Destaque
Oficinas promovidas pela Mauá ajudam vestibulandos na escolha do curso de graduação
A 12.ª edição do Hands On será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 h, no campus do IMT em São Caetano do Sul;

Tradicional no calendário dos vestibulandos, o Hands On é um evento organizado e promovido pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Neste ano, a 12.ª edição será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 horas, no campus do IMT em São Caetano do Sul. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de entender com mais detalhes a rotina dos cursos oferecidos pela Mauá: Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dos novos cursos Arquitetura e Urbanismo, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Relações Internacionais.
Ana Beatriz Grimaldi, gerente de Marketing do Instituto Mauá de Tecnologia, afirma que o Hands On ainda proporciona a oportunidade aos vestibulandos de fazer contato com profissionais que atuam na docência e no mercado, além de conhecer de perto a infraestrutura e a cultura da Mauá, que há mais de 60 anos é referência no cenário acadêmico.
“Sem dúvida, é uma excelente oportunidade para o estudante do ensino médio identificar as áreas de interesse, uma vez que o evento promove a interatividade do visitante com as áreas desejadas por meio de 17 oficinas práticas promovidas por todos os cursos de graduação oferecidos pelo IMT. Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do site. O credenciamento dos estudantes será realizado no ginásio de esportes e cada participante seguirá a sua programação, conforme inscrição prévia”, diz Ana Beatriz.
Programação
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Todas as oficinas terão 30 minutos de duração e serão realizadas em salas de aula ou laboratórios, normalmente utilizados para o aprendizado e experiência dos alunos da graduação. Neste ano, além das oficinas dirigidas aos estudantes do ensino médio, também serão oferecidas oficinas para professores e acompanhantes. Confira:
Administração
(Processo de tomada de decisão num navio naufragando)
A oficina tem o objetivo de apresentar aos participantes aspectos fundamentais para a tomada de decisão de um administrador em situações adversas e suas características de proatividade, liderança, persuasão e do trabalho em equipe.
Arquitetura e Urbanismo
(Arquitetura sustentável: construindo uma geodésica)
Na oficina, os alunos montarão cúpulas de aproximadamente 2 m de diâmetro utilizando ripas de madeira e conexões de mangueira de borracha. As cúpulas geodésicas são estruturas leves e resistentes, formadas tridimensionalmente por várias faces triangulares.
Ciência da Computação
(Aprenda a programar um aplicativo para encontrar a melhor rota à Mauá!)
Nesta oficina, o participante aprenderá a programar um aplicativo que vai ajudá-lo a encontrar a rota mais rápida e eficiente para chegar à Mauá. Você vai aprender a programar em Python, a consumir APIs com o protocolo HTTP e a usar o Google Maps para geolocalização e cálculos de rotas e distâncias. Ao final da oficina, o participante será capaz de desenvolver o próprio aplicativo e encontrar a melhor rota de sua casa até à Mauá!
Inteligência Artificial e Ciência de Dados
(Detecção de objetos em vídeo usando IA)
Esta oficina demonstrará as aplicações interessantes da IA na atualidade e ensinará como criar um código de programação para configurar e utilizar na prática um sistema de detecção de objetos em vídeos com a linguagem de programação Python.
Design
(Designers ‘Velozes e Furiosos’)
A proposta da atividade é entender os conceitos relativos ao design e à sua aplicação prática no desenvolvimento de um produto, por meio da criação, montagem e customização de um veículo de madeira movido a ar, verificando seu desempenho com relação a diversos parâmetros estéticos e funcionais, como forma, tamanho, peso e acessórios. Cada participante receberá um kit, no qual poderá escolher as peças e como montá-las, desenvolvendo sua estratégia para uma competição.
Sistemas de Informação
(Como programar e utilizar o ChatGPT para aprimorar a tomada de decisão em negócios?)
Nesta oficina, você vai aprender a programar em Python e a utilizar o ChatGPT para desenvolver um programa que analisa dados históricos de uma empresa na área de e-commerce, cria um modelo de aprendizado de máquina e utiliza a API do ChatGPT para otimizar a tomada de decisão e os lucros da empresa. Com o conhecimento adquirido nesta oficina, você estará preparado para enfrentar desafios em áreas que exigem habilidades de programação e negócios, além de ficar atualizado sobre as novas tecnologias.
Relações Internacionais
(Uma guerra afeta os negócios? Como entender as empresas e as relações internacionais)
A partir da análise da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, desenvolver uma simulação empresarial que demande que os participantes analisem as relações entre o mercado e os conflitos internacionais, para compreender quanto a conjuntura de uma guerra, mesmo distante, afeta as empresas privadas por causa das relações de interdependência entre os países. Trata-se, portanto, de uma atividade de análise de cenários e interpretação de conjuntura, que serve como subsídio para a tomada de decisões.
TI
(Aprenda a programar na linguagem Python com as alunas e alunos da Mauá)
Durante a oficina, serão apresentadas estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido. Toda a oficina será conduzida de forma dinâmica pelas alunas e alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.
Engenharia de Alimentos
(Produção segura e sustentável de gelados comestíveis)
Apresentação e discussão do fluxograma do processo de produção de gelados comestíveis, das principais etapas de controle e características das matérias-primas e ingredientes.
Engenharia Civil
(Desafio da Ponte Pênsil: construa e visualize a obra com realidade aumentada)
A oficina tem como objetivo ensinar a estudantes de ensino médio engenharia e tecnologia por meio da construção de uma ponte pênsil, utilizando materiais que simulam o comportamento das estruturas, possibilitando a interação com o objeto construído com a realidade aumentada com o auxílio de celular ou tablet.
Engenharia de Computação
(Desenvolvendo uma aplicação de realidade virtual: como o metaverso pode auxiliar no aprendizado?)
Esta é uma oportunidade para os participantes mergulharem no mundo da realidade virtual e explorar como o metaverso pode ser uma ferramenta de computação valiosa para auxiliar o aprendizado e o dia a dia. Durante a oficina, os inscritos terão a oportunidade de desenvolver uma experiência com realidade virtual, bem como a exploração de mundos virtuais para auxiliá-los no aprendizado.
Engenharia de Controle e Automação
(Batalha de robôs)
Nesta atividade emocionante e divertida, você terá a oportunidade de mergulhar no mundo da robótica e participar de uma batalha de robôs. Vai aprender quais são os conceitos fundamentais de Engenharia de Controle e Automação envolvidos no processo de criação de um robô de competição. No final da atividade, você vai combinar criatividade, habilidades técnicas e estratégicas, para configurar o próprio robô para competir com os outros participantes da oficina. Será que você consegue vencer essa batalha?
Engenharia Elétrica
(Engenharia Elétrica na Estrada – A magia dos carros elétricos)
O intuito é demonstrar que, por meio de conceitos da Engenharia Elétrica, pode-se desenvolver diversas aplicações, como veículos elétricos. Utilizar veículos elétricos para explicar a engenharia elétrica pode auxiliar a aumentar significativamente a compreensão dos alunos. O objetivo dessa atividade é realizar uma prática na qual os participantes devem criar um barramento CC com pilhas e conectá-lo a um inversor, a fim de gerar CA.
Engenharia Eletrônica
(Tomada inteligente – Criando uma aplicação de Internet das Coisas para uso em residência)
Nesta atividade, será construído um sistema para energização e monitoramento remoto de dispositivos conectados a uma tomada residencial, por meio da construção/aplicação de uma eletrônica controlada por aplicativo embarcado em telefone celular ou tablet, para ilustrar o conceito de Internet das Coisas.
Engenharia Mecânica
(Mini Fórmula 1)
Nesta oficina, as equipes terão a missão de montar um pequeno carro de corrida e colocá- -lo para correr numa pista contra outros carros.
Engenharia de Produção
(Simulação do pit stop da F1 com minicarros Mauá)
Nesta atividade, grupos de quatro a cinco alunos vão simular uma troca de pneus de um Kart Mauá e comparar com uma troca que uma equipe de F1 faria, para entender os processos e compreender como aplicar conhecimentos da Engenharia de Produção.
Engenharia Química
(Microrganismos e sua importância na indústria – O futuro da Engenharia Química)
Nesta oficina, os alunos passarão por várias explicações e ações, com destaques para os bioprocessos envolvendo microrganismos e a crescente preocupação com a sustentabilidade. Serão desenvolvidos experimentos demonstrando o processo de fermentação, com o uso de materiais de laboratório e, por meio desses experimentos, entenderão não apenas as dificuldades, mas também os impactos ambientais causados na produção de um “biocombustível”, além da importância de um engenheiro químico na gestão desses impactos.
Oficinas para professores e acompanhantes
- Power BI para docentes do ensino médio.
- PBL – ensino baseado em problemas para docentes do ensino médio.
- Excel Intermediário
“Vale destacar também que teremos uma ativação, ou seja, demonstração metaverso e projetos desenvolvidos pelos alunos de ciência da computação, sistemas de informação e engenharia de computação e participação de imersão no metaverso com óculos”, ressalta Ana Beatriz.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia; recentemente, abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.
INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2024 ESTÃO ABERTAS
A Inscrição é online e mais informações estão disponíveis no site do Instituto Mauá. Confira o calendário de provas:
- Prova tradicional presencial: 15/Novembro
- Prova tradicional on-line: 29/Novembro
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/edição 2020, 2021 ou 2022)
- Certificação Internacional
- Reaproveitamento da Nota do Vestibular de Verão ou de Inverno Mauá 2023.
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Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
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O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
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Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna
Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.
A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.
Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.
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Corpo docente qualificado e parcerias
Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.
O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.
Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.
Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura
Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.
A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.
O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.
Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.
Diferenciais do curso:
- Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
- Docentes que vivem a inovação — professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
- Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
- Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
- Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.
Alunos irão dominar:
- Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
- Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
- Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
- Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
- Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
- Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
- Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
- Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
- Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
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Vestibular UERJ 2026: pedido de isenção do 2º Exame de Qualificação já está aberto

Já está aberto o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da UERJ. O período vai de até o dia 15 de junho de 2025.
Quem pode pedir isenção?
Para ter direito à isenção, é necessário:
-
Comprovar carência socioeconômica, com renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 salário mínimo nacional vigente;
-
Ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
🔍 Atenção! Leia atentamente o Edital de Isenção, disponível no portal do Vestibular, antes de enviar seu pedido.
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⚠️ Importante: O envio da documentação agora deve ser feito exclusivamente pelo Sistema do Candidato.
Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/