Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Processo Seletivo UFPA 2021 encerra inscrições em 5/2

O prazo de inscrição no Processo Seletivo UFPA 2021 encerra-se às 17h do dia 5 de fevereiro de 2021 (sexta-feira).

Publicado

em

O prazo de inscrição no Processo Seletivo UFPA 2021 encerra-se às 17h do dia 5 de fevereiro de 2021 (sexta-feira).

Há poucos dias do fim do período de inscrição no principal vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), a instituição já recebeu cerca de 83.245 solicitações de inscrição. O prazo de inscrição no Processo Seletivo UFPA 2021 encerra-se às 17h do dia 5 de fevereiro de 2021 (sexta-feira). O Centro de Processos Seletivos (Ceps) orienta os(as) candidatos(as) a não deixarem para se inscrever na última hora.

Processo Seletivo UFPA 2021

“Nosso sistema está preparado para receber os(as) candidatos(as), mas quem deixa para a última hora sempre corre o risco de ter algum problema e não ter tempo de resolver”, reitera Sanclayton Moreira, diretor do Ceps. Estudantes que já participaram de outros processos seletivos, por exemplo, podem já ter uma senha cadastrada no sistema e precisam recuperá-la, entre outros casos que podem ser resolvidos com antecedência.

Isenção – Lembrando que os(as) candidatos(as) que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral podem pedir a isenção da taxa de inscrição. O Ceps vai analisar os pedidos e, a partir do dia 8 de fevereiro, divulgar o resultado para cada um(a) que solicitou o benefício, via sistema de inscrição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Quem não tiver o pedido aceito e quiser concorrer às vagas do PS 2021 terá, então, até o dia 19 de fevereiro para fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50 reais.

Mesmas regras – O Processo Seletivo 2021 da UFPA mantém a maioria das regras dos últimos concursos. O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, em suas diferentes modalidades.

Os(As) estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Metade das vagas da Instituição segue reservada para os(as) egressos(as) da rede pública de ensino. Desse percentual, pelo menos 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo Sistema de Cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem é Pessoa com Deficiência (PcD). Além disso, PcD podem se candidatar a uma vaga extra, criada pela Universidade, em todas as ofertas de cursos.

Em quadros do edital, os(as) candidatos(as) podem conferir, com mais detalhes, os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais concorrerão de acordo com o seu perfil. Assim, será possível perceber, de maneira clara, que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

O que mudou? – Embora várias regras sejam as mesmas, há novidades no PS deste ano. A primeira novidade está ligada à pandemia de Covid-19. Em virtude das restrições para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os(as) candidatos(as) inscritos(as) para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos(as) os(as) candidatos(as) ao PS 2021.

Outra novidade está prevista para o “pós-Listão”, mas ela já afeta a inscrição dos estudantes. A partir deste ano, quem deseja concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas reservadas a pessoas negras (pretas e pardas) deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração. Saiba mais aqui.

Inscrição no PS2021 da UFPA

Até as 17h do dia 5 de fevereiro

Inscrições na página do CEPS.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação da UFPA

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da Mauá

São oferecidas 6 formas de ingresso no vestibular de inverno da Mauá 2024.

Publicado

em

por

Hands On Mauá 2021

Você está em fase de prestar o Vestibular e tem dúvida de qual faculdade ou curso escolher?

Por que Mauá? Vestibular de Inverno 2024

A Gabi Tuzzolo, do curso de Engenharia Civil, abordou os colegas pelo Campus e trouxe para você insights valiosos das motivações dos alunos a escolherem a Mauá e a sua carreira!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024!
https://maua.br/vestibular

São 6 formas de ingresso:
✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da Unifenas encerra inscrições em 20 de maio

São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

O Vestibular de Medicina da Unifenas segue com as inscrições abertas até o 20 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UVA oferece 1.134 no Vestibular 2024.2

Para o Vestibular UVA 2024.2, serão ofertadas 1.134 (mil cento e trinta e quatro) vagas

Publicado

em

por

Vestibular UVA - Campus Ibiapaba

A Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA está com as inscrições abertas para o Vestibular 2024.2, por meio de aproveitamento do resultado do Enem, visando o preenchimento de vagas em seus cursos de graduação, ofertados no Ceará, nos municípios de Sobral, São Benedito, Camocim e Acaraú, para ingresso no segundo semestre letivo de 2024.

Para o Vestibular 2024.2, serão ofertadas 1.134 (mil cento e trinta e quatro) vagas, das quais 854 (oitocentas e cinquenta e quatro) destinam-se aos cursos de graduação da UVA ofertados em Sobral-CE, 80 (oitenta) aos cursos ofertados em Acaraú-CE, 80 (oitenta) aos cursos ofertados em Camocim-CE e 120 (cento e vinte) aos cursos ofertados em São Benedito-CE.

Os candidatos deverão anexar, no momento da inscrição online, o Boletim de Notas do ENEM do ano de sua escolha para comprovação da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, desde que tenha ocorrido nos últimos 5 (cinco) anos.

CURSOS

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para os campi em Sobral estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Geografia, Química e Zootecnia. Também há vagas para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Letras- Habilitação em Língua Inglesa, Letras- Habilitação em Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química. E Graduação em Educação Física.

No campus Ibiapaba, localizado em São Benedito (CE), estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia.
Para o campus Camocim, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca.

E no campus de Acaraú, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Pedagogia.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo