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Preparação para Enem 2022 deve prever questões sobre pandemia

Livros do Ensino Médio já trazem exemplos com taxa de transmissão e contágio pela doença

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Especialistas apostam em temas para a redação do ENEM 2021

Das manchetes de jornais de todo o mundo para as páginas dos livros didáticos, a pandemia de covid-19 percorreu um caminho quase tão rápido quanto o do próprio Sars-Cov-2. Desde 2021, conteúdos formais de várias etapas da Educação Básica já trazem oficialmente fatores relacionados à pandemia como exemplo para ensinar os estudantes de todo o Brasil. Agora, o evento deve começar a ser cobrado também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o prolongamento do problema ao longo dos últimos dois anos, a covid-19 se tornou uma vivência impossível de ser ignorada pelas mais diversas áreas de conhecimento e atuação. Do trabalho à vida familiar, das políticas sociais à saúde, todos os aspectos da vida – e em praticamente todo o planeta – foram afetados pela doença. Com a escola não é diferente. Para a coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima, “educadores do mundo todo já entenderam há muito tempo que a escola não é a preparação para a vida, mas a própria vida. A pandemia impactou desde a estrutura familiar à rotina e há muitos aprendizados que tivemos neste período, então não temos como fugir desse tema na Educação porque ele marcou profundamente a história da humanidade e vai se refletir nos temas de aulas e materiais didáticos”.

Em Matemática, por exemplo, a taxa de transmissão do vírus já está sendo usada para ensinar progressão geométrica, mas não para por aí. Na mesma disciplina, os números impressionantes relacionados à pandemia podem ajudar a falar sobre estatística. Em Biologia, toda a questão genética e de virologia podem passar a ser cobradas no Enem, como as mutações que dão origem às muitas variantes do vírus. “Os gráficos, muito comuns no exame, também são fundamentais para compreender a pandemia e, por isso, poderão ser usados na prova para cobrar interpretação dos estudantes”, ressalta a especialista. Em História, ela sugere que lições deixadas por pandemias passadas podem aparecer combinadas e comparadas às que estão sendo aprendidas agora. “O tema também pode ser abordado por componentes como Geografia e Sociologia, tratando, por exemplo, sobre o acesso das pessoas às formas de prevenção, como máscaras e álcool em gel. Química, Física e outras disciplinas também têm na pandemia a possibilidade de tratar de temas da vivência extraclasse”, complementa.

Assunto deve permear toda a vida escolar

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Eventos históricos da grandeza desta pandemia dominam as experiências de pessoas de todas as idades. Por isso, segundo Milena, a covid-19 “vai ser um recurso importante para alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio. O material didático tem a função de trazer conteúdo relevante e compartilhar significados com alunos e professores. Então, é natural que, no processo de atualização desse material, a pandemia apareça sob diferentes olhares, nas mais variadas disciplinas”. Dessa forma, diz a especialista, os estudantes têm muitas oportunidades de aprendizado não apenas fora da escola, como já vem acontecendo, mas também – e principalmente – dentro dela.

Para a especialista, o ponto de partida de qualquer aprendizagem significativa é tudo aquilo que o aluno já sabe. Assim, valorizar as experiências de cada família com a pandemia pode ser riquíssimo, segundo ela. “Podemos discutir como foram desenvolvidos os mecanismos de prevenção à covid-19 e outras doenças, analisar como a humanidade responde a uma situação de pandemia, entre outras possibilidades”, detalha Milena. Ela explica que, no material do Sistema Positivo de Ensino, esses aprendizados já aparecem para propor uma aprendizagem significativa e conectada à realidade dos estudantes. “As vivências são muito importantes e podem alavancar temas complexos, aprofundar aprendizagens e até impulsionar as carreiras dos alunos.”

Na edição de 2021 do Enem, os estudantes não precisaram responder a questões envolvendo a pandemia. Isso aconteceu porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, tem um banco de questões que serve de base para preparar a prova e novas questões passam por um processo longo de aprovação antes de aparecerem no Enem.

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Vestibular das Fatecs divulga relação de candidatos por vaga

O Vestibular das Fatecs tem o total de 42.254 candidatos inscritos

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Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, teve a maior procura no Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024, com 15,63 candidatos por vaga (c/v) no período noturno. A formação superior tecnológica também ocupa a posição de maior demanda do processo seletivo em 11 unidades. Só na Capital, esse curso é o mais buscado na Fatec São Paulo (noite – 15,14c/v e manhã – 12,54c/v), Fatec Ipiranga (noite – 10,20c/v) e Fatec Zona Sul (noite – 9,54 c/v).

Já o curso de Gestão Empresarial, ofertado na modalidade de Educação a Distância, teve os maiores índices de candidatos por vaga registrados nas Fatecs São Paulo (8,38c/v), Mogi das Cruzes (6,40c/v), Tatuapé (6,10c/v), Sorocaba (5,63c/v) e Barueri (5,30c/v).

Outras formações em alta são os cursos de Automação Industrial (noite – 7,94c/v), da Fatec São Bernardo do Campo; Marketing (noite – 7,77c/v), da Fatec Sebrae, na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (noite – 7,57c/v), da Fatec Mauá.

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Entre as unidades que iniciam suas atividades em agosto, a Fatec Atibaia registrou 3,09 candidatos por vaga no curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Itapevi, 5,97 inscritos por vaga disponível no curso de Gestão da Qualidade.

A demanda por curso e unidade está disponível para consulta no site vestibularfatec.com.br.

Os 42.254 candidatos inscritos deverão prestar o exame que dá acesso às vagas para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS) no próximo dia 30 (domingo), às 13 horas. Os participantes terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de prova poderão ser consultados a partir das 15 horas de quarta-feira (26), pelo site vestibularfatec.com.br.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

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Uemg publica edital do Vestibular EaD 2024

Este vestibular conta com 680 vagas em três cursos gratuitos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

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Gabarito - Vestibular UEMG 2022 - Prova 06/03/22

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou nesta terça-feira (18/6) o edital do Vestibular UEMG/EaD 2024 com oportunidades para os cursos de graduação na modalidade a distância. O processo seletivo conta com 680 vagas em três cursos gratuitos: licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas e bacharelado em Administração Pública.

A seleção será realizada em etapa única, com caráter classificatório e eliminatório, por meio de Avaliação Curricular do Ensino Médio, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática.

O edital prevê reserva de vagas para o PROCAN (Programa de Seleção Socioeconômica da UEMG), Inclusão Regional e candidatos surdos, com diferentes categorias e percentuais. Detalhes sobre os critérios de cada categoria, documentos necessários e cronograma completo estão disponíveis no edital, no site do vestibular.

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O curso de Pedagogia, ofertado pela unidade acadêmica de Ibirité, possui 150 vagas, distribuídas nos polos presenciais de Abaeté, Carandaí, Frutal, Nanuque e Taiobeiras, cada um com 30 vagas.

O curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, por sua vez, é ofertado pela Faculdade de Educação (FaE) e possui 210 vagas, distribuída nos polos presenciais de Águas Formosas, Belo Horizonte, Buritis, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Joaíma e Poços de Caldas, cada um também com 30 vagas.

Já o curso de Administração Pública, oferecido pela Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios (FaPPGeN), conta com 320 vagas, ofertadas pelos polos de apoio presenciais em Buritis, Cambuí, Divinópolis, Ibirité, Ipanema, Jaboticatubas, Leopoldina e Poços de Caldas, cada um com 40 vagas.

Reserva de vagas pelo Procan e Inclusão Regional e a candidatos surdos e com deficiência auditiva

Das 680 vagas oferecidas pelo Vestibular EAD 2024 da UEMG, 50% vão ser oferecidas na modalidade de ampla concorrência, 45% serão destinadas ao Programa de Seleção Socioeconômica (Procan) e 5% à Inclusão Regional. A definição consta na Resolução 623, de 22 de abril deste ano, do Conselho Universitário (Conun).

Entre as vagas reservadas para o Procan, 21% são reservadas para candidatos negros; 3% para quilombolas; 3% para indígenas; 2% para ciganos; 16% para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas; e 5% para pessoas com deficiência. Com exceção da última categoria, todos os candidatos devem ter cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicos e precisam comprovar renda familiar bruta, por pessoa, igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também haverá reserva de vagas para a Inclusão Regional, categoria que contempla pessoas que vivem em Minas Gerais e tenham cursado, integralmente, o ensino médio em instituições de ensino públicas, das redes municipal, estadual ou federal, sediadas no estado.

Para o curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, metade das vagas será reservada a candidatos surdos ou com deficiência auditiva. Essa reserva de vagas vai ser aplicada concomitantemente com as demais modalidades.

No Vestibular UEMG/EAD 2024, haverá uma taxa de inscrição de R$ 80, que deve ser paga até o dia 31 de julho. Candidatos pelo Procan e Inclusão Regional podem solicitar a isenção entre os dias 24 de junho e 8 de julho; o período também se estende à reserva de vagas para pessoas com deficiência auditiva, no curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas.

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Vestibular PUC-SP Inverno 2024: Inscrições com a nota do ENEM terminam dia 24/06.

Alunos ingressantes poderão concorrer a bolsas de estudos para o 2º semestre de 2024

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As inscrições para o processo seletivo de inverno da PUC-SP ainda estão abertas. Interessados poderão se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos 2018 a 2023, desde que a média obtida tenha sido igual ou superior a 450 pontos.

Cursos Oferecidos

As vagas estão disponíveis para os seguintes cursos de graduação:

• Administração – matutino
• Ciências Econômicas – matutino/noturno
• Design – matutino
• Direito – matutino/noturno
• Engenharia Biomédica – matutino
• Engenharia Civil – matutino
• Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos – matutino
• Jornalismo – vespertino
• Relações Internacionais – vespertino

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A taxa de Inscrição é R$80,00 (oitenta reais) e pode ser paga com boleto, cartão de crédito ou pix.

O prazo termina no dia 24/06.

Esse ano, os alunos ingressantes pelo vestibular de inverno da universidade poderão concorrer a bolsa de estudo de 100%. Para conhecer os critérios e prazos, basta acessar o edital.

Para se inscrever, acesse o site e siga as instruções fornecidas no portal de inscrições.

A PUC-SP foi destaque no ranking internacional QS 2025 aparecendo como a melhor universidade privada do estado de São Paulo e a segunda melhor do país. No ranking do MEC a universidade ocupa as mesmas posições. Isso reforça a qualidade de excelência e o prestígio da PUC-SP. Faça já a sua inscrição!

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