Siga-nos!

Destaque

Oficinas promovidas pela Mauá ajudam vestibulandos na escolha do curso de graduação

A 12.ª edição do Hands On será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 h, no campus do IMT em São Caetano do Sul;

Publicado

em

Hands on Mauá 2023

Tradicional no calendário dos vestibulandos, o Hands On é um evento organizado e promovido pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Neste ano, a 12.ª edição será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 horas, no campus do IMT em São Caetano do Sul. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de entender com mais detalhes a rotina dos cursos oferecidos pela Mauá: Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dos novos cursos Arquitetura e Urbanismo, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Relações Internacionais.

Ana Beatriz Grimaldi, gerente de Marketing do Instituto Mauá de Tecnologia, afirma que o Hands On ainda proporciona a oportunidade aos vestibulandos de fazer contato com profissionais que atuam na docência e no mercado, além de conhecer de perto a infraestrutura e a cultura da Mauá, que há mais de 60 anos é referência no cenário acadêmico.

“Sem dúvida, é uma excelente oportunidade para o estudante do ensino médio identificar as áreas de interesse, uma vez que o evento promove a interatividade do visitante com as áreas desejadas por meio de 17 oficinas práticas promovidas por todos os cursos de graduação oferecidos pelo IMT. Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do site. O credenciamento dos estudantes será realizado no ginásio de esportes e cada participante seguirá a sua programação, conforme inscrição prévia”, diz Ana Beatriz.

Programação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todas as oficinas terão 30 minutos de duração e serão realizadas em salas de aula ou laboratórios, normalmente utilizados para o aprendizado e experiência dos alunos da graduação. Neste ano, além das oficinas dirigidas aos estudantes do ensino médio, também serão oferecidas oficinas para professores e acompanhantes. Confira:

Administração
(Processo de tomada de decisão num navio naufragando)
A oficina tem o objetivo de apresentar aos participantes aspectos fundamentais para a tomada de decisão de um administrador em situações adversas e suas características de proatividade, liderança, persuasão e do trabalho em equipe.

Arquitetura e Urbanismo
(Arquitetura sustentável: construindo uma geodésica)
Na oficina, os alunos montarão cúpulas de aproximadamente 2 m de diâmetro utilizando ripas de madeira e conexões de mangueira de borracha. As cúpulas geodésicas são estruturas leves e resistentes, formadas tridimensionalmente por várias faces triangulares.

Ciência da Computação
(Aprenda a programar um aplicativo para encontrar a melhor rota à Mauá!)
Nesta oficina, o participante aprenderá a programar um aplicativo que vai ajudá-lo a encontrar a rota mais rápida e eficiente para chegar à Mauá. Você vai aprender a programar em Python, a consumir APIs com o protocolo HTTP e a usar o Google Maps para geolocalização e cálculos de rotas e distâncias. Ao final da oficina, o participante será capaz de desenvolver o próprio aplicativo e encontrar a melhor rota de sua casa até à Mauá!

Inteligência Artificial e Ciência de Dados
(Detecção de objetos em vídeo usando IA)
Esta oficina demonstrará as aplicações interessantes da IA na atualidade e ensinará como criar um código de programação para configurar e utilizar na prática um sistema de detecção de objetos em vídeos com a linguagem de programação Python.

Design
(Designers ‘Velozes e Furiosos’)
A proposta da atividade é entender os conceitos relativos ao design e à sua aplicação prática no desenvolvimento de um produto, por meio da criação, montagem e customização de um veículo de madeira movido a ar, verificando seu desempenho com relação a diversos parâmetros estéticos e funcionais, como forma, tamanho, peso e acessórios. Cada participante receberá um kit, no qual poderá escolher as peças e como montá-las, desenvolvendo sua estratégia para uma competição.

Sistemas de Informação
(Como programar e utilizar o ChatGPT para aprimorar a tomada de decisão em negócios?)
Nesta oficina, você vai aprender a programar em Python e a utilizar o ChatGPT para desenvolver um programa que analisa dados históricos de uma empresa na área de e-commerce, cria um modelo de aprendizado de máquina e utiliza a API do ChatGPT para otimizar a tomada de decisão e os lucros da empresa. Com o conhecimento adquirido nesta oficina, você estará preparado para enfrentar desafios em áreas que exigem habilidades de programação e negócios, além de ficar atualizado sobre as novas tecnologias.

Relações Internacionais
(Uma guerra afeta os negócios? Como entender as empresas e as relações internacionais)
A partir da análise da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, desenvolver uma simulação empresarial que demande que os participantes analisem as relações entre o mercado e os conflitos internacionais, para compreender quanto a conjuntura de uma guerra, mesmo distante, afeta as empresas privadas por causa das relações de interdependência entre os países. Trata-se, portanto, de uma atividade de análise de cenários e interpretação de conjuntura, que serve como subsídio para a tomada de decisões.

TI
(Aprenda a programar na linguagem Python com as alunas e alunos da Mauá)
Durante a oficina, serão apresentadas estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido. Toda a oficina será conduzida de forma dinâmica pelas alunas e alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.

Engenharia de Alimentos
(Produção segura e sustentável de gelados comestíveis)
Apresentação e discussão do fluxograma do processo de produção de gelados comestíveis, das principais etapas de controle e características das matérias-primas e ingredientes.

Engenharia Civil
(Desafio da Ponte Pênsil: construa e visualize a obra com realidade aumentada)
A oficina tem como objetivo ensinar a estudantes de ensino médio engenharia e tecnologia por meio da construção de uma ponte pênsil, utilizando materiais que simulam o comportamento das estruturas, possibilitando a interação com o objeto construído com a realidade aumentada com o auxílio de celular ou tablet.

Engenharia de Computação
(Desenvolvendo uma aplicação de realidade virtual: como o metaverso pode auxiliar no aprendizado?)
Esta é uma oportunidade para os participantes mergulharem no mundo da realidade virtual e explorar como o metaverso pode ser uma ferramenta de computação valiosa para auxiliar o aprendizado e o dia a dia. Durante a oficina, os inscritos terão a oportunidade de desenvolver uma experiência com realidade virtual, bem como a exploração de mundos virtuais para auxiliá-los no aprendizado.

Engenharia de Controle e Automação
(Batalha de robôs)
Nesta atividade emocionante e divertida, você terá a oportunidade de mergulhar no mundo da robótica e participar de uma batalha de robôs. Vai aprender quais são os conceitos fundamentais de Engenharia de Controle e Automação envolvidos no processo de criação de um robô de competição. No final da atividade, você vai combinar criatividade, habilidades técnicas e estratégicas, para configurar o próprio robô para competir com os outros participantes da oficina. Será que você consegue vencer essa batalha?

Engenharia Elétrica
(Engenharia Elétrica na Estrada – A magia dos carros elétricos)
O intuito é demonstrar que, por meio de conceitos da Engenharia Elétrica, pode-se desenvolver diversas aplicações, como veículos elétricos. Utilizar veículos elétricos para explicar a engenharia elétrica pode auxiliar a aumentar significativamente a compreensão dos alunos. O objetivo dessa atividade é realizar uma prática na qual os participantes devem criar um barramento CC com pilhas e conectá-lo a um inversor, a fim de gerar CA.

Engenharia Eletrônica
(Tomada inteligente – Criando uma aplicação de Internet das Coisas para uso em residência)
Nesta atividade, será construído um sistema para energização e monitoramento remoto de dispositivos conectados a uma tomada residencial, por meio da construção/aplicação de uma eletrônica controlada por aplicativo embarcado em telefone celular ou tablet, para ilustrar o conceito de Internet das Coisas.

Engenharia Mecânica
(Mini Fórmula 1)
Nesta oficina, as equipes terão a missão de montar um pequeno carro de corrida e colocá- -lo para correr numa pista contra outros carros.

Engenharia de Produção
(Simulação do pit stop da F1 com minicarros Mauá)
Nesta atividade, grupos de quatro a cinco alunos vão simular uma troca de pneus de um Kart Mauá e comparar com uma troca que uma equipe de F1 faria, para entender os processos e compreender como aplicar conhecimentos da Engenharia de Produção.

Engenharia Química
(Microrganismos e sua importância na indústria – O futuro da Engenharia Química)
Nesta oficina, os alunos passarão por várias explicações e ações, com destaques para os bioprocessos envolvendo microrganismos e a crescente preocupação com a sustentabilidade. Serão desenvolvidos experimentos demonstrando o processo de fermentação, com o uso de materiais de laboratório e, por meio desses experimentos, entenderão não apenas as dificuldades, mas também os impactos ambientais causados na produção de um “biocombustível”, além da importância de um engenheiro químico na gestão desses impactos.

Oficinas para professores e acompanhantes

  • Power BI para docentes do ensino médio.
  • PBL – ensino baseado em problemas para docentes do ensino médio.
  • Excel Intermediário

“Vale destacar também que teremos uma ativação, ou seja, demonstração metaverso e projetos desenvolvidos pelos alunos de ciência da computação, sistemas de informação e engenharia de computação e participação de imersão no metaverso com óculos”, ressalta Ana Beatriz.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia; recentemente, abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.

INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2024 ESTÃO ABERTAS

A Inscrição é online e mais informações estão disponíveis no site do Instituto Mauá. Confira o calendário de provas:

  • Prova tradicional presencial: 15/Novembro
  • Prova tradicional on-line: 29/Novembro
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/edição 2020, 2021 ou 2022)
  • Certificação Internacional
  • Reaproveitamento da Nota do Vestibular de Verão ou de Inverno Mauá 2023.

Destaque

Curso Pré-Vestibular Cecierj oferece mais de 8 mil vagas gratuitas

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído.

Publicado

em

por

As inscrições para o Pré-Vestibular Cecierj estão abertas até 14 de março. São mais de oito mil vagas, sendo 5375 na modalidade presencial, distribuídas em 45 pontos em todos o estado do Rio de Janeiro, e três mil para a on-line.

Pré-Vestibular Cecierj

O curso Pré-Vestibular CECIERJ – Extensivo 2024 será oferecido gratuitamente de 06 de Abril a 07 de Dezembro de 2024. Confira os detalhes no edital.

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio em instituições públicas ou privadas, ou que já tenham concluído.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações e inscrições na página www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/estude-no-pvs/.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Últimos dias de inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2024

São oferecidos cursos de graduação presencial para Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Publicado

em

por

Vestibular São Camilo 2024

O Centro Universitário São Camilo está com as inscrições abertas para o Vestibular, oferecendo vagas em cursos de graduação presencial e online para ingresso no semestre 2024.1 dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Superior em Tecnologia. A Instituição alcançou a nota 4 no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). São oferecidos cursos de graduação presencial para Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

O MEC também avaliou o nível dos cursos de graduação a distância com nota 5, que é o mais alto índice de reconhecimento da qualidade do serviço ofertado. Nesta modalidade são oferecidas graduações em Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia. Os estudantes contam com 13 polos de apoio presencial que ficam localizados em: Macapá (AP), Crateús (CE), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), Juazeiro (CE), Tinguá (CE), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Vitória (ES), Santarém (PA) e São Paulo (ABC, Ipiranga, Pompeia e Tatuapé)

Vestibular São Camilo 2024

A admissão dos candidatos será feita a partir de quatro critérios. A primeira opção é pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2010. Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura (presencial e EAD), o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Aproveitamento dos Processos Seletivos anteriores, realizados no Centro Universitário São Camilo, será feito exclusivamente para quem participou das edições de 2023/1 e 2023/2, podendo utilizar o resultado final sem a necessidade de realizar nova prova.

Já no Processo Seletivo Internacional serão aproveitadas as notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma obtidas em escolas nacionais ou estrangeiras desde 2017, com índice igual ou superior a 24 pontos.

Já no Processo Seletivo Internacional serão aproveitadas as notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma obtidas em escolas nacionais ou estrangeiras desde 2017, com índice igual ou superior a 24 pontos.

Para todas as modalidades, as inscrições devem ser feitas no site: https://saocamilo-sp.br/vestibular. Elas acontecem em períodos distintos para cada tipo de ingresso:
Redação Agendada: 28 de setembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

ENEM, Aproveitamento dos Processos Seletivos Anteriores e Processo Seletivo Internacional: 06 de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.

Continue lendo

Destaque

Acafe divulga calendário do Vestibular de Medicina Inverno 2024

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses. 

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina ACAFE - Inverno 2022 está com inscrições abertas

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses.

Vestibular de Medicina Inverno 2024 – Acafe

Inscrições
01/04/2024 a 29/04/2024

Pagamento da taxa
Até 30/04/2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confirmação do local de prova
A partir de 22/05/2024

Aplicação da prova
09/06/2024

Resultado
Até 26/06/2024

Obras Literárias

Confira abaixo as obras que serão exigidas neste vestibular:

O exercício da incerteza: Memórias Drauzio Varella
Drauzio Varella
Editora Companhia das Letras Grupo C

Insubmissas Lágrimas de Mulheres
Conceição Evaristo
Editora Male

Fazenda Modelo
Chico Buarque
Editora Civilização Brasileira

O vendedor de passados
Jose Agualusa
Editora Tusquets

Paulicieia desvairada
Mario de Andrade
Editora Poemas

Mais informações: https://acafe.org.br

Continue lendo