Lista de espera do Sisu - Datas do Sisu - inscrições, nota de corte e resultado

O Sisu foi cancelado? Não, mas terá mais dois dias de inscrições

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estará com as inscrições abertas a partir de hoje (21). O Sisu foi cancelado? Não, mas terá mais dois dias de inscrições

Por conta das falhas ocorridas na correção de algumas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos terão mais dois dias para realizar suas inscrições.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: https://sisu.mec.gov.br

Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição no processo seletivo é preciso informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.

Nota de corte do Sisu

Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga na página do Sisu as notas de corte, que são as menores para os candidatos ficarem entre os selecionados na modalidade escolhida. A nota de corte é calculada com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Ela não garante que o estudante seja selecionado.

É possível alterar as opções de curso feitas até o final do período de inscrição. O Sisu considera válida a última opção registrada pelos estudantes.

Quero Bolsa oferece simulador de notas de corte do Sisu

O Quero Bolsa criou o Simulador de Notas de Corte do Sisu para ajudar o candidato a localizar as faculdades que oferecem o curso desejado e a nota de corte para o ingresso. Na ferramenta, é possível acompanhar a variação da nota nos últimos anos e as médias por estado. Clique aqui e calcule agora!

Reservas de vagas

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu oferecem vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam ainda uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

No momento da inscrição, o participante deve optar por uma dessas modalidades, de acordo com o seu perfil. Os estudantes concorrem apenas com os demais candidatos que fazem a mesma opção, seja pela ampla concorrência ou por alguma política afirmativa. O sistema selecionará, entre eles, os que obtiveram as melhores notas no Enem de 2019.

Cronograma

De acordo com o cronograma atual, as inscrições para o Sisu podem ser feitas de 21 a 26 de janeiro. No dia 28 de janeiro será divulgado o resultado da seleção. Os estudantes que forem aprovados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera. O prazo para se candidatar é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas próprias instituições de ensino, entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

Tags: