Notícias dos Vestibulares e Enem
Professor dá dicas de estudo para cada disciplina da primeira fase da Fuvest 2022
A prova da primeira fase da Fuvest 2022 será aplicada no dia 12 de dezembro deste ano. Veja as dicas de estudo do prof. Idelfranio Moreira.

A prova da primeira fase da Fuvest 2022 será aplicada no dia 12 de dezembro deste ano. Os candidatos têm menos de quatro meses de estudos, então a organização e o planejamento são fundamentais para garantir o melhor desempenho. O professor Idelfranio Moreira, gerente de Inovações para Professores no SAS Plataforma de Educação, lista algumas dicas de estudo para o Vestibular Fuvest 2022 com base no Raio X elaborado pelo SAS para apresentar os temas mais cobrados nas últimas edições da primeira fase. “Nesta fase final, é hora de focar nos assuntos que mais caem, para aumentar as chances de uma boa pontuação”, afirma o professor.
Dicas de estudo para o Vestibular Fuvest 2022
A Fuvest indica, em seu manual do candidato, a lista de obras de leitura obrigatória. Considerando as provas desde 2009 até 2021, Interpretação Textual e Movimentos Literários são os temas mais cobrados na prova de Língua Portuguesa (67%), então conhecer os livros é o primeiro passo. “Observando as nove obras indicadas para o vestibular 2022, encontramos seis delas ligadas às fases do Modernismo no Brasil e em Moçambique, então é importante entender bem este movimento”, afirma o professor.
Para o exame de Língua Inglesa, Idelfranio destaca a Intepretação de Texto, com maior incidência (87% das questões).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Ele explica ainda que as provas de Humanas, História e Geografia da primeira fase trazem questões que exigem capacidade de análise e de interpretação crítica dos fenômenos históricos e da realidade contemporânea, tanto mundial quanto brasileira. “História Contemporânea, do Brasil e Moderna, nesta ordem, representam os assuntos mais incidentes nos últimos 11 anos, somando juntas mais de 30% das questões. As Grandes Guerras Mundiais e a Era de Ouro do Capitalismo, Brasil República – desde o seu surgimento e consolidação até a Ditadura Militar e a Nova República –, Reformas Religiosas e as Revoluções – Inglesa, Francesa e Industrial – estão entre os temas mais recorrentes e que merecem atenção dos vestibulandos”, diz Idelfranio Moreira.
“Em Geografia, os temas-chaves são ligados à Distribuição Espacial da População, Migração de Trabalhadores, Fluxos de Turistas e de Refugiados Políticos, Climatologia, Agenda Ambiental Internacional e Políticas Ambientais, Características e Efeitos da Globalização, que totalizam, pelo menos, 30% das questões”, completa.
De acordo com o professor, o exame de Matemática da primeira fase apresenta questões que exigem conhecimentos de Matemática básica: “As Geometrias Plana, Espacial e Analítica representam mais de um terço das questões. Portanto, conhecer bem Áreas das Figuras Planas, Circunferência e Círculo, Volumes e Áreas dos principais, Equação Reduzida da Circunferência e Equação da Reta garante um bom número de pontos na prova. Vale destacar, ainda, a alta incidência de questões de Razões Trigonométricas, de Adição de Arcos e de Arco Duplo.”
Nas provas das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Idelfranio pontua que as questões costumam ser contextualizadas e apresentar situações-problema. “Em Biologia, Fluxo de Energia e Matéria, Ciclos Biogeoquímicos e Ecologia das Populações fazem com que Ecologia sozinha represente quase 20% das questões no período analisado pelo SAS. Em Química, Ligações Químicas, Substância e Mistura e Classificação periódica fazem da Química Geral o assunto mais cobrado (mais de 33%); seguida da Físico-Química (32%), principalmente Gases Ideais, Soluções e Eletroquímica. Já em Física, o aluno deve manter foco total na Mecânica. Mais de 38% das questões são de Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento, Cinemática e Dinâmica. Somando-se a elas, Eletricidade é o segundo assunto mais cobrado (17%), mais especificamente Eletrodinâmica (Circuitos Elétricos)”, diz.
Por fim, o especialista lembra que Interpretação de Texto é a base do exame e exige prática, por isso, “reforçar o hábito da leitura constante, bem como resolver as questões das provas anteriores, são estratégias certeiras. Essa última ajuda o aluno a conhecer a prova e seu estilo, desenvolve a capacidade de entender os enunciados das questões e (re)ler os textos com foco no que é pedido”, finaliza.
A cartilha do Raio X da Fuvest está disponível gratuitamente no link: https://sasedu.co/raioxfuvest2021.
Veja abaixo os cinco temas mais abordados em cada disciplina da primeira fase:
Língua Portuguesa
1- Interpretação Textual: 39,48%
2- Movimentos Literários: 27,66%
3- Léxico: 6,15%
4- Teoria Literária: 5,67%
5- Sintaxe: 5,20%
Matemática
1- Geometria plana: 13,95%
2- Trigonometria: 12,21%
3- Geometria espacial: 10,97%
4- Funções: 9,88%
5- Geometria Analítica: 8,72%
História
1- Mundo Contemporâneo: 11,86%
2- História do Brasil – Sistema Colonial: 11,86%
3- Idade Moderna: 10,82%
4- República Oligárquica: 6,70%
5- Antiguidade clássica: 6,19%
Geografia
1- População: 10,92%
2- Questões Ambientais: 10,50%
3- Geopolítica: 9,66%
4- Clima: 6,30%
5- Vegetação: 6,30%
Biologia
1- Ecologia: 19,50%
2- Fisiologia Animal e Humana: 16,35%
3- Reino Vegetal: 15,09%
4- Genética: 15,09%
5- Citologia: 14,47%
Física
1- Mecânica: 38,41%
2- Eletricidade: 17,22%
3- Termologia: 11,26%
4- Óptica: 9,93%
5- Ondulatória: 9,27%
Química
1- Química Geral: 33,53%
2- Físico-Química: 32,94%
3- Química Orgânica: 17,65%
4- Atomística: 10,59%
5- Bioquímica: 2,94%
Inglês
1- Interpretação de Texto: 87,01%
2- Léxico: 10,39%
3- Adjetivos: 2,60%
Sobre o SAS Plataforma de Educação
SAS é uma Plataforma de Educação que, há quase duas décadas, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 950 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.
Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI