Siga-nos!

Destaque

Orientações e Protocolos para o Vestibular USFC 2022 – Provas 29 e 30/01/22

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está nos preparativos finais para a realização do Vestibular 2022, que começa neste sábado.

Publicado

em

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está nos preparativos finais para a realização do Vestibular 2022, que começa neste sábado, 29 de janeiro. Será um concurso totalmente inédito na história da instituição, realizado em meio a uma pandemia, com cuidados sanitários especiais e desafios de logística. Confira neste post orientações e protocolos:

Orientações e Protocolos para o Vestibular USFC 2022

A UFSC oferece, por meio do Vestibular 2022, 4.521 vagas em 98 cursos de graduação nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville). As provas serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Capivari de Baixo.

Para acomodar com segurança os mais de 18 mil candidatos inscritos, a Coperve reservou 850 salas. A equipe de colaboradores é formada por 2.250 pessoas, entre fiscais, coordenadores de ala, coordenadores de setor, profissionais de limpeza e de atendimento à saúde. Haverá 1.150 dispensadores de álcool em gel, um para cada sala de aplicação de provas e o restante em corredores, banheiros, halls de entrada. A Coperve também terá máscaras para dar aos candidatos em caso de necessidade de substituição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A logística do concurso inclui 50 kits de saúde, compostos por paracetamol, absorvente higiênico, gaze, água oxigenada, esparadrapo, soro fisiológico, álcool etílico, curativos, medicamento para cólicas, luvas, termômetro e abaixador de língua, além de indumentária completa para os profissionais de saúde.

Protocolos

No final de setembro de 2021, quando o Conselho Universitário deu aval para a realização do vestibular – após dois anos de processos seletivos não presenciais – a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) já havia estabelecido uma série de protocolos para a segurança sanitária. Entre as medidas estavam a necessidade de uso de máscara por todos os participantes, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de transeuntes nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.

Também já estava decidida uma mudança na estrutura do concurso, com provas realizadas em apenas dois dias (sábado e domingo) e a retirada das questões discursivas, que demandam maior tempo de resposta. Tudo isso para diminuir o tempo em que os candidatos vão permanecer em sala de aula.

Na época, havia uma expectativa de que a pandemia poderia arrefecer até a data de realização do Vestibular, o que de fato ocorreu nos meses de outubro e novembro. No entanto, ao final de dezembro, a emergência da variante Ômicron do novo coronavírus impôs a adoção de novos cuidados.

Nos primeiros dias de janeiro, a Universidade tomou a decisão de manter o vestibular nas datas previstas, mas passou a exigir de todos os candidatos um comprovante de vacinação ou um teste para Covid-19 com resultado negativo para ter acesso aos locais de prova. Essa exigência não deverá trazer transtornos aos candidatos. Em novembro do ano passado, quando encerraram as inscrições para o Vestibular, menos de 5% dos mais de 18 mil inscritos não haviam tomado nenhuma dose da vacina.

A recomendação da Coperve é para que os candidatos vacinados acessem o aplicativo ConecteSUS e façam o download do Certificado Nacional de Vacinação. De preferência, imprimam o documento para evitar algum transtorno na hora da apresentação. A carteirinha de vacinação também será aceita, desde que esteja bem conservada e sem rasuras. O teste de Covid-19 com resultado negativo e realizado nas 72 horas anteriores ao dia 29 de janeiro de 2022 será exigido para quem não se vacinou ou não tem como comprovar a vacinação e pode ser feito em laboratórios e farmácias.

Essas verificações podem demandar um pouco mais de tempo, por isso é recomendável que os candidatos estejam nos locais de prova com antecedência. Após o fechamento dos portões, ninguém terá acesso aos setores de realização das provas.

Outra recomendação é que os candidatos levem água, chá ou mesmo isotônico em garrafa transparente e sem rótulo, já que está proibida a alimentação dentro dos setores de prova. Os bebedouros não estarão acessíveis pois são considerados locais de alto risco de contágio. A Coperve oferece todas as informações no site vestibular2022.ufsc.br.

Fonte: USFC

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Saiba mais sobre o curso de Design Digital da Mauá

A área tem crescido muito no Brasil: além das empresas de jogos, as corporações também investem em processos interativos para os seus negócios.

Publicado

em

por

A Gamificação tem atingido o mercado a nível global.

A área tem crescido muito no Brasil: além das empresas de jogos, as corporações também investem em processos interativos para os seus negócios.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os professores de Design da Mauá, Everaldo Pereira, que também é coordenador do curso, e Henrique Sobral, falam dos desafios e oportunidades no ramo.

Vestibular de Inverno

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024. São 6 formas de ingresso:

✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Inscreva-se em: https://maua.br/vestibular

#MauaCast #podcast #Games #DesignDigital #DesigndeGames #gamificação

Continue lendo

Destaque

Unesp divulga seu calendário para o Vestibular 2025

O exame da primeira fase do Vestibular Unesp 2025, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 15 de novembro, feriado nacional.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu as datas dos principais eventos do Vestibular 2025. O período de inscrições será de 4 de setembro a 10 de outubro de 2024, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Assim como nos exames para ingresso em 2023 e 2024, a Unesp oferecerá a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O exame da primeira fase, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 15 de novembro, feriado nacional. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 8 e 9 de dezembro, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. No exame para ingresso em 2024, as provas foram aplicadas para 67.439 candidatos em 35 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo. O resultado final será divulgado em 31 de janeiro de 2025.

A Resolução do Vestibular 2025 deverá ser publicada até o mês de agosto, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis. Também em agosto devem ser recebidos os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa. A Unesp oferece ainda redução de 75% da taxa aos candidatos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para matrícula em 2024, o Vestibular Unesp ofereceu 6.596 vagas, além de 457 vagas adicionais para participantes de olimpíadas científicas. Os cursos da Universidade estão disponíveis em 24 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, maioria entre os ingressantes desde o Vestibular Unesp 2017. Tal somatória considera as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da Mauá

São oferecidas 6 formas de ingresso no vestibular de inverno da Mauá 2024.

Publicado

em

por

Hands On Mauá 2021

Você está em fase de prestar o Vestibular e tem dúvida de qual faculdade ou curso escolher?

Por que Mauá? Vestibular de Inverno 2024

A Gabi Tuzzolo, do curso de Engenharia Civil, abordou os colegas pelo Campus e trouxe para você insights valiosos das motivações dos alunos a escolherem a Mauá e a sua carreira!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024!
https://maua.br/vestibular

São 6 formas de ingresso:
✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Continue lendo