Notícias dos Vestibulares e Enem
Quando sai o gabarito do Vestibular UFPR 2023?
As provas do Vestibular 2023 da UFPR foram aplicadas neste domingo (23/10). Quando sai o gabarito?

As provas do Vestibular UFPR 2023 foram aplicadas neste domingo (23/10). Quando sai o gabarito? De acordo com o guia do candidato, o gabarito provisório será publicado nesta segunda-feira, 24 de outubro de 2022 foi disponibilizado na noite deste domingo.
Gabarito Vestibular UFPR 2023
O Gabarito Individual Provisório do Candidato, da Prova de Conhecimentos Gerais, poderá ser consultado por meio do site: www.nc.ufpr.br
A primeira fase foi realizada em 11 cidades: Curitiba, Londrina, Joinville (SC), Cascavel, Maringá, Toledo, Guarapuava, Palotina, Paranaguá, Matinhos e Jandaia do Sul.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Confira abaixo as próximas datas:
- Divulgação da relação nominal dos candidatos convocados para a 2ª Fase – 14/11/2022
- Comprovante de ensalamento – 2ª Fase – 30/11/2022
- Realização da 2ª fase – Prova de Compreensão e Produção de Textos (às 14h00min) – 04/12/2022
- Realização da 2ª Fase – Provas Específicas1 (às 14h00min) – 05/12/2022
- Realização Prova Teórica Objetiva de Música (às 10h30min) – 05/12/2022
Números
Estão inscritos para o Vestibular 2023 da UFPR 38.087 candidatos, dos quais 2.994 concorrem a uma vaga no Curso de Formação de Oficiais da PM e 35.093 disputam vagas na UFPR – um aumento de 6,2% em relação ao vestibular anterior.
Do total de 38.087 inscritos, 2.038 são treineiros – ou seja, candidatos que não concorrem efetivamente às vagas; 27.626 estão na ampla concorrência e 8.423 são candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e concorrem por algum tipo de cota.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas do Fies para o 2º semestre de 2025
Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília.
Os prazos estão previstos em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho. As inscrições são gratuitas.
Com o objetivo de promover a inclusão educacional, desde 2001 o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:
- ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
- ter conquistado média aritmética das notas, nas cinco provas do exame, igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação;
- não ter participado no referido exame como treineiro;
- ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).
Fies Social
O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, hoje R$ 759.
A nova modalidade lançada pelo MEC permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação no processo seletivo do Fies será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
A ordem de prioridades considera os que candidatos que não concluíram o ensino superior e/ou não foram beneficiados pelo financiamento estudantil.
É vedada a concessão de novo financiamento do Fies a candidatos que não tenham quitado o financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional ou que se encontrem em período de utilização do financiamento.
Calendário
O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os estudantes, então, deverão acessar o Fies Seleção para comprovar as informações e complementar sua inscrição do dia 30 de julho a 1º de agosto.
Os estudantes que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.
“Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nesta edição do Fies”, alerta o MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Gabarito – Vestibular UEM Inverno 2025 – Prova 13/07/2025
A prova do Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi realizada neste domingo (13).

Do total de 9.832 inscritos no Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), 9.045 compareceram para a prova, neste domingo (13). De acordo com a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), o índice de abstenção foi o menor já registrado desde 2009, de apenas 8%. Os candidatos concorrem a 936 vagas distribuídas em mais de 70 cursos de graduação.
A prova foi aplicada em Maringá e outras dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Umuarama, Ponta Grossa e Curitiba. Os candidatos responderam a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação. O gênero textual cobrado foi Artigo de Opinião e o tema foi: “A necessidade ou não de regulamentação das redes sociais para proteger crianças e adolescentes dos desafios na internet”.
De acordo com a coordenadora da CVU, Márcia Brito, a aplicação da prova transcorreu normalmente. “O processo seletivo foi muito tranquilo. Não tivemos nenhuma intercorrência. O atendimento a todos os candidatos ocorreu da melhor forma possível e o destaque foi o número de ausentes, o mais baixo dos últimos 16 anos.”
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As provas e os gabaritos provisórios já foram disponibilizados e podem ser consultados no site da CVU. O período de recursos é de 24 horas, ou seja, até as 10h de amanhã (15). O gabarito definitivo será publicado no dia 25 de julho. Já o resultado final do Vestibular de Inverno 2025 será publicado em 8 de agosto de 2025.
A UEM mobilizou cerca de 1.500 fiscais e coordenadores para a aplicação da prova, considerando todas as funções de trabalho: motoristas, médicos, enfermeiros, fiscais de sala, coordenadores de sede, fiscais de bloco, dentre outros.
As bancas de heteroidentificação, voltadas às políticas de cotas para negros (pretos e pardos), também ocorreram no domingo, logo após a realização das provas. Ao deixar a sala de aplicação, os candidatos passaram pelo processo de entrevista. O resultado das bancas será publicado no dia 16 de julho de 2024, às 17h, no site da CVU.
Mais informações sobre o Vestibular podem ser encontradas no Manual do Candidato e no edital do concurso, disponíveis no site da CVU ou no aplicativo Vestibular UEM. Os contatos para tirar dúvidas são o telefone (44) 3011-5705 ou o e-mail vestibular@uem.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Processo seletivo da PUC MInas oferece bolsas de 50% e 100% para o 2º semestre de 2025

Inscrições abertas para o processo seletivo destinado à concessão de bolsas assistenciais para a graduação de 50% e 100%. Os interessados devem se inscrever até às 23h59 desta terça-feira, 15 de julho. São considerados elegíveis apenas novos ingressantes na PUC Minas, que entrarão na Universidade no segundo semestre de 2025. Todo o processo deve ser feito pelo site pucminas.br/bolsa.
Estão disponíveis 578 bolsas integrais (100%) e 265 bolsas parciais (50%) para cursos de diversas áreas de conhecimento em todos os campi (Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico, Lourdes, Poços de Caldas e Serro). A lista completa está disponível no edital.
A seleção de bolsistas é feita de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos. O sistema de classificação é feito pelo somatório das notas obtidas de 2020 a 2024 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
RESULTADO
A divulgação da lista de candidatos pré-selecionados acontecerá na próxima quarta-feira, 16 de julho. O resultado do processo seletivo dos pré-selecionados, após a análise dos documentos, será divulgado até dia 14 de agosto, quinta-feira. Ambas as listas serão publicadas no site pucminas.br.
PRÉ-REQUISITOS
Para se concorrer às bolsas integrais e parciais, o candidato deve ter a renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Para o processo seletivo de apenas bolsas parciais, o requerente deve ter a renda familiar bruta mensal per capita de um salário mínimo e meio até três salários mínimos. Indivíduos cuja renda familiar bruta mensal per capita seja acima de três salários mínimos não se enquadram no perfil socioeconômico para bolsas assistenciais.
Durante o processo avaliativo, o candidato será entrevistado por uma assistente social que, eventualmente, poderá realizar uma visita domiciliar para confirmar as declarações e documentações.
A lista com a documentação exigida e demais especificações do processo seletivo estão disponíveis no edital.
Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail relacionamento@pucminas.br.