Notícias dos Vestibulares e Enem
Quero ser UFMS 2024 está com as inscrições abertas
As vagas são para candidatos que participaram do Vestibular UFMS, PASSE e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em anos anteriores.

Estão abertas as inscrições para o programa Quero ser UFMS 2024, processo seletivo que oferece mais de 3,4 mil vagas para candidatos que participaram do Vestibular UFMS, do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em anos anteriores. As oportunidades estão distribuídas entre 76 cursos presenciais e a distância, na Cidade Universitária e em todos os câmpus.
Para participar, os interessados precisam ter realizado o Enem entre os anos de 2017 e 2023, o Vestibular UFMS entre 2020 e 2024, o Vestibular Digital em 2023 ou 2024, ou, ainda, a 3ª etapa do PASSE nos triênios 2019-2021, 2020-2022 e 2021-2023. O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo, explica que o programa Quero ser UFMS foi criado em 2021, e que, desde então, 3.358 estudantes ingressaram na Universidade de forma gratuita.
De acordo com o diretor, o programa apresenta vagas ociosas, ou seja, que não foram utilizadas pelos outros processos seletivos regulares, como o Vestibular, PASSE e SiSU, ampliando as chances de entrada na graduação. Caso os candidatos optem por aproveitar as notas do Enem, podem ter acesso ao boletim na página do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para aqueles que realizaram mais de uma edição da prova, é possível selecionar qual resultado pretendem submeter. O mesmo vale para quem escolher o Vestibular ou o PASSE, sendo que os resultados estão disponíveis na página de Ingresso.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O estudante Arthur Xavier de Souza, que atualmente está no 3º semestre de história, conta que chegou a cursar psicologia, mas não se adaptou às disciplinas e decidiu mudar de área. Foi quando soube do programa e decidiu usar a pontuação do Enem que realizou em 2022. “Ao invés de ter que esperar um ano, fazer cursinho, vestibular e passar por todo aquele processo de novo, eu só utilizei a mesma nota que passei em psicologia, e entrei em história. Não precisei passar por tudo novamente, foi bem rápido e bem acessível”.
Quero ser UFMS
As inscrições devem ser realizadas na página de Inscrição da UFMS até o dia 4 de março. Após o cadastro pessoal, os interessados serão direcionados à Área do Candidato, onde registram a cidade, a unidade e o curso que pretendem concorrer. Depois, é preciso optar pela ampla concorrência ou pelas vagas reservadas, preencher os dados, digitar o número de inscrição do processo seletivo que será aproveitado (Enem, Vestibular UFMS, Vestibular Digital ou PASSE) com o respectivo ano.
A divulgação do resultado preliminar do Quero ser UFMS está prevista para o dia 6 de março, e a convocação da 1ª chamada está prevista para o dia 12 do mesmo mês. “Muitos alunos que não fizeram Vestibular ou PASSE [neste ano], ou não conseguiram a vaga no curso que era sua primeira opção, agora podem estudar sem fazer prova ou pagar inscrição”, reforça o diretor.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade São Leopoldo Mandic e Faculdade de Medicina do Sertão abrem novas vagas de graduação em Medicina nas unidades de Limeira, Araras e Arcoverde
Inscrições para o vestibular poderão ser feitas até às 22h do dia 11 de julho; Instituições passam também a oferecer vagas por meio da nota obtida no Baccalauréat Français (BAC)

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, nas Unidades de Limeira e Araras, e para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde. Ao todo, serão disponibilizadas 77 vagas com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025. A prova on-line acontecerá no dia 16 de julho de 2025, por meio de um processo seletivo unificado, cabendo ao candidato escolher a unidade de sua preferência.
Em Limeira, são oferecidas 15 vagas destinadas aos candidatos que realizarão a prova on-line. Para os que optarem por usar a nota do ENEM, são ofertadas 5 vagas – o processo seletivo utilizará notas obtidas entre os anos de 2010 e 2024. A Instituição também oferece 2 vagas para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no IB- International Baccalaureate, 1 vaga para o programa Abitur e mais 1 vaga para o SAT – Scholastic Aptitude Test.
Na Unidade de Araras, são 15 vagas para os que vão concorrer à prova on-line; 7 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde, são 15 vagas para a prova on-line, 5 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Agora, as Instituições também oferecem 1 vaga cada uma para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no Baccalauréat Français (BAC).
Para participar do Vestibular, os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Faculdade São Leopoldo Mandic (www.slmandic.edu.br) e, por meio dos links referentes a cada Instituição, fazer a sua escolha até às 22h00 (horário de Brasília) do dia 11 de julho de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 para todas as Unidades.
A avaliação será composta pelas notas obtidas nas 50 questões de múltipla escolha referentes às competências comuns às diversas áreas de conhecimento do Ensino Médio e uma redação. A prova será realizada no dia 16 de julho, de 18h30 até 22h30 (horário de Brasília). Os resultados serão divulgados no dia 21 de julho nos sites das Instituições. O início das aulas está previsto para 4 de agosto de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia para inscrição em concurso de bolsas de estudos do Grupo Integrado
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h

Os estudantes de todo o Brasil que concluíram o Ensino Médio e desejam cursar uma graduação superior podem concorrer a 10 bolsas de estudos e obter descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Os candidatos devem ler e seguir as regras estipuladas, preencher um formulário e podem escolher entre mais de 60 opções de cursos de graduação superior no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR); incluindo áreas concorridas como Odontologia, Direito, Medicina Veterinária, Agronomia, Biomedicina e outros cursos.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Distribuição das bolsas
Diferentemente dos financiamentos, os estudantes que conquistarem essas 10 bolsas de estudos não precisam devolver nenhum valor à instituição de ensino superior depois de formado.
A distribuição das bolsas de estudos seguirá a classificação geral dos candidatos. O primeiro colocado terá 100% de desconto nas mensalidades. O segundo colocado terá 70% de desconto. Os classificados do 3º ao 10º lugar terão 50% de desconto nas mensalidades. Para manter o benefício, os aprovados devem ter bom rendimento acadêmico e sem reprovações.
Prova
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e os candidatos podem realizar a avaliação somente uma única vez. A plataforma do concurso usa Inteligência Artificial para detectar meios de consulta. Assim, é possível identificar comunicação oral e acesso a outro navegador, o que implica na eliminação do processo seletivo.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025.
Volta aos estudos depois de 20 anos
O concurso de bolsas de estudos é a porta de entrada na universidade e uma ótima oportunidade para quem deseja se formar no Ensino Superior, ter redução de custos, se dedicar mais aos estudos, se preparar para o futuro e desenvolver suas capacidades.
Esse é o caso de Tatiane de Jesus Kaihara, que ficou 20 sem estudar por questões pessoais. Ao saber do concurso de bolsas, ela se inscreveu em 2023 e foi aprovada em primeiro lugar. “Estou no primeiro ano do curso de Agronomia no Integrado. Consegui desconto de 100% na mensalidade e graças a essa oportunidade estou realizando um sonho de vida”, explica.
Serviço
O que: Concurso oferta 10 bolsas de estudos com descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
Quem pode participar: Estudantes que tenham concluído o Ensino Médio
Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Data da prova: Será no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e realizada no formato online
Resultado: A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br
Matrículas: As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR)
Informações: pelos tels. 0800-042-0109 / 0800-000-7005 / 44-3518-2500