Senac São Paulo lança Ensino Médio e Técnico em Informática

Em sintonia com as tendências do mercado educacional, o Senac São Paulo amplia sua área de atuação e lança o Ensino Médio e Técnico em Informática.

Com inscrições para o processo seletivo abertas a partir de 7 de agosto, o curso visa à formação integral e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, e preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras.

Senac São Paulo lança Ensino Médio e Técnico em Informática

As duas primeiras turmas do Ensino Médio e Técnico em Informática estão em andamento durante o ano letivo de 2019, no Senac São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Ao todo, 80 alunos vivenciam o Jeito Senac de Educar no dia a dia e aprendem na prática e de forma integrada todo o conteúdo previsto para o ensino médio e para a formação técnica.

Em 2020, a instituição expande a novidade para mais 10 unidades do Estado. Na capital, o Ensino Médio e Técnico em Informática será ofertado nas unidades Aclimação, Lapa Tito, Nações Unidas e São Miguel Paulista. No interior, o curso estará disponível nas unidades Campinas, Pindamonhangaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba. As inscrições estarão abertas em 7 de agosto de 2019, com 40 vagas por turma, entre bolsistas e pagantes. As aulas terão início em 27 de janeiro de 2020, das 13 horas às 18h15 na Nações Unidas, e das 7h30 às 12h45, nas demais unidades.

Para Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento da instituição, a metodologia do Ensino Médio e Técnico em Informática, assim como a de todo curso do Senac São Paulo, é pautada por projetos que integram todas as ações ao longo dos três anos letivos. “O curso prevê que os alunos sejam o centro do processo de aprendizagem, propiciando a vivência de situações conectadas com a realidade, estimulando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

Preparação para o mundo do trabalho

Voltado àqueles que já completaram o ensino fundamental, o Ensino Médio e Técnico em Informática tem proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais provas de admissão das universidades brasileiras, e os coloca frente a situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

O curso compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa e informática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química e informática); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia e informática); e Matemática e suas Tecnologias (matemática e informática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

Além das atividades relacionadas a cada área, os alunos recebem suporte individualizado para desenvolver seu projeto de vida e carreira, em sintonia com sua história e suas vontades, e o projeto de formação profissional. Todas as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais em diversos ambientes da unidade, explorando toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos. E todos os professores possuem formação sólida e experiência profissional na área.

Atuação profissional

O aprendizado na prática e a infraestrutura oferecida pelo Senac São Paulo são grandes diferenciais oferecidos pela instituição. Ao final de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mundo do trabalho. Após o primeiro ano, ganha o título de Assistente de Suporte de Manutenção em Computadores; no segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Ao término do Ensino Médio e Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e realizar o planejamento e a execução dos processos de manutenção de computadores, operação de redes locais de computadores e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Com essa formação, poderá atuar em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como as do setor de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Mais informações

Para mais informações e inscrições, acesse: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Recomendamos:

Tags:,