Siga-nos!

Destaque

ProUni-2024 aumenta vagas para os cursos de Direito e Medicina

O programa federal concede bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior.

Publicado

em

Resultado da Lista de Espera do Prouni 2021.2

O primeiro edital de 2024 do Programa Universidade para Todos (ProUni) aumentou o número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina.

O edital geral do processo seletivo, referente ao primeiro semestre deste ano, foi publicado nesta quarta-feira (17). O programa federal concede bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior.

O aumento de vagas nesses dois cursos foi autorizado em dezembro passado, com o objetivo de acomodar mais bolsistas do ProUni nas vagas dos dois cursos de graduação em todo o país.

Inscrição

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O período de inscrição para o programa vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação do resultado ocorrerá em duas chamadas, sendo a primeira no dia 6 de fevereiro e a segunda no dia 27 do mesmo mês.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do ProUni nesta sexta-feira (19).

Critérios

A bolsa de estudo integral será concedida a brasileiros que ainda não têm diploma de curso superior. Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato à bolsa:

– tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2022 ou de 2023;

– tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;

– tenha tirado nota acima de zero na prova de redação do Enem;

– não tenha participado do referido exame na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).

Além desses critérios, o candidato a bolsista precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições:

– ser pessoa com deficiência;

– ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio), conforme Decreto nº 5.493/2005;

– ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição, entre outras condições de estudo.

Renda familiar

A inscrição no processo seletivo do ProUni é condicionada também ao cumprimento do critério de renda do estudante. Para o cálculo, é considerada a renda bruta mensal de todos os membros da família do candidato à bolsa estudantil.

Para ter o benefício no valor de 100% da mensalidade da faculdade privada é preciso ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para bolsa parcial, de 50% do programa, a renda mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa da família. Os requisitos de renda foram estabelecidos na Lei nº 11.096/2005.

Caso o estudante seja selecionado, a comprovação de renda deve ser feita no momento da inscrição e, também, na matrícula na instituição privada de ensino superior, com contracheques, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários.

Para comprovar a renda familiar, é necessário apresentar documentação como contracheque, declaração do imposto de renda ou extrato bancário.

O candidato professor da rede pública de ensino não precisa se submeter à regra da renda familiar do ProUni.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular PUC-SP Inverno 2024: Inscrições com a nota do ENEM terminam dia 24/06.

Alunos ingressantes poderão concorrer a bolsas de estudos para o 2º semestre de 2024

Publicado

em

por

As inscrições para o processo seletivo de inverno da PUC-SP ainda estão abertas. Interessados poderão se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos 2018 a 2023, desde que a média obtida tenha sido igual ou superior a 450 pontos.

Cursos Oferecidos

As vagas estão disponíveis para os seguintes cursos de graduação:

• Administração – matutino
• Ciências Econômicas – matutino/noturno
• Design – matutino
• Direito – matutino/noturno
• Engenharia Biomédica – matutino
• Engenharia Civil – matutino
• Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos – matutino
• Jornalismo – vespertino
• Relações Internacionais – vespertino

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A taxa de Inscrição é R$80,00 (oitenta reais) e pode ser paga com boleto, cartão de crédito ou pix.

O prazo termina no dia 24/06.

Esse ano, os alunos ingressantes pelo vestibular de inverno da universidade poderão concorrer a bolsa de estudo de 100%. Para conhecer os critérios e prazos, basta acessar o edital.

Para se inscrever, acesse o site e siga as instruções fornecidas no portal de inscrições.

A PUC-SP foi destaque no ranking internacional QS 2025 aparecendo como a melhor universidade privada do estado de São Paulo e a segunda melhor do país. No ranking do MEC a universidade ocupa as mesmas posições. Isso reforça a qualidade de excelência e o prestígio da PUC-SP. Faça já a sua inscrição!

Continue lendo

Destaque

Últimos dias de inscrições! Vestibular de Inverno Mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos.

Publicado

em

por

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos. Utiliza recursos tecnológicos e práticas pedagógicas modernas.

Aqui na Mauá, você terá contato aprofundado com um corpo docente qualificado, composto por professores com vasta experiência acadêmica e profissional. A instituição oferece uma ampla variedade de cursos de Graduação, todos reconhecidos pela alta qualidade e rigor acadêmico!

– Graduação em Administração
– Graduação em Arquitetura e Urbanismo
– Graduação em Design
– Graduação em 9 Engenharias (Alimentos; Civil; Computação; Controle e Automação; Elétrica; Eletrônica; Mecânica; Produção; Química)
– Graduação em Relações Internacionais
– 3 cursos de Graduação em TI (Ciência da Computação; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Sistemas de Informação)

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Infraestrutura de Ponta

Este é um de seus maiores diferenciais. O Campus horizontal, localizado em São Caetano do Sul – SP (Praça Mauá, 1), é equipado com laboratórios modernos, biblioteca atualizada e salas de aula tecnológicas. Essa infraestrutura permite que os alunos tenham acesso a equipamentos de última geração, facilitando um aprendizado prático e atualizado!

São mais de 130 laboratórios – quase 2 por sala de aula – com recursos de ponta!

Foco na Inovação e Tecnologia

O IMT está na vanguarda da Inovação e da Tecnologia!

Para incentivar a Pesquisa e o Desenvolvimento, oferece aos alunos oportunidades para participarem de projetos inovadores e colaborarem com empresas e com o Centro de Pesquisas – CP-IMT.
A instituição também incentiva o Empreendedorismo, oferecendo suporte e infraestrutura para o desenvolvimento de startups e projetos empreendedores.

Os estudantes também participam de competições e projetos tecnológicos, como competições de Robótica, Engenharia e Inovação. Essas atividades permitem que apliquem seus conhecimentos de forma prática, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Aqui, suas ideias podem se transformar em negócios viáveis e sustentáveis!

Parcerias com Empresas

O IMT mantém parcerias estratégicas com diversas empresas e organizações, fundamentais para a inserção do estudante no mercado de trabalho e para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula!

Programas de Internacionalização

Aqui, são oferecidos programas de intercâmbio, dupla diplomação e cooperação internacional com diversas instituições de ensino ao redor do mundo. Essas oportunidades permitem que os alunos expandam seus horizontes culturais e acadêmicos, adquirindo experiências globais e enriquecedoras para sua formação profissional.

Essential Skills

Além da excelência técnica, o IMT valoriza a formação integral do aluno, incentivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, liderança, ética e responsabilidade social. A instituição promove atividades extracurriculares, como esportes, cultura e voluntariado, que contribuem para a formação de profissionais completos e cidadãos conscientes.

Empregabilidade

Os alunos do IMT são altamente valorizados no mercado de trabalho, e a instituição apresenta um alto índice de empregabilidade de seus egressos. As empresas reconhecem a qualidade da formação oferecida pelo Instituto, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Conveniência

No Campus de São Caetano do Sul, os alunos contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para atividades físicas, Centro Acadêmico, com mesas de jogos, mercadinho, além de um Transporte Circular que, de forma gratuita, faz o percurso entre o Campus e o Metrô do Sacomã – SP (confira os horários).

Vestibular

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é referência em excelência acadêmica, infraestrutura moderna e enfoque prático na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mercado global!

Ingresse na Mauá em agosto: faça o Vestibular de Inverno e garanta a sua vaga para a Graduação! maua.br/vestibular

Continue lendo

Destaque

Enem estende até dia 21 inscrições para estudantes gaúchos

A abertura de um novo prazo para os estudantes gaúchos ocorre em meio às dificuldades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul com os eventos climáticos.

Publicado

em

por

Enem 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou no último sábado (15), em suas redes sociais, que o sistema de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaberto para os estudantes gaúchos. O novo prazo começou neste domingo (16) e vai até a próxima sexta-feira (21).

As inscrições haviam se encerrado na sexta-feira (14). Segundo dados divulgados pelo ministro, foram contabilizadas 5.055.699 inscrições, das quais 4.050.810 já concluíram todos os procedimentos necessários para confirmar a participação. Os números são superiores aos registrados no ano passado.

A abertura de um novo prazo para os estudantes gaúchos ocorre em meio às dificuldades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul com os eventos climáticos. O grande volume de chuvas registrado ano estado do partir do fim de abril deste ano deixou diversas cidades submersas, forçando mais de 600 mil pessoas a sair de suas casas e causando mais de 170 mortes.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A tragédia gerou restrições na mobilidade e dificuldades de garantia de serviços básicos como energia e atendimento de saúde.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. O exame, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, foi adotado como principal porta de entrada para os cursos superiores no Brasil, já que é usado na seleção de novos ingressantes em boa parte das instituições de ensino públicas e privadas.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo