Destaque
Objetivo promove 3 grandes lives para vestibulandos nesta semana
Os canais oficiais do Objetivo no Facebook, Youtube e LinkedIn trarão três grandes lives votadas aos vestibulandos nesta semana.

Os canais oficiais do Objetivo no Facebook, Youtube e LinkedIn trarão três grandes lives votadas aos vestibulandos nesta semana.
Em 4 de agosto, às 21h, será realizada a live “Como a Geografia é cobrada nos vestibulares”. Conduzida por Eduardo Britto, professor de Geografia do Curso e Colégio Objetivo, a apresentação vai mostrar ao estudante o quanto é importante saber interpretar (em vez de decorar), analisar e compreender um texto científico ou jornalístico, um mapa, uma charge, um gráfico ou uma tabela, e estar muito bem informado para as provas de vestibular.
A Geografia passou por uma importante evolução nas últimas décadas. Antes, o vestibulando tinha que saber, por exemplo, o número de habitantes de um país, enquanto hoje deve entender as causas e as consequências de a população aumentar ou diminuir; se antes decorava quais eram os afluentes do Rio Amazonas, hoje quem vai prestar o vestibular precisa entender a importância da Bacia Amazônica. Ou seja, não basta saber, é preciso compreender e interpretar.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Essas mudanças, o planejamento de estudos, a importância das contextualizações e interdisciplinaridades, como ficará o conteúdo de Geografia nesse momento de pandemia nos vestibulares são alguns dos temas que serão abordados por Britto, mediados por Silvia Vinhas, jornalista e apresentadora do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.
Já em 5 de agosto, às 16h, João Batista do Porto Neves Júnior (Coronel Porto), professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e chefe da Seção do Vestibular da instituição, falará aos internautas sobre o “Vestibular ITA 2021”: inscrições, provas, fases, cursos oferecidos, número de questões e de vagas e localidades em que será aplicada a prova estão entre os pontos a serem apresentados.
A live será mediada por Eduardo Figueiredo e Vera Lúcia Antunes, coordenadores pedagógicos do Curso e Colégio Objetivo.
Por fim, em 6 de agosto, às 21h, dia em que o mundo relembra com tristeza a tragédia ocorrida em Hiroshima, o Prof. Ricardo Felipe Di Carlo, da disciplina de História, trará ao público a live “75 anos das bombas de Hiroshima e Nagasaki”. Ele vai contar como tudo aconteceu naquela manhã ensolarada de 6 de agosto de 1945, quando os Estados Unidos explodiram a bomba atômica Little Boy na cidade, resultando na morte imediata de 70 mil pessoas e cerca de 200 mil até o final daquele ano.
Três dias depois, foi a vez de Nagasaki chorar pela morte de 50 mil pessoas, ocasionada pela explosão da bomba atômica Fat Man. Até o fim de 1945, Nagasaki contabilizou quase 80 mil perdas. A tragédia levou à rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.
A live terá mediação de Silvia Vinhas, jornalista e apresentadora do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.
Nem pense em perder. Acesse um destes canais e assista à todas as lives:
https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/ ou
https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial ou
https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.
A segunda chamada sairá em 28 de julho.
Sobre o Prouni 2025/2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026
Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.