Siga-nos!

Destaque

Quase 30% dos pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni utilizaram a nota do Enem 2020

Ao todo, 544.755 candidatos se inscreveram nesta edição do Prouni, que ofertou um número recorde de bolsas: 273.001

Publicado

em

Resultado do Prouni 2022 - 1ª chamada

O Decreto nº 10.972, assinado pelo Presidente da República em fevereiro de 2022, que permitiu a utilização das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 nos processos seletivos deste ano do Programa Universidade para Todos (Prouni), ampliou as oportunidades para os estudantes que buscam cursar o ensino superior com bolsa de estudo do Prouni.

Com o resultado da 1ª chamada do Prouni, divulgado no portal Acesso Único, na última quarta-feira (2), já é possível mensurar o impacto desse esforço adotado pelo MEC nesta edição do Programa. Dos 188.127 candidatos pré-selecionados na 1ª chamada, 55.269 usaram a nota do Enem 2020 e 132.858 a nota do Enem 2021.

Os números mostram que quase 30% dos estudantes pré-selecionados são beneficiados pelo decreto que possibilitou o uso da nota do Enem de 2020 e, ainda, da nota do Enem de 2021, nos processos seletivos do Prouni.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além desses, outros estudantes que fizeram o Enem 2020 poderão ser pré-selecionados, tanto na segunda chamada do Prouni, cujo resultado será divulgado no dia 24 de março, como, também, por meio da lista de espera.

Todos os pré-selecionados devem observar os prazos para apresentar a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo vai até 14 de março. Após a análise da documentação, que deve ser entregue na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado, o candidato saberá se foi aprovado ou não para obter a bolsa.

Balanço

Ao todo, 544.755 candidatos se inscreveram nesta edição do Prouni, que ofertou um número recorde de bolsas: 273.001, sendo 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade do curso. A distribuição desse número superior de bolsas integrais foi observada em 23 estados e no Distrito Federal.

Dos 19.584 cursos com oferta de bolsas para esta edição, os dez que obtiveram o maior número de inscritos foram, nesta ordem: medicina; direito; enfermagem; psicologia; administração; fisioterapia; pedagogia; odontologia; educação física; e biomedicina.

Houve oferta de bolsas do Prouni para 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal. Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas foram: São Paulo; Minas Gerais; Paraná; Rio Grande do Sul; e Bahia.

Decreto

O decreto assinado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 18 de fevereiro, permitiu que as notas de quem fez o Enem em 2020 pudessem ser utilizadas no processo seletivo do Prouni, cujas inscrições foram abertas no dia 22 de fevereiro

Além disso, o decreto ajudou a ampliar o número de matrículas na educação superior, auxiliando o atingimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. A medida está de acordo com a legislação que rege o Programa, tendo em vista as consequências decorrentes da pandemia Covid-19, que trouxeram atrasos nas últimas edições do Enem.

Fonte: Portal MEC

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Últimos dias de inscrições! Vestibular de Inverno Mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos.

Publicado

em

por

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos. Utiliza recursos tecnológicos e práticas pedagógicas modernas.

Aqui na Mauá, você terá contato aprofundado com um corpo docente qualificado, composto por professores com vasta experiência acadêmica e profissional. A instituição oferece uma ampla variedade de cursos de Graduação, todos reconhecidos pela alta qualidade e rigor acadêmico!

– Graduação em Administração
– Graduação em Arquitetura e Urbanismo
– Graduação em Design
– Graduação em 9 Engenharias (Alimentos; Civil; Computação; Controle e Automação; Elétrica; Eletrônica; Mecânica; Produção; Química)
– Graduação em Relações Internacionais
– 3 cursos de Graduação em TI (Ciência da Computação; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Sistemas de Informação)

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Infraestrutura de Ponta

Este é um de seus maiores diferenciais. O Campus horizontal, localizado em São Caetano do Sul – SP (Praça Mauá, 1), é equipado com laboratórios modernos, biblioteca atualizada e salas de aula tecnológicas. Essa infraestrutura permite que os alunos tenham acesso a equipamentos de última geração, facilitando um aprendizado prático e atualizado!

São mais de 130 laboratórios – quase 2 por sala de aula – com recursos de ponta!

Foco na Inovação e Tecnologia

O IMT está na vanguarda da Inovação e da Tecnologia!

Para incentivar a Pesquisa e o Desenvolvimento, oferece aos alunos oportunidades para participarem de projetos inovadores e colaborarem com empresas e com o Centro de Pesquisas – CP-IMT.
A instituição também incentiva o Empreendedorismo, oferecendo suporte e infraestrutura para o desenvolvimento de startups e projetos empreendedores.

Os estudantes também participam de competições e projetos tecnológicos, como competições de Robótica, Engenharia e Inovação. Essas atividades permitem que apliquem seus conhecimentos de forma prática, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Aqui, suas ideias podem se transformar em negócios viáveis e sustentáveis!

Parcerias com Empresas

O IMT mantém parcerias estratégicas com diversas empresas e organizações, fundamentais para a inserção do estudante no mercado de trabalho e para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula!

Programas de Internacionalização

Aqui, são oferecidos programas de intercâmbio, dupla diplomação e cooperação internacional com diversas instituições de ensino ao redor do mundo. Essas oportunidades permitem que os alunos expandam seus horizontes culturais e acadêmicos, adquirindo experiências globais e enriquecedoras para sua formação profissional.

Essential Skills

Além da excelência técnica, o IMT valoriza a formação integral do aluno, incentivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, liderança, ética e responsabilidade social. A instituição promove atividades extracurriculares, como esportes, cultura e voluntariado, que contribuem para a formação de profissionais completos e cidadãos conscientes.

Empregabilidade

Os alunos do IMT são altamente valorizados no mercado de trabalho, e a instituição apresenta um alto índice de empregabilidade de seus egressos. As empresas reconhecem a qualidade da formação oferecida pelo Instituto, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Conveniência

No Campus de São Caetano do Sul, os alunos contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para atividades físicas, Centro Acadêmico, com mesas de jogos, mercadinho, além de um Transporte Circular que, de forma gratuita, faz o percurso entre o Campus e o Metrô do Sacomã – SP (confira os horários).

Vestibular

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é referência em excelência acadêmica, infraestrutura moderna e enfoque prático na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mercado global!

Ingresse na Mauá em agosto: faça o Vestibular de Inverno e garanta a sua vaga para a Graduação! maua.br/vestibular

Continue lendo

Destaque

Enem estende até dia 21 inscrições para estudantes gaúchos

A abertura de um novo prazo para os estudantes gaúchos ocorre em meio às dificuldades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul com os eventos climáticos.

Publicado

em

por

Enem 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou no último sábado (15), em suas redes sociais, que o sistema de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaberto para os estudantes gaúchos. O novo prazo começou neste domingo (16) e vai até a próxima sexta-feira (21).

As inscrições haviam se encerrado na sexta-feira (14). Segundo dados divulgados pelo ministro, foram contabilizadas 5.055.699 inscrições, das quais 4.050.810 já concluíram todos os procedimentos necessários para confirmar a participação. Os números são superiores aos registrados no ano passado.

A abertura de um novo prazo para os estudantes gaúchos ocorre em meio às dificuldades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul com os eventos climáticos. O grande volume de chuvas registrado ano estado do partir do fim de abril deste ano deixou diversas cidades submersas, forçando mais de 600 mil pessoas a sair de suas casas e causando mais de 170 mortes.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A tragédia gerou restrições na mobilidade e dificuldades de garantia de serviços básicos como energia e atendimento de saúde.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. O exame, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, foi adotado como principal porta de entrada para os cursos superiores no Brasil, já que é usado na seleção de novos ingressantes em boa parte das instituições de ensino públicas e privadas.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 – Resultado da primeira fase

A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 23 e 24 de junho

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicará a partir das 10 horas de 14 de junho, sexta-feira, o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.

A consulta do desempenho na prova do dia 26 de maio e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também estará disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.

A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 23 e 24 de junho (domingo e segunda-feira), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 prevê publicação do resultado final em 12 de julho e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo