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Professores avaliam primeira prova do Enem, ocorrida neste domingo
Milhares de estudantes de todo o Brasil fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação do Enem neste domingo (13)

Candidatos de todos os estados brasileiros realizaram neste domingo (13) a avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e, neste primeiro dia, os alunos tiveram 5h30 para completar as provas das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens, e elaborar a Redação.
Ao todo, foram 90 questões objetivas, além do texto no modelo dissertativo-argumentativo. Confira a distribuição:
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira).
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).
Docentes da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com foco na preparação para o Enem e vestibulares – comentam suas impressões sobre este primeiro dia de provas, em relação às disciplinas que lecionam:
Redação
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Todos os anos, o tema da redação é aguardado com apreensão pelos candidatos, pois o assunto a ser discorrido só é divulgado no momento da aplicação do exame, quando os estudantes recebem o caderno de questões.
Meses antes da prova, os vestibulandos e os veículos de comunicação já especulam os possíveis temas de acordo com o que tem acontecido no Brasil e no mundo, uma vez que esse vínculo pode ser decisivo na escolha do assunto.
Neste ano, o tema escolhido foi: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
Analisando o assunto, o professor João Filho, especializado na matéria de Redação, da Plataforma Professor Ferretto, comenta sobre a escolha do tema e alguns pontos que poderiam ser abordados no texto: “Acredito que seja um bom tema, sem grandes dificuldades. Não é um tema áspero e ácido, é um tema completamente dentro das perspectivas do Exame Nacional do Ensino Médio, com propostas obedecendo as cinco competências, e cuidados para com a manutenção dos direitos humanos. É importante ter uma atenção para manutenção de repertório, podendo citar questões como: a constituição e referências a antropólogos que compreendem a realidade brasileira, como: Darcy Ribeiro. Geógrafos como Milton Santos, como um referencial teórico para a construção de um brasil homogêneo na sua territorialidade, apesar de diverso na sua formação étnica, populacional, cultural”.
Língua Portuguesa
A prova de língua portuguesa, assim como na edição anterior, em 2021, contou com questões sobre diversos autores nacionais, como o clássico Machado de Assis em sua obra ”Memórias Póstumas de Brás Cubas” e a autora Carolina Maria de Jesus, com ”Quarto de despejo”.
O professor João Filho, de Língua Portuguesa, comenta: ”A prova estava bem equilibrada na presença da diversidade. O que revela a ótima característica do exame em contemplar diversos gêneros, autores e épocas, embora haja um predomínio da contemporaneidade, o que é muito natural. Tivemos a presença de romance, conto, crônica, linguagem publicitária e clássicos como Clarice Lispector e Machado de Assis, já mencionado anteriormente. De autores mais contemporâneos, tivemos Martha Medeiros e Antonio Prata.”
Ademais, a prova incluiu temáticas como a violência no futebol, a função social da notícia, a vida perfeita nas redes sociais, além de questões sobre gênero textual, envolvendo verbete, poema, elementos da narrativa e classificação de narrador, João destaca a importante questão sobre língua e patrimônio: resgate das línguas nativas indígenas, que poderia até fornecer um repertório para a redação.
Literatura
A disciplina de Literatura é muito importante em uma prova desta dimensão, pois carrega grande parte da bagagem cultural brasileira. “Assim como tem acontecido nos últimos anos, o que mais predominou na prova, foi o ato de instigar o candidato para a sua sensibilidade, a forma que o candidato recebe o texto literário e percebe as nuances, metáforas e a escrita artística em si.” avalia o professor da disciplina na Plataforma Ferretto, Alencar Schueroff.
Em termos de conteúdo, as questões foram em relação ao romance de 30, com a presença de ”A bagaceira” de José Américo de Almeida e também uma questão do livro ”Dona Guidinha do Poço” de Manoel de Oliveira Paiva. ”Ao contrário do ano passado, não houve muito diálogo da literatura com outras manifestações artísticas, como a música, charge, artes plásticas etc.”, declara Alencar.
História
A prova de História apresentou os temas esperados, com bastante foco nas questões de transformações, principalmente quando a gente fala da interdisciplinaridade entre história e sociologia. O professor Pedro Rennó avalia: “A prova teve muito conteúdo sobre questões de patrimônio, desigualdades sociais, questões de gêneros. Muitas vezes vemos estudantes reclamar, falando que a prova não foi conteudista, pois não cobrou conteúdo de história, mas tudo é conteúdo. Às vezes, a gente precisa entender a interdisciplinaridade da prova, por exemplo: cobrou questão sobre “departamento de imprensa e propaganda”, do período de Getúlio Vargas, sobre a década de 1830 – período regencial-, e isso se configura conteúdos da matéria de História. Mas comparado ao ano passado, as questões de história não estavam tão nítidas na prova, em relação à temática. Isso porque, em 2021 as questões eram sobre “Era Vargas” e “República Populista”, este ano a gente teve um processo um pouco mais amplo e interdisciplinar.” explica o docente.
Filosofia
A matéria possui um importante papel na construção do pensamento do aluno mediante a sociedade. Neste ano, cumpriu o seu dever e abordou temáticas clássicas. Mário Marcondes, professor da disciplina de Filosofia, afirma: “A prova tratou de vários temas clássicos e identifiquei cerca de 7 questões que são sobre filosofia. A grande surpresa da prova pra mim, foi não ter nenhuma questão do período que chamamos de “Filosofia Moderna”, que costuma ter o maior número de questões no Enem até hoje, pois é um período que possui um grande número de filósofos e temas clássicos.
O caderno amarelo teve questões que falaram sobre o Foucault – um pensador contemporâneo -, uso da tecnologia e filosofia antiga, deixando de fora grandes pensadores como Platão e Aristóteles, o que é uma grande surpresa.
Eu entendo que o nível da prova foi de mediano para alto, com questões relativamente difíceis. Mas como os temas foram clássicos, acredito que os alunos que se prepararam conseguiram um bom resultado.”.
Geografia
A disciplina, caracterizada pelos estudos da relação do ser humano com o meio ambiente, as relações climáticas e as características do espaço geográfico, cobrou questões de temas clássicos, como: a geografia urbana, questões de moradia, macrocefalia urbana e o êxodo rural, globalização e seus desdobramentos, entre outros. De acordo com o professor da disciplina Alexandre Groth, o aluno precisava dominar o conteúdo, entendendo a lógica exposta ao texto. “Isso que deu um nível médio à prova, pois os temas em si, se tornavam fáceis dependendo da abordagem. Mas, como a prova trazia diferentes linguagens, textos, gráficos e mapas, os alunos precisavam entender o conteúdo apresentado, para responder as questões”, finaliza.
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Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
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O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
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Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna
Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.
A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.
Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.
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Corpo docente qualificado e parcerias
Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.
O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.
Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.
Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura
Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.
A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.
O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.
Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.
Diferenciais do curso:
- Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
- Docentes que vivem a inovação — professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
- Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
- Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
- Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.
Alunos irão dominar:
- Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
- Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
- Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
- Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
- Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
- Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
- Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
- Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
- Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
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Vestibular UERJ 2026: pedido de isenção do 2º Exame de Qualificação já está aberto

Já está aberto o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da UERJ. O período vai de até o dia 15 de junho de 2025.
Quem pode pedir isenção?
Para ter direito à isenção, é necessário:
-
Comprovar carência socioeconômica, com renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 salário mínimo nacional vigente;
-
Ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
🔍 Atenção! Leia atentamente o Edital de Isenção, disponível no portal do Vestibular, antes de enviar seu pedido.
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⚠️ Importante: O envio da documentação agora deve ser feito exclusivamente pelo Sistema do Candidato.
Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/