Quando sai a 2ª chamada do vestibular Unicamp 2021?

Primeiro colocado em Medicina na Unicamp dá dicas de preparação para o Vestibular

Gabriel Garcia Schmitt, aluno do Poliedro Curso, conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O paulista, de 18 anos, obteve a média de 745 pontos e se classificou no topo da lista de um dos vestibulares mais disputados e com a maior nota de corte do Brasil – 720,7 pontos.

O resultado é fruto de um ano de muito foco, dedicação e apoio, não só do Poliedro, mas também da família e dos amigos. “Foi um ano intenso, de muita preparação. Já sabia que seria difícil, mas desde pequeno, tinha a certeza do que queria. Então, foi o momento de focar nos meus objetivos e fazer o que fosse preciso para alcançá-los. O apoio da equipe do Poliedro, da minha família e das pessoas ao meu redor foi fundamental.”, explica o estudante.

A rotina de preparação do estudante era bastante intensa. Ele conta que não perdia nenhuma aula e participava de todas as atividades propostas. “No começo do ano, estudava das 07h30 às 22h30, com pequenas pausas ao longo do dia. Eu queria fazer tudo o que dava, incluindo exercícios, provas de anos passados e simulados. No segundo semestre, já estava bem cansado. Então, recorri ao apoio da Orientação Pedagógica e, juntos, criamos um plano de estudos bastante detalhado, com média uma hora para cada disciplina, variando de acordo com a dificuldade do conteúdo. Assim, percebi como é importante respeitar limites e não tentar abraçar o mundo de uma só vez. Qualidade é muito mais importante do que quantidade. E entender isso fez toda a diferença”, diz.

Segundo Vitor Ricci, coordenador do Poliedro Curso de Campinas, aliar a dedicação do estudante a uma preparação especializada faz toda a diferença quando o assunto é o vestibular. “O resultado do Gabriel, e de tantos outros alunos, nos mostra que estamos no caminho certo. O vestibular da Unicamp é bastante exigente e concorrido, então, funciona como um trabalho em equipe: de um lado, oferecemos formação integral e especializada, além do suporte que o estudante pode precisar em meio à preparação. De outro, entra toda a dedicação e garra por parte do aluno. Estamos muito orgulhosos por contribuir para que jovens brilhantes trilhem seus próprios caminhos e alcancem seus objetivos.”, conclui.

Dicas de preparação para o Vestibular

Para ajudar estudantes interessados em cursar Medicina, Gabriel Schmitt compartilhou 5 dicas de preparação. Confira:

• Entenda que é impossível saber tudo sobre tudo – Por conta da ansiedade pela aprovação, é natural que os estudantes entrem no cursinho com a mentalidade de que devem saber tudo e fazer todos os exercícios, atividades e provas que surgirem pela frente. Calma! Não é bem assim… é claro que é preciso buscar a excelência, mas sempre respeitando limites, caso contrário, pode haver um efeito rebote, em que o cansaço excessivo vá atrapalhar.

• Preserve seu emocional – Não adianta ser o melhor aluno da sala se você não consegue resolver uma prova por conta de nervosismo ou abalos emocionais. Se estiver se sentindo mal, não hesite em procurar um psicólogo ou a equipe de Orientação Pedagógica da sua instituição de ensino.

• Converse! – Durante o processo, converse com outros alunos, com a coordenação, a orientação e os professores. Falar sobre aspirações, receios e dúvidas te ajuda a perceber que estão todos juntos no mesmo barco! Assim, conseguimos nos organizar e manter a cabeça no lugar.

• Confie na sua instituição de ensino – Faça o que for proposto! Entenda que os professores são especialistas e estão preparados para conduzir os alunos para os melhores caminhos.

• Não tenha pressa – Cada estudante tem seu ritmo e conquistar a aprovação é um processo. Pode ser que um demore mais do que o outro, mas o importante é não desanimar!



RECOMENDAMOS