Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Parcerias possibilitam curso de Medicina na UEG Câmpus Itumbiara

Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

Publicado

em

Vestibular UEG 2020 - Aprovados em 2ª chamada - Vestibular UEG 2021/1

Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

12/04/2017

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) se prepara para a abertura do curso de Medicina, no câmpus de Itumbiara. Os trabalhos internos e as articulações com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Itumbiara já estão em andamento há algum tempo. A expectativa mais otimista é que em 2018 o curso já se encontre em atividade. A abertura do curso se inscreve no Redesenho Institucional, pelo qual passa a UEG, e se insere na reformulação da oferta de cursos pela universidade.

O curso é uma demanda antiga do município de Itumbiara. “Foi uma demanda que surgiu há alguns anos, com expectativa vinculada aos investimentos na construção do câmpus pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Desde então tem sido estudada, com interrupções circunstanciais. Ao mesmo tempo em que nos preparávamos internamente, os poderes estadual e municipal acertaram os primeiros investimentos para se vislumbrar como possibilidade real a abertura do curso na cidade”, afirma o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer.

Há em andamento na Instituição um Grupo de Trabalho destacado para formatação do Projeto Pedagógico do Curso, cujo modelo será o de formação médica voltada para atenção básica à saúde e metodologicamente orientado pelo modelo Problem Based Learning, hoje comum na formação médica. Para que seja formalmente criado, o projeto precisa antes passar pelos Conselhos Superiores da UEG, o que deve acontecer o mais breve possível.

Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

Capacidade Instalada

Com graduações em Educação Física, Enfermagem e Farmácia, o Câmpus UEG Itumbiara se encontra praticamente estruturado para receber o novo curso, faltando, porém, ainda alguns equipamentos laboratoriais. Convênios com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Prefeitura Municipal garantirão profissionais para compor o corpo técnico e também docente do novo curso, além do acesso dos estudantes à rede de saúde municipal e estadual, que será o campo clínico para as aulas práticas.

Desde 2015, a cidade de Itumbiara está habilitada pelo Ministério da Educação como cidade apta a receber um curso de Medicina. “A cidade buscou se qualificar para a abertura do curso. Criou os mecanismos e fez os investimentos necessários. Isso é importante a ser destacado. O poder público atuou em parceria com a Reitoria; não apenas nos procurou com a demanda, mas auxilia na busca de soluções”, ressalta o reitor.

Esse conjunto de fatores, que se encontra em sintonia com os pressupostos do Redesenho Institucional pelo qual passa a UEG, foi primordial para a proposta do curso. “Recebemos inúmeros pedidos de aberturas de cursos, mas temos sido cautelosos em nossas análises. A abertura de um novo curso é uma responsabilidade séria. Não podemos abrir cursos sem que os câmpus e as cidades estejam preparadas para isso”, pondera Haroldo Reimer.

Investimentos

Para dar início à criação do curso, a Reitoria da UEG apresentou como demandas para o Governo do Estado e Prefeitura de Itumbiara a autorização para concurso público para contratação de 14 professores, obter a disposição de servidores da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde para atuação no curso e aporte financeiro de 2 milhões para compra de mais equipamentos. Além do Governo do Estado, a Prefeitura participará deste aporte em prol da UEG e do curso.

“Pedimos também empenho do prefeito de Itumbiara na articulação para obtenção de emenda parlamentar de bancada em favor da UEG junto a bancada federal goiana. Esperamos, também, que com a abertura do curso, e os gastos para sua manutenção, haja o aumento da vinculação constitucional da UEG. Esses são passos fundamentais para que possamos ofertar o curso com qualidade”, observa o reitor.

O anúncio realizado na cidade no último sábado, 8, constitui um primeiro e acelerado passo para a concretização do projeto do curso de Medicina na UEG. A realização do concurso público e o atendimento das demais demandas, contudo, estão no caminho desta importante realização, que será um marco para a UEG, para a cidade e para o Estado.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular 2022/2 da São Camilo

Confira as formas de ingresso e cursos oferecidos neste processo seletivo para ingresso no 2º semestre de 2022.

Publicado

em

por

O Centro Universitário São Camilo segue com inscrições abertas para o Vestibular para ingresso no 2º semestre de 2022.

São Camilo Vestibular 2022/2

Confira abaixo as formas de ingresso:

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

Consiste no aproveitamento da nota do ENEM a partir do ano de 2010. Para concorrer a uma vaga o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. O candidato só pode indicar uma edição do ENEM, a escolha dele.

Processo Seletivo Agendado

Será aplicada a prova de redação online, realizada em data escolhida pelo candidato.

Aproveitamento dos Processos Seletivos anteriores

O candidato aprovado por meio do processo seletivo e não tenha realizado matrícula, nas edições de 2021-1, 2021-2 ou 2022-1 poderá utilizar o resultado final obtido na prova para se candidatar ao processo vigente, sem a necessidade de realizar uma nova prova.

Processo Seletivo Internacional

Aproveitamento das notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma obtidos em escolas nacionais ou estrangeiras a partir do ano de 2017, cuja pontuação será igual ou superior a 24 pontos

INSCRIÇÕES

As inscrições vão até o dia 27 de agosto e devem ser feitas pelo site: www.saocamilo-sp.br

CURSOS

São oferecidas vagas nos seguintes cursos:

PRESENCIAIS

  • Administração
  • Biomedicina
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Psicologia
  • Tecnologia em Radiologia

EAD

  • Administração
  • Pedagogia
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Hospitalar

As inscrições para o Vestibular de Medicina já estão encerradas.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UniBH abre inscrições para vestibular de medicina

No vestibular de medicina 2023 do UniBH serão disponibilizadas 128 vagas e a prova será aplicada no dia 23 de outubro, das 13h às 18h.

Publicado

em

por

UniBH está com inscrições abertas para o vestibular 2021/2

Estão abertas as inscrições para o vestibular do curso de Medicina do UniBH, referente ao 1º semestre de 2023. Serão disponibilizadas 128 vagas e a prova será aplicada no dia 23 de outubro, das 13h às 18h.

UniBH Vestibular de Medicina

O valor da inscrição é de R$330,00 e poderá ser feita até o dia 29 de setembro de 2022, às 23h59min, disponível exclusivamente pela internet no site www.unibh.br/medicina.

As provas serão compostas por questões objetivas (40) e discursivas (8), e a lista com os aprovados será publicada no dia 25 de novembro. Em sequência, as matrículas deverão ser realizadas entre 28 e 30 de novembro, das 9h às 18h, nas Centrais de Atendimento ao Candidato (CAC) do UniBH.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Dez podcasts que ajudam na preparação para o Enem 2022

Conteúdos disponíveis nos maiores tocadores contribuem para ampliação do repertório cultural e conquista de bons resultados

Publicado

em

por

ENEM 2021: confira conteúdos para revisão temática antes das provas

Estudar para uma avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o vestibular é uma tarefa que exige disciplina e concentração. Além dos cadernos e livros, alguns conteúdos disponíveis na internet podem contribuir para que essa preparação seja menos estressante, ao mesmo tempo que ampliam o repertório cultural necessário – tanto para a redação, quanto para o restante da prova. Um bom exemplo são os podcasts.

O Brasil é, hoje, o terceiro país que mais ouve podcasts em todo o mundo, atrás apenas da Suécia e da Irlanda. Os dados são de um levantamento da CupomValido.com.br com base em informações do Ibope e da Statista. Ao todo, o país tem mais de 30 milhões de ouvintes. O levantamento aponta ainda que, nos últimos 12 meses, mais de 40% dos brasileiros ouviram podcast ao menos uma vez. O professor de História e coordenador do Núcleo de Evolução de Conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Jr., explica que esses conteúdos são importantes porque os assuntos são variados, como devem ser os conhecimentos de quem quer garantir bons resultados no Enem. “Muitos conteúdos produzidos como entretenimento são excelentes para aumentar nossa compreensão do mundo e trazer repertório”, ressalta. O especialista selecionou dez podcasts com potencial para quem quer aproveitar o tempo livre para continuar estudando.

Cai na prova?!

O nome já deixa claro que esse é um podcast sobre assuntos que podem ser assunto de prova. O pulo do gato é que essa prova não precisa ser, necessariamente, uma avaliação escolar ou um teste como o Enem. Apresentado pela professora de Geografia e assessora do Sistema Positivo de Ensino Rafaela Dalbem, “Cai na prova?!” é “um podcast debochado sobre educação, Geografia e cultura (muito) popular”. Os episódios têm duração que varia de acordo com o tema do dia.

Bodecast

História, sim, mas também cultura pop, literatura, cinema, música, esportes e o que mais for interessante e render bons debates. Essa é a proposta do Bodecast, apresentado pelo professor de História André “Bode” Marcos Silva, do Colégio Positivo.

Buenas Ideias

Do “Descobrimento de Pero Vaz de Caminha” ao “Natal dos Piratas em Santos”, passando pela “Gripe Espanhola”, o podcast Buenas Ideias, apresentado pelo jornalista Eduardo Bueno, trata sobre vários períodos, episódios e curiosidades da história brasileira. O programa é derivado do canal Buenas Ideias, mantido por Bueno no YouTube e que conta com mais de 1,2 milhão de assinantes.

Café História

Com apenas dez episódios, o Café História contribui de forma significativa para a compreensão de alguns aspectos importantes da história mundial. Além dos apresentadores, o podcast sempre recebe especialistas no tema do dia, o que torna a conversa ainda mais enriquecedora.

Humanas no Enem

Produzido e apresentado pelos historiadores Evandro Machado, Vicente Schneider e Rodrigo Fuser, o programa une as questões que caem no Exame Nacional do Ensino Médio a assuntos da atualidade, tudo polvilhado com muito bom humor.

Quem lê tanta notícia

Essa é uma produção própria do Spotify que tem na apresentação Tati Bernardi, Thiago Amparo e Vera Iaconelli. O nome é inspirado em uma música de Caetano Veloso que, há mais de 50 anos, já questionava “quem lê tanta notícia?”. Então, se a ideia é focar no que realmente importa, esse podcast debate acontecimentos do Brasil e do mundo.

Atualizando

Produzido pelo Curso Positivo, o Atualizando é publicado a cada 15 dias e se debruça sobre assuntos diversificados como a crise de fertilizantes, consequência da guerra da Rússia contra a Ucrânia, e a política do cancelamento.

Verborragia – Filosofia, cultura e arte em fast-forward

Embora não seja atualizado há algum tempo, o Verborragia é um espaço que fala sobre um pouco de tudo, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento crítico. “Vamos tentar pensar juntos – às vezes num jorro de palavras quase aleatórias, saídas diretamente do coração, às vezes através da poesia e da literatura – nos paradigmas da humanidade”, diz a descrição. Os episódios têm sempre pouco mais de dez minutos de duração, perfeitos para quem gosta de ter algo para ouvir a caminho da escola ou do cursinho, por exemplo.

Confins do Universo

Não é de hoje que as histórias em quadrinhos (HQs) influenciam e são influenciadas pela cultura e pelos acontecimentos históricos mundiais. “Confins do Universo” é um podcast do site Universo HQ e fala sobre temas relacionados ao mundo dos quadrinhos, mas também sobre televisão, cinema e cultura pop.

Pode Arte

Para quem quer se aprofundar nos conhecimentos sobre Arte, o Pode Arte é uma boa pedida. Apresentado por Tanise Carrali, o programa “fala sobre arte em suas diversas linguagens”. cada episódio fala sobre a história e o trabalho de um artista diferente.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo