Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Pré-selecionados para Fies 2021 – 2º Semestre

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a relação dos candidatos pré-selecionados em chamada única ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Publicado

em

Fies preenche 53% das vagas em 2020 / Fraudes no FIES

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no fim da noite dessa terça-feira (3) a relação dos candidatos pré-selecionados em chamada única ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2021. O resultado está disponível na página do Fies.

A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato. O prazo para complementação das informações da inscrição começa hoje (4) e vai até sexta-feira (6).

Os estudantes não pré-selecionado foram automaticamente incluídos em lista de espera, observada classificação. Considerando que não existe novo ranqueamento, após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da lista de espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção.

Nesse caso, os candidatos deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no sistema. O prazo final para a lista de espera é 31 de agosto.

Em 2021 o Fies teve a oferta total de 93 mil vagas. Nesta seleção do segundo semestre, estão disponíveis 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. Caso hajam vagas remanescentes, não ocupadas na chamada única, o MEC poderá fazer nova seleção.

Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas, sem seleção, e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Destaque

Último dia de inscrições para o Vestibular FIAP 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021. O vestibular será realizado na modalidade digital em 4 de dezembro de 2021 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Sobre a FIAP

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEA abre inscrições para Vestibular e SIS 2021, acesso 2022

As inscrições para o Vestibular UEA e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2021, acesso 2022, estão abertas até o dia 29 de dezembro

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular e SIS da UEA - Universidade do Estado do Amazonas

As inscrições para o Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2021, acesso 2022, estão abertas até o dia 29 de dezembro, exclusivamente no portal da UEA (www.uea.edu.br). O período para o pagamento do boleto bancário vai até o dia 30 de dezembro.

Lista de isentos – A divulgação da lista de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição ocorrerá no dia 10 de dezembro. O período para recursos será de 13 a 14 de dezembro, com divulgação do resultado da análise no dia 17 de dezembro, pelo portal da UEA.

Vagas – Nesta edição, o certame oferece um total de 4.870 vagas, incluindo 264 vagas para alunos indígenas e 773 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular são oferecidas 2.300 vagas, sendo 1.088 para a capital e 1.212 para o interior. O edital do SIS dispõe de 1.533 vagas, sendo 725 para a capital e 808 para o interior

Além disso, a UEA oferta neste certame três cursos de oferta especial: Tecnologia em Design Digital, Letras – Língua Inglesa e Direito. No total, 37 cursos estão disponíveis para o Vestibular e SIS 2021, acesso 2022.

Provas – As provas do Vestibular acontecerão nos dias 13 (Conhecimentos Gerais) e 14 (Conhecimentos Específicos e Redação) de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, no horário de Manaus.

As provas do SIS (Acompanhamento I, II e III) ocorrerão no dia 15 de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, horário de Manaus.

O Cartão de Convocação do candidato estará disponível no dia 03 de fevereiro de 2022, no site da UEA.

A divulgação do resultado final será no dia 18 de março de 2022.

Fonte: Agência Amazonas

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Pagamento das inscrições do Vestibular UFSC/2022 é prorrogado até sexta-feira

Os pagamentos já efetivados continuam válidos e podem ser conferidos no link “Verificação do pagamento do boleto“.

Publicado

em

por

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

A Coperve informa que prorrogou o prazo para pagamento das inscrições do Vestibular UFSC/2022 até sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, em função da notificação por parte de instituições financeiras de problemas no sistema de processamento de agendamentos e pagamentos.

Os pagamentos já efetivados continuam válidos e podem ser conferidos no link “Verificação do pagamento do boleto“.

No intuito de não prejudicar os candidatos que já se inscreveram e que desejarem fazer o pagamento, os mesmos devem entrar no link “SEGUNDA VIA DO BOLETO BANCÁRIO” disponível no site www.vestibular2022.ufsc.br, gerar um novo boleto e fazer o pagamento na rede bancária, impreterivelmente até sexta-feira, dia 3 de dezembro de 2021.

A Coperve indica, ainda, que para informar os candidatos sobre as datas estabelecidas no Edital, está fazendo a retificação da Agenda e do Edital. Qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do plantão telefônico da Coperve: (48) 3721 9951 – em horário comercial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo