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Professores analisam tema da redação do Enem 2024
Professores elogiam escolha do tema, sugerem abordagens, propostas de intervenção e apontam possíveis dificuldades
O domingo seguinte ao feriado de Finados foi marcado pelo primeiro dia do Enem 2024, previsto para receber mais de 4,3 milhões de estudantes em todo o Brasil para as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, a redação trouxe uma discussão urgente e complexa, segundo o doutor em Educação Histórica e professor no Curso e Colégio Positivo, Daniel Medeiros. “O tema da redação envolve uma discussão mais ampla, que é o da construção da identidade nacional que, no caso do Brasil, implica o problema da luta contra o racismo”, afirma.
Medeiros cita dois autores e dois argumentos para o tema. Primeiro, a questão do apagamento histórico e cultural – que, segundo ele, está entre os maiores desafios para a valorização da herança africana no Brasil. “Ele se manifesta principalmente na forma como a história do país é ensinada nas escolas, como afirma a historiadora Lilia Schwarcz, uma autora reconhecida nacionalmente por seus estudos sobre o racismo. Ela explica que a história do Brasil é contada sobre a perspectiva dos vencedores, que oculta a contribuição dos povos africanos na formação da nossa identidade – exceto por aqueles estereótipos, como a dança, a música e a gastronomia. E que esses estereótipos, inclusive, contribuem para perpetuar os preconceitos”, relata o educador.
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Para ele, outra questão importante que poderia ser abordada como argumento é o racismo institucionalizado como obstáculo à valorização da herança africana. “As desigualdades, que são evidentes e se manifestam em diversas áreas, como por exemplo no trabalho, principalmente na ocupação de cargos de destaque”, lembra o professor. Em abril de 2024, um estudo realizado pela Indique uma Preta, consultoria especializada em Diversidade & Inclusão, e a Cloo, empresa de investigação e consultoria comportamental, revelou que apenas 8% dos autodeclarados pretos e pardos ocupam cargos de liderança no ambiente em que trabalham.
A maioria da população brasileira é formada por pessoas negras: 56%, segundo dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil é o país com a maior população negra fora da África em números absolutos. No entanto, essa população está sub-representada em todos os âmbitos da vida social. Isso acontece porque, embora haja igualdade jurídica, há mecanismos informais de discriminação que filtram o seu acesso a oportunidades, qualificação e esferas de decisão. “Tudo isso é fruto de um longo processo histórico de discriminação – e eu citaria aqui Gilberto Freyre, um nome importante da sociologia, que diz que a miscigenação brasileira não eliminou o racismo, só o tornou mais sutil”, pontua Medeiros.
Outra característica importante da prova do Enem é a proposta de intervenção. Para Medeiros, uma sugestão interessante seria a implementação do estudo da história e cultura afro-brasileira de maneira crítica e aprofundada nas escolas brasileiras, algo que já é obrigatório no país, mas não é cumprido. “Não para reforçar os estereótipos e preconceitos, mas para combatê-los”, enfatiza.
Não surpreendeu
De acordo com a professora de Redação do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), Kayanna Pinter, o tema da redação deste ano é extremamente importante e que, constantemente, deve ser revisitado, pois faz parte de uma herança nacional que ainda hoje constrói a visão de mundo do brasileiro. “Além disso, um tema do qual os jovens precisam ter conhecimento para não repetir erros do passado. Em cada argumento, em cada proposta de intervenção, a partir do tema dado pela redação, é possível uma reflexão que leva à mudança social”, destaca.
Segundo ela, em termos de estrutura do tema, de palavras distratoras e de recorte, pode ser considerado um tema semelhante a outros já cobrados em outros anos. “Não diferente do que já esperávamos e trabalhamos durante todo o ano”, afirma.
Para a professora de Redação do Colégio Positivo e assessora pedagógica de Redação no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) da Rede de Colégios Positivo, Candice Almeida, o debate vai ajudar a refletir sobre a importância de reconhecer a contribuição africana, de valorizar essa contribuição, na formação da identidade cultural do Brasil. “É um tema que está alinhado ao debate atual de diversidade cultural, de combate ao racismo. Tem até uma lei de 2003 que determina a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar”, aponta.
Como repertório, Candice indica que os candidatos poderiam trazer, por exemplo, Castro Alves, em O Navio Negreiro; e Carolina Maria de Jesus, em O Quarto de Despejo. “Inclusive, muitas bancas usam o livro dela como leitura obrigatória”, adiciona. Segundo ela, os candidatos poderiam trazer algumas legislações também: “a própria lei que obriga a estudar a cultura afro-brasileira nas escolas, a lei de igualdade racial, a lei de condenação ao racismo, sempre lembrando que se deve falar das contribuições e dos desafios para essas contribuições”, pontua.
Dificuldades
Para Candice, a maior dificuldade na prova de Redação com o tema proposto, pode ter sido o repertório. “Apesar de já termos uma legislação que obrigue o estudo da cultura africana nas escolas, muitos estudantes ainda têm pouco contato com esse conteúdo. Talvez com um ou outro tópico mais geral, mas pode ser que eles tenham mais dificuldade de trazer embasamento. “O difícil será falar exatamente dessa contribuição, da herança. Talvez eles possam tangenciar indo só por uma questão de preconceito”, expõe.
Discussão em sala de aula
O Brasil passou recentemente por grandes discussões sobre preconceito e racismo nas escolas e, segundo Candice, a abordagem desse tema na prova de Redação do Enem, como sempre, deve gerar grandes debates em sala de aula. “Isso contribui positivamente para o combate ao racismo estrutural no Brasil”, afirma.
O que vem pela frente
Como nas edições anteriores, o Enem apresentou quatro provas diferentes: azul, branca, rosa e amarela, com as mesmas questões, mas dispostas de forma diferente para evitar fraudes. O segundo dia de exames está marcado para o próximo domingo, 10 de novembro. Os candidatos terão que responder a 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
O gabarito oficial será divulgado no dia 20 de novembro no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2025 na página do participante, mediante acesso individual. Na mesma página, o estudante pode ter acesso, 60 dias depois da divulgação dos resultados, à sua prova de redação.
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Curso de medicina da USF 2025 tem opção de ingresso com uso da nota do Enem
O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre.
A Universidade São Francisco (USF) recebe inscrições para o vestibular do Curso de Medicina para ingresso no 1º e 2º semestre de 2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 150 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.
O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre. Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2024, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.
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Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 22 de janeiro de 2025.
Medicina USF
Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, a Medicina da USF alia teoria e prática, valorizando a flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além de utilizar tecnologias como facilitadoras da rotina de estudos. O curso está entre os melhores do país, de acordo com o MEC, e conta com mais de 50 anos de história.
Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.
O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.
Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes
A cidade de Bragança Paulista
Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.
Informações:
Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.
Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2024
Inscrições: até 19 de janeiro de 2025
Resultado: 22 de janeiro de 2025
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Prorrogado prazo de inscrição para o Vestibular das Fatecs até dia 19/12
Interessado em uma vaga no Ensino Superior gratuito das Faculdades de Tecnologia pode fazer a inscrição pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br
As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2025 foram prorrogadas até o próximo dia 19, exclusivamente pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa de participação é de R$ 60 e poderá ser paga até as 16 horas do dia seguinte (20). A prova do Vestibular será aplicada em 12 de janeiro de 2025.
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular das Fatecs, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso.
O interessado em participar do processo seletivo deve preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 60. No momento da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção e, caso seja de interesse do candidato, indicar outra opção, em qualquer Fatec e período.
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São 97 cursos superiores de tecnologia gratuitos, presenciais e no formato online, com duração de três anos. As informações sobre cursos, vagas, períodos e unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.
Para este semestre, as Fatecs ofertam 20.060 vagas, sendo 15.103 destinadas ao Vestibular e o restante aos candidatos do Provão Paulista. As oportunidades estão distribuídas para as unidades de todas as regiões do Estado de São Paulo.
As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber data e horário de atendimento.
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Gabarito – Vestibular Unificado UFSC 2025
Foram aplicadas nos dias 7 e 8 de dezembro as provas do do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025, que oferece 6.726 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. Na UFSC são 4.525 vagas, no IFSC 1.268 vagas e no IFC 933 vagas.
Gabarito Vestibular UFSC 2025
As provas e o gabarito preliminar das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas estarão disponíveis, a partir das 20h, deste domingo no site https://vestibularunificado2025.ufsc.br/.
A divulgação da lista dos classificados em primeira chamada está prevista para o final da primeira quinzena de janeiro.
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O índice de presencialidade nos dois dias ficou em 75,9%, superando o do ano passado, 73,9%. O comparecimento de 2023 já havia crescido em relação a 2022, quando foi de 70,9%.