Siga-nos!

Destaque

Oficinas promovidas pela Mauá ajudam vestibulandos na escolha do curso de graduação

A 12.ª edição do Hands On será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 h, no campus do IMT em São Caetano do Sul;

Publicado

em

Hands on Mauá 2023

Tradicional no calendário dos vestibulandos, o Hands On é um evento organizado e promovido pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Neste ano, a 12.ª edição será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 horas, no campus do IMT em São Caetano do Sul. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de entender com mais detalhes a rotina dos cursos oferecidos pela Mauá: Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dos novos cursos Arquitetura e Urbanismo, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Relações Internacionais.

Ana Beatriz Grimaldi, gerente de Marketing do Instituto Mauá de Tecnologia, afirma que o Hands On ainda proporciona a oportunidade aos vestibulandos de fazer contato com profissionais que atuam na docência e no mercado, além de conhecer de perto a infraestrutura e a cultura da Mauá, que há mais de 60 anos é referência no cenário acadêmico.

“Sem dúvida, é uma excelente oportunidade para o estudante do ensino médio identificar as áreas de interesse, uma vez que o evento promove a interatividade do visitante com as áreas desejadas por meio de 17 oficinas práticas promovidas por todos os cursos de graduação oferecidos pelo IMT. Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do site. O credenciamento dos estudantes será realizado no ginásio de esportes e cada participante seguirá a sua programação, conforme inscrição prévia”, diz Ana Beatriz.

Programação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todas as oficinas terão 30 minutos de duração e serão realizadas em salas de aula ou laboratórios, normalmente utilizados para o aprendizado e experiência dos alunos da graduação. Neste ano, além das oficinas dirigidas aos estudantes do ensino médio, também serão oferecidas oficinas para professores e acompanhantes. Confira:

Administração
(Processo de tomada de decisão num navio naufragando)
A oficina tem o objetivo de apresentar aos participantes aspectos fundamentais para a tomada de decisão de um administrador em situações adversas e suas características de proatividade, liderança, persuasão e do trabalho em equipe.

Arquitetura e Urbanismo
(Arquitetura sustentável: construindo uma geodésica)
Na oficina, os alunos montarão cúpulas de aproximadamente 2 m de diâmetro utilizando ripas de madeira e conexões de mangueira de borracha. As cúpulas geodésicas são estruturas leves e resistentes, formadas tridimensionalmente por várias faces triangulares.

Ciência da Computação
(Aprenda a programar um aplicativo para encontrar a melhor rota à Mauá!)
Nesta oficina, o participante aprenderá a programar um aplicativo que vai ajudá-lo a encontrar a rota mais rápida e eficiente para chegar à Mauá. Você vai aprender a programar em Python, a consumir APIs com o protocolo HTTP e a usar o Google Maps para geolocalização e cálculos de rotas e distâncias. Ao final da oficina, o participante será capaz de desenvolver o próprio aplicativo e encontrar a melhor rota de sua casa até à Mauá!

Inteligência Artificial e Ciência de Dados
(Detecção de objetos em vídeo usando IA)
Esta oficina demonstrará as aplicações interessantes da IA na atualidade e ensinará como criar um código de programação para configurar e utilizar na prática um sistema de detecção de objetos em vídeos com a linguagem de programação Python.

Design
(Designers ‘Velozes e Furiosos’)
A proposta da atividade é entender os conceitos relativos ao design e à sua aplicação prática no desenvolvimento de um produto, por meio da criação, montagem e customização de um veículo de madeira movido a ar, verificando seu desempenho com relação a diversos parâmetros estéticos e funcionais, como forma, tamanho, peso e acessórios. Cada participante receberá um kit, no qual poderá escolher as peças e como montá-las, desenvolvendo sua estratégia para uma competição.

Sistemas de Informação
(Como programar e utilizar o ChatGPT para aprimorar a tomada de decisão em negócios?)
Nesta oficina, você vai aprender a programar em Python e a utilizar o ChatGPT para desenvolver um programa que analisa dados históricos de uma empresa na área de e-commerce, cria um modelo de aprendizado de máquina e utiliza a API do ChatGPT para otimizar a tomada de decisão e os lucros da empresa. Com o conhecimento adquirido nesta oficina, você estará preparado para enfrentar desafios em áreas que exigem habilidades de programação e negócios, além de ficar atualizado sobre as novas tecnologias.

Relações Internacionais
(Uma guerra afeta os negócios? Como entender as empresas e as relações internacionais)
A partir da análise da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, desenvolver uma simulação empresarial que demande que os participantes analisem as relações entre o mercado e os conflitos internacionais, para compreender quanto a conjuntura de uma guerra, mesmo distante, afeta as empresas privadas por causa das relações de interdependência entre os países. Trata-se, portanto, de uma atividade de análise de cenários e interpretação de conjuntura, que serve como subsídio para a tomada de decisões.

TI
(Aprenda a programar na linguagem Python com as alunas e alunos da Mauá)
Durante a oficina, serão apresentadas estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido. Toda a oficina será conduzida de forma dinâmica pelas alunas e alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.

Engenharia de Alimentos
(Produção segura e sustentável de gelados comestíveis)
Apresentação e discussão do fluxograma do processo de produção de gelados comestíveis, das principais etapas de controle e características das matérias-primas e ingredientes.

Engenharia Civil
(Desafio da Ponte Pênsil: construa e visualize a obra com realidade aumentada)
A oficina tem como objetivo ensinar a estudantes de ensino médio engenharia e tecnologia por meio da construção de uma ponte pênsil, utilizando materiais que simulam o comportamento das estruturas, possibilitando a interação com o objeto construído com a realidade aumentada com o auxílio de celular ou tablet.

Engenharia de Computação
(Desenvolvendo uma aplicação de realidade virtual: como o metaverso pode auxiliar no aprendizado?)
Esta é uma oportunidade para os participantes mergulharem no mundo da realidade virtual e explorar como o metaverso pode ser uma ferramenta de computação valiosa para auxiliar o aprendizado e o dia a dia. Durante a oficina, os inscritos terão a oportunidade de desenvolver uma experiência com realidade virtual, bem como a exploração de mundos virtuais para auxiliá-los no aprendizado.

Engenharia de Controle e Automação
(Batalha de robôs)
Nesta atividade emocionante e divertida, você terá a oportunidade de mergulhar no mundo da robótica e participar de uma batalha de robôs. Vai aprender quais são os conceitos fundamentais de Engenharia de Controle e Automação envolvidos no processo de criação de um robô de competição. No final da atividade, você vai combinar criatividade, habilidades técnicas e estratégicas, para configurar o próprio robô para competir com os outros participantes da oficina. Será que você consegue vencer essa batalha?

Engenharia Elétrica
(Engenharia Elétrica na Estrada – A magia dos carros elétricos)
O intuito é demonstrar que, por meio de conceitos da Engenharia Elétrica, pode-se desenvolver diversas aplicações, como veículos elétricos. Utilizar veículos elétricos para explicar a engenharia elétrica pode auxiliar a aumentar significativamente a compreensão dos alunos. O objetivo dessa atividade é realizar uma prática na qual os participantes devem criar um barramento CC com pilhas e conectá-lo a um inversor, a fim de gerar CA.

Engenharia Eletrônica
(Tomada inteligente – Criando uma aplicação de Internet das Coisas para uso em residência)
Nesta atividade, será construído um sistema para energização e monitoramento remoto de dispositivos conectados a uma tomada residencial, por meio da construção/aplicação de uma eletrônica controlada por aplicativo embarcado em telefone celular ou tablet, para ilustrar o conceito de Internet das Coisas.

Engenharia Mecânica
(Mini Fórmula 1)
Nesta oficina, as equipes terão a missão de montar um pequeno carro de corrida e colocá- -lo para correr numa pista contra outros carros.

Engenharia de Produção
(Simulação do pit stop da F1 com minicarros Mauá)
Nesta atividade, grupos de quatro a cinco alunos vão simular uma troca de pneus de um Kart Mauá e comparar com uma troca que uma equipe de F1 faria, para entender os processos e compreender como aplicar conhecimentos da Engenharia de Produção.

Engenharia Química
(Microrganismos e sua importância na indústria – O futuro da Engenharia Química)
Nesta oficina, os alunos passarão por várias explicações e ações, com destaques para os bioprocessos envolvendo microrganismos e a crescente preocupação com a sustentabilidade. Serão desenvolvidos experimentos demonstrando o processo de fermentação, com o uso de materiais de laboratório e, por meio desses experimentos, entenderão não apenas as dificuldades, mas também os impactos ambientais causados na produção de um “biocombustível”, além da importância de um engenheiro químico na gestão desses impactos.

Oficinas para professores e acompanhantes

  • Power BI para docentes do ensino médio.
  • PBL – ensino baseado em problemas para docentes do ensino médio.
  • Excel Intermediário

“Vale destacar também que teremos uma ativação, ou seja, demonstração metaverso e projetos desenvolvidos pelos alunos de ciência da computação, sistemas de informação e engenharia de computação e participação de imersão no metaverso com óculos”, ressalta Ana Beatriz.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia; recentemente, abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.

INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2024 ESTÃO ABERTAS

A Inscrição é online e mais informações estão disponíveis no site do Instituto Mauá. Confira o calendário de provas:

  • Prova tradicional presencial: 15/Novembro
  • Prova tradicional on-line: 29/Novembro
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/edição 2020, 2021 ou 2022)
  • Certificação Internacional
  • Reaproveitamento da Nota do Vestibular de Verão ou de Inverno Mauá 2023.

Destaque

Vestibular Estadual Uerj 2025 abre inscrições para 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de setembro.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Começa nesta segunda-feira (15/7) o período de inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da Uerj.

Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de setembro.

Podem se candidatar, até o dia 5 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site www.vestibular.uerj.br.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confira os detalhes e inscreva-se no site do vestibular.

Como funciona o vestibular da Uerj?

O processo seletivo é realizado em 2 fases:

1ª FASE – EXAME DE QUALIFICAÇÃO

  • Estará aberto a candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Ocorrerá em duas ocasiões durante o ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames.
  • Não haverá escolha de curso e nem opção pelo sistema de cotas nesta fase.
  • Será realizado por meio de prova de múltipla escolha, comum a todos os candidatos inscritos, visando à aferição de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, aplicadas aos conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas seguintes áreas de conhecimento:
    – Linguagens;
    – Matemática;
    – Ciências da Natureza;
    – Ciências Humanas.
  • Os resultados do Exame de Qualificação serão válidos apenas para o Vestibular Estadual 2025.
  • A aprovação no Exame de Qualificação não implicará a inscrição automática para o Exame Discursivo, sendo obrigatória nova inscrição do candidato, específica para o Exame Discursivo.

2ª FASE – EXAME DISCURSIVO

  • Estará aberto unicamente aos candidatos que tiverem obtido aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Haverá escolha do curso e opção pelo sistema de cotas, se for o caso.
  • Será realizado em um único dia e será composto por uma prova de Redação, comum a todos os candidatos, e duas provas de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato, de forma a avaliar competências, habilidades e conteúdos pertinentes aos diferentes cursos.
  • O resultado do processo seletivo para os cursos de graduação da UERJ terá caráter eliminatório e classificatório e será obtido pelo somatório do resultado do Exame Discursivo e da pontuação recebida no Exame de Qualificação, conforme o Edital de Convocação deste Exame.
  • O resultado do Exame Discursivo será válido apenas para o Vestibular Estadual 2025.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Começam hoje, 15, as inscrições para o Vestibular 2025 da UFGD

Este Vestibular da UFGD oferta 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância para ingresso em 2025

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abre hoje (15/07), as inscrições para o Vestibular 2025. São oferecidas 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 20 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

Vestibular UFGD 2025

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de setembro, pela internet.

INSCRIÇÃO GRATUITA

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar taxa de matrícula nem mensalidade. No entanto, para fazer o vestibular é cobrada uma taxa no valor de R$ 120,00, que deve ser paga até 16 de setembro.

Pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários têm direito à isenção da taxa de inscrição. Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25/08.

Algumas pessoas podem fazer o vestibular sem pagar essa taxa, como, por exemplo, pessoas que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também têm direito a fazer o vestibular de graça: indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários.

Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25 de agosto.

CURSOS PRESENCIAIS

O Vestibular 2025 oferta quase mil vagas para cursos presenciais, ou seja, cursos cujas aulas ocorrem diariamente nas faculdades que ficam na Cidade Universitária de Dourados ou na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR).

Os cursos presenciais da UFGD são: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

CURSOS EAD

A UFGD oferece cinco opções de cursos na modalidade de ensino a distância. A maior parte das práticas de ensino ocorre de forma online, mas haverão atividades presenciais como encontros, aulas práticas, estágios, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão, tutoria, avaliações e defesa de trabalhos de conclusão de curso. Essas atividades presenciais poderão ser desenvolvidas às sextas-feiras, turnos diurno e noturno, e aos sábados, no turno diurno.

Dessa forma, ao optar por se inscrever em um curso EaD, o candidato deve estar ciente que terá que participar das atividades presenciais, que são realizadas nos polos de ensino. Confira a lista de cursos EaD da UFGD e em quais cidades ficam os polos de cada curso:

  • Licenciatura em Letras Libras, polo em Dourados;
  • Bacharelado em Letras Libras com habilitação em tradutor/intérprete em Libras, polo em Dourados;
  • Licenciatura em Ciências Biológicas, polos: Bela Vista, Costa Rica, Miranda ou Porto Murtinho;
  • Licenciatura em Educação Física, polos: Bela Vista, Costa Rica, Paranhos ou São Gabriel do Oeste;
  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, polos: Água Clara, Bataguassu, Camapuã, Costa Rica, Miranda ou Rio Brilhante.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uesb anuncia livros que serão cobrados no Vestibular 2025

Na próxima edição do Vestibular da Uesb, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Literatura abre as portas para um universo de conhecimentos históricos, sociais e culturais que vão além dos livros didáticos. Pensando nisso, o Vestibular Uesb, tradicionalmente, seleciona obras literárias como parte do conteúdo que será cobrado nas provas.

Vestibular Uesb 2025

Na próxima edição do processo seletivo, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura: “Torto Arado” (2019), de Itamar Vieira Junior; “Laços de Família” (1960), de Clarice Lispector; e “Não vou mais lavar os pratos” (2010), de Cristiane Sobral.

Em formato de prosa, o sucesso literário “Torto Arado” continua entre as obras cobradas no Vestibular Uesb. Escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, a obra transporta o leitor para o sertão baiano, mais precisamente para a fictícia Fazenda Água Negra. Lá, acompanhamos a saga das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores rurais, desde a infância até a vida adulta. Luta pela terra, memória e ancestralidade, relações familiares, resistência e esperança integram a narrativa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A escritora Clarice Lispector também está entre os escolhidos deste ano, com o livro de contos “Laços de Família”. A coletânea de 13 contos explora, com sensibilidade, as relações familiares e as complexidades da alma humana. Temas como amor, solidão, morte, incomunicabilidade, alienação e a busca por sentido na vida passeiam pela obra.

O último livro escolhido é “Não vou mais lavar os pratos”. A poesia de Cristiane Sobral tece uma crítica social poderosa, com reflexões sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira. A autora explora temas como racismo, sexismo, violência doméstica, trabalho precário e a luta por reconhecimento e igualdade.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2025 serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular.

 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo