Siga-nos!

Revisão bem feita pode fazer a diferença na hora do vestibular, afirma especialista

Organização e rotina de estudos auxiliam na reta final de preparação

Publicado

em

A menos de um mês do Enem e com a aproximação dos principais vestibulares, revisar o conteúdo visto pode ser decisivo no desempenho dos estudantes nas provas. Entretanto, é necessário seguir algumas orientações para aproveitar ao máximo os últimos momentos de aprendizado.

Especialista em vestibulares e diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo destaca a importância de os estudantes se organizem e criarem uma rotina para revisar todas as disciplinas.

“Na primeira fase dos vestibulares todas as matérias são exigidas, portanto, é fundamental que não deixem de lado nenhuma disciplina, mesmo aquelas que o aluno já esteja seguro. Selecionar as matérias que devem ser estudadas em cada dia pode ajudar na organização e captação de conteúdos revistos”, afirma Tasinafo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Como o cérebro humano aprende por repetição e condicionamento, outra dica que pode auxiliar os estudantes, é destacar nos livros e apostilas o que de mais importante foi estudado e que merece ser lido outras vezes.

Método prático de revisão, criar o hábito de refazer as provas dos anos anteriores também pode ajudar. Segundo Tasinafo, essa é uma forma de conhecer as particularidades e sentir o nível de exigência de cada prova.

“Solucionar provas antigas dos vestibulares é um recurso que leva a revisar um conteúdo e nível muito parecido com o que estudante irá encontrar no momento dos testes. Além disso, realizar os simulados preparatórios frequentemente, permite que o aluno administre o tempo e desenvolva a paciência e controle da ansiedade, que podem fazer a diferença na prova”.

Precauções

Apesar de ser uma prática positiva, é preciso tomar cuidado para que o processo de revisão não sobrecarregue a preparação e acabe influenciando negativamente no desempenho nas provas.

“Revisão é muito importante, mas precisa ser feita conscientemente para não prejudicar os diversos meses de aprendizado. Os alunos que deixaram para última hora e entram em uma verdadeira batalha contra o tempo são os que correm mais riscos de não conseguir administrar e estudar os conteúdos essenciais das provas”, alerta Tasinafo.

Maior vestibular do país desde 2009, a prova do Enem será aplicado no dia 26 e 27 de outubro. Logo em seguida, no dia 10 de novembro, será a vez da Unicamp, uma das mais importantes universidades do Brasil. Duas semanas depois, no dia 24, é a vez do segundo maior vestibular do país, a Fuvest, que conta com cerca de 150 mil inscritos anualmente.

Assessoria de Imprensa – Oficina do Estudantewww.oficinadoestudante.com.br

Sobre a Oficina

A Oficina do Estudante foi fundada em 1995, na cidade de Campinas-SP, com a proposta inicial de atender a estudantes que buscavam melhorar o desempenho escolar ou aprofundar conhecimentos. Já em seu segundo ano de vida, foi aberta a primeira turma Pré-Vestibular da Oficina, com uma proposta inovadora para a época: salas com número reduzido de alunos, com o propósito de facilitar a integração entre estudantes e professores. Desde então, os resultados alcançados tem sido surpreendentes, com excelentes índices de aprovação nas principais Universidades públicas do Brasil, sobretudo na Unicamp.

Atualmente, a Oficina do Estudante é referência nacional em qualidade de ensino, utilizando o Sistema Didático Etapa e contando com professores formados nas melhores Universidades do Brasil, muitos deles com título de mestre e/ou doutor. Nos últimos 5 anos, oferecendo carga horária diferenciada de plantões de dúvidas e simulados periódicos, a instituição conseguiu contribuir para aprovação de mais de 3.000 jovens nas melhores Universidades públicas, com destaque para Unicamp – 5% das vagas oferecidas anualmente por essa universidade são ocupadas por ex-alunos da Oficina do Estudante, todos eles provenientes de sua única unidade localizada

RECOMENDAMOS

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais no vestibular 2026.

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal da Grande Dourados (PSV – 2026/UFGD). Nesta edição, serão ofertadas 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação. As inscrições são on-line e poderão ser feitas até dia 3 de setembro.

Vestibular UFGD 2026

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade nem de taxa de matrícula. No entanto, para participar do vestibular é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, que poderá ser paga por meio de pix, cartão de crédito ou boleto (GRU), até dia 5 de setembro. A ampliação das formas de pagamento é uma das novidades desse processo seletivo, juntamente com a entrada da cidade de Amambai como sede para aplicação das provas, que acontecem em 19 de outubro. Além de Amambai, as provas objetiva e de redação serão realizadas, também, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Das 984 vagas em 35 cursos, 579 vagas são para quem cursou todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino. Dentro dessas vagas reservadas, é ainda aplicado o recorte sobre renda familiar e destinadas cotas específicas para indígenas, negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último censo do IBGE.

GRATUIDADE DA INSCRIÇÃO

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Embora a taxa de inscrição seja de R$ 120,00, diversos grupos podem solicitar isenção até o dia 15 de agosto. Têm direito à gratuidade:

– Estudantes que estejam cursando, em 2025, o terceiro ano do Ensino Médio em Rede Pública de Ensino;
– Candidatos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários, desde que tenham concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular;
– ​Pessoas estrangeiras que estejam no país na condição de refugiadas, asiladas, apátridas ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.

CURSOS OFERTADOS

O Vestibular 2026 oferece os cursos de: Administração; Agronomia; Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Matemática; Medicina; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química (Licenciatura); Química (Bacharelado); Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo