Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Parcerias possibilitam curso de Medicina na UEG Câmpus Itumbiara

Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

Publicado

em

Vestibular UEG 2020 - Aprovados em 2ª chamada - Vestibular UEG 2021/1

Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

12/04/2017

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) se prepara para a abertura do curso de Medicina, no câmpus de Itumbiara. Os trabalhos internos e as articulações com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Itumbiara já estão em andamento há algum tempo. A expectativa mais otimista é que em 2018 o curso já se encontre em atividade. A abertura do curso se inscreve no Redesenho Institucional, pelo qual passa a UEG, e se insere na reformulação da oferta de cursos pela universidade.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O curso é uma demanda antiga do município de Itumbiara. “Foi uma demanda que surgiu há alguns anos, com expectativa vinculada aos investimentos na construção do câmpus pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Desde então tem sido estudada, com interrupções circunstanciais. Ao mesmo tempo em que nos preparávamos internamente, os poderes estadual e municipal acertaram os primeiros investimentos para se vislumbrar como possibilidade real a abertura do curso na cidade”, afirma o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer.

Há em andamento na Instituição um Grupo de Trabalho destacado para formatação do Projeto Pedagógico do Curso, cujo modelo será o de formação médica voltada para atenção básica à saúde e metodologicamente orientado pelo modelo Problem Based Learning, hoje comum na formação médica. Para que seja formalmente criado, o projeto precisa antes passar pelos Conselhos Superiores da UEG, o que deve acontecer o mais breve possível.

Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

Capacidade Instalada

Com graduações em Educação Física, Enfermagem e Farmácia, o Câmpus UEG Itumbiara se encontra praticamente estruturado para receber o novo curso, faltando, porém, ainda alguns equipamentos laboratoriais. Convênios com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Prefeitura Municipal garantirão profissionais para compor o corpo técnico e também docente do novo curso, além do acesso dos estudantes à rede de saúde municipal e estadual, que será o campo clínico para as aulas práticas.

Desde 2015, a cidade de Itumbiara está habilitada pelo Ministério da Educação como cidade apta a receber um curso de Medicina. “A cidade buscou se qualificar para a abertura do curso. Criou os mecanismos e fez os investimentos necessários. Isso é importante a ser destacado. O poder público atuou em parceria com a Reitoria; não apenas nos procurou com a demanda, mas auxilia na busca de soluções”, ressalta o reitor.

Esse conjunto de fatores, que se encontra em sintonia com os pressupostos do Redesenho Institucional pelo qual passa a UEG, foi primordial para a proposta do curso. “Recebemos inúmeros pedidos de aberturas de cursos, mas temos sido cautelosos em nossas análises. A abertura de um novo curso é uma responsabilidade séria. Não podemos abrir cursos sem que os câmpus e as cidades estejam preparadas para isso”, pondera Haroldo Reimer.

Investimentos

Para dar início à criação do curso, a Reitoria da UEG apresentou como demandas para o Governo do Estado e Prefeitura de Itumbiara a autorização para concurso público para contratação de 14 professores, obter a disposição de servidores da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde para atuação no curso e aporte financeiro de 2 milhões para compra de mais equipamentos. Além do Governo do Estado, a Prefeitura participará deste aporte em prol da UEG e do curso.

“Pedimos também empenho do prefeito de Itumbiara na articulação para obtenção de emenda parlamentar de bancada em favor da UEG junto a bancada federal goiana. Esperamos, também, que com a abertura do curso, e os gastos para sua manutenção, haja o aumento da vinculação constitucional da UEG. Esses são passos fundamentais para que possamos ofertar o curso com qualidade”, observa o reitor.

O anúncio realizado na cidade no último sábado, 8, constitui um primeiro e acelerado passo para a concretização do projeto do curso de Medicina na UEG. A realização do concurso público e o atendimento das demais demandas, contudo, estão no caminho desta importante realização, que será um marco para a UEG, para a cidade e para o Estado.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia para pedir a isenção da taxa do Vestibular Unicamp 2025

pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2024 o ensino médio.

Publicado

em

por

vestibular unicamp 2025

A Comvest encerra hoje, 21, o prazo para quem deseja pedir isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2025.

As solicitações deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2024 o ensino médio. Acesse o Edital com todos os detalhes do processo.

As isenções da taxa de inscrição são oferecidas em quatro modalidades: Mod. 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas; Mod. 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; Mod. 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental); e Mod. 4– para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Documentação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os estudantes poderão consultar, no Edital, a documentação necessária, específica a cada modalidade, para comprovação exigida no ato da solicitação dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente. Acesse os modelos de declaração e tutoriais. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados irão receber um comunicado, por e-mail, de que foram beneficiados. Candidatos que tiverem sua inscrição indeferida poderão impetrar recurso devidamente justificado, por meio da página eletrônica da Comvest, das 9 horas do dia 30/07 até as 17 horas do dia 01/08. O resultado do recurso será divulgado no dia 3 de agosto.

Importante: Os candidatos contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2025 e no Enem-Unicamp 2025. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2025 já foi divulgado e as inscrições serão realizadas do dia 1º ao dia 30 de agosto de 2024, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unemat abre inscrições para Seleção Especial

Ao todo são 1.378 vagas em 24 cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em 11 municípios

Publicado

em

por

Vestibular Unemat 2023/2

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com as inscrições abertas para a Seleção Especial para Vagas Não Preenchidas, para ingresso no segundo semestre letivo de 2024.

O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

Ao todo são 1.378 vagas em 24 cursos em 11 municípios: Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos poderão participar com notas das três últimas edições dos vestibulares realizados da Unemat (2022/2, 2023/2 ou 2024/1), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em umas das cinco últimas edições (2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023) ou com histórico escolar do Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e on-line, e poderão ser feitas até o dia 7 de julho, clicando aqui.

RESULTADOS

A divulgação do desempenho preliminar será no dia 11 de julho, com interposição de recursos no dia 12 de julho e o resultado dos recursos sendo divulgado no dia 16 de julho.

O resultado final e a 1ª chamada da Seleção Especial serão divulgados no dia 16 de julho. Os aprovados farão a matrícula nos dias 17, 18 e 19 de julho, e receberão e-mail para ativar cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) no dia 24 de julho.

A 2ª chamada será publicada no dia 24 de julho, com matrículas realizadas nos dias 25 e 26 de julho.

O cronograma completo de chamadas pode ser acessado clicando aqui.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular das Fatecs divulga relação de candidatos por vaga

O Vestibular das Fatecs tem o total de 42.254 candidatos inscritos

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, teve a maior procura no Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024, com 15,63 candidatos por vaga (c/v) no período noturno. A formação superior tecnológica também ocupa a posição de maior demanda do processo seletivo em 11 unidades. Só na Capital, esse curso é o mais buscado na Fatec São Paulo (noite – 15,14c/v e manhã – 12,54c/v), Fatec Ipiranga (noite – 10,20c/v) e Fatec Zona Sul (noite – 9,54 c/v).

Já o curso de Gestão Empresarial, ofertado na modalidade de Educação a Distância, teve os maiores índices de candidatos por vaga registrados nas Fatecs São Paulo (8,38c/v), Mogi das Cruzes (6,40c/v), Tatuapé (6,10c/v), Sorocaba (5,63c/v) e Barueri (5,30c/v).

Outras formações em alta são os cursos de Automação Industrial (noite – 7,94c/v), da Fatec São Bernardo do Campo; Marketing (noite – 7,77c/v), da Fatec Sebrae, na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (noite – 7,57c/v), da Fatec Mauá.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as unidades que iniciam suas atividades em agosto, a Fatec Atibaia registrou 3,09 candidatos por vaga no curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Itapevi, 5,97 inscritos por vaga disponível no curso de Gestão da Qualidade.

A demanda por curso e unidade está disponível para consulta no site vestibularfatec.com.br.

Os 42.254 candidatos inscritos deverão prestar o exame que dá acesso às vagas para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS) no próximo dia 30 (domingo), às 13 horas. Os participantes terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de prova poderão ser consultados a partir das 15 horas de quarta-feira (26), pelo site vestibularfatec.com.br.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo