Notícias dos Vestibulares e Enem
Objetivo tem novas lives nos dias 13 e 14 de abril
Nos dias 13 e 14 de abril, o Curso e o Colégio Objetivo trazem aos internautas duas lives muito interessantes.

Nos dias 13 e 14 de abril, o Curso e o Colégio Objetivo trazem aos internautas duas lives muito interessantes. A primeira delas será “Foco no vestibular: como organizar seu estudo com material do Objetivo”, e acontece no dia 13 de abril, às 19h.
O Prof. Giuseppe Nobilione, coordenador Pedagógico e de Matemática do Objetivo, trará ao vestibulando a temática da importância de um material didático apropriado para quem vai prestar o vestibular, tendo em vista tratar-se de mais um instrumento nas aprovações.
Especificamente ao Objetivo, ele contará em que medida os cadernos de atividades, os de exercícios e tarefas, os livros da Coleção Objetivo, as análises das obras clássicas de literatura e os folhetos do Laboratório de Redação exercem papel preponderante para o sucesso nos exames.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Explicará que é necessário concentrar de maneira didática, dirigida e organizada todo o programa do Ensino Médio, de forma que o estudante não necessite consultar nenhum outro material, economizando, com isso, seu tempo e proporcionando-lhe confiabilidade e segurança. No Objetivo, os autores são os próprios coordenadores e professores. Os mestres trazem a experiência da sala de aula para o material, sabem quais são os pontos que geram mais dúvidas, o tempo demandado para resolver os exercícios que são, inclusive, extraídos dos vestibulares. “O aluno fica familiarizado com o que é cobrado nas provas. Tudo é estruturado de forma a que se alcancem excelentes resultados “, complementa o coordenador.
No dia seguinte (14), às 21h, o Prof. Dany Ribeiro – coordenador de Artes do Ensino Médio no Colégio Objetivo, professor de Linguagem Arquitetônica no Curso Objetivo e de Publicidade e Jornalismo na UNIP – trará um assunto atualíssimo diante da pandemia: o “Espaço digital na Arquitetura Contemporânea”.
Ribeiro explicará que, com a chegada do Coronavírus, o espaço arquitetônico conhecido como moradia passou a ser também digital. E é exatamente isso: com a pandemia, nossos visitantes vêm compartilhar de nossas companhias pelas redes virtuais. O assunto é rico e interessante para reflexão, beirando até um conteúdo filosófico, já que a casa de uma pessoa reflete seu jeito de ser, suas preferências, sua personalidade e deve, por conceito, contemplar conforto, funcionalidade e estética.
Neste sentido, a arquitetura digital vem para somar aos conhecimentos arquitetônicos, na medida em que a tecnologia se faz presente para alcançar o dinamismo e a interatividade em um espaço, bem ao estilo da contemporaneidade.
Dany Ribeiro, que é graduado em Artes Plásticas, pós-graduado em Cinema, em Didática do Ensino Superior e Paisagismo e mestre em Comunicação Social, falará sobre o assunto, trazendo um panorama a quem deseja cursar Arquitetura e Urbanismo, contando, inclusive, que no Objetivo se valoriza a Linguagem Arquitetônica com um curso que leva o mesmo nome.
Quer saber o que é Arquitetura? E o que é a sua ramificação Digital? Quais as áreas de atuação do arquiteto e suas habilidades específicas? Saber desenhar é importante? Saiba tudo isso e muito mais na apresentação.
Acesse as redes oficiais da instituição e aproveite: “Foco no vestibular: como organizar seu estudo com material do Objetivo” e “Espaço digital na Arquitetura Contemporânea”. Clique em:
https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/
https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial
https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UnB abre seleção com 2.120 vagas para acesso por meio do Enem de 2024
São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

A Universidade de Brasília (UnB) está com as inscrições abertas para a seleção de candidatos avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 para o preenchimento de vagas em seus cursos de graduação presenciais, para o ingresso no segundo semestre letivo de 2025. São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
O período para solicitação de inscrição e para o envio da documentação necessária para concorrer às vagas ocorre entre 17 de março e 7 de abril, pelo site do Cebraspe. Não há taxa para participar.
Os candidatos serão selecionados de acordo com a opção do sistema de vagas, do campus, do curso e do turno, segundo o seu desempenho no Enem de 2024. A seleção é realizada por meio de três sistemas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A lista de aprovados em primeira chamada está prevista para ser divulgada em 10 de junho.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faminas abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2025/2
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de medicina da Faminas. São oferecidas 90 vagas em Belo Horizonte e 40 vagas em Murié.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de medicina da Faminas. São oferecidas 90 vagas em Belo Horizonte e 40 vagas em Murié.
Vestibular de Medicina Faminas
A prova está marcada para o dia 18 de maio.
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: www.faminas.br
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.
Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.
Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Verificação
Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.
Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.
Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.
De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.
Treineiros
Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.
O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.
De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.
Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.
Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.
Fonte: Agência Brasil