Siga-nos!

Destaque

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2021 – Invisibilidade e Registro Civil

Nesta edição, de acordo com Inep, o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.

Publicado

em

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2021 - Invisibilidade e Registro Civil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desta edição é “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, segundo divulgou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Nesta edição, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.

A aplicação do Enem teve início hoje (21), com uma prova contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame. No próximo domingo (28), terão vez as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep.

O que os professores acharam

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, o tema da redação desta edição foi mais difícil do que os temas de edições anteriores do Enem: “Se compararmos com as propostas de redação de anos anteriores, a barra subiu, é um tema bastante complexo, de dificuldade elevada, em especial para o candidato que está saindo do ensino médio. Vamos pensar que essa questão de registro civil para um adolescente de 17, 18 anos, é algo bastante distante uma vez que isso é responsabilidade dos familiares”, diz.

O tema, no entanto, segundo o professor, segue a linha de tratar de uma dificuldade social presente no Brasil. “É um problema muito grave e que merece discussão”.

A professora de produção textual do colégio Mopi Júlia Langer concorda que a prova seguiu a mesma linha dos anos anteriores. “O Enem é uma prova muito crítica, que fala sobre problemas da nossa sociedade muito intrínsecos, problemas que impedem muitas vezes nosso desenvolvimento enquanto país”, diz.

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que cerca de 3 milhões de pessoas não possuam um registro civil, como certidão de nascimento. “Isso impede o acesso à cidadania, uma vez que não consegue acesso ao sistema público de saúde, ao SUS, não consegue registro para programas sociais, não tem acesso à educação, não pode fazer uma matricula numa escola pública, não tem algo básico”, diz, Júlia.

Para desenvolver uma boa redação, os professores ressaltam que os estudantes precisam estar atentos aos textos motivadores, que acompanham o tema. O enfoque a ser dado estará definido nos textos. De acordo com a professora de redação na plataforma Explicaê, Cainã Marques Vilanova, o tema é bastante amplo. “Meu receio é que os estudantes não consigam selecionar queriam falar de tudo. Se conseguirem manter a calma, eles vão conseguir, com certeza, escrever direitinho. Mas, tem que ter cuidado”.

Motivos para nota zero

Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação:

• fuga total do tema proposto;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Veja os temas das redações de anos anteriores:

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular Estadual Uerj 2025 abre inscrições para 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de setembro.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Começa nesta segunda-feira (15/7) o período de inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da Uerj.

Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de setembro.

Podem se candidatar, até o dia 5 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site www.vestibular.uerj.br.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confira os detalhes e inscreva-se no site do vestibular.

Como funciona o vestibular da Uerj?

O processo seletivo é realizado em 2 fases:

1ª FASE – EXAME DE QUALIFICAÇÃO

  • Estará aberto a candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Ocorrerá em duas ocasiões durante o ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames.
  • Não haverá escolha de curso e nem opção pelo sistema de cotas nesta fase.
  • Será realizado por meio de prova de múltipla escolha, comum a todos os candidatos inscritos, visando à aferição de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, aplicadas aos conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas seguintes áreas de conhecimento:
    – Linguagens;
    – Matemática;
    – Ciências da Natureza;
    – Ciências Humanas.
  • Os resultados do Exame de Qualificação serão válidos apenas para o Vestibular Estadual 2025.
  • A aprovação no Exame de Qualificação não implicará a inscrição automática para o Exame Discursivo, sendo obrigatória nova inscrição do candidato, específica para o Exame Discursivo.

2ª FASE – EXAME DISCURSIVO

  • Estará aberto unicamente aos candidatos que tiverem obtido aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Haverá escolha do curso e opção pelo sistema de cotas, se for o caso.
  • Será realizado em um único dia e será composto por uma prova de Redação, comum a todos os candidatos, e duas provas de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato, de forma a avaliar competências, habilidades e conteúdos pertinentes aos diferentes cursos.
  • O resultado do processo seletivo para os cursos de graduação da UERJ terá caráter eliminatório e classificatório e será obtido pelo somatório do resultado do Exame Discursivo e da pontuação recebida no Exame de Qualificação, conforme o Edital de Convocação deste Exame.
  • O resultado do Exame Discursivo será válido apenas para o Vestibular Estadual 2025.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Começam hoje, 15, as inscrições para o Vestibular 2025 da UFGD

Este Vestibular da UFGD oferta 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância para ingresso em 2025

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abre hoje (15/07), as inscrições para o Vestibular 2025. São oferecidas 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 20 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

Vestibular UFGD 2025

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de setembro, pela internet.

INSCRIÇÃO GRATUITA

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar taxa de matrícula nem mensalidade. No entanto, para fazer o vestibular é cobrada uma taxa no valor de R$ 120,00, que deve ser paga até 16 de setembro.

Pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários têm direito à isenção da taxa de inscrição. Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25/08.

Algumas pessoas podem fazer o vestibular sem pagar essa taxa, como, por exemplo, pessoas que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também têm direito a fazer o vestibular de graça: indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários.

Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25 de agosto.

CURSOS PRESENCIAIS

O Vestibular 2025 oferta quase mil vagas para cursos presenciais, ou seja, cursos cujas aulas ocorrem diariamente nas faculdades que ficam na Cidade Universitária de Dourados ou na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR).

Os cursos presenciais da UFGD são: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

CURSOS EAD

A UFGD oferece cinco opções de cursos na modalidade de ensino a distância. A maior parte das práticas de ensino ocorre de forma online, mas haverão atividades presenciais como encontros, aulas práticas, estágios, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão, tutoria, avaliações e defesa de trabalhos de conclusão de curso. Essas atividades presenciais poderão ser desenvolvidas às sextas-feiras, turnos diurno e noturno, e aos sábados, no turno diurno.

Dessa forma, ao optar por se inscrever em um curso EaD, o candidato deve estar ciente que terá que participar das atividades presenciais, que são realizadas nos polos de ensino. Confira a lista de cursos EaD da UFGD e em quais cidades ficam os polos de cada curso:

  • Licenciatura em Letras Libras, polo em Dourados;
  • Bacharelado em Letras Libras com habilitação em tradutor/intérprete em Libras, polo em Dourados;
  • Licenciatura em Ciências Biológicas, polos: Bela Vista, Costa Rica, Miranda ou Porto Murtinho;
  • Licenciatura em Educação Física, polos: Bela Vista, Costa Rica, Paranhos ou São Gabriel do Oeste;
  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, polos: Água Clara, Bataguassu, Camapuã, Costa Rica, Miranda ou Rio Brilhante.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uesb anuncia livros que serão cobrados no Vestibular 2025

Na próxima edição do Vestibular da Uesb, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Literatura abre as portas para um universo de conhecimentos históricos, sociais e culturais que vão além dos livros didáticos. Pensando nisso, o Vestibular Uesb, tradicionalmente, seleciona obras literárias como parte do conteúdo que será cobrado nas provas.

Vestibular Uesb 2025

Na próxima edição do processo seletivo, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura: “Torto Arado” (2019), de Itamar Vieira Junior; “Laços de Família” (1960), de Clarice Lispector; e “Não vou mais lavar os pratos” (2010), de Cristiane Sobral.

Em formato de prosa, o sucesso literário “Torto Arado” continua entre as obras cobradas no Vestibular Uesb. Escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, a obra transporta o leitor para o sertão baiano, mais precisamente para a fictícia Fazenda Água Negra. Lá, acompanhamos a saga das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores rurais, desde a infância até a vida adulta. Luta pela terra, memória e ancestralidade, relações familiares, resistência e esperança integram a narrativa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A escritora Clarice Lispector também está entre os escolhidos deste ano, com o livro de contos “Laços de Família”. A coletânea de 13 contos explora, com sensibilidade, as relações familiares e as complexidades da alma humana. Temas como amor, solidão, morte, incomunicabilidade, alienação e a busca por sentido na vida passeiam pela obra.

O último livro escolhido é “Não vou mais lavar os pratos”. A poesia de Cristiane Sobral tece uma crítica social poderosa, com reflexões sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira. A autora explora temas como racismo, sexismo, violência doméstica, trabalho precário e a luta por reconhecimento e igualdade.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2025 serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular.

 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo