Saiba Controlar a ansiedade antes da prova do Enem 2019

Com a proximidade do Enem 2019 e de várias provas de vestibular, conversamos com a professora do Centro Universitário IBMR Mariama Furtado, que é Psicóloga Clínica e Pós Doutora em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que nos passou algumas dicas para não ficar nervoso na hora das provas.

Ansiedade antes da prova do Enem 2019

1 – Prepare-se para o dia da prova

O organismo, quando está diante de uma situação ameaçadora ou de estresse, tende a tencionar e produzir defesas para proteção. E uma dessas defesas é tirar a atenção daquela situação, provocando um déficit dessa atenção o que pode gerar desatenção.

2 – Engane seu cérebro

Na véspera da prova faça atividades que produzem relaxamento, conforto e prazer, produzindo uma sensação de que está tudo bem e de que o corpo não está sobre estresse ou ameaça para que ele não acabe ativando defesas que podem atrapalhar na prova como, por exemplo, o nervosismo.

3 – Relaxe, mas não exagere

Quando falamos em fazer algo prazeroso, recomendamos atividades leves que descarreguem a energia de forma moderada como uma caminhada, cinema, conversar com amigos. Nada de alimentos pesados ou consumos de bebidas alcoólicas que podem prejudicar sua concentração no dia seguinte.

4 – Não remoa o que passou

Não adianta e não é produtivo ficar pensando no que deveria ter estudado ou feito. Isso só aumenta o nervosismo. É preciso confiar naquilo que foi aprendido e ir para a prova com tranquilidade.

5 – Vá para a prova sem cobranças

Em uma sociedade e cultura em que nos exige tanta perfeição, felicidade, ser bem-sucedido e vencedor, parece que hoje não há espaço para falhar, não dar conta, pra não conseguir passar de primeira e tudo bem. Então é importante não se cobrar tanto e reconhecer que não conseguir de primeira é uma possibilidade e que isso não tem problema. E quando a gente não se impõe tantas exigências, a possiblidade é de ficar mais tranquilo e, por tanto, conseguir se sair melhor na prova aumenta. Quando eu admito a possibilidade de falhar eu fico muito menos nervoso.

6 – Chegar com antecedência no local da prova

Isso ajuda a não deixa o corpo estressado e se concentrar para esse momento que é importante.

Tags: