Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Orientações, locais de prova e horários – Vestibular Fuvest 2020 – Prova 24/11

Será realizada neste domingo, 24, a 1ª Fase do Vestibular Fuvest 2020.

Publicado

em

Vestibular Fuvest 2020 - USP

Será realizada neste domingo, 24, a 1ª Fase do Vestibular Fuvest 2020. Esta é uma das formas de ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Confira neste post algumas orientações, como o que levar, locais de prova e horários.

Fuvest 2020

O que levar e o que é proibido

  • Leve um Documento de Identidade original com foto.
  • Caneta esferográfica de tinta azul é material essencial. É permitido o uso de lápis (ou lapiseira, para rascunho), borracha, apontador e régua transparente.
  • Escolha alimentos leves – o candidato poderá levar água e alimentos leves.
  • É proibido utilizar relógio individual de qualquer tipo, gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
  • No local de prova o telefone celular deve ser desligado e inserido no envelope apropriado.

Locais de Prova

Para saber onde fará o exame, o candidato deverá acessar o link https://app.fuvest.br/login com seu login e senha.

Horários

A primeira fase das provas será no dia 24 de novembro de 2019. A abertura dos portões das escolas será feito às 12h30min. Às 13h será feito o fechamento dos portões e início da aplicação da prova.

A duração da prova será de 5 horas. Não haverá tempo adicional para transcrição do rascunho para a folha de respostas definitiva.

A saída será permitida a partir das 17h.

Sobre a prova da Primeira Fase

A prova será constituída de 90 questões, sendo algumas interdisciplinares, e versará sobre as seguintes disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Todas as questões serão do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta.

A nota da 1ª fase será utilizada tanto para a seleção dos candidatos habilitados à 2ª fase do vestibular, quanto para o cálculo da Nota Final.

Gabarito

A prova será divulgada no mesmo dia (24/11/2019), a partir das 20h30, e o gabarito oficial no dia seguinte (25/11/2019), às 09h00, no site da FUVEST.

Vagas

Das 8.317 vagas oferecidas pela Fuvest, 5.424 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência (AC), 1.857 vagas para candidatos de escola pública (EP) e 1.036 para alunos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (EP/PPI).

O número de inscritos no Concurso Vestibular Fuvest 2020 totalizou 129.148, considerando-se candidatos e “treineiros”, o que representa um crescimento perante a edição anterior, que contou com 127.786 inscrições.

Concorrência

As carreiras mais concorridas em 2020 são as três de Medicina (São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto). Já aquelas com o menor número de inscritos são Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo, Butantã).

Segunda Fase

A segunda fase ocorre nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020.

Resultado

A lista dos aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro de 2020.

RECOMENDAMOS

Destaque

PUC-Campinas abre Novo Vestibular 2022 com provas em 26 de janeiro

Os candidatos podem se inscrever pelo site do Vestibular da PUC-Campinas. Haverá duas modalidades de seleção

Publicado

em

por

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

Estão abertas as inscrições para o Novo Vestibular da PUC-Campinas, com início das aulas no primeiro semestre de 2022. Os candidatos podem se inscrever pelo site da Universidade (https://www.puc-campinas.edu.br/) até o dia 23 de janeiro. Haverá duas modalidades de seleção, pelo desempenho no Enem ou por meio de prova presencial, que será realizada dia 26 de janeiro. O candidato que optar pela 1ª modalidade terá prioridade no preenchimento das Vagas Remanescentes.

O Processo Seletivo está aberto a candidatos que concluíram ou concluirão o Ensino Médio ou equivalente antes de 1º de fevereiro de 2022. A modalidade por meio do seu desempenho no Enem aceitará notas de qualquer uma das suas edições de 2013 a 2020, consideradas as provas objetivas e a redação.

Clique aqui para se inscrever e conferir o edital completo.

A segunda modalidade será por meio de uma prova geral para todos os candidatos, composta por uma dissertação, com valor máximo de 100 pontos, e por uma prova específica para os candidatos ao Curso de Direito, com 20 questões, sendo dez questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de História e cinco de Literatura Brasileira.

Em virtude das condições da pandemia da COVID-19, a aplicação da prova de forma presencial será realizada observando-se os protocolos internos de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento mínimo entre os candidatos e medidas de higienização, recomendados pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Universidade Positivo realiza vestibular no próximo domingo (23)

As inscrições para o vestibular da Universidade Positivo (UP) são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (20).

Publicado

em

por

Universidade Positivo abre inscrições para vestibular de Medicina 2022

Quem deixou para fazer o vestibular somente no início do ano, ainda tem a oportunidade de começar a fazer o Ensino Superior no primeiro semestre. As inscrições para o vestibular da Universidade Positivo (UP) são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (20).

Vestibular Universidade Positivo (UP)

Os candidatos podem optar entre cinco formas de ingresso: prova tradicional, prova on-line, prova agendada, por meio das notas do Enem e via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). As vagas estão disponíveis para os cursos de graduação nas unidades de Curitiba e Londrina. As novidades são os cursos de Cinema e Engenharia Química, oferecidos na capital.

A prova tradicional acontece no domingo (23), às 10 horas. Já na prova on-line, disponível o dia todo, o candidato pode escolher o horário para responder às questões e o resultado sai em 24 horas. Para o ingresso via Enem, são consideradas as notas a partir do ano de 2010. Na prova agendada, o resultado é imediato, e no ENCCEJA, é disponibilizado após a entrega da nota. Os candidatos também podem concorrer a bolsas de estudos, com descontos que podem chegar a 100% – para os ingressos via prova tradicional e nota do Enem – e 50% para as demais modalidades. Mais informações e inscrições no site.

Curso em destaque

O curso de Engenharia Elétrica foi considerado o melhor entre as instituições privadas no Paraná pelo Guia da Faculdade, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro. A última edição, divulgada em 2021, avaliou mais de 16 mil cursos de graduação em todo o país. A área está em pleno crescimento, já que, com a revolução tecnológica e a busca por fontes mais renováveis como tendência, a mobilidade elétrica ganha destaque. O engenheiro eletricista pode atuar em montadoras e nos mais diversos segmentos da indústria, como geração, transmissão e distribuição de energia. Além disso, também pode contribuir no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas de baixa e alta tensão, sistemas de proteção, telecomunicações, sistemas de energia e também na criação de equipamentos eletrônicos para diversas áreas, entre elas, automação, robótica e engenharia biomédica.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular da Universidade Metodista oferece Bolsas de até 100%

As inscrições para o vestibular Metodista vão até este 20 de janeiro. Só na modalidade a distância são mais de 600 bolsas integrais

Publicado

em

por

Carreiras modernas ganham cursos no vestibular 2021 da Metodista

Com quase 70 cursos em oferta, a Universidade Metodista de São Paulo e a Educação Metodista a Distância mantém abertas as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2022 e aceita até este 20 de janeiro candidatos a bolsas sociais de até 100%. Só na modalidade a distância são mais de 600 bolsas integrais.

As novidades neste ano são graduações em Relações Internacionais, Nutrição a distância, Biotecnologia e Processos Químicos, além dos clássicos Odontologia, Engenharias, Veterinária e Economia, bem como carreiras modernas como Ciências de Dados e Big Data, Produção Multimídia e Engenharia da Computação. São cinco grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde, Humanidades, Comunicação, Exatas e Tecnologia, além de Gestão e Negócios.

Para concorrer às bolsas, a renda familiar deve ser de até 1,5 salário mínimo para 100% e até 3 salários mínimos para bolsas de até 50%, entre outros quesitos.

Tudo on-line

As inscrições do processo seletivo são gratuitas e a prova é agendada na data e horário de preferência do candidato. Todo o processo é feito de modo on-line, desde a inscrição, realização da prova e aprovação do candidato até a efetivação da matrícula. Basta acessar www.metodista.br, onde o candidato também conhece os laboratórios multimídia, sala de projetos experimentais e biblioteca, entre outros benefícios.

O ingresso na Metodista também pode se dar pela nota do ENEM, desde que não tenha zerado a redação. Na Educação a Distância há polos em todo o País.

A Universidade Metodista de São Paulo também está selecionando candidatos por meio de transferências, que bonificam com descontos de até 55% na mensalidade, e 2ª graduação e 2ª licenciatura, igualmente com bônus durante os cursos.

RECOMENDAMOS

Continue lendo