Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Reta Final Enem 2019: As cinco principais dúvidas

Muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual a melhor forma de organização para estudar o máximo de conteúdo possível antes do Enem 2019

Publicado

em

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Locais de Prova do Enem

Com menos de 40 dias restantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 03 e 10 de Novembro, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual a melhor forma de organização para estudar o máximo de conteúdo possível antes do exame. O Professor Gilberto Augusto, fundador da plataforma de estudos Aprovação 360º, responde a cinco dúvidas bastante comuns neste período, e que podem ajudar a muitos alunos:

Reta Final Enem 2019: As cinco principais dúvidas

1) Como saber que conteúdo estudar primeiro?

“A melhor forma é utilizando o método ‘PRD – Peso, Recorrência e Dificuldade’, já que o Enem atribui pesos diferentes para cada área do conhecimento de acordo com o curso desejado. Desta forma, é possível identificar as matérias de maior importância, conforme o ‘peso'”, explica Gilberto Augusto. Além disso, o exame cobra mais determinadas matérias em detrimento de outras. “Em biologia, todo ano cai ecologia. Já em física, eletrodinâmica”, exemplifica. Assim, basta se atentar às matérias mais comuns e que têm mais chances de serem cobradas – “recorrência”. E, por último, a “dificuldade” que é mensurada pela observação dos conteúdos que se erra em provas e simulados, por exemplo: “O caminho é estudar a matéria de maior peso, as matérias mais recorrentes e aquilo em que se tem dificuldade”, orienta o Professor, que já impactou mais de 5 mil estudantes no caminho à aprovação por meio da plataforma Aprovação 360º.

2) Ainda é preciso resolver simulados?

Para o professor Gilberto Augusto, o aluno precisa introduzir uma estrutura de realização de simulados em sua rotina. “É indispensável a realização toda semana, mesmo na reta final. Ao fazer o simulado no sábado, por exemplo, no domingo o aluno precisa avaliar as questões que errou na prova, pois estas são as dificuldades dele. Se não verificar quais conteúdos está errando, possivelmente também não os acertará no dia do Enem”, aponta.

3) Como lidar com os temidos “apagões” na hora da prova?

Nada é mais forte do que ter um planejamento de estudos correto, de forma constante. “O dia da prova, nada mais é do que uma consequência do trabalho que vem sendo executado ao longo do ano. Os chamados ‘apagões’ são muito normais, por conta de ansiedade e medo durante a prova. No entanto, estas condições fazem parte de todo estudante que presta o exame.”, afirma. Gilberto Augusto ressalta como dica: “Não pense como fará para controlar um apagão, e sim, estude para não ter apagão durante a prova, já que este, nada mais é do que uma forma de conteúdo. Então, se estudado, não será esquecido e as questões serão resolvidas”, orienta.

4) Como lidar com as temáticas de atualidade na reta final?

“O aluno precisa fazer uma curadoria e estudar as temáticas atuais com cautela. Hoje, a internet é fonte infinita de informação. Contudo, o recomendável é que seja feito o ‘Mapa 3C’. Neste mapeamento, o aluno vai definir quais são os conteúdos (primeiro “C”) que serão lidos durante a semana, sendo indicado que estes estejam alinhados aos temas de redação. Definidos os conteúdos, os canais (segundo” C”) para estudo devem ser selecionados, como por exemplo: poadcasts, youtube, livros e revistas. Feito isto, é indispensável que o estudante realize o calendário (terceiro “C”), isto é, organize o dia da semana e o horário nos quais ele vai adquirir o conteúdo pretendido”, recomenda.

5) Qual o caminho para a redação nota 1000?

Para obter a nota máxima na redação do Enem, é preciso ter bastante repertório sociocultural. Um dos caminhos, segundo o Fundador da Plataforma de Estudos Aprovação 360º, é escrever sobre temas diferentes toda semana e ir armazenando essas informações em um caderninho de repertório sociocultural, que pode revisto. Além disso, a recomendação é de muito treino para estrutura bem o texto dissertativo.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Resultado do Prouni 2022 – 2º semestre

Publicado

em

por

Resultado do Prouni 2022 - 1ª chamada

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022 terminaram na última sexta-feira, 05 de agosto. Nessa edição são ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo. O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas: a primeira sairá hoje, dia 9 de agosto, e a segunda, no dia 22 de agosto.

Resultado do Prouni 2022/2

A consulta pode ser feita no site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Cronograma

Inscrições: 1º a 5 de agosto

Resultado da 1ª chamada: 9 de agosto

Comprovação das informações: 9 a 17 de agosto

Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto

Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto

Lista de espera: 5 a 6 de setembro

Resultado da lista de espera: 9 de setembro

Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro

Assessoria de Comunicação Social do MEC informações da SESU.

Sobre o Prouni

Podem participar do processo seletivo candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham realizado as edições de 2021 e/ou de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo considerada a edição com a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.

É necessário observar também os critérios de renda, que não foram alterados: para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Univali abre vagas para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100%

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas

Publicado

em

por

Univali abre inscrições para o Opção Profissional por Área (OPA) 2021

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciou o processo seletivo para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100% para o 2º semestre de 2022. São 360 vagas para os cursos de Ciências da Religião, Educação Especial, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia, Sociologia e Tecnologia Educacional nos campi Itajaí e Florianópolis.

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação via programa de bolsas, além de outras 10 bolsas de 100% para cada curso custeadas pela Univali.

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve estar cadastrado no site no programa de bolsas no segundo semestre de 2022, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou em instituição privada com comprovação de bolsa integral e residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.

A inscrição deve ser realizada até o dia 18 de agosto. A relação dos alunos classificados será divulgada no dia 26 de agosto e as aulas começam no dia 1 de setembro. O edital com as informações sobre os cursos, documentos necessários para inscrição e os prazos de cada etapa do processo seletivo está disponível aqui.

Vagas:

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

EDUCAÇÃO ESPECIAL – 40 vagas Florianópolis

LETRAS INGLÊS – 40 vagas Itajaí

MATEMÁTICA – 40 vagas Florianópolis

PEDAGOGIA – 40 vagas Florianópolis

SOCIOLOGIA – 40 vagas Itajaí

TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

Mais informações: na Coordenadoria de Atenção ao Estudante – (47) 3341-7944.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Santa Casa de SP abre inscrições para o Vestibular 2023

Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos no Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Publicado

em

por

Santa Casa abre inscrições para o Vestibular de Vagas Remanescentes 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. O prazo final para as inscrições é 29 de setembro. A realização do Vestibular 2023 está sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

Santa Casa Vestibular 2023

Medicina é o curso que a FCMSCSP oferece mais vagas: 180, sendo seguido pelos cursos de Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, com 100 vagas em cada; Enfermagem, com 80 vagas, e Fonoaudiologia, com 50 vagas. Do total de 510 vagas oferecidas no Vestibular 2023, 155 são direcionadas a alunos de baixa renda disponibilizando bolsas de até 100% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo