Siga-nos!

Destaque

Saiu a concorrência do Vestibular Unicamp 2020

Estão inscritos no processo, 72.859 candidatos, que irão concorrer a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação.

Publicado

em

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o total de inscritos para o Vestibular Unicamp 2020 e a relação candidatos-vaga por curso.

Estão inscritos no processo, 72.859 candidatos, que irão concorrer a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. Esse número representa 80% das vagas regulares. O preenchimento dos outros 20% será feito por meio da modalidade Enem-Unicamp, cujas inscrições começam dia 21 de outubro. No ano passado, a Unicamp havia registrado 76.312 inscritos no vestibular.

A tabela completa está na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), bem como o total de inscritos por cidade de prova.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 25 de outubro, também em sua página na internet.

10 cursos mais concorridos

As dez carreiras mais concorridas no Vestibular Unicamp 2020 são:

  1. Medicina, com 325 candidatos por vaga;
  2. Arquitetura e Urbanismo (87 c/v);
  3. Ciências Biológicas – Integral (60 c/v);
  4. Comunicação Social-Midialogia (49 c/v);
  5. Ciência da Computação – Noturno (40 c/v);
  6. Farmácia – Integral (39 c/v);
  7. História – Integral (37 c/v);
  8. Engenharia da Computação – Integral (38 c/v);
  9. Engenharia Química – Integral (35 c/v )
  10. Enfermagem- Integral (33 c/v).

Inclusão social

A Comvest registrou aumento do número de estudantes de escolas públicas inscritos, passando de 30,9% no ano passado para 32,2% no Vestibular 2020. Os demais índices de inclusão praticamente se mantiveram em comparação ao ano anterior.

O percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos é de 21,3% contra 21,8% no ano anterior.

O número de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 11% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2020, contra 12% na edição passada.

Essa é a segunda vez que a Unicamp terá a adoção de cotas para pretos e pardos em seu vestibular.

Enem – Unicamp

As inscrições para a modalidade Enem-Unicamp estarão abertas de 21 de outubro a 21 de novembro, pela página eletrônica da Comvest. O processo visa preencher 639 vagas nos cursos de graduação da Unicamp, a partir das notas obtidas pelos estudantes no Enem (2018 ou 2019).

Tanto os estudantes que estiverem inscritos no Vestibular Unicamp 2020, como aqueles que não se inscreveram poderão participar do processo seletivo que utiliza as notas do Enem. Para isso, basta se inscrever pela página da Comvest e recolher a taxa referente.

A Unicamp não utiliza o Sisu, mas sim um sistema próprio no qual os estudantes deverão se inscrever.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Faça Relações Internacionais na Mauá e prepare-se para encarar os desafios globais!

Graduados em Relações Internacionais adquirem habilidades críticas em diplomacia, negociação, análise de políticas e resolução de conflitos, essenciais para enfrentar os desafios globais.

Publicado

em

por

Para quem está pensando em seguir carreira na área de Relações Internacionais, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o que esperar, o Instituto Mauá de Tecnologia convida para uma sessão especial de bate-papo online com seus professores. Esta é uma oportunidade única para conhecer mais sobre os cursos, entender melhor o mercado de trabalho e esclarecer todas as suas dúvidas diretamente com quem entende do assunto!

Data: 19/06
Horário: 17h às 18H

As inscrições são gratuitas, basta acessar o site. As vagas são limitadas, então não deixe para última hora!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A graduação em Relações Internacionais é de extrema importância no mundo contemporâneo, onde as interações entre países e culturas são constantes e complexas. Esse curso proporciona aos estudantes uma compreensão abrangente das dinâmicas políticas, econômicas e sociais globais, capacitando-os a analisar e influenciar questões internacionais.

As oportunidades no mercado para esses profissionais são vastas e diversificadas. Eles podem atuar em organizações internacionais como a ONU e a OMC, contribuindo para a elaboração e implementação de políticas globais. No setor governamental, há demandas em embaixadas, consulados e ministérios das Relações Exteriores, onde desempenham papéis cruciais na diplomacia e no comércio exterior. Além disso, ONGs e instituições voltadas para direitos humanos, desenvolvimento sustentável e ajuda humanitária buscam especialistas em RI para gerir projetos e iniciativas internacionais.

O setor privado também oferece inúmeras oportunidades, especialmente em empresas multinacionais e consultorias que necessitam de profissionais capazes de navegar em mercados globais, realizar análises de risco político e desenvolver estratégias de internacionalização. Assim, a graduação em RI não só abre portas para uma carreira diversificada e estimulante, mas também capacita os profissionais a contribuírem significativamente para um mundo mais justo, pacífico e cooperativo.

O curso de Relações Internacionais do IMT foi desenvolvido para formar profissionais que não apenas compreendem a complexidade do cenário internacional contemporâneo, mas também estão preparados para assumir papéis de liderança como gestores estratégicos nas organizações que operam além das fronteiras nacionais. Essa formação é enriquecida pela sólida base de conhecimento já adquirido com a graduação em Administração.

Nosso curso vai além de questões teóricas; também se concentra em desenvolver habilidades práticas essenciais para a gestão eficaz. Você aprenderá a avaliar e antecipar tendências em nível internacional, identificar oportunidades de negócios em diferentes contextos culturais, negociar com sucesso em ambientes multiculturais e tomar decisões estratégicas que beneficiem a organização.

Seja Mauá: transforme-se no profissional que fará a diferença em um mundo cada vez mais interligado e complexo. Seu futuro como gestor de RI começa aqui!
maua.br/vestibular

Continue lendo

Destaque

Poliedro Curso oferece Simulado Aberto Enem para estudantes de todo o Brasil

Simulado on-line e gratuito é uma oportunidade para candidatos testarem os conhecimentos com prova atualizada e questões inéditas; aplicação ocorre no mês de julho

Publicado

em

por

Poliedro - Concurso de bolsas

Estão abertas as inscrições para o Simulado Aberto Enem, evento gratuito promovido pelo Poliedro Curso, referência em aprovações nos vestibulares mais concorridos do País, visando apoiar os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas de maneira on-line no mês de julho. Os interessados devem se inscrever pelo site até o dia 5 de julho.

De acordo com Marcio Guedes, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, o simulado apresenta questões inéditas no estilo da prova do Enem e permite ao candidato identificar em quais tem mais facilidade ou dificuldade. “Em um cronograma de estudos para o Enem é imprescindível que o candidato priorize seu tempo vendo os assuntos mais cobrados na prova e avalie seu desempenho nesses temas. Isso implica olhar para cada uma das disciplinas e se debruçar na resolução de exercícios. Sendo assim, o Simulado Aberto do Poliedro é uma ferramenta eficaz para o estudante colocar em prática o que vem aprendendo, verificar erros e acertos e fazer ajustes necessários no planejamento”.

A nota do Enem, considerada um dos principais meios para acesso ao Ensino Superior, pode ser utilizada para diferentes processos de ingresso em universidades públicas e particulares. O processo mais conhecido é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas também existem sistemas próprios, como os da Unicamp e USP, além do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal, que se baseia no desempenho dos estudantes no Enem.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Simulado Aberto será dividido em duas partes: a primeira ocorre de 6 a 09/07 com a prova de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. A segunda parte será realizada de 13 a 16/07, com matérias de Ciências da Natureza e Matemática. Os participantes realizarão o exame através da plataforma on-line D2L, por meio de um link que será encaminhado às vésperas da prova.

Todo o formato do exame é idêntico ao do Enem: a duração, o boletim de resultados e o cálculo que o Inep utiliza para a nota final. Os participantes terão acesso ao gabarito, à resolução comentada e a vídeos dos professores com comentários sobre a prova. As primeiras 2 mil redações entregues também terão correção da equipe do Poliedro. O resultado dos estudantes será divulgado 30 dias depois da aplicação da prova, na data 18/08. Com as respectivas notas em mãos, os candidatos que irão prestar o Enem ainda possuirão alguns meses de preparação para o vestibular, portanto, poderão intensificar os estudos para alcançar o objetivo de conquistar uma boa nota. Em 2023 foram mais de 4 milhões de estudantes inscritos na prova, a expectativa é que este número aumente em 2024.

SERVIÇO – Simulado Aberto Enem Poliedro

Período de inscrições: 03/06 até 05/07 pelo site https://conteudo.cursopoliedro.com.br/simulado-enem-2024

Data da prova: Dia 1 – Linguagens, Redação e Ciências Humanas de 6 a 9/7/2024 com duração de 5h30 | Dia 2 – Ciências da Natureza e Matemática de 13 a 16/7/2024 com duração de 5h

Local: Prova On-line

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Inicialmente, terminariam na última sexta-feira (7).

Publicado

em

por

Enem 2024

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam na última sexta-feira (7).

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 19 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo