Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj recebe inscrições

A Fundação Cecierj abriu as inscrições para o preenchimento de 6.155 vagas para o curso extensivo do Pré-Vestibular Social (PVS).

Publicado

em

Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj recebe inscrições

Quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular como o do Cederj e o da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, não pode perder essa oportunidade. A Fundação Cecierj abriu as inscrições para o preenchimento de 6.155 vagas para o curso extensivo do Pré-Vestibular Social (PVS).

Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj

Os candidatos têm até o dia 23 de maio para fazer a inscrição, que ocorrerá somente pela internet, por meio do formulário disponível no site da Fundação Cecierj . Tanto a inscrição quanto as aulas serão gratuitas. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Secretaria de Estado de Educação.

“Em um momento tão importante na vida das pessoas, especialmente dos jovens, o PVS é o apoio que eles precisam para estudar e buscar o tão sonhado diploma do ensino superior. Por isso, vejo com entusiasmo a abertura das inscrições para o preenchimento das mais de seis mil vagas distribuídas em todo o estado. Tenho certeza que esse será o início de muitas histórias de sucesso”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O processo de seleção se dará por meio da análise da documentação do candidato, que deve estar matriculado no 3° ano do ensino médio ou já ter concluído. Candidatos que tiverem inscrição ativa no Cadastro Único terão prioridade na reserva de vagas nos polos do PVS em todo o estado do Rio de Janeiro. O número de vagas por unidade e mais detalhes sobe a documentação necessária estão detalhados no edital.

As aulas começam em junho e se estendem até dezembro de 2021. Por conta da pandemia, o início do curso será apenas com material on-line e com apoio dos mediadores por ferramentas digitais. O início das atividades presenciais irá ser reavaliado dependendo das condições que permitam a abertura dos locais onde o projeto ocorre.

“O Pré-Vestibular Social está, desde o ano passado, buscando formas de manter o ensino e o vínculo com os estudantes, apesar de toda restrição imposta pela pandemia. Utilizou ferramentas, como o Google ClassRoom, para disponibilizar os conteúdos produzidos pela própria equipe de mediadores e, agora, inicia o ano de forma on-line para preparar os nossos jovens para esse momento tão importante de suas vidas”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, que lembra que o PVS também prepara para o Vestibular Cederj, que está com inscrições abertas até o dia 14 de maio para pedidos de isenção e ingresso por cota e, a partir do dia 17 de maio, para inscrição dos pagantes.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever candidatos que, em 2021, estiverem matriculados no último ano do Ensino Médio regular em instituições de ensino públicas ou particulares ou matriculados em outras modalidades do Ensino Médio em instituições de ensino públicas ou particulares, tais como: Nova EJA, CEJA ou outra forma não especificada, desde que devidamente comprovada a previsão de término no presente ano; candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio regular ou que tenham concluído o Ensino Médio através de outras modalidades, tais como: Nova EJA, Encceja, CEJA ou outra forma não especificada, desde que devidamente comprovada a equivalência ao Ensino Médio.

O candidato deverá estar atento no ato da inscrição, porque só poderá se inscrever uma única vez, para um único polo, em uma das vagas do seu interesse. Após o preenchimento do formulário, o interessado deverá enviar toda a documentação no formato digital, conforme as especificações estabelecidas no Edital.

Onde estudar?

As vagas do extensivo 2021 do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj estão disponíveis em 37 locais de ensino, em todo o estado do Rio de Janeiro. O interessado encontra informações sobre dias, horários e locais na página “Onde estamos” no site http://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/.

PVS

Criado em 2003, o Pré-Vestibular Social (PVS) é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades. Atendendo, por ano, cerca de 7 mil alunos em todo o Rio de Janeiro, sendo totalmente gratuito, inclusive com oferta de material didático impresso para todos os alunos. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação Cecierj, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Uesb anuncia livros que serão cobrados no Vestibular 2025

Na próxima edição do Vestibular da Uesb, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Literatura abre as portas para um universo de conhecimentos históricos, sociais e culturais que vão além dos livros didáticos. Pensando nisso, o Vestibular Uesb, tradicionalmente, seleciona obras literárias como parte do conteúdo que será cobrado nas provas.

Vestibular Uesb 2025

Na próxima edição do processo seletivo, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura: “Torto Arado” (2019), de Itamar Vieira Junior; “Laços de Família” (1960), de Clarice Lispector; e “Não vou mais lavar os pratos” (2010), de Cristiane Sobral.

Em formato de prosa, o sucesso literário “Torto Arado” continua entre as obras cobradas no Vestibular Uesb. Escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, a obra transporta o leitor para o sertão baiano, mais precisamente para a fictícia Fazenda Água Negra. Lá, acompanhamos a saga das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores rurais, desde a infância até a vida adulta. Luta pela terra, memória e ancestralidade, relações familiares, resistência e esperança integram a narrativa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A escritora Clarice Lispector também está entre os escolhidos deste ano, com o livro de contos “Laços de Família”. A coletânea de 13 contos explora, com sensibilidade, as relações familiares e as complexidades da alma humana. Temas como amor, solidão, morte, incomunicabilidade, alienação e a busca por sentido na vida passeiam pela obra.

O último livro escolhido é “Não vou mais lavar os pratos”. A poesia de Cristiane Sobral tece uma crítica social poderosa, com reflexões sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira. A autora explora temas como racismo, sexismo, violência doméstica, trabalho precário e a luta por reconhecimento e igualdade.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2025 serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular.

 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Resultado – Vestibular de Meio de Ano Unesp 2024

A matrícula em primeira chamada será realizada de 15 a 17 de julho, de forma virtual.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Unesp publicou hoje, 12 de julho, o resultado final do Vestibular Meio de Ano 2024, exame com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica do câmpus de Ilha Solteira.

Resultado do Vestibular Unesp

A consulta pode ser feita no site da Fundação Vunesp.

A matrícula em primeira chamada será realizada de 15 a 17 de julho, de forma virtual.

DICAS NO SEU EMAIL

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unoeste recebe inscrições para o Vestibular 2024/2

A Unoeste está com inscrições abertas para os processos seletivos Vestibular On-line e Nota do Enem.

Publicado

em

por

Unoeste Vestibular de Medicina 2023

A Unoeste está com inscrições abertas para os processos seletivos Vestibular On-line e Nota do Enem. Os dois processos possuem bolsas para todos os cursos.

Nota do Enem – até 40% de bolsa

Quem tirou nota igual ou superior a 300 pontos em uma das edições do Enem a partir de 2013, garante bolsa de estudo de 40% para licenciaturas e 15% para bacharelados e superiores de tecnologia, saiba mais aqui.

Prova On-line

Outra opção de ingresso na Unoeste é por meio do Vestibular On-line. Neste processo, é possível conquistar bolsa de estudo de até 40% para licenciaturas e 15% para bacharelados e superiores de tecnologia neste link. E ainda, cashback na matrícula. Ou seja, o valor de R$ 50 pago na inscrição do Vestibular On-line é revertido no ato da matrícula.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações e inscrições: https://www.unoeste.br/site/vestibular

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo