Siga-nos!

Destaque

PUC-Campinas é considerada uma das mais ambientalmente sustentáveis do País

Ranking internacional que avalia sustentabilidade ecológica de universidades destaca a PUC-Campinas

Publicado

em

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

O ranking internacional UI GreenMetric World University, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, destaca a PUC-Campinas entre as mais responsáveis do mundo. A Universidade é uma das três mais bem avaliadas no Estado de São Paulo, sendo a primeira particular no levantamento.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonésia, que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Desde 2019, entraram para o ranking 780 universidades.

O objetivo é fornecer o resultado da pesquisa sobre as condições e políticas atuais relacionadas à sustentabilidade nas universidades. Com isso, pretende incentivar administradores das instituições e das comunidades a darem mais atenção ao combate às mudanças climáticas globais, conservação de energia e água, reciclagem de resíduos e transporte ecológico.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A metodologia da pesquisa é baseada em três critérios: Meio Ambiente, Economia e Equidade. A partir desses quesitos, é feita a coleta de informações básicas do tamanho da universidade e seu perfil de zoneamento, seja urbano, suburbano ou rural. Também avaliam tamanho de espaço verde, consumo de eletricidade, transporte, uso da água, gerenciamento de resíduos sólidos, configuração e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, e educação e pesquisa.

A PUC-Campinas se destacou pelo uso responsável de energia, transporte, uso de água, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos. A Universidade tem uma série de ações para troca de lâmpadas, que resultam em uma iluminação mais barata e eficiente, geração de energia solar, reaproveitamento de água, tratamento de resíduos, reciclagem de material, produção própria de produtos de limpeza, desenvolvimento de pesquisa de carros elétricos e redução de desperdício de recursos naturais e energia.

Com isso, ela ficou entre as 20 universidades brasileiras mais compromissadas em enfrentar os problemas de sustentabilidade e impacto ambiental, sendo, entre as universidades privadas, a 6ª melhor do país e a melhor do Estado de São Paulo nesse quesito.

Energia limpa

A Universidade instalou, em 2021, uma nova usina fotovoltaica com recursos próprios. Com 1080 placas de energia solar instaladas sobre o prédio do Mescla e da Biblioteca Central, o sistema gera cerca de 580 mil Kw/h por ano, o suficiente para abastecer 240 residências anualmente.
A iniciativa faz parte de um programa mais amplo de sustentabilidade ambiental, uma das dimensões do seu planejamento estratégico. Além da redução do consumo de energia elétrica, esta dimensão também possui projetos para a redução do consumo de água e para a redução da geração e tratamento de resíduos pela Instituição.
No início do ano, foi inaugurada uma outra usina fotovoltaica com capacidade de gerar 100.000 KWh, construída dentro do âmbito do Programa de Eficiência Energética da CPFL, PEE 2019 – CPFL. Neste mesmo projeto, houve, ainda, a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED nos prédios administrativos da Universidade e no Hospital e Maternidade Celso Piero – HMCP, finalizando, assim, este tipo de substituição, tanto para a iluminação interna quanto para a externa, nos dois campi.

Vestibular PUC-Campinas

Estão abertas as inscrições para o Novo Vestibular da PUC-Campinas, com início das aulas no primeiro semestre de 2022. Os candidatos podem se inscrever pelo site da Universidade (https://www.puc-campinas.edu.br/) até o dia 23 de janeiro. Haverá duas modalidades de seleção, pelo desempenho no Enem ou por meio de prova presencial, que será realizada dia 26 de janeiro. O candidato que optar pela 1ª modalidade terá prioridade no preenchimento das Vagas Remanescentes.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

Universidade passou a integrar o grupo de instituições com nota máxima

Publicado

em

por

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

No dia 02/04, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou o relatório de Indicadores de Qualidade da Educação Superior e, mais uma vez, a PUC-SP se destaca entre as melhores universidades do Brasil.

O MEC avaliou 2.022 instituições de ensino superior, das quais apenas 3% possuem o IGC na faixa 5 (conceito máximo). Considerando todas as 203 universidades públicas e privadas avaliadas, somente 25 ocupam o topo do ranking.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Das 92 universidades privadas do país avaliadas, apenas três possuem o IGC na faixa máxima: PUC-SP, PUC Rio e PUCRS. A posição é inédita, uma vez que apenas as universidades públicas ocupavam esse posto.

No estado de São Paulo a PUC-SP é a única Universidade privada na faixa máxima do Índice Geral de Cursos (IGC). Esses resultados reforçam o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024! Seleção com nota do ENEM ou Prova Presencial. Saiba mais.

Continue lendo

Destaque

Vai prestar Vestibular? Confira dicas para aumentar sua concentração nos estudos

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes.

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes. Separamos neste post algumas dicas para quem precisa aprimorar esse processo:

Crie um Plano de Estudos

Organize uma rotina com horários específicos para cada matéria. Isso ajuda a estabelecer uma disciplina e manter o foco.

Ambiente de Estudo Adequado

Escolha um lugar tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Mantenha o local organizado e confortável.

Estabeleça Metas Diárias

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Defina objetivos específicos para cada sessão de estudo. Metas claras ajudam a manter a motivação e o foco.

Desligue Distrações

Coloque o celular no modo silencioso ou use aplicativos que bloqueiam redes sociais e notificações durante o tempo de estudo.

Faça Pausas Regulares

Pequenas pausas são essenciais para evitar a fadiga mental. Use esse tempo para se alongar, tomar água ou fazer um lanche.

Revise Regularmente

Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para fixar melhor as informações e reduzir a ansiedade.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar significativamente sua capacidade de concentração e, consequentemente, seu desempenho nos estudos para o ENEM. Boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem 2024

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Publicado

em

por

Enem 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.

“Quem se inscrever agora não pagará”, disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 20 de maio.

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo