Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Reta Final Enem 2019: As cinco principais dúvidas

Muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual a melhor forma de organização para estudar o máximo de conteúdo possível antes do Enem 2019

Publicado

em

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Locais de Prova do Enem

Com menos de 40 dias restantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 03 e 10 de Novembro, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual a melhor forma de organização para estudar o máximo de conteúdo possível antes do exame. O Professor Gilberto Augusto, fundador da plataforma de estudos Aprovação 360º, responde a cinco dúvidas bastante comuns neste período, e que podem ajudar a muitos alunos:

Reta Final Enem 2019: As cinco principais dúvidas

1) Como saber que conteúdo estudar primeiro?

“A melhor forma é utilizando o método ‘PRD – Peso, Recorrência e Dificuldade’, já que o Enem atribui pesos diferentes para cada área do conhecimento de acordo com o curso desejado. Desta forma, é possível identificar as matérias de maior importância, conforme o ‘peso'”, explica Gilberto Augusto. Além disso, o exame cobra mais determinadas matérias em detrimento de outras. “Em biologia, todo ano cai ecologia. Já em física, eletrodinâmica”, exemplifica. Assim, basta se atentar às matérias mais comuns e que têm mais chances de serem cobradas – “recorrência”. E, por último, a “dificuldade” que é mensurada pela observação dos conteúdos que se erra em provas e simulados, por exemplo: “O caminho é estudar a matéria de maior peso, as matérias mais recorrentes e aquilo em que se tem dificuldade”, orienta o Professor, que já impactou mais de 5 mil estudantes no caminho à aprovação por meio da plataforma Aprovação 360º.

2) Ainda é preciso resolver simulados?

Para o professor Gilberto Augusto, o aluno precisa introduzir uma estrutura de realização de simulados em sua rotina. “É indispensável a realização toda semana, mesmo na reta final. Ao fazer o simulado no sábado, por exemplo, no domingo o aluno precisa avaliar as questões que errou na prova, pois estas são as dificuldades dele. Se não verificar quais conteúdos está errando, possivelmente também não os acertará no dia do Enem”, aponta.

3) Como lidar com os temidos “apagões” na hora da prova?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nada é mais forte do que ter um planejamento de estudos correto, de forma constante. “O dia da prova, nada mais é do que uma consequência do trabalho que vem sendo executado ao longo do ano. Os chamados ‘apagões’ são muito normais, por conta de ansiedade e medo durante a prova. No entanto, estas condições fazem parte de todo estudante que presta o exame.”, afirma. Gilberto Augusto ressalta como dica: “Não pense como fará para controlar um apagão, e sim, estude para não ter apagão durante a prova, já que este, nada mais é do que uma forma de conteúdo. Então, se estudado, não será esquecido e as questões serão resolvidas”, orienta.

4) Como lidar com as temáticas de atualidade na reta final?

“O aluno precisa fazer uma curadoria e estudar as temáticas atuais com cautela. Hoje, a internet é fonte infinita de informação. Contudo, o recomendável é que seja feito o ‘Mapa 3C’. Neste mapeamento, o aluno vai definir quais são os conteúdos (primeiro “C”) que serão lidos durante a semana, sendo indicado que estes estejam alinhados aos temas de redação. Definidos os conteúdos, os canais (segundo” C”) para estudo devem ser selecionados, como por exemplo: poadcasts, youtube, livros e revistas. Feito isto, é indispensável que o estudante realize o calendário (terceiro “C”), isto é, organize o dia da semana e o horário nos quais ele vai adquirir o conteúdo pretendido”, recomenda.

5) Qual o caminho para a redação nota 1000?

Para obter a nota máxima na redação do Enem, é preciso ter bastante repertório sociocultural. Um dos caminhos, segundo o Fundador da Plataforma de Estudos Aprovação 360º, é escrever sobre temas diferentes toda semana e ir armazenando essas informações em um caderninho de repertório sociocultural, que pode revisto. Além disso, a recomendação é de muito treino para estrutura bem o texto dissertativo.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Últimos dias de inscrições! Vestibular de Inverno Mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos.

Publicado

em

por

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos. Utiliza recursos tecnológicos e práticas pedagógicas modernas.

Aqui na Mauá, você terá contato aprofundado com um corpo docente qualificado, composto por professores com vasta experiência acadêmica e profissional. A instituição oferece uma ampla variedade de cursos de Graduação, todos reconhecidos pela alta qualidade e rigor acadêmico!

– Graduação em Administração
– Graduação em Arquitetura e Urbanismo
– Graduação em Design
– Graduação em 9 Engenharias (Alimentos; Civil; Computação; Controle e Automação; Elétrica; Eletrônica; Mecânica; Produção; Química)
– Graduação em Relações Internacionais
– 3 cursos de Graduação em TI (Ciência da Computação; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Sistemas de Informação)

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Infraestrutura de Ponta

Este é um de seus maiores diferenciais. O Campus horizontal, localizado em São Caetano do Sul – SP (Praça Mauá, 1), é equipado com laboratórios modernos, biblioteca atualizada e salas de aula tecnológicas. Essa infraestrutura permite que os alunos tenham acesso a equipamentos de última geração, facilitando um aprendizado prático e atualizado!

São mais de 130 laboratórios – quase 2 por sala de aula – com recursos de ponta!

Foco na Inovação e Tecnologia

O IMT está na vanguarda da Inovação e da Tecnologia!

Para incentivar a Pesquisa e o Desenvolvimento, oferece aos alunos oportunidades para participarem de projetos inovadores e colaborarem com empresas e com o Centro de Pesquisas – CP-IMT.
A instituição também incentiva o Empreendedorismo, oferecendo suporte e infraestrutura para o desenvolvimento de startups e projetos empreendedores.

Os estudantes também participam de competições e projetos tecnológicos, como competições de Robótica, Engenharia e Inovação. Essas atividades permitem que apliquem seus conhecimentos de forma prática, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Aqui, suas ideias podem se transformar em negócios viáveis e sustentáveis!

Parcerias com Empresas

O IMT mantém parcerias estratégicas com diversas empresas e organizações, fundamentais para a inserção do estudante no mercado de trabalho e para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula!

Programas de Internacionalização

Aqui, são oferecidos programas de intercâmbio, dupla diplomação e cooperação internacional com diversas instituições de ensino ao redor do mundo. Essas oportunidades permitem que os alunos expandam seus horizontes culturais e acadêmicos, adquirindo experiências globais e enriquecedoras para sua formação profissional.

Essential Skills

Além da excelência técnica, o IMT valoriza a formação integral do aluno, incentivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, liderança, ética e responsabilidade social. A instituição promove atividades extracurriculares, como esportes, cultura e voluntariado, que contribuem para a formação de profissionais completos e cidadãos conscientes.

Empregabilidade

Os alunos do IMT são altamente valorizados no mercado de trabalho, e a instituição apresenta um alto índice de empregabilidade de seus egressos. As empresas reconhecem a qualidade da formação oferecida pelo Instituto, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Conveniência

No Campus de São Caetano do Sul, os alunos contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para atividades físicas, Centro Acadêmico, com mesas de jogos, mercadinho, além de um Transporte Circular que, de forma gratuita, faz o percurso entre o Campus e o Metrô do Sacomã – SP (confira os horários).

Vestibular

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é referência em excelência acadêmica, infraestrutura moderna e enfoque prático na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mercado global!

Ingresse na Mauá em agosto: faça o Vestibular de Inverno e garanta a sua vaga para a Graduação! maua.br/vestibular

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Faculdade Pitágoras abre inscrições para vestibular de Medicina, no Maranhão

Os estudantes devem efetuar a inscrição até o dia 22 de julho

Publicado

em

por

Pitágoras Eunápolis recebe inscrições para o vestibular de Medicina via Enem até 30/7

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unificado Tradicional das Faculdades Pitágoras de Bacabal e de Codó. Para participar do processo seletivo, os estudantes devem efetuar a inscrição até o dia 22 de julho e a lista de aprovados será divulgada no dia 31 do mesmo mês, para início do curso já no segundo semestre de 2024.

O Vestibular Unificado Tradicional é composto por quatro provas objetivas e uma prova de redação, realizadas em um único dia, de forma on-line em plataforma disponibilizada pela Strix. Como medida de segurança e seriedade, toda a avaliação é gravada, bem como as comunicações entre a equipe responsável pela aplicação e os candidatos, com monitoramento da tela do computador e reconhecimento facial do estudante.

Mais detalhes sobre os requisitos técnicos para a realização da prova, bem como sobre os testes, podem ser encontrados no edital no site da Strix. A taxa de inscrição é no valor de R$250,00 para a escolha de apenas uma instituição ou no valor de R$400,00 para duas opções.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Inverno Udesc 2024 – Prova 16/06/24

Do total de inscritos, 450 não compareceram à prova no período matutino e 483 não compareceram à tarde, gerando um índice de abstenção de 18,22%. c.

Publicado

em

por

Udesc abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2022

Neste domingo, 16 de junho, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicou as provas do Vestibular de Inverno 2024 em nove cidades catarinenses. Ao todo foram 2.651 candidatos estavam inscritos para as 729 vagas em 37 cursos de graduação presenciais.

Do total de inscritos, 450 não compareceram à prova no período matutino e 483 não compareceram à tarde, gerando um índice de abstenção de 18,22%. c.

O gabarito preliminar pode ser consultado no site udesc.br/vestibular/vestibularpresencial.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 1º de julho.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo