Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Saiba como se planejar para o Enem 2023

Esse plano deve ser individual e considerar momentos de lazer e certa flexibilidade para uma rotina sem comprometimento da saúde física ou mental.

Publicado

em

Isenção da taxa do Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece anualmente e deixa estudantes ansiosos. Esse sentimento, em excesso, pode atrapalhar o planejamento de estudos para a prova, que conta com 180 questões e redação. Educadores do Grupo Salta Educação – maior holding de educação básica do país – recomendam a elaboração de um plano de estudos para que os candidatos alcancem seus objetivos acadêmicos. Esse plano deve ser individual e considerar momentos de lazer e certa flexibilidade para uma rotina sem comprometimento da saúde física ou mental.

Primeiramente, é importante que o aluno defina claramente quais são seus objetivos e entenda as características das provas do Enem. Ao definir essas metas, recomenda-se a realização de avaliações periódicas para monitorar o progresso dos estudos. Assim, o estudante poderá identificar seus pontos fortes e fracos e concentrar seus esforços nas áreas que precisam de mais atenção, garantindo um aprendizado efetivo e uma preparação adequada.

Dentre as regras de ouro para quem pretende ser bem sucedido no Enem, a necessidade de se planejar os estudos antecipadamente é uma das mais difundidas e legítimas. Existem diversos benefícios em se determinar quando, como e por quanto tempo as diferentes disciplinas, matérias e assuntos serão estudados. Dentre eles, a diretora pedagógica do Grupo Salta Educação, Christine Lourenço, destaca três:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1) Aumento da produtividade: Ao se determinar os blocos de estudo aumenta-se não só o aproveitamento do tempo no relógio como também a qualidade desse tempo em termos de concentração. Nosso cérebro não fica concentrado por muito tempo em uma mesma atividade sem ter previsibilidade de término. Portanto, organizar o estudo em blocos de assuntos com tempo determinado e respeitando um tempo de pausa entre tarefas é essencial para a manutenção do foco atento. Uma dica interessante para quem pretende aplicar esse método de estudos conhecido como pomodoro é de necessariamente se levantar da cadeira nesses intervalos à medida que a movimentação física melhora a oxigenação cerebral o que, por conseguinte, maximiza a atenção focada e o desempenho estudantil.

2) Aumento do prazer em estudar: Nosso cérebro evoluiu no sentido de recompensar quando tarefas são concluídas. Portanto, dividir metas de estudos maiores em metas menores factíveis de serem concluídas é uma ótima forma de manter o sistema de recompensa ativado e, portanto, a associação do ato de estudar ao prazer em se sentir produtivo concluindo tarefas.

3) Associação de diversos tipos de aprendizado: É importante que os estudos não se limitem à leitura da matéria apenas. Os estudantes podem e devem diversificar as formas de estudos: leitura de texto, resumo do conteúdo, escrita de mapas mentais, resolução de exercícios, simulação de provas antigas… Quanto mais diversificadas (e mais ativas) as formas de estudo, melhor será a retenção do conhecimento por parte do estudante.

Para apoiar os alunos nesta etapa crucial da vida acadêmica, o diretor do Anglo São José dos Campos – escola do Grupo Salta – , Guilherme Fonseca, reuniu algumas dicas bem práticas de como os candidatos devem se planejar durante o ano para o exame:

  • Para estudar sozinho, é preciso ter autodisciplina, mantendo o foco no planejamento. O estudante deve organizar seu material na mesa de estudos e evitar o uso de aparelhos eletrônicos e, consequentemente, a dispersão. E, também, escolher um local de estudos tranquilo, arejado e bem iluminado, evitando ambientes movimentados e barulhentos.
  • Para otimizar o tempo de estudo, é importante cumprir o planejamento prévio e ter uma programação clara e realista, reservando o tempo adequado para cada conteúdo e disciplina.
  • Organizar os períodos de estudos com pausas regulares, A medida ajuda a descansar a mente e recuperar a energia.
  • Elencar as matérias e conteúdos prioritários e também ter conhecimento sobre a prova.
  • Manter uma boa rotina de sono, momentos de lazer, manutenção do corpo e da saúde mental são necessários para bom resultado e também uma carga horária saudável para estudo. A prática diária de exercícios fortalece o funcionamento vital melhorando o processo de aprendizagem. Esses hábitos também contribuem para uma boa saúde mental.
  • Para conciliar a rotina escolar com a preparação para o Enem, é importante que a rotina escolar esteja alinhada com essa preparação, e que o aluno compreenda que os conteúdos do Ensino Médio também são cobrados no Enem e nos vestibulares.
  • Treinar com simulados, provas anteriores e exercícios sobre cada assunto.
  • Estudar por horas seguidas pode ser contraprodutivo. O descanso é importante para a consolidação da memória.
  • O candidato deve compreender que é um processo e não apenas o final do destino. É importante se sentir preparado para trabalhar a autoconfiança durante esse período preparatório, ou seja, ter seguido um programa de estudos bem estruturado ao longo do ano.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia para pedir a isenção da taxa do Vestibular Unicamp 2025

pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2024 o ensino médio.

Publicado

em

por

vestibular unicamp 2025

A Comvest encerra hoje, 21, o prazo para quem deseja pedir isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2025.

As solicitações deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2024 o ensino médio. Acesse o Edital com todos os detalhes do processo.

As isenções da taxa de inscrição são oferecidas em quatro modalidades: Mod. 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas; Mod. 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; Mod. 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental); e Mod. 4– para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Documentação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os estudantes poderão consultar, no Edital, a documentação necessária, específica a cada modalidade, para comprovação exigida no ato da solicitação dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente. Acesse os modelos de declaração e tutoriais. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados irão receber um comunicado, por e-mail, de que foram beneficiados. Candidatos que tiverem sua inscrição indeferida poderão impetrar recurso devidamente justificado, por meio da página eletrônica da Comvest, das 9 horas do dia 30/07 até as 17 horas do dia 01/08. O resultado do recurso será divulgado no dia 3 de agosto.

Importante: Os candidatos contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2025 e no Enem-Unicamp 2025. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2025 já foi divulgado e as inscrições serão realizadas do dia 1º ao dia 30 de agosto de 2024, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unemat abre inscrições para Seleção Especial

Ao todo são 1.378 vagas em 24 cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em 11 municípios

Publicado

em

por

Vestibular Unemat 2023/2

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com as inscrições abertas para a Seleção Especial para Vagas Não Preenchidas, para ingresso no segundo semestre letivo de 2024.

O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

Ao todo são 1.378 vagas em 24 cursos em 11 municípios: Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos poderão participar com notas das três últimas edições dos vestibulares realizados da Unemat (2022/2, 2023/2 ou 2024/1), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em umas das cinco últimas edições (2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023) ou com histórico escolar do Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e on-line, e poderão ser feitas até o dia 7 de julho, clicando aqui.

RESULTADOS

A divulgação do desempenho preliminar será no dia 11 de julho, com interposição de recursos no dia 12 de julho e o resultado dos recursos sendo divulgado no dia 16 de julho.

O resultado final e a 1ª chamada da Seleção Especial serão divulgados no dia 16 de julho. Os aprovados farão a matrícula nos dias 17, 18 e 19 de julho, e receberão e-mail para ativar cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) no dia 24 de julho.

A 2ª chamada será publicada no dia 24 de julho, com matrículas realizadas nos dias 25 e 26 de julho.

O cronograma completo de chamadas pode ser acessado clicando aqui.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular das Fatecs divulga relação de candidatos por vaga

O Vestibular das Fatecs tem o total de 42.254 candidatos inscritos

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, teve a maior procura no Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024, com 15,63 candidatos por vaga (c/v) no período noturno. A formação superior tecnológica também ocupa a posição de maior demanda do processo seletivo em 11 unidades. Só na Capital, esse curso é o mais buscado na Fatec São Paulo (noite – 15,14c/v e manhã – 12,54c/v), Fatec Ipiranga (noite – 10,20c/v) e Fatec Zona Sul (noite – 9,54 c/v).

Já o curso de Gestão Empresarial, ofertado na modalidade de Educação a Distância, teve os maiores índices de candidatos por vaga registrados nas Fatecs São Paulo (8,38c/v), Mogi das Cruzes (6,40c/v), Tatuapé (6,10c/v), Sorocaba (5,63c/v) e Barueri (5,30c/v).

Outras formações em alta são os cursos de Automação Industrial (noite – 7,94c/v), da Fatec São Bernardo do Campo; Marketing (noite – 7,77c/v), da Fatec Sebrae, na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (noite – 7,57c/v), da Fatec Mauá.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as unidades que iniciam suas atividades em agosto, a Fatec Atibaia registrou 3,09 candidatos por vaga no curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Itapevi, 5,97 inscritos por vaga disponível no curso de Gestão da Qualidade.

A demanda por curso e unidade está disponível para consulta no site vestibularfatec.com.br.

Os 42.254 candidatos inscritos deverão prestar o exame que dá acesso às vagas para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS) no próximo dia 30 (domingo), às 13 horas. Os participantes terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de prova poderão ser consultados a partir das 15 horas de quarta-feira (26), pelo site vestibularfatec.com.br.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo