria para quem vai começar a estudar Filosofia agora? Por onde começar?

A disciplina de Filosofia, bem como a de Sociologia, está intimamente associada à de História. Portanto, o primeiro passo para um bom estudo dos pensadores e de suas ideias filosóficas é conhecer o período histórico em que se inserem. Em seguida, deve-se conhecer suas principais ideias para daí, finalmente, estabelecer as relações entre essas ideias e a sociedade de seu tempo, se elas legitimam o “status quo” ou se o questionam.

Quais são os temas e os autores mais frequentes da área de Filosofia na prova?

As provas do ENEM vêm mudando desde 2009, tornando-se mais conteudistas. Anteriormente, mesmo que o candidato não possuísse um conhecimento específico, pela leitura e intelecção do texto do enunciado, poderia encontrar a alternativa correta. Nas provas mais recentes, essa situação torna-se cada vez mais rara, embora não tenha sido totalmente abandonada. Dessa forma, é importante não só desenvolver a capacidade de intelecção de textos, mas também conhecer com um nível razoável os conteúdos mais cobrados, que são os seguintes:

a) Pré-Socráticos: o surgimento da Filosofia como explicação racional do mundo e a superação da explicação mítica;

b) Sócrates, Platão e Aristóteles: suas concepções éticas, epistemológicas (como se forma e se alcança o conhecimento) e políticas;

c) Sto Agostinho e S. Tomás de Aquino: as relações entre Fé e Razão em cada um deles;

d) Pensadores da Ciência Moderna, destacando-se Descartes, Hume, Kant e Newton;

e) Pensadores Políticos da Modernidade: Maquiavel, Hobbes e Bossuet;

f) Pensadores Políticos do Iluminismo: Locke, Voltaire, Monstesquieu e Rousseau;

g) Pensadores Contemporâneos: Hegel, Marx, Nietzsche.

Esses são os principais filósofos cobrados no ENEM, e dentro das áreas da Filosofia, um maior enfoque é dado às questões políticas e epistemológicas.

Quais livros, sites e filmes você indica para quem quer se aproximar desses temas?

Como leituras, dois excelentes livros introdutórios são “O Mundo de Sofia”, de Jostein Gaardner, e “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí.

Como sites, sugiro dois blogs e um site. São eles:

a) Blog “Filosofia no Ensino Médio”

b) Blog “Café com Filosofia” (https://filosofojr.wordpress.com/);

c) Site “Domínio Público”, que reúne textos originais, por autor, que já estejam sob domínio público.

Finalmente, alguns bons filmes que abordam questões filosóficas: Matrix, Solaris, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e Transcendence, todos de ficção científica; O Show de Truman, O Nome da Rosa, Germinal e Tempos Modernos, dentre muitos outros.

Clique aqui para ter acesso às 82 questões de Filosofia e Sociologia que já caíram no ENEM (de 2009 a 2015).

Conteúdo cedido pelo Cursinho Maximize.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

UFU divulga novas datas do Vestibular 2024/2

Aplicações de provas das 1ª e 2ª fases do processo seletivo serão, respectivamente, nos dias 25 de agosto e 29 de setembro

Publicado

em

por

UFU Vestibular 2022 2º semestre

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou nesta segunda-feira (22/7), no Portal de Seleção, da sua Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), a retificação do edital do Vestibular UFU 2024/2 – que estava suspenso desde o último dia 10 de maio, por conta das greves dos servidores técnico-administrativos da instituição.

Vestibular UFU 2024/2

Mais de 24 mil candidatos estão com inscrições homologadas. Segundo o documento, não haverá abertura de novas inscrições, porém será possível desistir de participar do vestibular e solicitar o reembolso do valor pago na taxa de inscrição, R$ 117,00. Para tal o vestibulando deverá manifestar este interesse, no periodo de 29 de julho e 2 de agosto.

Provas e novo cronograma

O processo seletivo do Vestibular UFU 2024/2 é composto por duas fases principais. A primeira fase consiste em questões objetivas, enquanto a segunda fase inclui questões discursivas, juntamente com uma prova de Redação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As questões das provas abordarão as seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Os conteúdos programáticos estão disponíveis para consulta.

Confira, abaixo, todas as datas do novo cronograma:

De 29/07 a 02/08: solicitação de ressarcimento;

05/08: relação candidato/vaga;

05/08: deferimento das inscrições;.

14/08: disponibilização da Ficha do Candidato;

14/08: divulgação do resultado da solicitação de Atendimento Especializado e(ou) Específico;

25/08: Aplicação das Provas da 1ª Fase – início previsto para as 10h e término previsto para 15h30;

Até 27/08: recursos contra quaisquer ações da UFU durante a realização das provas da 1ª Fase;

26/08 (até as 11h): divulgação do gabarito oficial preliminar da 1ª Fase;

Das 11h de 26/08 até 28/08: contestação ao gabarito preliminar;

03/09/2024: divulgação do gabarito oficial definitivo da 1ª Fase;

04/09/2024: divulgação das contestações e respectivas respostas;

Até as 11h de 09/09: divulgação das imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas da 1ª Fase e as notas obtidas por todos os candidatos na Prova Objetiva;

Das 11h de 09/09 até as 11h de 11/09: recursos contra as notas obtidas na prova objetiva (EB);

13/09: divulgação dos recursos e respectivas respostas contra as notas obtidas (EB);

13/09: divulgação da relação dos candidatos classificados para a 2ª Fase;

20/09: disponibilização da Ficha do Candidato;

29/09: Aplicação das Provas da 2ª Fase – início previsto para as 10h e término previsto para 15h30;

Até 01º/10: recursos contra quaisquer ações da UFU durante a realização das provas da 2ª Fase;

02/10 (a partir das 16h): divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas;

Das 16h de 02/10 até as 16h de 04/10: contestações contra os gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas;

10/10/2024: divulgação das contestações recebidas aos gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas e respectivas respostas;

10/10/2024: divulgação do gabarito oficial definitivo das questões discursivas;

Até as 16h de 21/10: divulgação das imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas das questões discursivas e da Redação e as notas obtidas pelos candidatos classificados para a correção das Provas Discursivas;

De 21/10 a 23/10: recursos contra as notas obtidas pelos candidatos classificados para a correção das Provas Discursivas e de Redação;

29/10: respostas aos recursos;

04/11: divulgação da Classificação Geral e disponibilização do Boletim de Desempenho.

Todos documentos do Vestibular UFU 2024/2 podem ser ser acessados em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1481.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular de Medicina Anhembi Morumbi está com inscrições abertas

O vestibular de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi oferece 320 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.

Publicado

em

por

Universidade Anhembi Morumbi promove Experience Day

A Universidade Anhembi Morumbi recebe inscrições para o Vestibular específico para ingresso no curso de Medicina.

Vestibular de Medicina Anhembi Morumbi

São oferecidas 320 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, com a seguinte distribuição:

Piracicaba
Av. Rio das Pedras, 1601 – Pompéia, CEP: 13425-380, Piracicaba/SP
70 vagas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

São José dos Campos
Av. Dep. Benedito Matarazzo, 4.050, Jardim das Colinas, CEP: 12230-002, São José dos Campos/SP
100 vagas

São Paulo
Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, Mooca, CEP: 03101-001, São Paulo/SP
150 vagas

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro, pode meio do site da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br.

Todos os detalhes sobre as etapas do processo seletivo estão no edital.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Fatecs divulgam resultado das matrículas da primeira chamada do Vestibular

. O candidato que tiver o pedido indeferido poderá corrigir a documentação amanhã (23), no mesmo sistema.

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

A partir das 15 horas desta segunda-feira (22), estará disponível para consulta o resultado das matrículas da primeira chamada do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), no sistema em que foi feita a inscrição. O candidato que tiver o pedido indeferido poderá corrigir a documentação amanhã (23), no mesmo sistema.

As Fatecs disponibilizam computador com acesso à internet para os interessados. Perderá o direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos. As orientações sobre o procedimento também estão disponíveis no Manual do Candidato e na Portaria.

Documentação

Para efetuar a matrícula é preciso enviar pelo sistema remoto, via upload, nos formatos PDF, JPEG ou PNG, os seguintes documentos:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
Documento de Identidade com foto, dentro da validade. Ex.: RG;
CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.

Caso o requerente pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior, deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada, bem como histórico escolar da instituição de origem. Para apresentar documentos em língua estrangeira, é preciso enviá-los vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem, devidamente acompanhados da respectiva tradução oficial.

É de responsabilidade do candidato realizar o upload de todos os documentos no sistema de matrícula online, dentro do prazo estabelecido no cronograma.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo