Vestibular Unisal - UNISAL EAD - disciplinas optativas

Pesquisa científica na Graduação: venha para o UNISAL e descubra suas potencialidades

Ao ingressar na Universidade, o estudante encontrará um “universo de novidades” que, com o passar dos semestres, se tornarão ferramentas essenciais na sua formação. O conhecimento tem crescido de forma acelerada, à medida em que as informações relevantes estão mais acessíveis.

Pesquisa científica na Graduação Unisal

O percurso formativo do estudante não se baseia apenas nos conteúdos ensinados na faculdade, mas transcende para as descobertas significativas por meio da pesquisa científica. No UNISAL, a partir da área escolhida, o aluno torna-se responsável por boa parte da busca por conhecimento, sempre com apoio e direcionamento docente.

Ao estudante universitário, não basta apenas dominar o conhecimento adquirido ao longo da Graduação, mas, sim, dominar o desconhecido. O que isso significa? Que a partir da pesquisa científica, o aluno vai além da proposta do seu curso, do seu semestre, da sua profissão, e passar a estudar, compreender e desenvolver teorias, projetos e argumentações diferenciadas, enriquecedoras e capazes de ampliar seu próprio conhecimento e levar novas pesquisas e informações para a sociedade.

Todos os alunos do UNISAL têm a oportunidade de vivenciar a pesquisa científica na Graduação, a partir do Programa de Iniciação Científica. Este programa no UNISAL inclui bolsas de apoio à pesquisa do estudante (BIC-SAL/UNISAL e PIBIC/CNPQ), que tem edital próprio para participação dos alunos.

Confira os objetivos do Programa de Iniciação Científica do UNISAL:

1) Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de Graduação.
2) Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
3) Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional.
4) Estimular uma maior articulação entre a Graduação e Pós-graduação.
5) Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
6) Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na Pós-graduação.
7) Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de Graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.
8) Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Para ser um profissional completo, é essencial que os estudantes encontrem um ambiente acadêmico incentivador e desafiador para o desenvolvimento de pesquisa científica. No UNISAL, alunos de todos os cursos – nas Unidades e Polos de apoio presencial – Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba, São Paulo; Cruzeiro, Bom Retiro, Pindamonhangaba, Itaquera e Jd. Nordeste – encontram esta oportunidade.

Diante de um problema ou desafio, o aluno do UNISAL estará apto a realizar as pesquisas necessárias, com estudo e experimentações, tornando-se um universitário e um profissional que busca respostas e soluções, tornando-se o grande diferencial para o mundo do trabalho.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da iniciação científica, aproveite que as inscrições estão abertas para as modalidades Presencial, EaD-híbrido e EaD, e venha escrever o seu futuro com o UNISAL! Acesse www.unisal.br/vestibular.

SOBRE O UNISAL

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há mais de 20 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba e São Paulo e, também, a Unidade Virtual – UNISAL EAD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e Cursos Livres. A Instituição integra as 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania: www.unisal.br.

Tags: