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Senado aprova adiamento do Enem 2020; matéria vai à Câmara

A matéria que pede o adiamento do Enem 2020 segue agora para análise da Câmara dos Deputados.  

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Senado aprova adiamento do Enem 2020

A suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em razão do estado de calamidade pública, provocado pela pandemia do coronavírus, foi aprovada nesta terça-feira (19) no Plenário virtual do Senado, por 75 votos a 1. A matéria que pede o adiamento do Enem 2020 segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Senado aprova adiamento do Enem 2020

A proposta (PL 1.277/2020) da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, marcou a aplicação do exame impresso para os dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital para 22 e 29 de novembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22. Já há quatro milhões de inscritos, de acordo com o Inep, e estão esgotadas as vagas para a prova digital.

Desigualdade

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Para Daniella, o adiamento do Enem 2020 impedirá a concorrência desleal entre candidatos que não têm as mesmas oportunidades de acesso à internet, especialmente entre estudantes das redes pública e privada de ensino.

— O que nós estamos fazendo não prejudica os outros estudantes. Isso é apenas para não reforçar a desigualdade que já existe. Qual aluno hoje tem condição de estar em casa estudando, de pagar uma plataforma de streaming, de pagar pelo YouTube, de ter uma aula de EaD [educação a distância], ou de estudar de qualquer outro jeito? Livros? Que livros eles receberam? Nenhum! Quem é o professor, o autodidata? Quantos são autodidatas para estudarem sozinhos matemática, física e química? — questionou.

A senadora destacou o apelo dos estudantes a favor do adiamento do Enem e ainda lembrou da sua experiência em sala de aula.

— A gente está aqui para representar aqueles que não têm voz, aqueles que não podem chegar até cada um de nós. Eu tive oportunidade de ser professora de escola pública no interior da Paraíba. Eu conheço o que é a dificuldade de perto e sei que, nos estados, vocês vivenciam isso. Então eu queria dizer que nada mais nada menos do que fazer justiça é o que nós estamos fazendo — afirmou Daniella.

Enem 2020

No relatório do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) foi acolhida emenda do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para esclarecer que a matéria trata, exclusivamente, da edição de 2020 do Enem, em suas versões impressa e digital.

Outra emenda de Jean Paul, também parcialmente acatada, destaca que o texto abrange somente as instituições que oferecem o ensino médio. Sem esse ajuste, o projeto implicaria “todo e qualquer processo seletivo de acesso ao ensino superior, que engloba não apenas cursos de graduação, mas também cursos de pós-graduação e programas de extensão, o que pode comprometer processos seletivos que o PL [projeto de lei], em tese, não pretendia abarcar”, alertou o senador.

Foram aceitas pelo relator ainda as sugestões do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), quanto à necessidade de que o Inep se mantenha trabalhando para a realização do Enem; e de Jayme Campos (DEM-MT), para que, após o adiamento, o Enem de 2020 seja reiniciado, inclusive com abertura de inscrições, após a regular retomada das atividades de ensino do ano letivo de 2020.

— Certamente, a reabertura de inscrições deverá observar a regularização das aulas deste ano letivo — observou o relator.

Izalci Lucas declarou também a prejudicialidade do PL 2.020/2020, projeto que estava apensado (anexado) à proposta em pauta. No entanto, esse texto, dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Jean Paul Prates, foi parcialmente incorporado ao projeto aprovado para estabelecer que o Enem não poderá ser aplicado antes do término do ano letivo pelas escolas públicas que ofertam ensino médio.

O relator disse que levou em conta igualmente a nota técnica do Conselho de Nacional dos Secretários de Educação (Consed) apoiando o adiamento. Ele lembrou que a maioria dos candidatos que se submeterão ao exame já concluíram o ensino médio e fizeram o Enem nos anos anteriores, enquanto outros não completaram dois meses de aula este ano.

— Se colocarmos esse alunos do ensino médio, que tiveram só dois meses de aula, para competir em igualdade com aqueles que já concluíram [o ensino médio], realmente a gente não estará fazendo nenhuma justiça e nenhum trabalho social — disse Izalci.

Calendário

Depois da votação do projeto, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) propôs a criação de um mecanismo de acompanhamento, com entidades governamentais e da sociedade civil, para monitorar a implementação do novo calendário do Enem 2020.

A ideia foi aceita pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que se comprometeu em encaminhar uma proposição com esse objetivo. Além disso, o líder do governo sugeriu a definição de uma data limite para a realização das provas.

— Nós defendemos o adiamento do Enem, mas que [esse prazo] não fique em aberto — explicou Fernando Bezerra.

No entanto, como não houve acordo, a proposta do governo não foi aceita. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre ressaltou que a deliberação pelo adiamento, sem que se estabeleça uma data nova para a realização do exame, foi um “desejo da maioria”.

— Estamos tratando desse assunto nas reuniões com líderes desde o dia 2 de abril. Mas concretamente a gente não tinha como não tomar essa decisão [sobre o calendário]. Nós precisávamos deliberar um assunto que tivesse a unanimidade dos partidos políticos. Por mais de 40 dias ficamos ouvindo, tentando buscar uma conciliação. Que isso seja um gesto também para o governo, para que a gente possa conversar mais e avançar no entendimento — ressaltou Davi.

Acessibilidade

Ainda foi aprovado destaque do senador Romário (Podemos-RJ) para que o Enem ofereça, às pessoas com deficiência, a acessibilidade necessária (com as ferramentas requeridas para a realização da prova). O senador destacou que já está assegurada a acessibilidade na versão impressa do exame, mas não na digital.

“É do conhecimento de todos que a ideia do Ministério da Educação é futuramente acabar com a versão impressa e manter a digital. Para este momento servir como teste, deve haver a acessibilidade, sob pena de prejudicar o próprio teste”, justificou Romário.

Prejuízos

Com o ano letivo comprometido para milhões de estudantes por causa da pandemia de coronavírus, o desafio do ensino a distância para diversas escolas, a falta de estrutura da rede pública e a dificuldade de reposição das aulas, vários senadores elogiaram o projeto aprovado nesta terça-feira.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou que, no Amazonas, 80% dos estudantes do interior do estado não têm acesso à internet.

Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) apontou que as Regiões Norte e Nordeste sofrem mais com a falta de instrumentos mínimos, como um computador para acompanhar as aulas online.

Rogério Carvalho (PT-SE) reforçou que, no momento, não cabe aglomeração, situação que ocorre durante a realização de provas presenciais; e que é preciso ter firmeza na manutenção do isolamento social.

Jean Paul Prates destacou o que chamou de vitória da mobilização estudantil no Brasil.

Com críticas ao ministro da Educação, os senadores Eliziane Gama (Cidadania–MA) e Weverton (PDT–MA) defenderam o adiamento do Enem como uma “garantia de isonomia para a população brasileira” e de “promoção de justiça social”.

— É por meio do acesso à universidade que se muda a vida das pessoas no Brasil — disse Eliziane ao ressaltar a importância do Enem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

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Inscrições abertas para o Desafio de Bolsas de Estudo da USF

São bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

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A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

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As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

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Inscrições para o Vestibular de Medicina da FACERES vão até 26/4

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde

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Vestibular de Medicina Faceres

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde. Reconhecido pelo MEC, o curso de medicina da instituição obteve a nota máxima (5) no recredenciamento e nota 4 no conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Destaca-se ainda que a graduação é reconhecida pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos Regionais de Medicina). Além disso, é filiada à AMEE (Associação para a Educação Médica na Europa), à WFME (Federação Mundial de Educação Médica) e credenciada pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons) no programa ATLS (Advanced Trauma Life Support). A FACERES também participa do Programa Erasmus+, uma rede de intercâmbios com universidades europeias, e da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
Como um marco importante, a FACERES é a primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta do Brasil.

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Entre as capacitações exclusivas oferecidas, destacam-se:

  • Formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
  • Certificação “LS” (Life Support) pela A.H.A. (American Heart Association – Associação Americana de Cardiologia), que inclui BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria).

A infraestrutura institucional da faculdade conta com:

  • Um dos maiores centros de Simulação Realística (adulto, pediátrico e obstétrico) do país;
  • Uma biblioteca física com mais de 20 mil livros e uma biblioteca online com mais de 7 mil e-books atualizados de medicina;
  • 25 laboratórios equipados com alta tecnologia;
  • Rede de estágio com Unidades Básicas de Saúde disponíveis em 3 cidades da região para inserção precoce no sistema de saúde;
  • 04 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência;
  • Centro de Medicina de Família e Comunidade integrado à rede pública de saúde;
  • 07 hospitais de diferentes complexidades;
  • Mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

DIFERENCIAIS PEDAGÓCICOS

Os diferenciais pedagógicos da FACERES incluem:

  • Projeto pedagógico moderno e inovador, em conformidade com as melhores escolas médicas do mundo;
  • Corpo docente altamente qualificado;
  • Inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso;
  • Uso de várias metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem, como mesas anatômicas digitais, realidade virtual, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, entre outros;
  • Mais de 100 eventos científicos anuais para atualização de médicos e alunos;
  • Programa de Iniciação Científica e Pesquisa.
  • Com alta taxa de aprovação em residência, a FACERES oferece uma estrutura inovadora que contribui para o sucesso na formação médica, fazendo a diferença no mercado de trabalho. A missão da Faculdade de Medicina FACERES é formar profissionais aptos a atuar de forma ética, humanística, técnica e sustentável, enfrentando os desafios atuais e futuros do sistema de saúde e da sociedade.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

São José do Rio Preto está entre as três melhores cidades para se viver no Brasil, segundo dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela Macroplan, proporciona um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Além disso, a cidade é considerada um polo nacional de saúde, com oito hospitais gerais, aproximadamente 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas entre as redes pública e privada de saúde, e oferece acesso fácil a aeroportos e rodovias.

Vestibular de Medicina Faceres

Inscrições até 26 de abril de 2024

Data da prova: 05 de maio de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG)

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

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Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

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Enem 2024

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

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O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

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