Destaque
Senado aprova adiamento do Enem 2020; matéria vai à Câmara
A matéria que pede o adiamento do Enem 2020 segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em razão do estado de calamidade pública, provocado pela pandemia do coronavírus, foi aprovada nesta terça-feira (19) no Plenário virtual do Senado, por 75 votos a 1. A matéria que pede o adiamento do Enem 2020 segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Senado aprova adiamento do Enem 2020
A proposta (PL 1.277/2020) da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, marcou a aplicação do exame impresso para os dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital para 22 e 29 de novembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22. Já há quatro milhões de inscritos, de acordo com o Inep, e estão esgotadas as vagas para a prova digital.
Desigualdade
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para Daniella, o adiamento do Enem 2020 impedirá a concorrência desleal entre candidatos que não têm as mesmas oportunidades de acesso à internet, especialmente entre estudantes das redes pública e privada de ensino.
— O que nós estamos fazendo não prejudica os outros estudantes. Isso é apenas para não reforçar a desigualdade que já existe. Qual aluno hoje tem condição de estar em casa estudando, de pagar uma plataforma de streaming, de pagar pelo YouTube, de ter uma aula de EaD [educação a distância], ou de estudar de qualquer outro jeito? Livros? Que livros eles receberam? Nenhum! Quem é o professor, o autodidata? Quantos são autodidatas para estudarem sozinhos matemática, física e química? — questionou.
A senadora destacou o apelo dos estudantes a favor do adiamento do Enem e ainda lembrou da sua experiência em sala de aula.
— A gente está aqui para representar aqueles que não têm voz, aqueles que não podem chegar até cada um de nós. Eu tive oportunidade de ser professora de escola pública no interior da Paraíba. Eu conheço o que é a dificuldade de perto e sei que, nos estados, vocês vivenciam isso. Então eu queria dizer que nada mais nada menos do que fazer justiça é o que nós estamos fazendo — afirmou Daniella.
Enem 2020
No relatório do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) foi acolhida emenda do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para esclarecer que a matéria trata, exclusivamente, da edição de 2020 do Enem, em suas versões impressa e digital.
Outra emenda de Jean Paul, também parcialmente acatada, destaca que o texto abrange somente as instituições que oferecem o ensino médio. Sem esse ajuste, o projeto implicaria “todo e qualquer processo seletivo de acesso ao ensino superior, que engloba não apenas cursos de graduação, mas também cursos de pós-graduação e programas de extensão, o que pode comprometer processos seletivos que o PL [projeto de lei], em tese, não pretendia abarcar”, alertou o senador.
Foram aceitas pelo relator ainda as sugestões do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), quanto à necessidade de que o Inep se mantenha trabalhando para a realização do Enem; e de Jayme Campos (DEM-MT), para que, após o adiamento, o Enem de 2020 seja reiniciado, inclusive com abertura de inscrições, após a regular retomada das atividades de ensino do ano letivo de 2020.
— Certamente, a reabertura de inscrições deverá observar a regularização das aulas deste ano letivo — observou o relator.
Izalci Lucas declarou também a prejudicialidade do PL 2.020/2020, projeto que estava apensado (anexado) à proposta em pauta. No entanto, esse texto, dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Jean Paul Prates, foi parcialmente incorporado ao projeto aprovado para estabelecer que o Enem não poderá ser aplicado antes do término do ano letivo pelas escolas públicas que ofertam ensino médio.
O relator disse que levou em conta igualmente a nota técnica do Conselho de Nacional dos Secretários de Educação (Consed) apoiando o adiamento. Ele lembrou que a maioria dos candidatos que se submeterão ao exame já concluíram o ensino médio e fizeram o Enem nos anos anteriores, enquanto outros não completaram dois meses de aula este ano.
— Se colocarmos esse alunos do ensino médio, que tiveram só dois meses de aula, para competir em igualdade com aqueles que já concluíram [o ensino médio], realmente a gente não estará fazendo nenhuma justiça e nenhum trabalho social — disse Izalci.
Calendário
Depois da votação do projeto, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) propôs a criação de um mecanismo de acompanhamento, com entidades governamentais e da sociedade civil, para monitorar a implementação do novo calendário do Enem 2020.
A ideia foi aceita pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que se comprometeu em encaminhar uma proposição com esse objetivo. Além disso, o líder do governo sugeriu a definição de uma data limite para a realização das provas.
— Nós defendemos o adiamento do Enem, mas que [esse prazo] não fique em aberto — explicou Fernando Bezerra.
No entanto, como não houve acordo, a proposta do governo não foi aceita. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre ressaltou que a deliberação pelo adiamento, sem que se estabeleça uma data nova para a realização do exame, foi um “desejo da maioria”.
— Estamos tratando desse assunto nas reuniões com líderes desde o dia 2 de abril. Mas concretamente a gente não tinha como não tomar essa decisão [sobre o calendário]. Nós precisávamos deliberar um assunto que tivesse a unanimidade dos partidos políticos. Por mais de 40 dias ficamos ouvindo, tentando buscar uma conciliação. Que isso seja um gesto também para o governo, para que a gente possa conversar mais e avançar no entendimento — ressaltou Davi.
Acessibilidade
Ainda foi aprovado destaque do senador Romário (Podemos-RJ) para que o Enem ofereça, às pessoas com deficiência, a acessibilidade necessária (com as ferramentas requeridas para a realização da prova). O senador destacou que já está assegurada a acessibilidade na versão impressa do exame, mas não na digital.
“É do conhecimento de todos que a ideia do Ministério da Educação é futuramente acabar com a versão impressa e manter a digital. Para este momento servir como teste, deve haver a acessibilidade, sob pena de prejudicar o próprio teste”, justificou Romário.
Prejuízos
Com o ano letivo comprometido para milhões de estudantes por causa da pandemia de coronavírus, o desafio do ensino a distância para diversas escolas, a falta de estrutura da rede pública e a dificuldade de reposição das aulas, vários senadores elogiaram o projeto aprovado nesta terça-feira.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou que, no Amazonas, 80% dos estudantes do interior do estado não têm acesso à internet.
Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) apontou que as Regiões Norte e Nordeste sofrem mais com a falta de instrumentos mínimos, como um computador para acompanhar as aulas online.
Rogério Carvalho (PT-SE) reforçou que, no momento, não cabe aglomeração, situação que ocorre durante a realização de provas presenciais; e que é preciso ter firmeza na manutenção do isolamento social.
Jean Paul Prates destacou o que chamou de vitória da mobilização estudantil no Brasil.
Com críticas ao ministro da Educação, os senadores Eliziane Gama (Cidadania–MA) e Weverton (PDT–MA) defenderam o adiamento do Enem como uma “garantia de isonomia para a população brasileira” e de “promoção de justiça social”.
— É por meio do acesso à universidade que se muda a vida das pessoas no Brasil — disse Eliziane ao ressaltar a importância do Enem.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Gabarito oficial – Vestibular das Fatecs 2025.2 – Prova 29/06/25
A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.

O gabarito oficial do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2025 será publicado nesta quarta-feira (2), a partir das 15 horas, exclusivamente, no site vestibular.fatec.sp.gov.br. A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.
A classificação segue a ordem decrescente das notas finais e relaciona o nome de todos os candidatos inscritos, por curso, período e unidade. A chamada para matrículas convoca os candidatos classificados até o limite de vagas oferecidas. No mesmo endereço, também estão disponíveis o Manual do Candidato e a Portaria, com todas as orientações do processo seletivo.
Matrícula
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os convocados na primeira chamada deverão efetuar a matrícula entre os dias 15 e 17 de julho. Para isso, é necessário anexar, no sistema de matrícula indicado no Manual do Candidato, a documentação solicitada em formato digital (PDF, JPEG, JPG ou PNG):
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
• Documento de identidade com foto (RG, entre outros), dentro da validade;
• CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
• Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
• Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.
A matrícula somente será efetivada após verificação e validação das informações enviadas pelos candidatos.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo), 0800-596-9696 (demais localidades) ou pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
USF oferece mais de 790 bolsas pelo ProUni no 2º semestre de 2025
As inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem ser feitas exclusivamente pelo site, no período de 30 de junho a 4 de julho

A Universidade São Francisco (USF) disponibiliza mais de 790 bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o 2º semestre de 2025. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site acessounico.mec.gov.br/prouni, no período de 30 de junho a 4 de julho, até às 23h59 (horário de Brasília).
O programa oferece bolsas integrais e parciais, destinadas a estudantes sem diploma de curso superior, que tenham participado do Enem 2023 ou 2024, com nota mínima de 450 pontos e redação diferente de zero. Para concorrer à bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
Calendário ProUni – 2º semestre 2025
Inscrições : 30 de junho a 4 de julho
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
1ª chamada: 7 de julho
2ª chamada: 28 de julho
Prazo para manifestar interesse na Lista de Espera: 18 e 19 de agosto
Resultado da Lista de Espera: 22 de agosto
As vagas ofertadas pela USF já estão disponíveis para consulta online. Os candidatos selecionados deverão apresentar a documentação exigida dentro do prazo estabelecido, conforme cada etapa do processo.
Critérios de seleção e classificação
A seleção considera diferentes critérios, como a situação educacional do candidato (se estudou em escola pública ou privada com bolsa), além de políticas afirmativas para pessoas com deficiência e autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, conforme previsto na legislação do programa.
O processo seletivo ocorre em duas chamadas consecutivas. Ao final, as bolsas não preenchidas serão destinadas aos participantes da Lista de Espera, que também deverão manifestar interesse pelo site oficial do ProUni.
Para mais informações, acesse o edital completo ou consulte o passo a passo no portal oficial do programa. Saiba mais em usf.edu.br/prouni.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2025 – 2º Semestre
Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação

O Centro Universitário São Camilo está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 | 2º semestre, com cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância (EAD). Os interessados podem se inscrever até 22 de agosto de 2025 pelo site oficial da instituição: https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos
Vestibular São Camilo
Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação; seleção pode ser feita por nota do Enem, redação agendada ou processos internacionais
Cursos ofertados
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São oferecidos cursos presenciais de bacharelado em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Além disso, o processo seletivo contempla os cursos na modalidade EAD para o bacharelado em Administração; tecnólogo em Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial; além da licenciatura em Pedagogia, com início previsto para o segundo semestre de 2025.
A Instituição possui os campi Ipiranga e Pompeia, em São Paulo, e polos de Ensino a Distância em diversas regiões do Brasil, incluindo Macapá (AP), Fortaleza, Crateús, Itapipoca, Juazeiro, Tauá e Tianguá (CE), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Santarém (PA). Na capital paulista, os polos estão localizados na região do ABC e nos bairros do Tatuapé, Ipiranga e Pompeia.
Critérios de seleção
A instituição oferece quatro formas de ingresso:
1.Nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2014. Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura, o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação.
- Redação Agendada: Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.
- Aproveitamento de vestibulares anteriores do Centro Universitário São Camilo: Para o candidato aprovado por meio do processo seletivo exclusivamente nas edições de 2024/2 e 2025/1 sem a necessidade de realizar uma nova prova.
- Processo Seletivo Internacional
IB (International Baccalaureate): nota mínima de 24 pontos (válido desde 2017).
Abitur (currículo alemão): pontuação máxima de 2,7.
No Processo Seletivo Internacional, o candidato deverá realizar a inscrição conforme prazos estabelecidos acima e, após efetivação do pagamento da taxa de inscrição, deverá obrigatoriamente enviar cópia do sumário dos resultados do programa de IB (resultado oficial) para o e-mail: sg@saocamilosp.br.
Para todas as modalidades, as inscrições são realizadas via Internet pelo site https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos/ onde deve ser feito o preenchimento do formulário e emissão do boleto bancário para pagamento da taxa.
Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.
Estrutura e reconhecimento
O Centro Universitário São Camilo é uma das principais instituições privadas avaliadas pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI). Esse reconhecimento atesta a excelência da sua estrutura, gestão e compromisso com a formação de profissionais qualificados.
A instituição se destaca pelos fortes diferenciais na formação de futuros profissionais, alinhados aos ideais camilianos:
Clínica Escola Promove – Onde os estudantes e monitorados pelos docentes formam equipes rigorosamente preparadas para atuar na interdisciplinaridade, promovem assistência de qualidade à população carente, enaltecendo os valores da saúde e a busca da integração social.
Clínica de Psicologia São Camilo – O Serviço Escola Clínica de Psicologia se caracteriza por sua dupla função de proporcionar ao estagiário de psicologia o exercício supervisionado da prática da profissão e permitir que a instituição de ensino cumpra seu papel social de prestação de serviço à comunidade.
Centro de Simulação Realística (CSR) –Com tecnologia de ponta, o CSR proporciona simulações realistas que aprimoram as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais dos alunos, preparando-os para os desafios da prática profissional e para a atuação eficaz em equipes multidisciplinares.
LEISC – Laboratório de Empreendedorismo e Inovação – Apoia estudantes e a comunidade no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para seguirem o caminho do empreendedorismo.
Formação Global – Além desses e de outros serviços, o Centro Universitário São Camilo também prepara seus alunos para a experiências enriquecedoras no exterior por meio do Escritório Internacional, a instituição promove conexões globais e oferece experiências que enriquecem a formação educacional, preparando os alunos para atuar em um mundo cada vez mais interconectado.
Uma oportunidade para quem busca ensino de excelência aliado à responsabilidade social, seguindo os princípios humanistas da instituição.
Serviço
Inscrições: 22/04 a 22/08/2025.
Site: www.saocamilo-sp.br
Telefone: 0300 017 8585.