Notícias dos Vestibulares e Enem
Primeiro dia do Enem 2020 tem 51,5% de abstenção
O primeiro dia do exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem abstenção de 51,5% dos candidatos inscritos, de acordo com o Inep.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem abstenção de 51,5% dos candidatos inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, que começou a ser aplicada neste domingo (17), 2.842.332 faltaram às provas.
- Veja aqui o gabarito extraoficial do Enem 2020 – Prova 17/01.
Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a abstenção recorde se deve principalmente ao medo da pandemia e a campanhas contrárias à realização do exame. Apesar disso, considera a aplicação vitoriosa. No ano passado, a abstenção no primeiro dia do Enem foi 23%. “Fico satisfeito com o que fizemos no meio de uma pandemia”, diz, “[Quero] qualificar o Enem no meio de uma pandemia como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”. Em 2009, o segundo ano de aplicação do Enem com a maior abstenção, a porcentagem de inscritos que não compareceram foi de 37%.
Foram eliminados do exame 2.967 candidatos por não respeitarem as regras do Enem, entre elas, não cumprirem as medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a aplicação. Ao todo, 69 participantes foram afetados por questões logísticas, como emergências médicas, falta de energia elétrica, entre outros. Os dados tanto de presença, quanto das eliminações, segundo o presidente do Inep, são preliminares.
Sintomas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição, por conta da pandemia do novo coronavírus, participantes que apresentassem sintomas da covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas não deveriam comparecer ao exame. Esses participantes podem acionar o Inep e solicitar a reaplicação, que será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Até o momento, 10.171 participantes pediram reaplicação. Desse total, o Inep aceitou o pedido de 8.180.
Quem apresentou sintomas hoje (17) ou ontem (16), pode solicitar a reaplicação, mediante a apresentação de laudo médico e documentos comprobatórios entre os dias 25 e 29 de janeiro.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explica que a partir de amanhã (18), os participantes que apresentarem sintomas devem notificar o Inep e, mesmo que tenham feito a prova no primeiro dia, não devem comparecer ao segundo dia de aplicação, que será no próximo domingo (24). Eles terão direito a reaplicação.
Reaplicação
Estudantes relataram neste domingo que foram impedidos de entrar nos locais de aplicação porque as salas estavam cheias e seria preciso respeitar o distanciamento entre os participantes. Questionado, Lopes diz que a situação está sendo apurada. Esses participantes também terão direito a fazer a prova na data da reaplicação. Segundo o presidente, esse casos foram relatados em 11 locais de prova em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).
Também terão direito a reaplicação os 160.548 estudantes que fariam a prova no estado do Amazonas, 2.863 em Rolim de Moura (RO) e 969 em Espigão D’Oeste (RO), por conta dos impactos da pandemia nessas localidades. Ao todo, segundo o ministro da Educação, foram quase 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do Enem.
O Enem começa a ser aplicado hoje (17) na versão impressa. Os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e de redação. A prova segue no próximo domingo (24), quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Este ano, o exame terá também uma versão online, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para o vestibular da Faculdade Einstein vão até 25 de setembro
A prova ocorrerá no dia 13 de outubro e é voltada aos interessados em um dos oito cursos de Graduação oferecidos pela instituição.
As inscrições para o Vestibular da Faculdade Einstein estão abertas até o dia 25 de setembro. A prova ocorrerá no dia 13 de outubro e é voltada para candidatos interessados em ingressar no próximo ano em um dos oito cursos de Graduação oferecidos pela instituição. Serão disponibilizadas 660 vagas nos seguintes cursos: Administração, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, nova graduação do Einstein.
A metodologia ativa combina a teoria e prática, com recursos como simulação realística e disciplinas que estimulam o empreendedorismo. Além da chancela de excelência do Einstein, as graduações oferecem aos alunos a estrutura de uma grande organização de saúde, possibilitando-os fazer estágios e imersões dentro do próprio ecossistema, que inclui unidades no setor público e privado.
Algumas vagas serão direcionadas para a entrada via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – exceto para a Graduação em Medicina – ou por acesso internacional. Além disso, estão previstas bolsas de estudos por critérios socioeconômicos. Mais informações estão disponíveis no site graduacoes.ensinoeinstein.com.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
20ª Feira das Profissões da FHO acontece de 24 a 27 de setembro
Com atividades práticas, visitas aos laboratórios e oportunidades de conhecer de perto os cursos de graduação.
Entre os dias 24 e 27 de setembro, a Fundação Hermínio Ometto (FHO) realiza a 20ª Feira das Profissões, evento gratuito e aberto ao público que oferece uma imersão completa no mundo universitário. Com atividades práticas, visitas aos laboratórios e oportunidades de conhecer de perto os cursos de graduação. Inscreva-se aqui!
O que esperar da Feira das Profissões?
Os visitantes terão a chance de participar de mais de 100 atividades interativas que incluem exposições, vivências em salas de aula e simulações práticas em diversos laboratórios, clínicas e estandes espalhados pelo Campus. Em todas as atividades, professores, coordenadores e alunos estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre os mais de 20 cursos de graduação e as profissões oferecidas pela FHO.
Inscrições para o Vestibular e Concurso de Bolsas 2025
Durante a Feira, os visitantes também poderão se inscrever gratuitamente no Vestibular e no Concurso de Bolsas 2025 da FHO. Após esse período haverá uma taxa de R$60,00.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os visitantes também poderão conhecer e receber orientações sobre os programas de apoio financeiro, como as bolsas de estudos de 50% e 100% e o crédito estudantil PagFácil. Estes programas facilitam o acesso ao ensino superior, sendo uma das principais ações de responsabilidade social da Instituição.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
UPF divulga nova data para prova presencial do Vestibular de Verão 2025
As inscrições para a prova – tanto online quanto presencial – iniciam já no dia 16 de outubro
A Universidade de Passo Fundo (UPF) comunica a nova data para a prova presencial do Vestibular de Verão 2025: 16 de novembro. O processo seletivo ocorre no Campus I, a partir das 14h.
Vestibular de Verão 2025 UPF
As inscrições para a prova – tanto online quanto presencial – iniciam já no dia 16 de outubro, durante o Interação UPF, pelo site upf.br/vestibular. A partir deste dia, os estudantes também já poderão realizar a prova de redação online e garantir sua vaga na Universidade.
Para os candidatos ao curso de Medicina, que realizam a prova completa, também está disponível a lista de leituras recomendadas:
- Quincas Borba – Machado de Assis
- A hora da estrela – Clarice Lispector
- Macabéa: Flor de Mulungu – Conceição Evaristo
- ‘O avesso da pele – Jeferson Tenório
- Camilo Mortágua – Josué Guimarães
- Cumbe – Marcelo D’Salete
- Visão noturna – Tobias Carvalho
Participe do Interação UPF
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os estudantes do Ensino Médio – e demais interessados – podem conhecer melhor a estrutura da Universidade e dos cursos de graduação durante o Interação UPF. Neste ano, o evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus I. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site upf.br/interacao.