Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

O que pode cair no 2º dia de provas do Enem 2019

Professores da área de Exatas do Galois dão dicas sobre o que estudar na reta final do exame

Publicado

em

Enem 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio

No próximo domingo, 10/11, acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, com a realização das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. Nesta reta final, nada como dicas preciosas para relembrar pontos importantes das matérias e se preparar para fazer o concurso com segurança.

Os professores de Física, Química, Biologia e Matemática do Colégio Galois separaram conteúdos relevantes que valem uma revisão nesses últimos momentos. Confira:

Enem 2019 – Dicas para a Prova 10/11

Matemática

O professor do Galois Daniel Wanzeller lembra que prova de Matemática do Enem tem abordado diversos assuntos, entre eles análise combinatória, probabilidade, estatística, geometria plana (circunferência, círculo, semelhança de triângulos), geometria espacial – principalmente prismas e pirâmides – equações, trigonometria do triângulo retângulo, funções de 1º e 2º graus, logaritmos e, em especial, grandezas proporcionais e porcentagem. “Esses dois últimos assuntos têm grande importância devido à quantidade de questões nas provas, em diferentes níveis de dificuldade. Em porcentagem, por exemplo, o candidato deve saber que ela representa um número que se refere a algum outro valor. Por isso, ele deve prestar muita atenção na interpretação do texto, pois a prova costuma tentar confundir o candidato. Na hora de estudar, é importante que o aluno sempre identifique a quem a porcentagem se refere, em cada um dos exercícios. Essa informação está sempre no texto da questão”. Além desses conteúdos, Wanzeller chama atenção para a Matemática Financeira, matéria presente nos últimos dois anos. “É bom ficar atento a como funciona o pagamento a prazo e em parcelas”, observa.

Física

Para um bom resultado na prova de Física, segundo o professor Marcus Vinicius, do Colégio Galois, é importante atenção especial ao enunciado das questões apresentadas, gráficos e contextos relacionados ao cotidiano. “As aplicações de Hidrostática e eletromagnetismo no cotidiano também são bem pertinentes na prova do Enem e caem com uma certa frequência. Por isso é interessante que o aluno faça uma revisão em temas como Princípio de Arquimedes, Princípio de Pascal e indução eletromagnética”, afirma Marcus.

Ele chama atenção ainda para o tema “energia”, que permeia várias frentes da Física, tais como: Termologia, Dinâmica, Ondulatória e Eletrodinâmica, entre outras. “Podemos destacar a Eletrodinâmica e a Ondulatória como dois assuntos de grande incidência nas últimas provas. Em Eletrodinâmica, os circuitos elétricos simples e o conceito de Potência Elétrica devem ser bem estudados pelos candidatos. Já em Ondulatória a parte sobre os Fenômenos Ondulatórios tem sido figurinha certa nessa coleção”, aposta.

Química

O professor Euclides Chacon, coordenador de Química do Colégio Galois, lembra que as questões do Enem exigem do aluno interpretação e propostas de intervenção para situações problemas. Porém, na Química ainda há questões que cobram o conteúdo puro e seco, assemelhando-se aos vestibulares tradicionais. “Os assuntos de Química que aparecem com maior frequência nas provas do Enem são Química Ambiental, Estequiometria, Termoquímica e Química Orgânica (identificação de funções e isomeria)”, destaca Chacon.

Biologia

Para Francisco Otaviano Nery – o Chico – professor de Biologia do Colégio Galois, é importante uma preparação com ênfase em Ecologia, Fisiologia Humana, Evolução, Citologia e Genética. “Minha que aposta ainda é na preparação mais completa, sem muita profundidade, mas conhecendo bem os conceitos básicos que possibilitam fazer uma inter-relação entre as várias áreas da Biologia”, ressalta. “Saúde Pública sempre é importante, reconhecendo as principais características das parasitoses que afetam humanos. Botânica e Zoologia têm sido cobradas, associadas a outros conteúdos. Neste assunto, é importante o reconhecimento dos principais grupos animais e vegetais”, afirma.

Em Ecologia, o professor alerta que os ciclos biogeoquímicos – como o ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio – estão caindo em várias questões do Enem e merecem atenção. “Eles são importantes processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem e interação desses elementos com o meio ambiente e seres vivos, permitindo o funcionamento adequado de um ecossistema. Desta forma, é muito importante compreender bem esses ciclos, seus desdobramentos, aplicações e envolvimento nos impactos ambientais. Atenção ao ciclo do carbono, que está sendo muito cobrado na parte de aquecimento global e biocombustíveis, e ao do nitrogênio, que aparece muito em questões relacionadas à agricultura, como rotação de culturas e adubação verde”, explica.

Chico destaca ainda que vale uma revisão na parte da Genética. “É frequente que caiam questões principalmente de Genética Molecular. A interpretação do que é um gene, como funciona e como se expressa, as alterações que você pode propiciar modificando esse gene com inúmeros objetivos, como no caso da produção de transgênicos, medicamentos e criação de novos organismos. Tudo isso vem sendo abordado. O Enem sempre cobra essa parte, que envolve a aplicação de conhecimentos básicos de genética molecular. Não é tanto o processo em si, mas é preciso ter o conhecimento para interpretar corretamente a situação apresentada”, finaliza.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Terminam amanhã (7) as inscrições para o Novo Vestibular da PUC-Campinas

No Novo Vestibular de Inverno da PUC-Campinas os candidatos podem ingressar usando a nota do Enem ou participando da prova presencial

Publicado

em

por

A PUC-Campinas acaba de abrir uma nova oportunidade para quem deseja começar a graduação ainda este ano, em uma das melhores universidades do mundo.

Novo Vestibular de Inverno PUC-Campinas

No Novo Vestibular de Inverno da PUC-Campinas os candidatos podem ingressar usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou participando da prova presencial no dia 10 de agosto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto. Clique aqui para mais informações!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas 2022 vão até 19/8

As vagas são destinadas aos cursos em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Poços de Caldas e Serro e pela PUC Minas Virtual.

Publicado

em

por

Vestibular Medicina PUC Minas 2022

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, referente ao segundo semestre de 2022, estão abertas até 19 de agosto, pelo sistema da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou pelo sistema de prova (Redação).

São vários cursos e turnos em oferta. As vagas são destinadas aos cursos de graduação ministrados nos campi de Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Betim, Contagem, no interior, em Poços de Caldas e Serro e pela PUC Minas Virtual.

Também continua aberto, até 19 de agosto, processo de matrícula de obtenção de novo título, transferência externa e reabertura de matrícula.

Outras informações em pucminas.br/vestibular.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UniSul realiza vestibular de Medicina em Palhoça e Tubarão

No total, serão disponibilizadas 230 vagas de Medicina na Unisul, sendo 128 para o campus de Palhoça e 102 para Tubarão, em Santa Catarina.

Publicado

em

por

Vestibular Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Estudantes interessados em ingressar no curso de Medicina da UniSul no ano que vem já podem se inscrever no vestibular. A prova, com fase on-line e presencial, será realizada mediante cadastro no site da instituição e pagamento de taxa até o dia 29 de setembro. No total, serão disponibilizadas 230 vagas, sendo 128 para o campus de Palhoça e 102 para Tubarão, em Santa Catarina.

Veja aqui outros vestibulares de Medicina com inscrições abertas.

O vestibular da UniSul será divido em duas etapas, cujos pontos obtidos em ambas serão somados para classificação. A primeira fase, não eliminatória e feita totalmente on-line, tem como objetivo verificar os candidatos que demonstram afinidade com os valores e missão da instituição e com a metodologia utilizada. Nela, será avaliado o nível de conhecimento do curso, além da proficiência da língua inglesa ou espanhola. O candidato deverá ainda apresentar um vídeo em discorrerá sobre um tema pré-definido e a participação em uma atividade para resolução de situação clínica de baixa complexidade. Cada atividade conta com prazos especificados no edital do vestibular.

Já a segunda etapa, eliminatória e classificatória, será dividida em duas provas e tem data prevista para o dia 23 de outubro, das 13h às 18h, presencialmente no campus Pedra Branca ou Tubarão. A primeira avaliação contém questões discursivas de Biologia e Química, além de uma redação, e a outra é composta por questões objetivas de Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo